Janela aberta a todos os que queiram refletir e opinar de forma construtiva e independente sobre o dia-a-dia do mais emblemático clube desportivo da cidade poveira - VARZIM SPORT CLUB.
sábado, 7 de agosto de 2010
REFLECTINDO
CARTA ABERTA AOS MEMBROS DA COMISSÃO (DE SALVAÇÃO) ADMINISTRATIVA DO VSC
Caros senhores e amigos consócios,
Desde já o meu apreço e reconhecimento do mérito que vos é devido, por terem aceite continuar a liderar o clube, depois de ninguém se ter perfilado para o acto eleitoral estatutário.
Mas...
A que se deverá o facto de ninguém "se ter chegado à frente", numa altura em que a renovação do modelo de gestão seguido há já tantos anos, era (e continua a ser) de vital importância para a vida do clube?
Será porque o estado calamitoso a que o clube chegou, quer financeiramente, quer desportivamente, não encorajou quem quer que fosse, mesmo dos que até já demonstraram competência, noutras áreas das suas vidas?...
Não, não acredito que, se por acaso os caros consócios não tivessem aceite o sacrifício de dar continuidade ao trabalho realizado de há já seis anos a esta parte, o Varzim iria desaparecer do mapa! Como aliás, já muitos estagiários da promunição prognosticaram.
Se, com tantas tormentas e tantos rombos, não se desmantelou... também não era gora.
Pior... Só se o mundo acabasse!
Atenção: nunca em momento algum, nos escritos que já foram publicados neste blog, houve a intenção sequer, de pôr em causa o varzinismo ou a honestidade de processos de quem quer que seja, ao clube ligados por missões de dirigismo.
O autor destas linhas, ao contrário do que alguns possam imaginar, é também "sofredor" nas derrotas e, orgulhoso de quem representa condignamente o clube, contribuindo para o respeito e admiração do já quase centenário Varzim.
Conheci variadíssimos dirigentes, desde presidentes a directores, com mais ou menos importância na hierarquia da estrutura dos orgãos sociais e, habituei-me a ver em todos, indivíduos de grande entrega aos variados trabalhos em prol dos alvi-negros: desde Manuel Vaz, Elídio Marques, João Fernando, Luís Oliveira e, agora José Manuel Lopes de Castro. Quanto aos Lopes de Castro", conheci-os ainda muito jovens, moradores então na Rua 1º. de Maio desta cidade. De um deles até fui colega na Marinha em 1970, com quem falava frequentemente. Desapareceu recentemente do nosso convívio.
Mas, já no tempo em que Domingos Lopes de Castro (também já falecido), privara com ele para efeitos de trabalhos jornalísticos, e numa entrevista que ele (me) concedeu (2 páginas) para o então existente Semanário Desportivo (jornal que tinha como Director João Querido Manha - hoje comentador residente na TVI), ele desabafava e, de uma forma decidida afirmava que com ele, o Varzim iria deixar de ser "um clube de chapéu na mão", batendo de porta em porta! Porque, segundo ele, tal não era compatível com a imagem de um clube com os pergaminhos que o Varzim já conquistara.
Mas há mais: ele quase vociferava contra os que tinha ideias megalómanas para o clube, podendo atirá-lo para a ruína!
Só que... Do outro lado da barricada, encontrou um exército de "contras" que lhe partiram as pernas, tolhendo-lhe as ideias, só o deixando ser protagonista na transferência do Vata e do Miranda para o Benfica, cujas contrapartidas financeiras, ainda hoje pouco se sabe!...
Foi uma entrada de leão quando foi eleito, mas com saída de sendeiro, muito de fininho.
Ora bem e, voltando à actualidade do Varzim.
O primeiro jogo oficial está prestes a realizar-se no Estoril para a Taça da Liga (recordemos que na época passada o Varzim não foi longe). Também é bom recordar que, para o campeonato, e contra este "mesmo" Estoril, o Varzim fez um dos melhores jogos fora de casa, criando um "clima" em que teve a vitória à sua mercê. Os alvi-negros realizaram um trabalho em campo, estando fortes a limitar o jogo ao adversário e, respondendo com fortíssimos contra-ataques (Mendes esteve em bom plano nas transições). Só que agora ele já cá não está...
As saídas do plantel foram de desvalorização muito significativa do potencial do plantel. Senão vejamos:
- O g. redes Marafona, dava uma qualidade e transmitia uma confiança aos colegas, que já era intrínseca. O Avelino, apenas tem mais idade. Não é mau, mas também não é melhor.
Marafona, bem poderia ser um Activo, que se permanecesse no clube pelo menos mais uma época, e fazendo uma de igual nível à da época passada, bem poderia dar um rédito bem mais agradável do que deu ao clube. Ou seja mais dinheiro de contrapartida.
- A defesa não colmatou a orfandade de um capitão à altura. O quarteto são os mesmo que na época anterior constituíram quase a pior defesa do campeonato.
- Tito é um trinco de grande utilidade. Mas, e se ele estiver impedido?
- Os médios-ala, novos no clube, sendo um deles oriundo da formação do R. Ave, não me parece que tenham melhores argumentos que Mendes e G. Abreu.
- No ataque, só B. Moreira se mantém como ponta-de-lança, tendo como seus municiadores as tais cara-novas, que me deixam muitas dúvidas quanto à composição da linha mais próxima da área adversária.
Já várias vezes foi dito que este plantel é um misto de juventude com experiência, etc, etc.
Mas esta é uma argumentação já há muito formatada!...
Não era preferível informarem os adeptos com a clareza que se impunha, em nome da verdade e da honestidade mental, como por exemplo estarão à espera de ouvir os nossos muitos emigrantes que agora estão de férias nesta que é a sua terra e na qual têm o clube da sua paixão, e que, quando lá fora, esperam ansiosamente para saber dos seus feitos!...
É preciso dizer-lhes "olhos nos olhos", que o clube esta sem dinheiro, vai ficar sem fazer o "negócio estádio" (venda dos terreno do velho campo de jogos) e que, por causa de ter recebido vários adiantamentos da promitente compradora Hagen, o clube passou a dever o dinheiro adiantado!!! Resultado: aumento do Passivo (Obrigações).
Caros consócios e dirigentes do nosso clube: Admiro-os pela vossa dedicação, mas... entristecem-me pelos vossos objectivos falhados e em catadupa (já vamos para a 7ª época!...).
Resta aguardar pela maratona que aí vem, que, para os "desalinhados" deste modelo de gerir o clube, é, por enquanto mais um prato impingido (e sem sabor) do que apetecido.
Mesmo assim, venha de lá uma alegriazinha nesta rentrée!
Ah! E não se esqueçam de pôr as quotas em dia, s. f. v.
FORÇA VARZIM! ALLÊ ALLÊ!
(Óscar Gomes)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Esta equipa vai surpreender. Olhem que é melhor que a do ano passado.
Posso-me enganar muito, mas será uma época que nos vai dar mais alegrias amigos!
Óptimismo e pensar positivo! É bonito ter... mas só, não chega para vencer coisa nenhuma, nem sequer para botar figura.
Este plantel é bem pior dos de épocas anteriores, desde que Lopes de Castro chegou à presidencia.
Dizer o contrário, é uma opinião que devemos respeitar, mas daí corresponder à realidade, é violentar (burlar) a honestidade mental dos outros.
Mandamos Danilos e Lelos embora.
Trouxemos Tiagos Terrosos, Ruis Andrés e Andrés Carvalhos.
É verdade que também perdemos Andrés Andrés, Gonçalos Abreus e Mendes, mas também subimos Salvadores e Gonçalos Graças.
Dentro do orçamento possível e as dificuldades dos outros, temos mais alguma hipotese de nos safarmos.
A gente pega na revista do clube - que chega sempre tarde e a más horas, embora já se saiba que~se fosse com dinheiro das cotas, não dava nem para um rolo de papel de toalha, quanto mais...E ainda há quem se queixam! -, e só lê elogios, venda da banha da cobra, auto-louvores, puxa-saco até dizer chega!
Vai-se a ver a realidade, sacode-se a poeira dos olhos e o que é que vemos?!
Como diz o meu amigo Xico (que é imigrante na Suiça e todos os anos, a primeira coisa que faz quando chega à Póvoa, é saber o que é que vamos ter para esta época e se não vai ser envergonhado pelos compatriotas que são de outras terras e xingam com ele quando o Varzim faz fraca figura, como na época passada, até à última ronda): O que nasce torto...
Diz que é a mesma coisa que o pescoço do frango depois de cozinhado.
E eu estou com o meu amigo Xico quanto à sua maneira de ver o estado a que deixaram chegar um clube que até foi o primeiro clube português a fazer a muior digressão, convidaddo para participar en torneios na América e Canadá!!! Heim?! Muitos não sabem ou já apagaram da memória... Coitados! Escrevam lá sto na próxima edição do jornal do Varzim, se fazem o favor.
Desculpem este meu desabafo.
Agora o que interessa, é fazer mais e melhor pelo nosso querido Varzim. Até morrer se preciso for.
O QUÊ?
A MAIOR DIGRESSÃO?
ESTE CLUBE QUE ATÉ JÁ FALARAM EM REFUNDAR OU REAFUNDAR?...
E O PESSOAL SABE DE TAL? OU PENSAM QUE JOGAM NUM CLUBE QUE O MAIS LONGE QUE FOI, NÃO PASSOU DO CARREGAL DO SAL?
Enviar um comentário