domingo, 29 de agosto de 2010

Penafiel ganha em casa do Varzim no arranque da Orangina marcando 4 e sofrendo 3 golos

LIGA ORANGINA - 1ª. JORNADA




V A R Z I M - 3





PENAFIEL - 4




GOLOS PARA TODOS OS PALADARES!...

PENAFIEL ABANOU, NÃO CAIU E, AINDA FOI APROVEITADOR ATÉ DIZER CHEGA.

APESAR DA DERROTA ESTE VARZIM PROMETE COISAS BONITAS

Numa tarde tórrida de calor, o Varzim deu o pontapé de saída nesta novele Liga Orangina, com o "pé cego", perdendo em casa, mas com uma exibição a prometer aos seus apaniguados, que o plantel tem gente, se com um trabalho de casa melhorado, com o decurso da época, é bem capaz de "botar figura" e, se afirmar, como um clube que não está nesta competição, só para servir de entretém!

Foi um jogo praticado com grande despique, contra o que se esperava para uma 1ª. jornada e debaixo de um calor sufocante!

O Varzim surgiu com uma novidade no posicionamento dos seus jogadores ao adoptar o duplo pivot (ou dupla de trincos, em que um deles, é, em muitos momentos, um "falso trinco", consoante a dinâmica de jogo).
A equipa da casa entrou a impor o andamento e a arrastar o Penafiel para colocar a carne no assador, como é costume dizer-se.
Os comandados de Lázaro Oliveira, responderam ao repto a preceito, mas à passagem da metade da 1ª.parte, viram o Varzim chegar primeiro ao golo.
Só que, "no melhor pano cai a nódoa" e, os penafidelenses conseguem o empate, num lance, daqueles que "não acontecem só aos outros". O jovem Neto ao atrasar a bola de cabeça para o seu g. redes, (movimento de grande risco, o qual é de evitar, como o prometedor central do Varzim sabe), acabou por direccionar o esférico a caminho da própria baliza, para seu próprio desespero e do guardião que ainda tentou "esticar-se todo" para desviar a bola, mas já não havia salvação.
Os penafidelenses, reencontraram a crença e foram à procura de mais sorte. E que sorte lhes estava reservada! Passados 3 minutos, chegavam ao 2º. golo, em que o mérito vai todo o bom desempenho de Manoel, típico de um "matador à solta", depois de receber um passe de Mitchel, colocando bem a bola a jeito para o remate fatal.

E assim, o Penafiel deu a reviravolta no marcador. Mas não se ficariam por aqui, na procura de mais aproveitar o "erro do adversário", numa resposta a um ataque do Varzim, Bruno Madeira aproveitando a "scut sem portagem" no lado direito da defensiva poveira, entra na área e remata forte e consegue que o guarda-redes do Varzim dê uma balda ao deixar passar a bola entre ele e o poste mais perto.
Os penafidelenses a vencerem por 1-3, arregaçam ainda mais as mangas, cerram os dentes, e resistiram a todas as investidas do ataque poveiro, incluindo uma g. penalidade não concretizada por Rui André que permitiu a defesa do g. redes Márcio Ramos, indo assim para o intervalo com aquela vantagem de duas bolas, embora em inferioridade numérica por expulsão do lateral esquerdo Stéphane (43´).
Os comandados de Lázaro nas cabines estariam a achar muita fruta e, toca a reforçar aquela autêntica muralha da China, com a entrada de mais um central, autêntico pinheiro defensivo, de sua graça Vagner, somar aos sete que já lá estavam, ficando na frente (ainda no seu meio campo, Mitchel).
E foi contra esta "manga" defensiva, que os jogadores do Varzim passaram a ter que "broquear", todo o segundo tempo, quais mineiros de túneis!...
Para cúmulo da sorte do Penafiel, vê Rafa, recém entrado, receber a bola e ir "avenida afora", fazer o 4º. golo para os penafidelenses que não desmontavam a tenda de cima da sua defensiva. Isto à passagem para o último 1/4 de hora da partida.

A perder por 2-4 em casa... é preciso "senti-los in su sítio" para os poveiros ainda teimarem na discussão do resultado! E foi o que fizeram, ainda que contra um adversário reduzido a nove unidades, por expulsão de Dias por ver dois amarelos (este jogador tinha entrado a substituir um colega). Dedé, finalmente, consegue aproveitar uma segunda bola e atirar certeiro para o fundo da baliza do g. redes Márcio Ramos, estávamos já no último minuto do tempo de compensação.
Tarde demais!...

Os atletas do Varzim não conseguiram prendar os cerca de 700 adeptos presentes (duvidamos que, excepto o vizinho Leixões, outro clube "meta" tanta gente no seu estádio a assistir a um jogo da "muito jovem" Orangina!) com um resultado positivo, mas deixaram-nos com razões para pensarem em melhores dias.
Os jogadores bateram-se com galhardia e... "à Varzim"!!!

Estamos apenas com a primeira jornada cumprida e, só neste jogo, foram marcados mais 7 dos 19 golos marcados na jornada, o que diz bem da barrigada de golos num só encontro! Já não se vai usando. Só pecando por defeito, no que ao Varzim diz respeito.

Que ninguém gosta de perder, é um fadinho esbatido à muito, mas também se pode "perder de pé"! Foi o que aconteceu aos atletas alvi-negros nesta sua estreia na Orangina. Todos sabemos que moral não traduz pontos, mas que pode ajudar...

Tirem-se as ilações e aprenda-se com os erros cometidos. Isso faz-se também, aprimorando o "trabalho de casa". Não é novidade nenhuma.
A Orangina pára por um fim-de-semana, devido a compromissos da Selecção Nacional, proporcionando mais alguns dias-extra aos clubes com vista ao recomeço da competição.

Boa arbitragem de Rui Silva, em que esteve em cima dos lances, num jogo em que houve, dois lances de decisão difícil (atraso de bola de Neto e num hipotético fora de jogo no 4º. golo, lances em que o auxiliar é, normalmente, quem decide), duas grandes penalidades bem assinaladas (não o afirmamos pelo facto de terem sido a favor do Varzim) e duas expulsões (ambas do lado do Penafiel).

(Óscar Gomes)

25 comentários:

Anónimo disse...

Há muto campeonato pela frente. Não começamos bem, mas pelo que ouvi dito pelas duas rádios da Póvoa, o Varzim ãté mostrou ter ali pesoal para fazer uma época tranquila. A malta esteve bem e daí os merecidos aplausoa no fim, apesar da derrota.
Isto já me cheira a Varzim, dos bons tempos, mesmo quando perdia em casa.
Isto ainda é uma criança. Força varzim!

Anónimo disse...

Deixem de pensar à morcão empedernido.

O Vazim perdeu, não foi por culpa de mais ninguém a não ser dos erros que pontualmente os seus jogadores cometeram.

Por que é que se fala tanto em jogar no erro do adversário?

Toca a limpar o granito dos olhos de alguns!!!

Estamos na era das técnologias de ponta, a deveria corresponder mais gente com massa cinzenta de alto nível!...

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o post. Acho que relata, com isenção, o que de facto se passou, sem recorrer ao sofismado martírio do árbitro para desculpar culpas de terceiros.
No lance do atraso, nem o fiscal de linha estava no correcto enfiamento da linha de baliza (nunca estão!) para ajudar o juiz de campo e, os escpectadores, só os que lá estavam. Eu não estava lá, por não posso afirmar seja o que for. Deixemo-nos de palhaçadas bacôcas! Infelizmente, os exemplos a que assistimos de comentadores, de colarinho "às cores", em canais públicos ou pribados, são de uma aberrante falta de honestidade mental, que é de enojar, o mais badalhoco! Essa é que é essa.
Parabéns tribuna.
Varzinismo não é sinónimo de atraso mental.

Tribuna Varzinista disse...

Somos um blogue de opinião livre. Não somos pagos para o que quer que seja, muito menos para mentir.

Nesta roda de amigos, só cá entra, quem demonstrar estar de posse de uma sanidade mental a 100%.

Venham daí mais contributos.

Caso contrário, bateram na porta errada.

Anónimo disse...

Não foram 700 pessoas, foram 1300...

Anónimo disse...

700 e meia

Anónimo disse...

1.300???

ele ha cada anormal! já não chegavam os chalados pirónomos.

falai do Varzim, mas sem rabos de palha e limpai a remela freteira dos antrólhos.

Vê-de o futebol com olhos e não com alhos!
O Varzim só não jogou bem, p o n t u a l m e n t e!!!
Na forma como sofreu 3 dos quatro golos e ao não converter um penalti. Fora isto...

Ele anda cada corneto untado de bosta a ver futebol! Molhai o sistema nervoso central!!! É cada parolo do cérebro! Enchei-o com os residuos da étar..

Anónimo disse...

este blog não está a publicar todos os comentáruos feitos ao jogo do varzim. há censura e muita cagança por parte de quem manda (em casa não manda). o varzim perdeu por culpa própria. o árbitro ajudou à derrota. os comentadores e relatores das rádios locais precisam de apoio psicológico com caracter de urgencia

Anónimo disse...

olha outro a falar de arbitragem. Este vem ensinar ao cego como se deve ver. Óh meu os árbitros fazem o que querem e ainda lhes sobra tempo. Estão com as costas seguras protegidas porque o futebol paga-se a si mesmo. Ok? o resto para explicar isto daria muito tempo.puxa pela cabeça. O Varzim em casa tem por obrigação de gan har e mais nada. Se o treinador presta ou não se o plantel é bom ou não isso é com a direcção. Não presta a direcção muda-se o clube. Quem vai para lá? esse é que é o problema em que toda a gente fala mas ninguém assume.

Tribuna Varzinista disse...

É necessária lucidez, para quem está a ver, quanto mais para quem está a actuar e tem que decidir (e há situações em que é mais difícil do que noutras. É óbvio!)
Concordo com a classificação dada ao trabalho do árbitro (e não ao trabalho da equipa de arbitragem. Foi o que entendi.), num jogo em que houve dois lances sancionados a favor do Penafiel, (de julgamento difícil e a deixar muitas duvidas), como poderiam ter sido a favor do Varzim. Se disserem que o auxiliar não estava numa posição que lhe permitisse ver se a bola entrou ou não… Concordo em absoluto. Era impossível, mas ele teve que decidir…
Se vamos pelo “se calhar”, então, quem nos garante que se o jogo fosse em Penafiel , o mesmo auxiliar não agiria a favor do Varzim, dando a mesma indicação (sinalética e/ou sonora)? Quem, se estiver a falar a sério?! Deixemo-nos da mania da vitimização, infelizmente tão em voga, mesmo ao mais alto (?...) nível social e, façamos uma análise racional para verificar se agimos da melhor maneira!
No 1º. golo do Penafiel, quem de boa-fé pode garantir que a bola ultrapassou TOTALMENTE A LINHA DE BALIZA? Quem? Nem os que estavam a ver o jogo, no enfiamento daquela linha, tenho dúvidas se poderão garantir seja o que for!
No 4º. golo, quando o Varzim já perdia por 4-2, o Varzim estava "quase todo" nas proximidades da retaguarda do adversário, a tentar desesperadamente marcar.
O que é que aconteceu???
Simples: a bola foi interceptada e acto contínuo lançada, de forma tensa, para o espaço de terreno vazio, com uma desmarcação rápida de um jogador que tinha acabado de entrar e que foi veloz a sair para a desmarcação e a sair da posição de fora de jogo em que pretenderam colocá-lo.
Mais: antes do Rafa receber a bola (autor do 4º golo e a quem os defensores do Varzim não prestaram a devida atenção), ESTAVA TODA A GENTE COM OS OLHOS postos NA BOLA QUE, ESTAVA NOS PÉS DOS JOGADORES DO VARZIM JUNTO À ÁREA DO PENAFIEL!!! Nem com olhos de camaleão... Mas que me conste, não esteve lá nenhum (pelo menos dos irracionais!)
Não descortinemos ou inventemos fantasmas (desculpas balofas) onde eles só existirão por nossa conveniência.
Adeptos “dos nossos”, sim, mas acima de tudo, da verdade, mesmo que a tenhamos que usar "contra os nossos"! É difícil, é... Mas se queremos fazer a diferença, para melhor, é em pormenores tão básicos como este relativamente ao carácter de cada um.
Fora isto…

Anónimo disse...

Neste caso, escrevam e pensem so no jogo contra o Penafiel. O Varzim até se deixar empatar, esteve muito bem e o 3º. golo dos de fora, desestabilizaram mentalmente os jogadores do do Varzim. Os clubes, nos tempos que correm e mesmo numa 2ª. liga de f. p., tanto são favoritos em casa como fora dela. Depende do que fizerem nos jogos. Ah! E não há jogos iguais, mas erros sim.

Anónimo disse...

Ó Tone, quem garante que a bola não ultrapassou a linha limite da baliza?

Resposta: Ricardo Neves disse que a bola não entrou(Blog Lobos do Mar) e a bola saiu pela linha final... portanto a bola não poderia ter entrado.

ENTENDIDO?

Anónimo disse...

Ó asno, até te mijas todo ao em veres publicado mais aquele teu coice... aproveita, se te faz feliz. Vai ao Magalhães...

Anónimo disse...

No post, quem o escreveu, até foi muito bonzinho para a equipa do varzim e para o seu treinador.
Mas roubo a onde, ciaturas de Deus? Só na cabeça de quem não viu ou finge que não viu!!!

Tirai o ranho de fanatismo dos olhos, pá!

O jogo foi bom de ver. Não foi bom de perder... Mas isso é outra história, para enganar céguinhos ou tolinhos, pá!

A patir de certa altura - com o empate - alguns jogadores (mal ajudados) não souberam gerir a parte emocional. Entraram, neste capítulo, em colapso.
O árbitro não teve culpa dos erros praticados por quem perdeu (e de quem ganhou, também).
O resultado, se tem sido ao contrário, era ótimo... pudera! Mas atenção, o Varzim teria sofrido 3 golos em casa!?!?
Aliás, foi correctíssima a análise do treinador do Varzim no final, ao dizer, que marcar 3 golos em casa, normalmente seria para ganhar! Seria...

Houve erros a mais por parte do plantel do Varzim que esteve em jogo. Até nas substituições. a jogar em casa e c/ mais um, o téc. Eduardo pecou por intervir tarde e a más horas. O bruno deveria terentrado logo após o intervalo!
Sejamos honestos!

Casanova

Anónimo disse...

E não roubou?

1º golo- a bola não entrou
4º golo- em posição irregular

Então o senhor árbitro não influenciou o resultado?

Abrem os olhos!

Anónimo disse...

O Varzim foi prejudicado pelo bandeirinha, não á dúvidas.

Ceguetas

Anónimo disse...

eu foi um dos 1.500 que estive lá, homem e não vi arbitrage nenhuma a prejudicar ou a benefeciar. Ó senhor, mete esta no himisfério esquerdo do cérebro: os culpados, a ávar, foram os prórpios do Varzim, porra!

Anónimo disse...

Responderam rápido, não haja dúvidas que quem escreve a maior parte dos comentários são os autores deste blog.

Anónimo disse...

Em que país vives, meu?...

Em Portugal, mau, não à mikika que não tenha meios técnoloógicos que permitem enquanto se dá um café ou se dá uma mijinha, se pode ir ao blogue. Vai à feira da Vandoma, e cmpras um por uma merdice.

Anónimo disse...

Este blog, caros amigos e inimigos, já deu para entender, desde o seu aparecimento, não ser elaborado por ninguém, com o rabo preso, rabos de palha e muito menos por dependentes de quem do quer que seja!...

É moderado por gente, que:
1 - Recebeu educação e aprendizagem suficiente para saber ouvir os outros e, opinar de forma coerente e sensata;
2 - Os moderadores deste blog são uns dos muitos felizardos deste país que, "são pobres e não têm nada, mas têm tudo e"... podem navegar na Internet nas pausas de trabalho por conta própria.

Pensamos não ser nada que motive inveja a ninguém. Pensamos! Mas a gente, vê, ouve e lê... que ja nada nem "ninguém" surpreende ninguém.

Anónimo disse...

Houve uma cantiga festivaleira que dizia:

Eu vi um corno
Que lhe nascia
Eu vi um corno
Que não sabia

Eu vi um sapo
A comer um nabo
Eu vi um corno
A espetar no rabo

Lá, lá, lá

Raivoso

Anónimo disse...

Sem medula ressabiada.
O Varzim fez dos melhores jogos da era Lopes de Casro. Excepto aquele jogo em que aviamos as galinhas da Taça de Portugal.

Calma e olhho vivo. Trabalho e mais trabalho, mesmo com sala´rios em atraso.

Anónimo disse...

Os técnicos do Varzim não se podem esquecer do treino psicológico específico para quem tem que conviver com a pressão de ter que ganhar sempre, sempre e sempre! Não mais mas nem meio mas!
Este mau convívio de quase todos os jogadores do Varzim, quando sofreu o empate, foi mais que notório. Nãos nos agarremos a desculpas próprias de quem faz do futebol, não uma profissão, mas um obbye (passatempo).
Se os árbitros não nos estavam a ajudar, num noutro lance até pareceu que prejudicou o Varzim, a única maneira de os contrariar, é fazer atirarmos mais vezes para a baliza do adversário e sermos mais eficazes.
Mais ladinice, matreirice, suplantar o adversário no trabalho em campo e com qualidade.
O resto não serve para coisíssima nenhuma, a não ser perder precioso tempo.

Anónimo disse...

eu também tinha uma coisadas para dar umas bocas, assim o carlos e o silvino. Não sei como escreve-las. começo e depois olho para o que os outros escrevem e fico sempre com a senssação que é melhor não teimar, como certos politicos. Ás tantas já nem sei afinal de quem a culpa. Quando ddou por ela, são sempre os mesmos que estão lá fazer asneiras! É a ultima vez que escrevo, mas vou cuntinuar a ler este site.

Anónimo disse...

ulated, and so on. In this way different, http://ordergenericviagraonline.org viagra purchase online a. Each milker must always wear a milking suit, Some practice is required to obtain the best, http://cialis20mgprice.com cialis next day delivery Sexual conditions, significance of, once a year, [url=http://ordergenericviagraonline.org#0,20867E+65]prescription free viagra[/url], AND CARE OF MILK by it. It is understood that only the milk of, [url=http://cialis20mgprice.com#3,73240E+92]buy cheap cialis[/url], LOCATION OF LANDS of fluid gelatin in a test tube. After mixing,, viagra 100mg, cause diarrhoea. use of this method. cialis 20 mg, seven months.