domingo, 4 de dezembro de 2011

UM OUTRO OLHAR (POR) SOBRE A BOLA...

ZÉ  NOVO

OS INDISPENSÁVEIS IGNORADOS QUASE CAROLAS MASSAGISTAS DA FORMAÇÃO


Neste interregno (mais um) devido, agora, a mais uma eliminatória da Taça de Portugal, da qual,  mais uma vez, o Varzim foi prematuramente afastado, viramos as nossas atenções para certos personagens,  quase sempre esquecidos, diria mesmo, ignorados. Não marcam golos nem os evitam, nem tão pouco são "matéria" interessante para a imprensa. Tudo isto apesar de serem de primordial importância no staff escalonado para um jogo. Referimo-nos aos massagistas. Podem ser amadores, curiosos, ou mesmo profissionais, que o seu desempenho, em momentos dos jogos, torna-se necessário e sempre urgente (ou quase...). É vê-los correrem em sprints mais ou menos "esquilhanbrados", sem grandes pormenores de elegância artística (como diria Jesus), mas, normalmente são os primeiros a chegar e dar umas palmadinhas de conforto no coitado do atleta (por vezes árbitros e até assistentes...) e, claro, a deitarem o enivitável e milagroso spray e/ou água fresca com ou sem gelo!... OUVINDO-SE, POR VEZES, DE FORA DO CAMPO GRITOS DE "BOTA ÁGUA, BOTA GELO "QUISSO" PASSA"!
Sim, porque em muitos casos, doutores?! Só nos consultórios... Isso é que era bom!... Nem vê-los! E então nos escalões de menor importância, se não são os carolas de sempre, empregados de farmácia ou canalizadores, a maior parte das vezes a troco do convívio que, com o passar do tempo se torna num vício "sacrificador", nem se fala!

Vem a propósito, a quantidade de massagistas (carolas ou não) que têm passado pelo Varzim, principalmente pelo sector de formação. Muitos por lá andaram uma vida!  Remunerados ou não, gratificados ou não, avençados ou não, em dia ou em atraso, o certo é que nunca, deixaram de aparecer para fazerem o seu trabalho junto das equipas. Com Sol, chuva, nortadas e outras inclemências, muitas vezes quase que madrugando...

Escolhemos para ilustrar este nosso trabalho de homenagem singela aos briosos massagistas amadores puros, um nome que ainda hoje se dedica de corpo e alma aquele labor. Referimo-nos a José Novo (o Zé Novo) que há cerca de 30 anos vai acompanhando equipas das camadas jovens do Varzim. Ele é já Património das acções de cidadania praticadas dentro do clube! Viu "nascerem" naquele campo de treinos dos melhores jogadores de futebol que o Varzim já teve. Viu-os também encerrarem carreiras...

José Novo, poveiro de gema, um maduro-jovem, encontrou-se, por mero acaso, num dos treinos da formação e, sem ser precisarmos de lhe fazer qualquer pergunta, ouvi-mo-lo deliciados contar vivências suas junto das camadas jovens, ou dos putos, como gosta de se lhes referir. A certa altura, foi ele quem nos questionou, virando-se para um elemento deste blog: " lembras-te quando ia-mos jogar a Mirandela ou Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo, Vila Real, etc, etc, e tínhamos que sair de manhãzinha porque os jogos eram sempre aos domingos de manhã?!! Lembras-te??? Aquilo é que eram viagens de  partir um gajo todo!!!"

Grande admiração nos merece o Zé Novo, massagista das camadas jovens do Varzim. Nele personificamos a admiração por todos os outros cujos nomes não omitimos (como é óbvio) por descuido, mas sim por não os conseguirmos enumerar todos.

Um bem haja a gente varzinista assim!

4 comentários:

Anónimo disse...

Essa malta nem sempre é reconhecida +eçps adeptos como deveriam ser. É preciso ter muita paixão em se fazer alguma coisa de útil na vida, para além de se ter outra atividades. O futebol deve-lhes muito. Parabéns pela vossa lembrança.

Anónimo disse...

Grande Zé Novo, sempre pronto a servir o Varzim.

Por falar nisso, porque é que ninguém fala na saída do massagista Martinho?

Saiu o mês passado por meses e meses de salários em atraso.

Anónimo disse...

O massagista é, para além da sua grande utilidade no seio de uma equipa - já sei que alguns até vão dizer, "mas isso são os profissionais" - uma figura que faz parte do cenário dos campos de futebol. Durante um jogo, háa sempre aquela imagem da equipa médica "saltando" para dentro do campo, correndo de uma ponta à outra do campo, para ir socorrer um atleta que acabara de levar um cacete! E quantas vezes discutir à brava com o árbitro!?

Personagens do desporto, indispensáveis, tal como o são os jogadores...

Anónimo disse...

Em relação ao massagista Martinho muito se poderia falar mas cada um tem aquilo que merece.... já para o grande senhor José Novo um bem haja...