domingo, 29 de agosto de 2010

O VARZIM É ANFITRIÃO DO PENAFIEL

LIGA ORANGINA - 1ª. JORNADA






V A R Z I M





PENAFIEL



Prestes a dar o pontapé de saída na época 2010/2011, o Varzim, ou melhor os seus responsáveis, assumem como objectivo para a mesma, a luta pela manutenção na Liga Orangina.Estranho! Lutamos pela permanência, num escalão do futebol português que, assumidamente pelos responsáveis de todos os clubes, apenas dá prejuízos aos clubes.

Desde a já longínqua época de 2002/2003, que o nosso querido Varzim, não disputa o escalão maior do nosso futebol. Mesmo assim, e apesar deste lapso temporal (8 anos) a penar nesta divisão, continuámos a ser das equipas nacionais com mais presenças na I divisão. Honrem o passado, projectando o futuro, facto que como todos sabemos não tem acontecido.

Para esta época, foram contratados 8 novos jogadores e subiram ao plantel principal alguns juniores, com Salvador Agra à cabeça.Estas entradas visam colmatar a saída de 11 jogadores da temporada transacta. Se, de Jefferson, Augusto, Paulo Henrique, Victor Junior, Lello e Danilo, não iremos com certeza sentir saudades, o mesmo já não poderemos dizer de Marafona, André André, Nelsinho, Mendes e Gonçalo Abreu.O sector defensivo mantém-se inalterado, no entanto, há sem sombra de dúvidas um pormenor que terá enorme influência no rendimento deste quarteto, a (des)confiança no novo guarda-redes. Marafona deixava toda a gente sossegada com a sua (mais)valia.

No sector intermédio, o pêndulo Tito mantém-se da época passada, bem como o intermitente Ruben Saldanha. Ficámos sem o carregador de piano André, que sem ser um jogador exuberante era um excelente elemento de grupo que compunha muito bem o plantel. Assim como, Nelsinho que rumou ao Estoril, elemento que procurava definir o jogo a meio campo em termos ofensivos.
Dos médios que entraram, aguardo mais jogos para os poder avaliar, como 1ª impressão, fico com a ideia de jogadores competitivos mas sem qualquer médio com capacidade de desequilibrar.


No ataque, ficamos sem as “asas” da equipa da época passada. Mendes e Gonçalo Abreu, foram os verdadeiros desequilibradores nas alas da equipa. Curioso é, verificar que os três melhores jogadores da temporada passada foram embora.

Rui André parece-me uma mais-valia. Salvador Agra e Gonçalo Graça terão a missão de ser os abre-latas nas alas. Lançados prematuramente ou não, o futuro irá ditar a sua sentença. A mim parece-me que sim.
O treinador mantém-se. Tem mais um ano de experiência o que é uma clara mais-valia. Na época e meia que leva à frente da nau varzinista, tem averbados mais resultados negativos que positivos, oxalá haja capacidade para inverter o rumo dos resultados.
Falta colocar a equipa a jogar de forma de forma mais consistente, matreira, com um futebol adulto e deixar de parte algumas utopias.


Quanto ao adversário desta tarde.

Este Penafiel está bem orientado. Já tinha uma equipa jeitosa e ainda se reforçou bem. Vai ser um osso duro de roer.

Ala-Arriba Varzim!
Óscar Miguel

Sem comentários: