Janela aberta a todos os que queiram refletir e opinar de forma construtiva e independente sobre o dia-a-dia do mais emblemático clube desportivo da cidade poveira - VARZIM SPORT CLUB.
domingo, 29 de agosto de 2010
Penafiel ganha em casa do Varzim no arranque da Orangina marcando 4 e sofrendo 3 golos
V A R Z I M - 3
PENAFIEL - 4
GOLOS PARA TODOS OS PALADARES!...
PENAFIEL ABANOU, NÃO CAIU E, AINDA FOI APROVEITADOR ATÉ DIZER CHEGA.
APESAR DA DERROTA ESTE VARZIM PROMETE COISAS BONITAS
Numa tarde tórrida de calor, o Varzim deu o pontapé de saída nesta novele Liga Orangina, com o "pé cego", perdendo em casa, mas com uma exibição a prometer aos seus apaniguados, que o plantel tem gente, se com um trabalho de casa melhorado, com o decurso da época, é bem capaz de "botar figura" e, se afirmar, como um clube que não está nesta competição, só para servir de entretém!
Foi um jogo praticado com grande despique, contra o que se esperava para uma 1ª. jornada e debaixo de um calor sufocante!
O Varzim surgiu com uma novidade no posicionamento dos seus jogadores ao adoptar o duplo pivot (ou dupla de trincos, em que um deles, é, em muitos momentos, um "falso trinco", consoante a dinâmica de jogo).
A equipa da casa entrou a impor o andamento e a arrastar o Penafiel para colocar a carne no assador, como é costume dizer-se.
Os comandados de Lázaro Oliveira, responderam ao repto a preceito, mas à passagem da metade da 1ª.parte, viram o Varzim chegar primeiro ao golo.
Só que, "no melhor pano cai a nódoa" e, os penafidelenses conseguem o empate, num lance, daqueles que "não acontecem só aos outros". O jovem Neto ao atrasar a bola de cabeça para o seu g. redes, (movimento de grande risco, o qual é de evitar, como o prometedor central do Varzim sabe), acabou por direccionar o esférico a caminho da própria baliza, para seu próprio desespero e do guardião que ainda tentou "esticar-se todo" para desviar a bola, mas já não havia salvação.
Os penafidelenses, reencontraram a crença e foram à procura de mais sorte. E que sorte lhes estava reservada! Passados 3 minutos, chegavam ao 2º. golo, em que o mérito vai todo o bom desempenho de Manoel, típico de um "matador à solta", depois de receber um passe de Mitchel, colocando bem a bola a jeito para o remate fatal.
E assim, o Penafiel deu a reviravolta no marcador. Mas não se ficariam por aqui, na procura de mais aproveitar o "erro do adversário", numa resposta a um ataque do Varzim, Bruno Madeira aproveitando a "scut sem portagem" no lado direito da defensiva poveira, entra na área e remata forte e consegue que o guarda-redes do Varzim dê uma balda ao deixar passar a bola entre ele e o poste mais perto.
Os penafidelenses a vencerem por 1-3, arregaçam ainda mais as mangas, cerram os dentes, e resistiram a todas as investidas do ataque poveiro, incluindo uma g. penalidade não concretizada por Rui André que permitiu a defesa do g. redes Márcio Ramos, indo assim para o intervalo com aquela vantagem de duas bolas, embora em inferioridade numérica por expulsão do lateral esquerdo Stéphane (43´).
Os comandados de Lázaro nas cabines estariam a achar muita fruta e, toca a reforçar aquela autêntica muralha da China, com a entrada de mais um central, autêntico pinheiro defensivo, de sua graça Vagner, somar aos sete que já lá estavam, ficando na frente (ainda no seu meio campo, Mitchel).
E foi contra esta "manga" defensiva, que os jogadores do Varzim passaram a ter que "broquear", todo o segundo tempo, quais mineiros de túneis!...
Para cúmulo da sorte do Penafiel, vê Rafa, recém entrado, receber a bola e ir "avenida afora", fazer o 4º. golo para os penafidelenses que não desmontavam a tenda de cima da sua defensiva. Isto à passagem para o último 1/4 de hora da partida.
A perder por 2-4 em casa... é preciso "senti-los in su sítio" para os poveiros ainda teimarem na discussão do resultado! E foi o que fizeram, ainda que contra um adversário reduzido a nove unidades, por expulsão de Dias por ver dois amarelos (este jogador tinha entrado a substituir um colega). Dedé, finalmente, consegue aproveitar uma segunda bola e atirar certeiro para o fundo da baliza do g. redes Márcio Ramos, estávamos já no último minuto do tempo de compensação.
Tarde demais!...
Os atletas do Varzim não conseguiram prendar os cerca de 700 adeptos presentes (duvidamos que, excepto o vizinho Leixões, outro clube "meta" tanta gente no seu estádio a assistir a um jogo da "muito jovem" Orangina!) com um resultado positivo, mas deixaram-nos com razões para pensarem em melhores dias.
Os jogadores bateram-se com galhardia e... "à Varzim"!!!
Estamos apenas com a primeira jornada cumprida e, só neste jogo, foram marcados mais 7 dos 19 golos marcados na jornada, o que diz bem da barrigada de golos num só encontro! Já não se vai usando. Só pecando por defeito, no que ao Varzim diz respeito.
Que ninguém gosta de perder, é um fadinho esbatido à muito, mas também se pode "perder de pé"! Foi o que aconteceu aos atletas alvi-negros nesta sua estreia na Orangina. Todos sabemos que moral não traduz pontos, mas que pode ajudar...
Tirem-se as ilações e aprenda-se com os erros cometidos. Isso faz-se também, aprimorando o "trabalho de casa". Não é novidade nenhuma.
A Orangina pára por um fim-de-semana, devido a compromissos da Selecção Nacional, proporcionando mais alguns dias-extra aos clubes com vista ao recomeço da competição.
Boa arbitragem de Rui Silva, em que esteve em cima dos lances, num jogo em que houve, dois lances de decisão difícil (atraso de bola de Neto e num hipotético fora de jogo no 4º. golo, lances em que o auxiliar é, normalmente, quem decide), duas grandes penalidades bem assinaladas (não o afirmamos pelo facto de terem sido a favor do Varzim) e duas expulsões (ambas do lado do Penafiel).
(Óscar Gomes)
O VARZIM É ANFITRIÃO DO PENAFIEL
V A R Z I M
PENAFIEL
Prestes a dar o pontapé de saída na época 2010/2011, o Varzim, ou melhor os seus responsáveis, assumem como objectivo para a mesma, a luta pela manutenção na Liga Orangina.Estranho! Lutamos pela permanência, num escalão do futebol português que, assumidamente pelos responsáveis de todos os clubes, apenas dá prejuízos aos clubes.
Desde a já longínqua época de 2002/2003, que o nosso querido Varzim, não disputa o escalão maior do nosso futebol. Mesmo assim, e apesar deste lapso temporal (8 anos) a penar nesta divisão, continuámos a ser das equipas nacionais com mais presenças na I divisão. Honrem o passado, projectando o futuro, facto que como todos sabemos não tem acontecido.
Para esta época, foram contratados 8 novos jogadores e subiram ao plantel principal alguns juniores, com Salvador Agra à cabeça.Estas entradas visam colmatar a saída de 11 jogadores da temporada transacta. Se, de Jefferson, Augusto, Paulo Henrique, Victor Junior, Lello e Danilo, não iremos com certeza sentir saudades, o mesmo já não poderemos dizer de Marafona, André André, Nelsinho, Mendes e Gonçalo Abreu.O sector defensivo mantém-se inalterado, no entanto, há sem sombra de dúvidas um pormenor que terá enorme influência no rendimento deste quarteto, a (des)confiança no novo guarda-redes. Marafona deixava toda a gente sossegada com a sua (mais)valia.
No sector intermédio, o pêndulo Tito mantém-se da época passada, bem como o intermitente Ruben Saldanha. Ficámos sem o carregador de piano André, que sem ser um jogador exuberante era um excelente elemento de grupo que compunha muito bem o plantel. Assim como, Nelsinho que rumou ao Estoril, elemento que procurava definir o jogo a meio campo em termos ofensivos.
Dos médios que entraram, aguardo mais jogos para os poder avaliar, como 1ª impressão, fico com a ideia de jogadores competitivos mas sem qualquer médio com capacidade de desequilibrar.
No ataque, ficamos sem as “asas” da equipa da época passada. Mendes e Gonçalo Abreu, foram os verdadeiros desequilibradores nas alas da equipa. Curioso é, verificar que os três melhores jogadores da temporada passada foram embora.
Rui André parece-me uma mais-valia. Salvador Agra e Gonçalo Graça terão a missão de ser os abre-latas nas alas. Lançados prematuramente ou não, o futuro irá ditar a sua sentença. A mim parece-me que sim.
O treinador mantém-se. Tem mais um ano de experiência o que é uma clara mais-valia. Na época e meia que leva à frente da nau varzinista, tem averbados mais resultados negativos que positivos, oxalá haja capacidade para inverter o rumo dos resultados.
Falta colocar a equipa a jogar de forma de forma mais consistente, matreira, com um futebol adulto e deixar de parte algumas utopias.
Quanto ao adversário desta tarde.
Este Penafiel está bem orientado. Já tinha uma equipa jeitosa e ainda se reforçou bem. Vai ser um osso duro de roer.
Ala-Arriba Varzim!
Óscar Miguel
sábado, 28 de agosto de 2010
SER VARZINISTA NÃO É...
domingo, 22 de agosto de 2010
Stª. Clara - o
v a r z i m - 0
E... ABRAÇADINHOS, FORAM AO FUNDO E A PIQUE NO MAR DOS AÇORES! UMA TAÇA QUE PODERIA DAR UMA AJUDA NAS FINANÇAS DO CLUBE, FOI-SE!
Num jogo em que, à partida, as possibilidades de ambos os clubes, estavam severamente comprometidas, por via dos resultados conseguidos nas duas jornadas anteriores, Sta. Clara e Varzim empataram, em Ponta Delgada, a zero golos, confirmando-se assim, o que já pairava no horizonte e na cabeça dos mais cépticos varzinistas (ou realistas?...), ou seja, foram os dois clubes atirados para fora da prova.
Oliveirense e Estoril (que se defrontaram nesta derradeira jornada desta fase, com vitória dos estorilistas), souberam aproveitar a oportunidade que lhes foi dada em 3 jornadas e, não apenas nesta, como alguns mais apressados poderão pensar.
Como treinos de preparação para a Liga de Honra que, começa já no próximo fim-de-semana, esta prova foi excelente. Para quem tinha apostado forte no aproveitamento de melhores apoios financeiros concedidos por parte da nova Direcção da Liga P. F., liderada por Fernando Gomes, foi frustrante.
O Varzim, teve que contornar a contrariedade de não poder contar com a dupla mais rotinada de centrais (um por ainda não estar recuperado, Pica e, outro por castigo Pedro Santos). Para agravar a situação, ainda na primeira parte o g. redes Avelino lesionou-se. Contudo e, pelo que nos foi dado perceber, não foi devido a estes factos que o Varzim não se qualificou para a fase seguinte.
O conjunto alvi-negro, teve períodos em que alternou o razoável com um menor acerto, mas, compreende-se, até porque os plantéis estão praticamente no arranque da época.
Os "ses" já não remedeiam nada, por isso há que emendar o que de mal foi feito e, melhorar o que de positivo foi conseguido dentro das 4 linhas. E há muito que trabalhar pela frente. É imperioso que o apoio na retaguarda não "desapareça" e, em todos os aspectos!...
Foi mais um bom ensaio, com muita coisa de boa já dada a conhecer, mas também, com pormenores a corrigir durante as semanas de treinos. E quanto mais cedo a máquina estiver afinada, melhor.
Só um aparte e, que nada tem a ver com o jogo. Há para aí gente a badalar para o éter um ego de novo-riquismo e afinal, o que servem, é gato por lebre!...
Ala-Arriba Varzim!
sábado, 21 de agosto de 2010
VARZIM JÁ FOI MUITO FELIZ EM S. MIGUEL
Na derradeira jornada da 1ª ronda, desta Taça da Liga dos profissionais de futebol, com nova roupagem, o Varzim vai jogar na Ilha de S. Miguel, capital dos Açores, NUMA PARTIDA EM QUE SÓ A VITÓRIA PARA QUALQUER DAS EQUIPASNEM CHEGAR PARA A PASSAGEM À FASE SEGUINTE!
Os açorianos do Stª Clara, tal como o Varzim, têm que vencer e esperar pelo resultado de terceiros - ESTORIL (2 PONTOS) FRENTE À OLIVEIRENSE (3 PONTOS)!... Tudo pode acontecer!
Dois conjuntos que, passam por novas "fases" do seu historial, com os da casa a apetrecharem-se para mais uma tentativa de subia, com um novo técnico a comandar, recrutado de entre a "mobília da casa". Uma aposta tipo: às vezes... nunca se sabe se não estará ali mais uma revelação de... mais uma clonagem do Zé.
É futebol, ninguém leva a mal, além de que "quem não tem cão, caça até com um rato (gostos não se discutem).
Mas centrando as nossas atenções no essencial.
A estrutura da equipa poveira, está confrontada com a impossibilidade de poder contar com o experiente (apesar de relativamente jovem) Pedro Santos (habitual capitão) e de Pica (que já não jogou os encontros anteriores e, que na época passada fez dupla com regularidade no eixo da defesa varzinista, com o capitão Pedro. Portanto, uma turma ali-negra a defrontar uma das mais fortes equipas da Liga de Honra, e a não poder apresentar a dupla de centrais mais rotinada. No entanto, os substitutos são jogadores do plantel e, por alguma razão os contrataram, têm valor já demonstrado e, vão com certeza corresponder às instruções do seu técnico. É preciso é que todos remem na mesma direcção!...
Esta equipa do Varzim, demonstrou nestes jogos que antecedem a Liga de Honra, época 2010/2011, poder fazer umas coisas bonitas .
Quem sabe se o resultado conseguido em Agosto de 2006, não vai repetir-se no final desta partida?! Mesmo levando em linha de conta a "lenga-lenga" já esbatida de que, "a História não se repete, etc, etc."
Para já, só há motivos para apoiar o mais possível, transmitindo aos atletas a confiança que depositamos nos "rapazes" da camisola alvi-negra varzinista.
Boa sorte para os embaixadores desta nossa terra à beira-plantada, "de poveirinhos pela Graça de Deus"!
Óscar Gomes
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
EMOÇÕES VARZINISTAS
UMA VIDA DEDICADA A TRABALHAR PARA O VARZIM
PARA QUANDO A DISTINÇÃO DEVIDA?
Andava o autor destas singelas linhas, a completar a primeira dezena de anos e, já ouvia o meu Pai (Joaquim Mendanha, Técnico de Contas no Linhares e, sócio de cativo do Varzim), falar à mesa do "Meu Café" (passe a publicidade), uma espécie de Meca dos varzinistas, no nome do "Assunção da Secretaria"! Do género: "ó pá, vai falar com o Assunção da secretaria".
Aos domingos e em dia de jogo no Estádio do Varzim (nos tais fabulosos anos 60), lá ia eu na companhia do meu progenitor (e por vezes alguns amigos que se iam juntando pelo caminho, marginal afora!...) em direcção ao recinto desportivo - ainda pelado e só com a bancada central. E, lá surgia o Sr. Assunção, que educadamente ia cumprimentando os conhecidos(entre eles o meu Pai) e desconhecidos, como manda (ou mandava, hoje já nem sei se manda) a boa educação. Era então que, ouvia expressões do género: - "Então Assunção! Hoje, vamos ganhar isto ou quê"?!
E, como como todos os putos de dez anos, que sentem no progenitor o melhor confidente e também, o mais paciente para responder a tudo (e a mais alguma coisa!), eu também fazia as minhas, tipo: "Pai, este também joga no Varzim?!"
Ao que ele, com muita pachorra e achando até alguma piada, respondia: "Não. É funcionário da secretaria do Varzim - trabalha na cobrança das quotas, escreve à máquina e atende os sócios na Sede".
Entretanto o tempo foi passando, meu Pai "deixou-me para sempre" e, quasi sem dar por isso, vi-me já no papel de Pai e a levar o meu filho, ainda ao colo, a ver jogos do Varzim em casa, aquando da sua estada na 1ª. Divisão, com tanta gente que era difícil circular até ao nosso lugar!
As quotas do pessoal de minha casa, foram cobradas na secretaria e, lá tive que, agora, ser eu a responder às perguntas do meu filho: - "Pai, este senhor, fala que fala tão bem para as pessoas, é dos que mandam no Varzim?" Esta pergunta, feita na sequencia de um atendimento do Sr. Assunção, feito em termos respeitosos e, sempre pronto a ajudar o sócio que se lhe dirigia! Nada de gritarias, ou vozeirões para fazer valer a razão ou para impressionar, não se sabe quem (?!).
E os anos foram-se sucedendo, muita coisa se passou, quer nas nossas vidas respectivas, quer na vida do clube.
Subidas, descidas, descidas, subidas, n" descidas (2ª. Divisão B), "n" subidas, uma mais prolongadas outras menos... Presidentes, dirigentes às dúzias, de todas as personalidades, de carismas diferentes e, de feitios também antagónicos. Isto além dos muitos sócios que entraram e outros que saíram, ao longo de mais de 5o anos!
E ele lá continua no seu posto de trabalho, "o Assunção da Secretaria", a bem do Varzim, que também é o clube da sua paixão! É inefável (e afável de trato) no seu trabalho, feito junto dos sócios ou potências novos sócios! Independemente da retribuição que possa receber como colaborador... merece o nosso apluso.
Pelo que atrás foi escrito, eu ponho as mãos no fogo por ele!... Se me pedirem para apontar um exemplo de bom varzinismo, eu aponto:
"SR. ASSUNÇÃO DA SECRETARIA!"
Ora bem: se relermos, algumas edições do jornal oficial do clube, de há alguns anos a esta parte, verificamos a atribuição de troféus Lobos do Mar (penso que já demasiadamente banalizados), medalhas disto e daquilo, a gente que, com certeza mereceram, mas... Será que atributos como aqueles que publicamente os sócios ou tão simples adeptos do Varzim, vão constatando, ao longo de anos a fio, ao Sr. Assunção da Secretaria, não satisfazem os requisitos para atribuição de uma distinção a tão emblemático colaborador do Varzim, além de, poveiro e sócio dos mais antigos?! É caso para perguntar: afinal quais os critérios de atribuição?!
Ao menos, que possamos continuar a vê-lo, no seu posto de trabalho ou fora dele e, por muitos mais anos!
Esta é a singela homenagem a esta figura pública local que, pode não ser rocurado pelos fotografos e por uma parefernália da imprensa, mas seguramente merecedor de um gesto de reconhecimemto em dia de comemorações varzinistas.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
ENTREVISTA VIRTUAL
E O CULPADO DA INFLACÇÃO É ... ROB. FRANGO!!!
Rob – Tirando uns dois ou três fragangalhões que já obriguei muita gente a engoli, direitinho e em seco, é com mucho plazir que estoy entre vós outros! Adoro, aliás Portugal e los portugueses siempre me gustaram. O Sol é maravilhoso e me encanta estar entre Jesus!...
TV – Roberto, agradecemos que, tal como o Cristiano, o Figo, o Simão, o Duda e outros portugueses, mal chegaram a Espanha começaram logo a falar espanholês, usted faça o mesmo com nósoutros. Te parece bien? Me hás entendido?
Rob. – Perdona, mas a culpa é do balon… Melhor te explicando: de la color de lo coirão da Jubulaine, que és una autêntica p… E de lá luz… Me estás entendendo, conho?! Irra!!!
TV – Calma Roberto! No és nenecessário tanto, conho!!! Mas escutcha: se o problema eres de tua daltonia, certo?... ÉS daltónico, non? Entonces, porque razão, agora com a bola de cor branca e marron, continuas a matar de lo coraçon…
Rob. – Chico, mira! Mas o balon continua a ter colores!!! Puta-madre!!! És que ainda non intedieram que sou daltónico!!! Repito: D-A-L-T-Ó-N-I-C-O!!!
TV – Então, como pensas callar à aficcion rubla-blanca?
Rob. – Voy a poner-me unas gafas (óculos), tipo com ojos de águia! Quiça, me vuelva à Espanha a peidr-lo à su majestad, para venir à Portugal a mandar callar aos los vegetarianos encornados! Perdona-me, encarnados!
TV – Rob. Que piensas del futbol português?
Rob.- Me encanta, principalmente com estos oito milliones de euros… Quer-se dizir: menos um pouquitito, já que tubo que pagar al cabronaço del comissionista! Más, me gusta mucho!!! La aficcion me encanta com sus assobios e por lhes gustar comer franganitos mal passaditos! Mira… És la vida! Nos los espaholes não te encaixas en qualquer catedral! Inda se fora S. Tiago!... Mas és lo futbol, de los vilones, de las pícaras e de los gigolos! Me intiendes, oh quieres que tos lo ponha en los os ojos de pouca mirada?! Nosoutros vamos a ser campeones… de la sonrrisa!... Jesus vai voltar… a ser lo mais inteligente dos treinadores! Esto foi solo uno percalço lastimábel, pêro, ombre… la vida continua sendo una beleza! Oje te idolatran, pêro manhãna te pinchan…
TV – Muchas Gracias Roberto. Que continues assim sendo... Perdona meu espanholês martelon, pero és lo que hai!
sábado, 14 de agosto de 2010
SORTE PUTATIVA, MAS...TAMBÉM HÁ CULPAS PRÓPRIAS!
PESSOAL DAS CAMISAS NEGRAS E BRANCAS, COMPLICAR PARA QUÊ?! HÁ QUE TRABALHAR MAIS OS "FINALZINHOS" NO MOMENTO DO PONTO G!...
VARZIM vs OLIVEIRENSE
Depois de na 1ª jornada, termos o pássaro na mão frente aos homens do Estoril e o termos deixado fugir, os três pontos frente aos homens da Oliveirense são fundamentais para podermos pensar em algo mais nesta prova.
Até porque, a última jornada desta fase é fora, em casa do Santa Clara, o que à partida será de esperar um jogo complicado.
O APOIO DE TODOS É FUNDAMENTAL!
Não tenham dúvidas de uma coisa, ninguém gosta mais do Varzim que eu, podem gostar tanto, mas mais, não.
Dou a minha opinião livre e colocando sempre o meu Varzim acima de qualquer interesse, conhecimento ou amizade. Quem me conhece, sabe que é assim.
Digo o que está mal, que é diferente de dizer mal. Como costumo dizer, não confundamos as coisas. As frases, “A obra prima do mestre” e “A prima do mestre de obra”, apesar de terem as mesmas palavras, significam coisas bem diferentes!
Poderia tomar outra atitude? Ou seja, poderia fazer de conta ou fechar os olhos ao que me desagrada e escrevendo apenas sobre o que é pacifico ou o que resulta da versão oficial?
Poder podia, mas não seria a mesma coisa.
E muitas têm sido as decisões desse teor a ser tomadas no clube, e se dúvidas houvesse, está aí, só não vê quem não quer, a pior crise que vive o emblema alvi-negro desde seu nascimento. Tomar essa posição, seria apoiar quem toma as decisões, mas seguramente não seria apoiar o VARZIM. O que, saliente-se, não é a mesma coisa.
Estarei sempre atento à vida do clube, com crítica construtiva e responsável, como sempre o tenho feito.
Agora é hora de apoiar, serão estes homens que vão deixar a pele em campo pelo nosso Varzim.
Viva o VARZIM!!!!!!!!!!
Óscar Miguel
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
SUPERAR O INSUPORTÁVEL
Uma nova época se avizinha, no entanto, as expectativas estão na “mó de baixo”.
Quando ouço os dirigentes do clube, afirmarem com pompa e circunstância, “este ano vamos lutar pela manutenção”, chego a uma conclusão terrivelmente simples, estamos num momento péssimo.
Não tenho grande feitio para carpir mágoas e muito menos para deixar de afirmar hoje, como sempre, o orgulho que tenho em fazer parte da família Varzinista, tendo tido o privilégio de suar aquela camisola, não serei nenhuma peça estrutural de grande importância, sou apenas mais um dos grãos de areia que se identificam com um símbolo, uma bandeira, um CLUBE.
Não obstante, afirmo com todas as letras, o Varzim, vive o momento mais negro da sua “rica” história!
Chegados ao insuportável era importante não repetir fórmulas cansadas nem projectos falidos. No entanto, voltamos à mesma estratégia de gestão - apostas no escuro para ver se resulta... Os resultados desta “política” estão à vista de todos aqueles que querem ver!
Para superar o insuportável, não necessito de dirigentes para me dizerem que não há dinheiro, já o sei, aliás, já todos o sabemos.
E essa mensagem já está perfeitamente clara na mente de todos os varzinistas, se quiserem até posso informar os nossos dirigentes, que o Varzim vai continuar a não ter dinheiro como aliás todo e qualquer sector de actividade actualmente por este mundo fora, mas para que não fiquem já aflitos, também aproveito para dizer, que todos os clubes passam por problemas de igual índole, portanto se fossemos competentes poderíamos ombrear com esses emblemas.
Estamos com problemas financeiros e acabámos de “oferecer” o André André ao Deportivo da Corunha?!?! Assim não vamos lá!
Insuportável não é permanecer na II liga uma ou duas épocas, insuportável é lutar para lá permanecer.
Óscar Miguel
A ENTREVISTA VIRTUAL - EM ESTREIA
- MR. ED, O PRIMEIRO CAVALO PERSONAL TRAINER E
EXPERT EM SYSTM'S OF SOCCER (SISTEMAS DE FUTEBOL)
(Licenciado e c/ Alvará em dia)
TV- Ôi Mr.! Obrigado por ter anuído ao nosso convite.
Mr. ED - Não têm que agradecer, eu é que estou muito grato pelo convite, até porque não é todos os dias que, um periódico bloguista, se lembra de um cavalo para entrevistado. Até porque, não esqueçamos que o dr. Marcelo ainda está vivo!...
TV- Bem, o Mr. está aqui porque a sua cotação subiu imenso, apesar de ser um cavalo já famoso, como personagem principal da série televisiva "Mr. Ed O Cavalo Que Fala", muito embora tal já tenha acontecido no tempo da televisão a preto e branco e da "outra senhora". Mas pondo de parte estes salamaleques, vamos ao essencial: o que é que o Mr. pensa dos sistemas que atafulham o futebol, desde o Polo Norte às Ilhas Caimão. Desde as tácticas do Jesus, dos Paulos, dos Villas, dos Paciências, do Querosene do Maputo, etc, etc.?
Mr. ED - Ainda bem que coloca a questão, ou como diria de outra forma, se quiser, ainda bem que pôs a mão na ferida!
Sou um frenético incurável por sistemas tácticos e, por tudo que tenha a ver com a utupia do trabalho técnico. Não o que é feito durante a semana, mas sim, durante os jogos! Admiro a forma como aqueles oficiais do treino, se esmiúçam a fazer as figuras mais caricatas, muitas vezes roçando a usurpação de funções (a profissão de palhaço), dadas as palhaçadas a que assistimos! Desde o mascar de uma ton. de chicletes, ao casaco que é tirado e arremessado para o chão, ao pontapé no cú do adjunto, ou ao manguito que é feito ao auxiliar do referee (juíz). Mas sempre debaixo do foco das de TV´s e das objectivas fotográficas! É incrível!!!
TV- Sabemos que se interessa pelo aspecto da qualidade do futebol.
O que pensa do futebol que tem visto últimamente? Acha-o capaz de atrair mais gente aos estádios?
Mr. ED - É pertinente a sua questão. Ainda bem que ma coloca. Deixe-me só alisar a crina e colocar o bonézinho, porque nele está o meu bago!
Eu penso que, a mentalidade dos dirigentes estão muito voltadas para o endeusamento pessoal, na ânsia de assim ganharem algum status diante dos vários sectores da sociedade. E depois, adoram aparecer nas fotos, numa conferência de imprensa ou num qualquer canal nacional. Se internacional, tanto melhor.
Mas respondendo directamente à sua questão, em penso que, como cavalo expert na matéria, que, quando vemos estádios completamente às moscas e, outros onde até elas, nem lá querem ir... Portanto está tudo dito. E depois eu é que sou um grande cavalo?! Vejam o que se passa em Albufeira, Leiria, Coimbra, Aveiro!... Aquela pipa de massa não podia ser distribuido pelos clubes mais pobres do futebol profissional? Hein?!
Também penso que enquanto os irracionais e mentirosos profissionais que dirigem a super-estrutura e as infra-estruturas do nosso futebol, mas de cima a baixo, não forem banidos, a porcaria vai continuar a acumular-se.
TV- Tem seguido o futebol dos mais desfavorecidos, quer em património, plantel e restante colaboradores? Por exemplo que pensa das épocas que o Varzim vem fazendo?
Mr. ED - Bom. O tempo que disponho não é muito para o dedicar a ver futebol de vários campeonatos, porque passo muito tempo em viagens de estudo, para fazer o meu mestrado. Contudo, quando não vejo, sigo a informação que nos chega através da comunicação social local, incluindo o "canal Varzim", embora pouca gente os entenda, dado o excesso de fanatismo de alguns, num ridículo caseirismo exarcebado. Repito, de alguns.
Sei que em relação à informação que recolhi, a turma varzinista há 6 anos que passou a ser dirigida por um novo presidente, prometendo que recolocaria o Varzim na 1ª. Liga ao fim de 3 épocas. Além disto, houve também a promessa da construção de um estádio novo e com o dinheiro da venda dos terrenos, conseguir alguma liquidez e património para o clube. Tudo isto existe mas... virtual!
Mas, passados tantos anos, a concretização, ao que parece, devido à crise internacional, não tem sido possível.
Penso que a mudança inesperada de estratégia dos dirigentes se deve à crise e também ao muito calor nas zonas periféricas da massa cinzenta.
Não se importa de colocar the next question, please?
TV- Mr., a crise internacional de que fala, só agora chegou a Portugal! Não se esqueça que não está neste momento nos EUA! E o calor é culpado - dizem alguns - dos fogos postos e, não tem nada a ver com futebol. É mais para a área mental por causa dos pirónomos. Muito embora, o arder, nos faça pensar nos que ficaram a arder por se terem atravessado nos clubes. Mas isso é outra história com muitos buracos.
Pensa que vale a pena tantos sacrifícios feitos por alguns dirigentes. Acha que a dinâmica do trinómio, sócios - plantel - técnicos, é algo que nem a ciência poderá resolver?
Mr. ED - Peço imenso desculpa, mas a essa pergunto só respondo na presença do PC, que é hoje em dia o mais procurado para servir como testemunha em casos que no futebol cheiram mal. PC o benemérito com língua de fogo.
TV - Mas quer um portátil?... Se quiser arranjamos-lhe também uma frutasinha para comer enquanto tecla. É só telefonar ao bigodes ou ao ZéZé Galo...
Mr. ED - V. não percebeu!!! Está a gozar comigo ou quer-me montar? PC é abreviatura do nome de alguém, que é quem v. está a pensar, mas que não pode dizer que eu estou a pensar no mesmo!... Tá?!
Que ideia! Para ser franco, não estou a gostar nada da piada. Estão-me a confundir com o Augusto Duarte ou o Paixão?! Ainda se fosse uma fava-rica!... Sou cavalo... não sou burro!
TV- Dado que se interessa pelo que se vai passando no Varzim, diga: o que fria para voltar a pôr o clube a impor respeito aos adversários e a não ter medo de dizer que entra todos os jogos para ganhar?
Mr.ED - Essa pergunta até parece para o jornal oficial.
Caro amigo. No futebol, como na vida em geral, ou se evolui ou se reverte mais cedo para as cinzas! No entanto o futuro do clube há muito que está traçado. Não sei se me descodificou!...
Ora bem, não me parece ser esta a filosofia a primar, antes pelo contrário, dá-me a sensação que a almofada da vitimização tem servido às mil maravilhas para evitar o partir do pote há mais tempo!
Não sei se me fiz entender. Se não, lamento, mas, tenho que ir apanhar um avião para as Ilhas Galápagos onde vou palestrar sobre como encaixar um branco nos sistemas do futebol indígena, em que as balizas são feitas com liamba!...
TV- Foi um prazer Mr. ED! Grandes coiçadas na sua vida e, até breve. Foi um gosto este cheirinho a cavalo e ver como ainda há quadrupedes assim!
Caros amigos, esta foi a entrevista virtual possível. Para a semana há mais.
Passem super-bem!
domingo, 8 de agosto de 2010
CONTENTAR-SE COM POUCO!... MAIS DO QUE UM CANARINHO ESTIVERAM NAS MÃOS DOS VARZINISTAS
ESTORIL - 1
VARZIM - 1
FORAM BANDEIRA DO SR. LOPES! Foram, foram cardos para uns, foram moeda para outros... E já se foram, sem nada darem em troca.
Também, mais barrete, menos barrete...
Mas vamos ao jogo.
Esta é mais uma competição para desgastar os cofres dos mais tesos.
Um Estoril cheio de remendos por causa dos lesionadas na digressão ao Brasil, foi canja para um Varzim que nem precisou de recorrer ao bruxo de Amorim para lhes advinhar os pontos fracos.
Um Varzim que entrou a impor-se no jogo, mas sem ser muito regular nessa imposição, não resistindo à reacção do Estoril que, esteve à beira de dilater o marcador, antes do Varzim empatar.
Penso que as modificações não sortiram efeito, havendo uma confusão do meio campo pra a frente, com muita gente sem saber onde estar. Bruno Moreira foi aconselhado a "inventar" o seu posicionamento, só que Agra pensava o mesmo na mesma altura!...
Uma babilónio. Valha-nos que agora vamos jogar na nossa casa e contra uma equipa que ainda há duas épocas andou a penar nos últimos lugares.
O Varzim deu um "arzinho" da sua graça, mas, não surpreendeu pela positiva os mais atentos e mais arejados de ideias, além de não se satisfazerem só com o molho das bifanas!...
Mas há que deixar seguir a "ilusão". Enquanto isso, "o pau vai e vem", deixando os adeptos mais desconsolados que viúva do dia!
O Varzim ao intervalo vencia por 1-0 (golo André Ribeiro) e o Estoril empatou a 8 minutos do fim, já numa postura dos jogadores aflitiva para segurar a vantagem mínima.
Chupem este rebuçadinho, porque daqui a pouco, nem isso!
Fazer uma cataplana só com carapaus e mexilhões... não seduz ningém! Tenham lá paciência os que gostam de mentir aos amigos só para os deixaram com falsas razões para ficarem entusiasmados. Porca miséria!!!
Um horizonte muito negro se antevê, para mais um calvário varzinista. Deixem-se de discursos "maricas" e utópicos... Uma papelaria é uma papelaria, a loja do Paulino é a loja do Paulino! Nada de confusões. De comum, o quererem explorar e o "fazer" dinheiro, que no Varzim nem sempre, sequer, se cheira (como deveria acontecer).
Para a estatística: o golo do Varzim foi da autoria de Rui André (uma das caras novas), que iniciou o jogo como ponta-de-lança, para remediar, já que mostrou menos propensão do que Bruno Moreira para a função.
O último quarto de hora, foi com o credo na boca que os poveiros viram escoar-se o tempo e, suspirar de alivio com o ponto conquistado. O que vale, é que a tolerância, por esta altura ainda é rainha, embora muito podre!...
Pedro Nunes
VARZIM DISCUTE TAÇA LIGUEIRA COM ESTORIL
ESTORIL-PRAIA
V A R Z I M S C
APOSTA NUM CONJUNTO MAIS PRÓ-ACTIVO E COLECTIVISTA ESTARÁ O SEGREDO PARA A VITÓRIA
O Varzim desloca-se ao Estoril este Domingo para defrontar os da casa, a contar para a primeira jornada da Taça da Liga.
O clube poveiro fará assim a sua estreia em jogos oficiais na época 2010/2011. Quis o sorteio que fosse fora de portas. Será mais favorável nesta altura?... Logo se verá.
Estes jogos funcionarão assim como uma espécie de antecâmara do campeonato, a "original" Liga Orangina. É o mais positivo de todos os aspectos interessantes que esta prova possa ter para os clubes envolvidos. Será mais a despesas que a receita, logo... Ao menos, safem-se os dedos.
A turma canarinha da linha metropolitana lisboeta, deu-se ao luxo de ter estado a fazer a sua preparação de época em terras brasileiras, onde terá arrecadado alguns dólares (o real não paga cachet´s) e, também terá lançado alguma prospecção ao mercado de jogadores do país irmão (como brasuca tanto ama em dizer).
O Varzim por seu lado, fez a preparação à beira da porta e, devido a uma significativa alteração na composição do plantel, é com curiosidade que os adeptos esperam a sua apresentação neste jogo.
O clube poveiro mais representativo da cidade - os alvi-negros do Varzim (Lobos do Mar são os prémios...), perdeu o concurso daquele que é seguramente um dos candidatos futuros a ocupar o lugar de g. redes da Selecção Nacional e, não do "Clube de Futebol de Portugal", Marafona de sua graça.
Para o seu lugar, o Varzim foi buscar o guardião de 35 anos Avelino, um futebolista da "cantera" portista e que foi um promissor internacional na categoria dos mais novos. Experiente... q.b.
Missão bem difícil a de fazer esquecer o antecessor.
A linha mais recuada do "exército" vareiro mantém-se, muito embora hoje não possa contar com o central Pica, que em princípio deverá ser o titular, muito embora Campinho ou Neto possam fazer o seu lugar.
Ao que tudo indica, o técnico do Varzim poderá também e, ainda apresentar a novidade, relativamente à época anterior, que bem poderá ser a de utilizar uma dupla de trincos, com Tito a empunhar a batuta. Um deles, a jogar quase em cima da sombra do outro...
Tácticas "imaginativas", com bastante plasticidade!...
As linhas mais apontadas para missões ofensivas, poderão apresentar um triângulo, com 3 elementos na base e, Bruno Moreira no vértice superior, funcionando como ponta-de-lança volante.
Numa política de grande recessão financeira, condicionando cada vez mais o "recheio" pretendido e, com o agravamento da situação de endividamento e, falta de liquidez, este é o menu possível para atacar o dealbar desta época futebolística.
Há erros (a vários níveis que, não importa, agora e aqui, voltar a referir) de "navegação", cometidos ao longo de anos, que mereceram os alertas devidos e sensatos, emitidos pelos mais pacatos e leigos (de tão notórios), mas que não foram levados em conta.
Como dizia o outro, "agora não adianta chorar" e, oxalá que os danos fiquem por aqui, o que não será fácil...
Um feliz pontapé de saída Varzim, nesta "nouvelle saison" (nova época).
Óscar Gomes