sábado, 29 de agosto de 2009

RESCALDO

LIGA VITALIS - 3ª. JORNADA





E S T O R I L - 1







V A R Z I M - 1





MESMO CAÇANDO "COM GATO", O VARZIM TEVE TUDO PARA DEVORAR CANARINHOS TÃO "MEIGOS"...

Se cá estivesse o prometido matador, coitadas daquelas plumagens amarelinhas da linha do Estoril!

A formação poveira na deslocação ao Coimbra da Mota, para defrontar o Estoril, clube também com créditos firmados no melhor campeonato português, "do meio da tabela para baixo", com quem o Varzim já se bateu na 1ª. Divisão, nos tempos em que os dois clubes possuíam jogadores de nível, que hoje, seriam considerados de valor acima da média, conseguiu um empate a uma bola, repartindo pontos, que bem poderiam, vistas as coisas à posterior, terem sido "pescados" na totalidade pelo clube poveiro. A turma comandada pelo prof. Eduardo Esteves, jovem técnico, (numa equipa também bastante jovem) que procura, legítimamente, afirmar-se e aproveitar com todas "as garras", esta "nova oportunidade", agora tão em voga, "entrou" no jogo, como se impunha e os adeptos estavam à espera. Com o vento pelas costas - característica daquele campo Coimbra da Mota - os alvi-negros comandaram durante toda a primeira parte. Em nossa opinião e pelo que vimos da reacção do opositor, julgamos que se maior fosse o "sufoco" imposto pela turma varzinista, mais o Estoril "arrearia", especialmente entre os 10 e os 25 minutos do primeiro tempo. A equipa da casa, andou autênticamente perdida no campo, parecendo que se tinham encontrado pela primeira vez! Cada vez que perdiam a bola no seu meio-campo, fruto da pressão alta dos alvi-negros, não dando tempo nem espaço para os "estorilistas-brasucas" levantarem sequer a cabeça, saberem ao menos para que lado deviam levar a bola. Aos 25m. o Varzim chegou ao golo inaugural, através de Nélsinho, depois de uma boa triangulação Gonçalo Abreu/Mendes/ Nélsinho de se tirar o chapéu! O passe milimétrico e de primiro para o corredor contrário efectuado por Mendes a desmarcar Nélsinho, foi cirurgíco e letal para a defensiva canarinha. O intervalo chegou com o Estoril a "espernear" para chegar pelo menos ao empate, mas a não conseguir, face a um Varzim que estava a cumprir bem.

Na segunda parte com o vento contra, a equipa do Varzim não se deu bem e optou por uma atitude mais passiva, para responder à "vinda para a frente", como lhe competia, dos comandados por Hélder Cristóvão (um estreante como técnico numa Liga profissional de futebol). Não ia resultando muito bem... Valeu a fraca produção e a evidente falta de entrosamento de uma equipa construída em cima do joelho e com contratações por atacado, se calhar através da Net, lá dos "brasis"! Só que água mole em pedra dura, tanto dá até que fura... Com 34 minutos de jogo ainda para serem jogados na partida (56 m), após um lançamento de linha lateral, um dos moleques (Moacir) leva de "enfiada" dois opositores (um de cada vez) do Varzim que lhe surgiram pela frente e depois serve a bola para dentro da pequena área onde um outro seu compatriota (tinha que ser, !) de nome Calé, fez estragos na baliza poveira, obtendo a igualdade para o Estoril. Guardião dos alvi-negros que até tinha sido já, contra a corrente do jogo, protagonista em duas excelentes defesas. Grande Marafoma!

Até ao final, o conjunto canarinho, pouco mais fez do que procurar esconder um desgaste físico anormal, mesmo levando em linha de conta que estamos no princípio de época. Facto que "não colhe" para desculpas esfarrapas, como alguns pretendem. Os jogadores do Varzim, foram para o último quarto de hora, em alta fisicamente, com muitos jogadores do Estoril já de meias em baixo! Sintomático...

Se a comitiva do Varzim tem feito uma deslocação atempada para a capital e ficasse alojada, como se impunha e como fazem os clubes de "profissionalismo ao milímetro", e não no mesmo dia, estrada fora de camioneta como se de um grupo de excursionistas se tratasse e, se no plantel já lá estivesse o tal ponta de lança que o técnico, timidamente, vem reclamando... Também pensamos que se em vez de Tiago Lopes, Eduardo Esteves tem optado por Rúben Saldanha e depois faz entrar Vitor Júnior (bem sabemos são muito subjectivas e que à posterior é muito fácil, mas, é próprio de quem opina e, também de quem quer correr riscos...), talvez a história do jogo estivesse agora a ser contada baseada numa exibição, se calhar excessivamente receosa no segundo tempo, mas vitoriosa, o que não escandalizaria ninguém. Pelo menos quem esteve no campo ou quem a TV...viu!

Duas notas mais: O g. redes do Estoril fez uma única defesa, digna desse nome! No golo de Nélsinho, foi "mandado" à m... madeira!

Marafona contribui decisivamente para a conquista de pontos. Mendes, demonstrou pormenores interessantes de execução e de movimentação estratégica em campo. Terá sido espicaçado pela montra televisiva?! É um "puto" a rever.

O trabalho da arbitragem comandada pelo madeirense Marco Ferreira (lembram-se do jogador que um dia saíu de Setúbal...) esteve aceitável, num campo em que por via de regra o vento é também um factor que pode atraiçoar julgamentos "em cima do lance".

Depois de duas jornadas nada satisfatórias, soube bem "comer", desta vez não um arroz de pato, mas "de canarinho" tenrinho! Foi pena a vitória não ter sido alcançada, "como esteve ao alcance", passe a redundância.

Em vez de sete pontos a voar, bem que poderiamos ter apenas 5 nos 9 possíveis. Assim, lá vamos indo...

Em frente Varzim! Ala-Arriba!

PARA VER, REVER E VOLTAR A VER!
DOIS PRIMOROSOS GOLOS!
SEM FUNDAMENTALISMOS, PARABÉNS AOS EXECUTANTES!

16 comentários:

Anónimo disse...

Quem comenta assim, só demonstra isenção, realismo e verdadeiro, apesar como muitos de nós, que vimos pela Sportv.
Não é preciso ser almbebotas. Areeiros para os areais e não pró os olhos das pessoas. Nem por saberem que estavamos a ver o jogo!

Anónimo disse...

ESTE ESPAÇO DESTINADO AOS QUE NÃO TÊM PALAS, EMBORA CUBES DO CORAÇÃO, ESTÁ UM ESPECTÁCULO!
AND AQUI ÃOZINHAS DE QUEM SABE DA PODA.
SOU RIOAVISTA MAS COM ATESTADO DE SANIDIDADE MENTAL EM DIA. QUE O VARZIM VENHA COM URGENCIA PARA A 1ª.
E PONDO-VOS A PAU QUE NÃO TARDA MUITO O MARAFONA VAI PARA O BRAGA DE PASSAGEM, PARA DEPOIS APARECER NO RIO AVE. OLHAI PARA OS QUE EU VOS DIGO. TODA A GENTE ANDA PARA AI A DIZER QUE O DENTINHO PÔS O VARZIM QUE UM CHAPÉU DE POBRE!
COM VITOR JUNIOR E RUBEN SALDANHA A ENTRAREM MSID CRDO NS EQUIPA, OS DO ESTORIL-PRAIA LEVAVAM QUE CONTAR PARA A PRAIA DO MECO.

Anónimo disse...

... "A ENTRAREM MAIS CEDO NA EQUIPA", QUERO O COMENTADOR ANTERIOR COM CERTEZA DIZER.
hOJE NAS CHUSRRAQUEIRAS DA PÓVOA O PRATO DO DIA SERIA PASSARINHOS AMARELOS, BEM PASSADOS! SAFARAM-SE DE UMA VINGANÇA DO RESULTADO DA V. FEIRA.
NELSINHO MERECIA UM AUTODOOR, EM TAMANHO XXL NUMA RETUNDA!

Anónimo disse...

a INTERRUPÇÃO VAI SERVIR PARA RECUPERAR O PLANTEL E TAMBÉM PARA SERENAR OS ÂNIMOS. o PIOR É QUANDO AS FESTAROLAS DAS CONCERTINAS, DO BACALHAU FRITO E DOS PANADOS, ACABAR COM A DEBANDADA, COM OS BANHISTAS A DIZEREM SEMPRE O MESMO: "PARA O ANO NÃO ME F..., NÃO SENHORA! uMA GARRFA DE ÁGUA DAS PEQUENAS CUSTA 1 EURO E AINDA OR CIMA TER QUE ATURAR UNS SUJEITOS QUE VESTEM À LIXEIROS A REBOCAR CARROS À COTA?
lAZER ASSIM, NÃO OBRIGADO!

Anónimo disse...

não sou varzinista, sou de vila das aves mas há mais de 30 anos que me habituei a vir para póvoa e também passei a gostar do varzim, depois do desportivo das aves, é claro. Enquanto arrumavamos as trouxas, saquei do portátil que trouxe para fazer uns trabalhos para as Novas Oportunidades e, vi este comentário que me deixou maravilhado. è muito superior ao que há nas Aves, que já tem publicado comentários deste blogue.
Parabéns, vi o jogo na TV E pelo que vi, o Varzim, com mais um ou dois jogadores, tem razões para ser candiadto a subir até à primeira. DESCONFIO QUE O AVES ESTÁ PIOR DO QUE A ÉPOCA PASSADA E DO QUE O VARZIM, MAS O HENRIQUE NUNES SABE MUITO DAQUILO.
aTÉ CUSTAR VIR PASSAR FÉRIAS A UMA TERRA QUE TEM UM CLUBE QUE JÁ FOI RESPEITADO NA 1ª. DIVISÃO, AINDA O aVES NEM SABIA O QUE ISSO ERA!
o HOMEM MAIS FAMOSO DOS CORRESPONDENTES DOS JORNAIS QUE A pÓVOA TINHA ERA O LEAL, QUE ÀS VEZES ERA CASEIRO, OUTRAS VEZES ARRIAVA NO vARZIM FORTE E FEIO. o OCTÁVIO FOI CONTAR PARA AS AVES QUE ELE É QUE LHE CORTOU AS PERNAS, NÃO O DEIXANDO SUBIR AOS SÉNIORES DO VARZIM! ASSIM COMO O cHICO fONSECA DA ILHA DOS MOSCÕES, ONDE EU PASSAVA AS MINHAS FÉRIAS. a HISTÓRIA DO vARZIM É RICA EM PORMENORES QUE NEM TODOS CONHECEM COMO EU CONHEÇO, PORQUE SOU SEU FÃ.

Anónimo disse...

Per um jogo assim? Até apetece chegar à beira deles e dar-lhes dois abanões bem dados. Com Gâmboa a treiná-los, até os comia-mos! Era tão certinho como o dr. lopes vai de vel nas próximas eleiçoes, por os socíos já não aguentarem a tampa!

Anónimo disse...

O Varzim até não esteve mal. Havia de ter sido assim contra o Feirense. E nãp foi porquê? Pois é.

Anónimo disse...

O Vitor Junior era um dos do tri-dente terrível e afinal nem sequer foi opção quando se sentia falta de um atacante que ao menos degurasse dois gajos lá atrás! Lérias!

Anónimo disse...

os dois golos são bonitos. mais pela forma como as jogadas foram delineadas.
Mas atenção! Sejamos realistas e sóbrios. Qualquer uma das equipas, se querem, pelo menos, para a próxima continuar na Liga de Honra, não podem os seus atletas ficar a ver navios daquela maneira!
Repare-se: o golo do Varzim é conseguido num contra ataque que apanhou desprevenida toda uma estrutura montada a partir do bloco atacante do Estorial (deve ser a 1ª. muralha defensiva...) e completamente a atarantada nas linhas mais recuadas. Postura muitíssimo bem aproveitada pelos jogadores do Varzim! Eficácia total "jogando" nos erros adversário. Hélder mostrou que está mais verde que o seu congénere do Varzim.
A jogada do golo do Estoril, é "consentido" de uma forma inadmissível... Como é que o brasileiro teve tempo para aquilo tudo? Leva o Tito, leva o Neto e anda teve tempo para atirar para a defesa incompleta de Marafona (Caetano não foi a boia que era precisa)!?
No melhor pano cai a nódoa! De qualquer maneira, salve-se a primeira parte (não esquecer que a equipa tem que ser capaz de estar por cima durante o jogo todo... de prefência.

Anónimo disse...

Querem mais de uma equipa que não paga aos servidores administrativos, pessoal das camadas jovens, guarda do campo incluido! Que vai para Lisboa no seu autocarro no mesmo da do jogo, que nem uma excursão anual de uma qualquer junta de freguesia já faz hoje em dia! O outdoor com ocandidato à Junta da Freguesia de Artolas de Cima lá para os lados carvalhos os montes, um tal que aparecia num spot publicitário da TV a dizer ao telemóvel - "tou xim" -, custa muito mais! Coisas do "forno" interno do clube - dirão alguns! Ao que "chegáramos"...

Anónimo disse...

O anónimo das 15:47 faz observações próprias de quem sabe do que fala.

Anónimo disse...

Até ao golo o varzim esteve a jogar como um cândidato à subida a jogar fora de casa com um contra-ataque bem executado. Se na 2ª. parte entrasse da mesma maniera, o Estoril não tinha capacidade de resposta. Foi pena.

Anónimo disse...

O Varzim teve à sua mercê, oportunidade muito maior do que aquela que teve pela frente à Oliveirense em casa. Os de Oliveira de Azemeis são fracalhotes, mas o Estoril que vimos na televisão é mais fraco que o Carregado! Podemos crer! Um varzim mais matreiro no segundo tempo, tinha comido de cebolada a equipa do maçarico Hélder. Tivesse o Varzim o tal avançado que o treinador diz que lhe falta.
O resto, é conversa de meninas de programa.

Anónimo disse...

Desconfio anda por aqui alguns espreitas que ficam com uma ciumeira que não conseguem disfarçar. Vão para o 1º. Ciclo aprender. Ele há cada bronco/lerdo com os olhos enfiados no próprio umbigo!

Anónimo disse...

Empatar e ainda por cima fora, não é mau, mas há que atentar ao poder competitivo do adversário. Aquele Estoril é piorque fraco! Como ontem o Setúbal...
Os que não são varzinistas "de passagem", e que são possuidoras de bom senso, não entram em êxtases aparvalhados, com tão pouco. A vida do clube, em termos desportivos, não pode ser resumida à vitória na vila da feira da época passada, nem à derrota desta, nem tão pouco este insensaborão resultado contra o estoril praia.
Aproveitou-se a boa jogada de contra ataque do Varzim, como mandam os livros para quem está a jogar fora de casa e quer mostrar à saciedade que está ali para ganhar. Pouco, num jogo em que tem que se aguentar com pelo menos 90 minutos!

Anónimo disse...

O varzim jogou mais o menos.
Se quiserem ir a outro site vão a www.futebolem4linhas.blogspot.com se faz safor