quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PRÓXIMO JOGO



A esta hora, os "meninos" já dormem.

Amanhã bem cedo, pela manhãzinha, dá-se a partida da "comitiva poveira" para a zona de Cascais, onde à noitinha, se vai disputar o ESTORIL x VARZIM.

Não, não estou a falar de uma qualquer excursão, efectuada por um grupo de poveiros que à tarde vão à praia e pela noite projectam ir ao estádio apoiar o Varzim.

Estou a falar da saída dos profissionais do clube poveiro.

Isto é de um amadorismo atroz.


Quanto ao jogo, defrontam-se duas equipas que ainda não venceram e que somam apenas 1 ponto.

O Estoril na 1.ª jornada foi derrotado em casa pelo Portimonense por 1-3. Volta a ter oportunidade caseira para perante os seus adeptos conseguir a 1.ª vitória.

Um Estoril muito remodelado, construído à pressa, com um treinador que se estreia esta época nessa função.


Por sua vez, o Varzim vem de uma "copiosa" e humilhante derrota em Santa Maria da Feira.
Necessita rapidamente de uma vitória, sob pena de "a coisa" começar a ficar negra.


Eu já o disse e reafirmo, estou preocupado com o "meu" Varzim.

Para além de uma equipa jovem, esta revela muita imaturidade. Para além da ausência de quantidade, também a qualidade em quantidade no seio do plantel é escassa.

Um líder "aprendiz" com um grupo "nas mãos" a aprender, é uma combinação explosiva.

Por estes e outros motivos que não cabe neste post analisar, estou com receio se com estes "ingredientes" o "cozinheiro" irá ser capaz de fazer um prato capaz que cumprir os objectivos propostos. Espero bem que sejam infundados estes meus medos.


No entanto, não é cedo para arrepiar caminho.
Até ao fecho das inscrições de jogadores, seria fundamental ofereçer "umas prendas jeitosas" ao treinador Eduardo Esteves.

Quanto ao avançado prometido e desejado li hoje no sitio do Varzim o seguinte:


Contratação de um avançado


«Temos um perfil completamente definido e não vamos na pressa de contratar um avançado só por contratar. Temos pré-requisitos que passam pela qualidade e pela definição técnico-táctica do jogador e, obviamente, pelo aspecto económico. Sabemos onde podemos encontrar esse tipo de jogador, mas também temos que ter alguma cautela em relação ao aspecto económico e sabermos até onde podemos ir. Se encontrarmos um jogador dentro desses requisitos, tudo bem. Se não encontrarmos, tudo bem na mesma, porque tal como eu disse, confio plenamente nos jogadores que temos. Quem não tem cão, caça com gato e, muitas vezes, consegue-se fazer com que o gato se torne num leão».

EDUARDO ESTEVES

Significativo e esclarecedor...
TEXTO POR
Óscar Miguel

10 comentários:

Anónimo disse...

Quem pensaria que em pleno séc. XI, estaria a ver o Varzim, clube profissional de futebol, fazer uma viagem de 3oo Km., no mesmo dia do jogo!!! Uma amostra da melhoria de gestão em relações a outras. Os hotéis e estalagens já não dão crédito? Depois dos salários por pagar há meses aos funcionários e atletas... agora mais esta demonstração de "pobreza de gestão"!
A onde é que isto nos leva?
Para atenuar as mágoas, é que mesmo com esra caricata atitude de um clube de futebol de alto rendimento, o Varzim tem todas as probabilidades de ganhar perante um Estoril que também está pior que o chapéu de um pobre, na bicha para a "insolvência". Não tem nada a ver com o candidato da época passada. Quem não lhe ganhar, será um sério pretendente à descida!
Já alguém viu algum caçador caçar com um gato?
Eu já, mas só na ficção cientifica. Quem "está na real". com gatos, só para apanhar os que fizeram ninho no clube, porque uma desratização química, não chega.
Quem acode a este, modesto é certo, mas glorioso clube, a caminho dos 94 anos de existência?
Manuel do Laço e compª. também rogaram o mesmo, mas... não lhes ligaram nenhuma!

Anónimo disse...

Com este amadorismo, só o Carregado, que não joga ao Sábado porque alguns dos seus jogadores trabalham nesse dia.

Anónimo disse...

A foto do post vale mais do que mil palavras!
O polegar para cima é do Presidente da Direcção, dr. Lopes de Castro (um varzinista acima de qualquer suspeita), quando lhe perguntam se se sente de consciência tranquila quanto ao passado, presente e futuro do clube).
O boneco no meio da corda bamba, é o lugar onde colocaram o clube (varzinista acima de qualquer suspeita).
O dedo polegar para baixo é o do Presidente do Conselho Fiscal dr. Constantino (varzinista acima de qualquer suspeita), quando se manifestou quanto à forma como querem conduzir "este" Varzim!
Os eleitores votam nas promessas, e depois...
Os adeptos não aparecem na foto, mas é fácil imaginá-los de ar preocupado e de credo na boca!

Anónimo disse...

Sinceramente! O que é que pode dizer ou escrever neste momento, perante o que se vem passando com a carreira do clube poveiro?
O que é que se tem passado, quando os resultados não satisfazem os adeptos, particularmente os sócios? As massas são manipuláveis... mas chega um momento em que também, quando menos se espera, também manipulam e viram implacavelmente o bico ao prego de uma forma implacável!
Os clubes, quer queiram quer não, são dos sócios. Sem eles, os clubes não existirião, nem que se dedicassem só à pesca.
O prof. Eduardo Esteves penso que será um óptimo preparador físico, coadjuvando um técnico já calejado, de preferência com êxitos em subidas de divisão. Porque não tentam o Toni que subiu um Trofense que até então era um clube apenas conhecido por causa daquelas borrascas com a GNR do ex-ministro Dias Loureiro?
O Alex seria um Director Desportivo à altura dos desejos de uma direcção conscientemente ambiciosa, não só por estar licenciado para o efeito, mas também pelas raízes que o ligam ao clube, entranhadas ao longo de muitos anos como atleta e poveiro de nascimento. Não acham?

Anónimo disse...

Não estou a ver quem é esse Sr. "Dr" Constantino, mas talvez estejas a referir-te a um Sr. Contabilista (?) das "95 sem chumbo".
Varzinista? Talvez. Talvez? Talvez!

"Da Telenovela Brasileira... qualquer coisa, a correr actualmente na TV"

Anónimo disse...

quer-se dizer: contratam jogadores por atacado e depois, katapumba!!! mais uma barretada e mais um prego para a mortalha! Então vindos expressamente do Brasil... Faz favor, meu Deus! Tem sido cada trambôlho - Kleyr, Tássio, etc. Agora até um g. redes saído dos juniores! Um filão descoberto nas férias tropicais do sr. presidente? Havia necessidade disso?
Dizem que o problema está na média de idades! Não é desculpa simplória demais? Só de pessoas que já se esqueceram que o Varzim, ainda não vão assim tantoa anos como isso, chegou a ter na sua equipa principal, a jogar em simultãneo, 7/8/9 jogadores feitos na cantera e todos jovens com idades aproximadas. Vitoriano, Lito, Paulo Pires, Miranda, André mais velho, André mais novo, Miguel, etc.
Agora, se disserem que são jovens demais cujas qualidades não chega para disfarçar a imaturidade profissional e não têm o apoio (por inexistência) dos mais rotinados, já é outra conversa!

Anónimo disse...

É pena que não apareça ninguém que salve o Varzim desta palhaçada, só vista num clube da liga dos últimos!
O clube que andou tão bem visto, apesar de até ter alturas dificeis e sem os apoios de milhares de euros da Câmara, "esbanjados" de uma forma inconsciente. Ainda há quem tenha moral para defender o indefensável. Só por teimosia masoquista.

Anónimo disse...

Espantado por haver aqui quem tenha colocado o "dr." à frente de Constantino? É isso que prejudica ou tem prejudicado o Varzim? Se aora acham que ele não joga bem com o resto da "malta", ele até foi escolhido por ela, liderada pelo senhor doutor José Manuel de Castro! Ao que consta, ainda é o único que já começou a dar sintomas de um certo enjoar!

Anónimo disse...

O treinador não tem culpa da má gestão e das más escolhas. Ele é um simples funcionário que como qualquer trabalhador, procura ser fiel ao patrão, porque "nem sempre se pode ser verdadeiro". Ah! E não engrossam a conta bancária de ninguém ao fim do mês, não é verdade?

Anónimo disse...

O clube está em contenção de despesas e teve a ideia de não ficar no local de estágio do costume (Hotel da Caparica) e fazer um estágio de algumas horas antes do jogo num local adequado, mais sossegado e muito mais barato. Se eles fossem para a Costa da Caparica em época alta, alguém diria que era despesismo. Como resolveram poupar dinheiro, agora chamais-lhes amadores... por favor! E agora o Eduardo era bom preparador físico? Quando? Se há coisa que o varzim não tem à anos é um preparador físico à altura - ainda ontem se viu.