quarta-feira, 19 de agosto de 2009

IDEIAS DA SUPERIOR


VARZIM VERSUS ÉPOCA 2009/2010

O QUE HÁ A ESPERAR “DESTE” VARZIM?!



Ainda está quente o termo da primeira jornada e, já os adeptos do Varzim vão torcendo o nariz de desconfiança quanto à “amostra” patenteada neste "aperitivo", de uma maratona que se espera tenha "vitalidade", quer em termos de competitividade a nível geral, quer de modo particular, no que toca ao poder competitivo do clube poveiro, que é o "nosso" clube.
Mesmo reflectindo mais a frio, por mais que se apele à compreensão e “paciência de Jó” , nós, que vivemos estas "coisas" na pele de um mero espectador e, como é óbvio, como torcedor, não conseguimos, por uma questão de fidelidade à verdade, esconder o quanto de preocupação nos provoca o que continuamos a ver e a incerteza quanto ao futuro “desportivo deste Varzim”!
Não somos candidatos a nenhum lugar dentro do clube, a não ser o de simples adeptos do clube, mas com olhinho sem palas. Não estamos, (nem a tal nos iremos propor), incumbidos de dirigir o Varzim ou qualquer outra agremiação. Somos, dentro do nosso papel de humildes opinadores, fortes torcedores para que ao clube do qual somos fiéis seguidores, mas isentos na opinai, sejam proporcionadas as melhores condições para a sua existência com dignidade enquanto clube desportivo de futebol, particularmente do de alto rendimento, sem esquecer, contudo, a sua escola de formação. Outra coisa é o não pactuarmos com a incompetência, mesmo que oriunda de quem diga por ele ser capaz de “dar a vida em campo”! Seremos implacáveis na crítica aos que mal servirem o Varzim. Não somos nenhum órgão oficial de comunicação do clube. Somos fiéis, mas de livre expressão, dentro do que são as boas normas de conduta (se quiséssemos ser mais “chiques”, teríamos escrito ética).
O Varzim, pese todo o empenho de quem o tem servido nestas últimas 6 épocas, não tem melhorado a sua imagem, antes pelo contrário, ela tem sido exposta na praça pública pelos piores motivos, desde incumprimento para com os seus profissionais e assalariados, (os funcionários e os técnicos do sector profissional não recebem as parcas contraprestações pecuniárias há 7 meses, segundo consta! Simplesmente inadmissível, especialmente para aqueles que dependem daquelas verbas para o dia-a-dia…), passando pelas incompreensíveis, ou mal explicadas aos olhos do comum do adepto, das acções de índole mobiliária e imobiliária - a tão polémica venda dos terrenos do estádio, (e já se fala na alienação da Sede situada em Santos Minho) com ou sem permutas, passando pelas prestações desportivas medíocres, razão na qual assenta todo um descontentamento um tanto ou quanto contendido e na surdina comentado, dos adeptos em geral!
Notou-se neste jogo inaugural da temporada, em termos "ligueiros", o quão fraco é o nível global dos que apareceram em jogo, com as devidas excepções, é claro! Se quisermos ser realistas, e não sofrermos de fanatismo assolapado, condimentado com um "espírito corporativista protector", não dos interesses do Varzim, mas de um grupo, não podemos fazer outra abordagem ao tema - QUE VARZIM PARA ESTA ÉPOCA?!
No que diz respeito à defesa das suas redes, o Varzim conta com o mesmo g.redes, e ainda bem, (que ainda é um "miúdo", saído da formação varzinista, mas já com méritos reconhecidos) de seu nome Marafona. Mas atenção, e se aquele se lesionar ou baixar de forma? O "segundo" keeper, oferece garantias?! Para remediar, talvez!
No sector defensivo atentemos: o "núcleo central" está composto por dois jogadores da cantera, sendo um, o inexperiente Neto, embora bastante promissor. O outro é Pedro Santos, que embora já possua alguma tarimba (é o capitão), não está ao nível de um Alex (dos bons tempos) ou de um Nuno Gomes! E tomaramos que o plantel do Varzim fosse constituído apenas por jogadores formados no Varzim e de preferência que de cá fossem naturais! Houve épocas em que chegaram a contituir quase 90% do onze inical!... Qual o poveiro e, varzinista em especial, que não gostaria? Mas adiante, porque estas coisas não se compadecem com lirismos sentimentais e com os costumeiros "se´s".
Quanto aos laterais, para um 4x3x3, Caetano e Telo, não estão "vocacionados" para carburarem em consonância com a mobilidade colectiva que exige tal sistema. Pelo menos nos jogos que já lhes vimos actuar! Tal não significa que não sejam óptimos, mas num outro "plano"... Se calhar, e porque não, quando o técnico resolver preencher o meio campo com mais uma unidade. É claro que estas coisas, nem sempre são assim tão simples... É preciso que o treinador disponha de elementos no plantel que preencham os requisitos, como por exemplo recorrer a um dos "alas" do trio atacante (quem?)!
Por falar em ataque, parece-nos que Bruno Moreira é indiscutível na posição em que apareceu a jogar (inoportuna a sua substituição contra a Oliveirense). Já quanto aos "atacantes- interiores", Gonçalo Abreu e Vitor Júnior, se o técnico ficar limitado àquelas opções, vai ter bastantes problemas, se o objectivo do Varzim, mesmo que não seja o da subida, pretenda apenas fazer um campeonato pautado pela regularidade competitiva positiva e não feita de sobressaltos, por faltarem "dentes" na altura de ser preciso "rilhar ossos à falta de melhor"...
No que respeita ao comando técnico, tem feito o seu melhor... Pensamos que acedeu em meter a "carne no assador", em circunstâncias pouco favoráveis para um singrar a pulso, numas "lianas" muito frágeis, mas que o próprio conhecia e conhece perfeitamente! Tem cometido alguns "erros pontuais", especialmente nas suas legítimas opções como técnico, mas que deve e concerteza ira corrigir com o acumular de experiência profissional. Mas que é dura a sua missão, que ninguém tenha dúvidas, como ninguém tenha dúvidas que em devido tempo os adeptos e, os sócios em particular, saberão manifestar-lhe o reconhecimento... OU O APUPO, como é sabido.



Viva o Varzim! ARRIBA!

6 comentários:

Anónimo disse...

A questão da sede é de facto deprimente, passem pela Rua Santos Minho e verifiquem com os vossos olhos. Está ao abandono e com sinais evidentes de degradação.
Aquele espaço ainda, ainda é do clube. Mesmo que seja para alienar (esta direcção tem lugar numa imobiliária qualquer) respeitem a memória de todos os que faziam daquele espaço um local de culto e fé clubisticos.
Força Varzim e livrem-se dos "okupas".

Anónimo disse...

Enquanto as forças vivas da cidade continuarem a votar o Varzim ao nível dos clubes do inter freguesias e a dar massa para o folcloricos dos pereira e dos sás mais o resto do grupo irem passear para o Brasil, o clube não passará da cêpa torta! O dentinho não dá conta do recado... mas onde estão os outros?! Já sei! Andam no folklore das tarefas eleitoralistas e às voltas pela cidade embasbacados com os outdors, com estampas do tamanho de uma avenida! Deu prá entender? Com gente assim de grande lata, como é que hão-de ter vergonha do que andam a fazer ao Varzim, de quem muita gente se anda a servir e poucos a servi-lo.
Uma pandemia de incompetencia se abateu sobre o clube, pese toda os "a boa vontade" de uns quantos que se "sacrificam" pelo Varzim, que mesmo na banca rôta, "as lapas" não o largam.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o essencial que está escrito neste post. Aliás, só se fosse de cérebro dependente, é que poderá ter outra opinião sobre o contemporâneo Varzim. Não é qualquer que tem "credenciais" para o dirigir e para o treinar numa missão com objectivos "superiores".
O técnico está a aprender, tal como muitos dos deus comendados, inclusive um tal director desportivo, que ninguém conhecee que aparece de vez enquando a dizer uns dislates). Até é de louvar a receptividade do candidato a luzir como técnico de futebol, o Eduardo Esteves, homem de confiança do direcção e de há tantas épocas! As suas asneiras técnico-tácticas, algumas a rondar a teimosia, como na época passada com Marco Claudio p. ex., com o tempo, vão ser atenuadas.

Anónimo disse...

Vou comentar pela primeira vez neste espaço por 2 razões:

1º- acho que o artigo apresentado destoa do bota abaixo habitual (mesmo concordando com algumas há muitas maneiras de se dizerem as coisas)

2º - Estou 100% de acordo com um comentário anterior (19:10)...
Os nossos políticos locais são uns merdas de uns vendidos, sem alma, sem raça, sem brio mas com o bolso cheio e peneirentos q.b. quando aparecem na fotografia. Mas cá para mim vão morrer gordinhos. Não sei se vou dizer basta! como os outros dos cartazes mas sei que o meu voto não levam. A atitude que eles tem mostrado para o meu clube só porque não estão lá os amigos da panela, para mim é mais do que suficiente.

Anónimo disse...

Queem dicas senhortes dirigentes?
Um treinador para a subida: Toni, que subiu o Trofene. Mas só para a subida.
Para presidiente da Direcção: Virgílio Constantino.
De certeza que iriamos ter alma renovada!

Anónimo disse...

Quanto ao treinador penso que nunca por nunca se deve poupar dinheiro no timoneiro, se os recursos são reduzidos prefiro investir tudo num bom comandante do que em três razoáveis soldados.