domingo, 16 de agosto de 2009

RESCALDO

JORNADA Nº. 1 - LIGA VITALIS 2009/2010





V A R Z I M - O








OLIVEIRENSE - O



Entrada de "esguelha" do Varzim em mais uma edição da Liga Vitalis.


OS LOBOS DO MAR NÃO FORAM CAPAZES (MAIS UMA VEZ!) DE ULTRAPASSAR A MURALHA "OLIVEIRISTA".

Em pleno "querido mês de Agosto", com a cidade ainda a viver o rescaldo da festa da Sr.ª da Assunção, o Varzim recebeu a Oliveirense e, mais uma vez não a conseguiu vencer (já lá vão 3 partidas em que se encontraram em todo o historial das suas "vidas"). Como todos estamos recordados, o clube de Oliveira de Azeméis, escapou à despromoção a época passada, à custa de uma "aceleração" nas últimas jornadas, depois de ter andado sempre de "chapéu na mão" à cata de pontinhos, a segurar na "lanterna vermelha".Se estávamos à espera de ver um Varzim, para melhor, agora numa outra competição de cariz totalmente diferente de por exemplo uma Taça da Liga, tal não aconteceu nesta primeira jornada.Dados todos os "descontos", pensamos que o Varzim não esteve bem na abordagem a este novo frente-a-frente diante dos oliveirenses comandados pelo mesmo treinador que conduziu à manutenção nas condições já conhecidas de toda a gente que se interessa pela 2ª. Liga. Uma ou outra mexida na estrutura inicial da equipa, em nada alteraram a valia competitiva da "simpática" turma de Oliveira de Azeméis. Fica no ar se o Carregado será melhor ou pior!Os comandados de Eduardo, tarde e a más horas acordaram para "arregaçar as mangas e pegar na batuta", carregando sobre o adversário. Em vez disso, repartiu (consentiu) o tempo de posse de bola com o frágil opositor, falhando quase sempre no momento do passe e arriscou-se mesmo a ver o adversário marcar à passagem dos 10 m., em lance fortuito é certo, num desacerto pontual de Neto e que Pedro Santos acabou por neutralizar ao ser mais rápido que o adversário(lento demais), que se isolara, (quanto a nós),partindo de uma situação de fora de jogo, não assinalado por Paulo Baptista, um dos árbitros de pior qualidade que ainda vão "vegetando" pelo futebol luso. Mas o que é certo é que a bola a entrar ia valer mesmo!
Só por volta dos primeiros 15 m. o Varzim deu "um ar da sua graça", quando Gonçalo Abreu, atirou por cima da barra, na sequência também da primeira boa jogada de envolvência atacante dos varzinistas!Os adeptos do Varzim, em número reduzido, iam suando as estopinhas no cimento das bancadas na ânsia de verem o "seu" clube dominar e chegar ao golo da vantagem.
E como sofriam alguns notados emigrantes, especialmente "franceses"!...A Oliveirense lá ia cumprindo o esperado papel da ferrolhice, não querendo entrar "qual pato tótó", de uma forma lúcida e consciente de que, se alguém tinha que apertar, era a equipa da casa. Por todos os motivos e mais alguns.Uma nota particular para o grau de expectativa pelos livres apontados por uma das aquisições da época, o brasileiro Vitor Júnior. Debalde a espera e as expectativas... A prestação do atacante, não só nos livres ficou aquém do esperado, com origem em certa des (informação), como em outros aspectos... É contudo mais um jogador a rever, como é lógico.E o intervalo chegou com o resultado em branco e um sorriso amarelo nos rostos dos adeptos do Varzim, e muito bocejo no "redondel da quadratura"!
O Varzim reiniciou a partida com Mendes, outro reforço(?), no lugar do já falado Vitor Júnior.Aos 5m. do segundo tempo, surgiu a primeira grande oportunidade do Varzim, num lance bola parada (canto), com Tó Ferreira a cometer uma fífia do tamanho do mundo, que os atacantes do Varzim não aproveitaram! Poderia ter constituído o "toque" da viragem na produção de jogo por parte dos donos da casa e a galvanização acertiva que estava a faltar.Mas a grande a Oliveirense logo a seguir tem uma oportunidade de caras, com Marafona a ser o herói da tarde em mais uma espectacular defesa, ao negar o golo, numa altura que poder-se-ia considerar contra a corrente do jogo.Sentiu-se de facto que em termos do jogo do "gato e do rato" protagonizado pelos dois conjuntos, a gato (Varzim) começava a fazer a vida negra ao rato Oliveirense. "Rato" que estremeceu quando viu o senhor Paulo Baptista sancioná-la com uma g. penalidade! O silêncio tomou conta do estádio e a pele de muitos ficou arrepiada! Alguns fizeram benzeduras, "cruzes" e, "correntes de apoio moral", tal como os brasileiros "flepões" nos ensinaram! Só que, segundo o "temível", pelos vistos, marcador de g. penalidades, Vitor Júnior já tinha saído. Assim quem levou com a "tremedeira" em cima foi o pobre do Gonçalo Abreu que, infelizmente para ele e principalmente para o Varzim, que lhe paga para fazer o melhor possível, falhou... para desânimo dos adeptos dos alvi-negros. Custa.mas acontece aos melhores. Trabalhar a marcação de grandes penalidadesdeve ser trabalhado por todos durante a semana, g. redes incluídos, porque não?! Não podem ficar dependentes de um "especialista"! Nem é concebível que, a levar em conta o que disse o treinador do Varzim, "naquele momento decidiu quem marcaria seria o G. Abreu porque ou que estava planeado marcar, já estava nos balneáros!?

Como pode tal acontecer num clube de futebol de alto rendimento?! Ainda se fosse na Oliveirense ou no Carregado... E depois queixam-se de tudo e mais alguma coisa que ninguém entende! Ou parece...
No cair do pano, quando os poveiros já jogavam mais com a emoção do que com a razão, a Oliveirense ia marcando, falhando por uma nesga! Seria o "golpe de misericórdia" na turma poveira, que não merecia perder, mas também a Oliveirense, pelo "trabalho de formiga", com grande firmeza acompanhada da lucidez necessária, também não merecia sair da Póvoa derrotada. É custoso "engolir"mais este sapo, mas quem viu o jogo, e for capaz de pôr de parte qualquer tipo de cegueira " bacoca ou parola", pelas suas cores preferidas, concordará connosco, certamente
O espartilho montado pelo técnico forasteiro, foi bem orquestrado numa demonstração de um bom trabalho de casa para esta partida e, beneficiou da tarde menos acertada do Varzim, em momentos pontuais do jogo, como pelo que atrás ficou escrito se percebe.
Já em relação ao comando do técnico da turma poveira, Eduardo, achamos que denota "crescimento na função", mas temos que lhe fazer dois reparos negativos: primeiro, a saída de Bruno Moreira para a entrada de Danilo, foi uma aposta perdida e inoportuna, já que o ponta de lança Bruno Moreira estava a "laborar" a preceito. Substituição que foi "reprovação" pelos adeptos do Varzim, com um coro extenso de assobios.Segunda: insinuar, no final, que o apoio e a ânsia natural do público, perturbou psicologicamente o Gonçalo Abreu, não é coerente com as suas funções de técnico e de líder de um grupo de atletas! Apesar disto, auguramos-lhe um bom futuro na carreira. Já relativamente ao Varzim, atendendo às limitações perceptível aos mais atentos, nem por isso!Quanto às substituições, é sabido que os adeptos não fazem substituições, mas que gostam que delas bem feitas, que ninguém tenha dúvidas! Danilo deu fiasco e é outra aquisição da época a rever.

Já agora mais uma achega.
Querer jogar assente num plano posicional de 4X3X3, só se pode aventurar a fazê-lo se se tiver ao dispôr jogadores com qualidades para tal. Nem o Mourinho se atreveria a tal!...
É por demais evidente a qualquer "amador" que no que toca ao que foi visto fazer pela equipa do Varzim, a articulação defensiva (laterais), com o trio do meio campo e este com o "tridente" atacante, não está a ser conseguida! Caetano, lateral direito, só fez a primeira descida ao último reduto, já perto do final da primeira parte! E o pior de tudo, é que com aquela falte demecanização e sistematização de processos, o Varzim fica fragilizado em todos os seus "blocos"...
Se não foi um começar com o pé esquerdo, foi sem margem para dúvidas, com o pé errado, e que impossibilitou a obtenção de 3 pontinhos...A figura do jogo, foi MARAFONA, com duas ou três intervenções de luxo e oportuníssimas! Uma jóia da coroa que os dirigentes do Varzim têm que saber valorizar e trazer "mais-valias" para o clube, o que nem sempre tem acontecido com a venda dos seus "frutos". Situação a rever por quem de direito.

Quanto à concorrência, de relevar a vitória fora do Portimonense em casa de um cândidato Estoril. A vitória concludente no seu reduto, a conseguida pelo recém despromovido Trofense, agora ao comando dessa velha raposa Vitor Oliveira, que resolveu voltar ao seu habitat natural, técnico com ctéditos firmados. Um outro apontado como pretendente ao poleiro, o Stª. Clara, cumpriu diante do Fátima ao vencer, na ilha açoreana por 1-0. O mesmo se poderá dizer do Gil que aviou o também regressado a esta Liga Penafiel. O Outro regressado Chaves foi impotente, em casa diante de um Feirense que é, mais uma vez assumidamente, um cândidato "peso-pesado" à subida, também com um comando técnico de categoria confirmada.


Força Varzim!







15 comentários:

Anónimo disse...

Se o penalty tem entrado... Se o adversário tem marcado quando estava o jogo acabar... Se, se, se...
O "se" é filho da "esfarrapada".
Ponham a equipa a jogar à bola como deve ser e deixem-se de desculpas de "cáca".

Anónimo disse...

lI QUE NO vARZIM HÁ PROFISSIONAIS QUE PRESTAM TRABALHO EM TAREFAS QUE O "GRANDE PÚBLICO" NÃO VÊ, DOS QUE NÃO SÃO CAPA DE JORNAL, NEM DÃO ENTREVISTAS. DOS QUE NÃO PRECISÃO DE PAGAR A FAZEDORES DE IMAGEM, COM OU SEM BRANQUEAMENTO DE DENTADURAS E QUE, ESTÃO HÁ MESES SEM RECEBER O MÍSERO SALÁRIO! ENTRETANTO A DIRECÇÃO ESTÁ A PAGAR UM BALÚRDIO A UM DIRECTOR GESPORTIVO, QUE NIN GUÉM CONHECE, E QUE DIZ SOBRE O ASSUNTO DA FALTA DOS TAIS PAGAMENTOS AOS FUNCIONÁRIOS, "QUE NÃO PODE RESPONDER, PORQUE NÃO É DA SUA AÇÃO". JÁ AGORA QUE AÇÕES SÃO AS DO SR. RIBEIRO NO CLUBE?
o ALEXANDRE PARA ALÉM DE TODO UM CURRICULUM DESPORTIVO VALIOSO, É LICENCIADO EM GESTÃO DE DESPORTO E, QUERIAM-LHE DAR A GUARDA DO NOVO CAMPO? CARICATO, NÉ!

Anónimo disse...

Olhem para os sinais dados pelo Portimonense, pelo Feirense e pelo Sta. Clara! É muito cedo é certo, mas entrar de garras afiadas, é pesicológicamente importante. É desde cedo marcar território!
O resto são balelas e desculpas de "dolescentes imaturos". Ou próprio de quem avesso aos 3 pontinhos...

Anónimo disse...

A mim, que acompanho a vida do clube, de perto e há muitos anos, sempre honrando o meu compromisso de pagar as quotas e comparecendo em muitas das Assembleias, que agora têm sido umas chachadas apalhaçadas que nem no "Cardinali", já não vou em cantigas de embalar. Enquanto esta malta estiver à frente dos destonos do clube, bem que poderemos esperar sentados. O "Expedito" e "Floribela" bajuladora, continuãrão a mergulhar o Varzim no caldeirão da medioctidade, para felicidade dos rivais!

Zé do Bau

Anónimo disse...

Durante a semana ouvi e li um estardalhaço de comentários, alguns a rondar o esterismo, que "agora com o tridente" iamos comelos a todos! E que muitos iriam ficar orelhudos e com boca torta de tão maldizer sobre a seita do Dr. Dentinho, etc, etc. Mas afinal quem ficou todo escangalhadinho foi um tal senhor que no fim do jogo disse que o Abreu ficou perturbado com o apoio dos sócios!
Palavra de honra, se dá para entender! Se calhar só um tal comentador que se autodenomina FARC, ou PFGRF )presidente forças galegas reolucionárias das f...).

Anónimo disse...

Estive na superior a ver o jogo, e sai do campo com muita tristeza.
A primeira parte foi muito má.
A segunda foi melhor mas insuficiente.
Tivemos o lance de penalti e mais um ou outro para marcar. No entanto também reconheço que o Oliveirense podia ter chegado ao golo da vitória, que não seria justo.
Mas, a justiça no futebol é uma treta...
A substituição do Vitor pelo Mendes foi bem feita e justificou-se. A do Bruno Moreira pelo Danilo, não lembra o diabo, pois, estava no melhor momento do jogo, o avançado luso.
Substituir por substituir, não é nada.

No final e a caminho de casa, através do rádio do carro, ouvi a conferência de imprensa, e fiquei boquiaberto.

O Prof. Eduardo disse sobre o lance do penalti, e que eu também me tinha apercebido no jogo da confusão, que como o Vitor Junior tinha saído, decidiu que seria o Gonçalo Abreu a marcar...

Como é que isto é possivel num clube profissional? Só está definido um marcador de penaltis??? é decidido no momento???
Nem no Juve Norte onde ue já joguei eram tão amadores.

Depois ainda disse que o G. Abreu falhou devido ao apoio do publico que fez o jogador ficar nervoso...
Mas o que é isto???
Pedem o apoio dos sócios e depois dizem que a culpa dos falhanços é do apoio, afinal em que ficamos???

Isto não é nada mais que puro amadorismo.

A verdade é só uma, já fomos eliminados da taça da Liga e o 1º jogo perante um fraco Oliveirense não conseguimos ganhar, é preocupante.

Anónimo disse...

Aquela substituição do Bruno Moreira naquele momento não foi nada bem executada. Este Danilo não mostrou nada. Ouvi dizer que veio da III Divisão Dinamarquesa, será verdade?

Anónimo disse...

Líder do Conselho Fiscal ameaça demitir-se
DEPOIS DE CRITICAR AS ATITUDES DA DIRECÇÃO


O presidente do Conselho Fiscal do Varzim, Virgílio Constantino, acusou na sexta-feira a direcção do clube de seguir um "modelo de gestão esgotado" e de não fornecer os dados financeiros necessários ao funcionamento do órgão.

As críticas foram proferidas em plena assembleia-geral extraordinária dos poveiros, na qual o orçamento para a época desportiva de 2009/10 foi aprovado por unanimidade.

No final da assembleia, Constantino foi ainda mais longe, duvidando da concretização do projecto do novo estádio do clube, cuja construção deveria começar em Setembro. "O Varzim não tem capacidade económica e financeira e estrutura para ultrapassar um projecto da envergadura do novo estádio", afirmou.

O presidente do Conselho Fiscal admitiu a possibilidade de se demitir nas próximas semanas, reprovando a direcção por não se reunir com "os órgãos que tutelam o clube".

Já o presidente poveiro, Lopes de Castro, considerou que Virgílio Constantino se deveria "demitir amanhã" (hoje), em face das suas declarações. "Fiscalizar pressupõe uma acção. O presidente do Conselho Fiscal desligou-se da vida do clube e a direcção do Varzim sente-se órfã", acusou.

Relativamente ao orçamento para 2009/10, o dirigente frisou que o documento tem "rigor" e que "esmaga os salários do futebol profissional e da equipa técnica".

Os custos previstos, englobando a equipa profissional e os escalões de formação, são de 1,6 milhões de euros, enquanto que os proveitos ascendem a 1,82 milhões de euros, prevendo-se assim um resultado positivo de 141.571 euros.

A assembleia-geral teve início com a aprovação, com apenas um voto contra, da alteração do valor das quotas mensais - de 4 para 5 euros - e dos lugares cativos para a época desportiva 2009/10.

Os 120 sócios presentes concederam igualmente autorização à direcção para recolher propostas para uma permuta do edifício da antiga sede social do clube, sita na Rua Santos Minho.

Relativamente ao novo estádio, Lopes de Castro adiantou que as datas de início e fim de construção apenas serão públicas quando o plano de pormenor dos terrenos do actual recinto for aprovado em Assembleia Municipal.

Data: Sábado, 18 Julho de 2009 - 14:46


O VARZIM navega em bom ritmo.

Anónimo disse...

Assim??? Nem com mais os direeitos comerciais do C. Reinaldo, é posto o Varzim com os sala´rios em dia relativamente aos assalariados do seu Q. do Pessoal, não ganham o que recebe o director desportivo para ajudas de custo! Isto é envergonhar o clube e a cidade, além da mais elementar obrigação de qualquer empregador.
O "vírus" está bem identificado! Os sócios têm a obrigação de vacinar o clube contra males que podem ser fatais para a sobrevivencia do clube (vidé Boavista). Lamentável!

Anónimo disse...

Só um lerdo ou um doente mental, pode pactuar com as justificações referidas no final do jogo, quer do "maçarico" capitão, quer do técnico, revelando as "lesões internas" de que padece este tão mal tratado Varzim. O adepto não vai à bola só porque não tem mais que fazer! Ou será?!
O que foi "servido" ontem sobre o relvado,então aquela primeira parte e a substituição do Bruno Moreira, mais parececia estarmos a ver O Aliados de Lordelo e o Rebordosa! Francamente triste, para quem não gosta do Varzim só por conveniencia...

Anónimo disse...

Eu penso que o resultado justo seria o 0-3, não sei talvez o 0-4. Porra, alguém aqui vê as coisas como elas são? Alguém dá tempo ao tempo? Eu sinseramente gostava de saber quem sois e ao que vindes, apenas para saber quantos fazem parte de uma lista que se candidate. Dizer mal por dizer é fácil, E o Varzim com amigos está claramente bem servidos do contrário. Estes detratores quando o Varzim começar a fazer bons resultados vão certamente ficar tristes. Ou seja eles vão ter sempre que dizer, por mim é a última vez que vizito este blog. Venceram!

Anónimo disse...

Os melhores amigos do Varzim, são os que se preocupam com o "estado da nação varzinista", que está a ser minado, época após época, numa degeneração arrepiante, entregue ao "improviso" de uma gestão absolutamente caduca e perigosa.
Já li algures, uma sugestão para que os funcionários do clube vejam minorado o problema dos salários em atraso, numa solução tipo TV markting de "ajude os "funcionários", fazendo o seu deposito em nome do patrão xxxxxxxxxxx.
Só de esquimós amadores na pesca das focas do Ártico da imaginação.

Anónimo disse...

Agora vamos ter "operação coração" no Varzim. Isto só mesmo da cabeça de um "mouro".
Isto não mediocre ou amador, é infantil.

O Clube necessita de alguém que substitua o "paralítico" Lopes de Castro.

Preto No Branco disse...

E quem para substituir o Lopes de Castro? Quem é que consegue tomar conta do clube, afastando de uma vez para sempre o fantasma dos salários em atraso e colocar a equipa na primeira? Digam-me quem, porque terá seguramente o nosso voto em Janeiro...
Quanto ao resto do comentário... enfim, sem comentários. O mouro, como lhe chamam, está longe mas tem ideias... mais ou menos fáceis de concretizar... mas tem-nas.
O que eu gostava de ver por aqui eram ideias e propostas e não repetitivo discurso da demissão do presidente. Parece que se engoliu a cassete e não se sabe dizer mais nada.
Não estou a dizer que é o presidente perfeito. Não estou a dizer que não tenha responsabilidades no actual momento do clube. Não estou a dizer que não tenho críticas à sua actuação.
Mas, que caramba, não há uma ideia positiva para lançar a debate?

Sei que, provavelmente nem publicam este comentário. Engraçado como as coisas são: em tempos, o Preto No Branco foi acusado de ser o blogue da censura... e eu pergunto: o que vocês fazem, é o quê? Não creio que os blogues do Varzim tenham que ser rivais. O administrador deste blogue disse-o e muito bem: há lugar para todos. Confesso que entendo muito mal a inimizade e as bocas foleiras - mais ou menos directas - que alguns dirigem ao nosso blogue.

Ainda assim, melhores cumprimentos... e votos para que um dia - não muito longe, espero eu - possamos festejar os sucessos desportivos e a estabilidade do nosso clube.

Anónimo disse...

Até quando a desculpa esfarrapda das contad herdadas? Da culpa dos presidentes anteriores? Até quando tal serve de branqueamento (agora que estão na moda para as dentes)?