sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A JORNADA INAUGURAL

LIGA VITALIS - ÉPOCA 2009/2010

1ª. JORNADA













V A R Z I M - O L I V E I R E N S E






JÁ CHEGA DE FADINHO:- "COM PENAS ME DEITO, COM MAIS PENAS ME LEVANTO" PARA OS FERVOROSOS ADEPTOS POVEIROS!
A LANCHA POVEIRA VAI SER ARREADA AO MAR DAS ILUSÕES.

OBJECTIVOS?! PRETENSÕES?!
" DESCULPEM, MAS SÓ NO FIM DO CAMPEONATO"!...


Na oficina poveira, o aquecimento está com os motores ao rubro, muito embora as esperanças da grande maioria dos sócios, causada por sucessivos insucessos, ande, lamentavelmente pelas ruas da amargura!
Uma boa arrancada, como em todas as competições, é importante, mesmo que não auspicie nada quanto ao desfecho final. Mas é motivador, mesmo dando de barato que os primeiros grãos de milho são para os pardais (profs. ou não).
O poveiro, especialmente o homem do mar, é por natureza um indivíduo resistente ao infortúnio, persistente e não "se deixa arrear" (só quem é da Póvoa sabe o significado desta expressão) facilmente, e não gosta nada que o traiam. É do conhecimento de quem tem um mínimo de conhecimento deste país, a rija têmpera do poveiro! Por isso, aí estão eles mais uma vez, unidos pela crença, os devotos sócios, que para alguns vendedores de sonhos, são só de votos que valem status para aproveitamento pessoal!...O sorteio ditou para 1º. adversário do Varzim, nesta rentrée futebolística, da disputa do balão do couro (e não de coiro), na busca dos famosos 3 pontinhos, grande mola incentivadora da paixão pelo espectáculo-rei, a Oliveirense que na época passada veio ao reduto poveiro (ainda no velho porque o novo ainda não passa de virtual) roubar 2 pontos quando para o final da época época faltavam 8 jogos, tendo na altura "alguém" manifestado incompreensíveis suspiros por tal conquista!... Coisas de fervorosos acólitos . Como se tal desiderato desse entrada numa qualquer prova europeia! Só de taradices quixotescas!... Alienar assim a mente, também não! As expectativas suscitadas pelas recentes temporadas de má memória para os poveiros, à excepção do caneco da cerveja (da qual pela segunda vez consecutiva, os varzinistas são eliminados logo na 1ª. eliminatória), que tem tanto prestígio que já poucos se lembrarão de tal "feito" (para "cavar" algum que desse ao menos para pagar aos vigilantes...), são reduzidíssimas, havendo mesmo um grande sentimento de desconfiança quanto às capacidades para uma manutenção nesta Liga de Honra, esclavagista das finanças dos clubes!... A possibilidade de mais uma receita oriunda da TV, de valor light, não mais é do que uma aspirina!É imperioso que o espectáculo e, especialmente o resultado, nesta jornada inaugural, seja o mais possível do agrado dos adeptos do Varzim, caso contrário agravar-se-á cada vez mais o fosso entre as duas partes - Direcção/plantel e sócios! Não chegam as costumeiras desculpas esfarrapadas, porque quem gosta de ver futebol, sabe perfeitamente distinguir o que é bom do que não presta, por muito bons que sejam os oportunistas vigários da palavra. Deixemos de lado os paninhos quentes e os falsos moralismos. Sejamos sinceros e honestos, sempre e em toda a acepção da palavra. Não basta parecer... Isto claro, para quem dá valor a tais atributos ou valores (não nos referimos a bens mobiliários)...
Já deu para perceber, há muito, que existe uma legião de "cães de loiça", que embora já debilitados pelo micróbio da mentira, qual esqueleto corroído por uma osteoporose, vai-se desmascarando época após época, pondo a toda uma panóplia de pantomineiras promessas!
O Varzim apresenta-se para esta época, com frágeis argumentos, pouco convincentes, envolvido no enigma de objectivos desportivos pouco esclarecidos, a coberto da justificação de que em breve acontecerão eleições no clube ( por pouco eram também em 2009, o ano de todas elas...)! Assim, publicamente, não foram manifestadas que exigências serão feitas aos seus assalariados, se é que existe moral para tal.
OBJECTIVO SUBIDA!? "SÓ NO FIM DO CAMPEONATO", responderia D. Quixote de La Mancha ao seu fiel burro.
E a justificação "salários em atraso" ainda servirá de guarda-chuva à incompetência?! Servirão para os corriqueiros "rodriguinhos" para calar tolos?!
É ilusório e não é sensato dizer-se que o plantel foi reforçado. O que aconteceu, de facto, é que jogadores nucleares deixaram o clube e os substitutos são uma incógnita, a maior parte, credora de muitas reticências quanto ao que valem! Isto não é de se "comprar por junto".
Os lugares de Nuno Gomes, Emanuel e Marco Claúdio estão por preencher. Só em teoria, existe o tal "bluf" do tridente, próprio des imaginativos joguinhos de uma qualquer "PSP"!
A não ser contratado mais ninguém com aptidão para tarefas de índole mais ofensivas, o Varzim ver-se-á em apuros! Esta é que a realidade que alguns fingem não ver... Não é preciso projectar em écran gigante, ou ir ao Rio do Janeiro visitar o Corcovado. Claro que não!
A missão incumbida aos dirigentes é a de gerir. Se nos permitem a ousadia opinitiva, julgamos que em primeiro lugar, a Direcção, esta ou outra, deveria concentrar todos os esforços no êxito desportivo e, só depois, o saneamento financeiro. A melhoria das receitas provenientes das mais diversas fontes, tornaria-o mais simplificado. Mas para que tal aconteça, o plantel tem que estar provido de gente com qualidade "acima da média" dos restantes competidores!
Já a missão do adepto é apoiar e exigir SEMPRE o melhor para o clube. Que é o quê? VITÓRIAS, conquistadas pelos seus atletas, apoiados num bom trabalho directivo!
Vamos para a sexta época! Cinco falhadas, já muito "gastaram" o juízo ao varzinista mais calmo. Para experiências?!... Já são mais que muitas! Os poveiros, exigem "drásticamente" que o clube esteja no lote dos eleitos para a subida, porque tem um valoroso historial no ranking do futebol nacional, por exemplo, à frente de um mítico Leixões e de outros clubes de referência do futebol português, e por tal motivo, é "apontado", mesmo que nenhum dirigente o assuma à partida, como um candidato natural ao ingresso na Liga principal do futebol português!
Uma equipa técnica que escolheu os seus "guerreiros", é certo que dentro das possibilidades que lhes deram (uma equipa "baratinha" no dizer de uns quantos, à boa maneira da Casa do Barata...), tem ao seu dispor para apoiar - aos técnicos e atletas, como é óbvio - durante os jogos, a melhor massa associativa do país! Façam o favor de lhes servirem muitos pontinhos, de preferência vitórias... que eles vos agradecerão e colocarão no melhor pedestal do mundo!

Força Varzim! "HAPPY SEASION", ou como diria Solnado - "façam o favor de serem felizes"!

11 comentários:

Anónimo disse...

Muito gramava que o varzim pregasse uma copiosa derrota para calar a boca a muito mal dizente. Há que dar novas oportunidades a este treinador que ainda vai dar muito que falar ao menos na Póvoa

Anónimo disse...

Estou como diz o outro, "o Lopes de Castro assume que esta divisão é o afundar do clube eem termos financeiros, e como é possivel lutar pela permanência num escalão que está a fazer ao nosso clube."

Anónimo disse...

Estar na Liga de Honra a pensar em sanear financeiramente o clube, é UTOPIA!
Ter objectivos em ter mos de formação de atletas, para ir buscar ao Brasil jogadores acados de sair das camadas jovens (?!) e, vender os jogadores formados na "cantera" (estaria aqui um tempo infinito a mencionar nomes!) poveira com valores de "rebaja" (preço dos chinenes), é uma tonteria absurda!
Estas verdades têm que ser corrigidas por alguém a quem foram confiados poderes para tal. Mas se assim não procederem, a resposta deve ser dada por vontade expressa dos sócios no lugar próprio.

Anónimo disse...

Já estou como diz aquele comentarista que agora resolveu aparecer por estas bandas a mandar uns bitaites, um anónimo com o nome (?) de vírus gripal:andam para aqui a querer destrir aquilo que outros andam a tentar construir.

Anónimo disse...

Como associado, espero bem que não haja para já nenhum contrato promessa de compra e venda do Luís Neto. E também dúvido que esses pseudo-directores versus presidentes conheçam por aqui o significado da palavra cláusula.

Anónimo disse...

Não sejamos prostitutos do intelecto. Sendo as eleições livres para quem a elas queira concorrer, deixem-me dizer apresentem uma lista e candidatem-se. Façam-no já, pois em Janeiro não serão capazes. Depois aparece lá mais um dentinho, ganha e é espectacular, lá temos outro em quem bater (ou o mesmo).
O provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte do desenvolvimento superior dela. Eu sou um provinciano e pelos vistos não estou só!

Óscar Gomes disse...

"Perdoai-Lhes Senhor". Não sabem o que escrevem.
Saramago "ao pé" do que escreveu o pensador das 22:14, sentir-se-ia um insecto da Literatura!
Vou por citações mais humildes: "o pior cego, é aquele que vê e não quer ver!"
E depois, caríssimo amigo, de provinciano e de ignorante todos têm um pouco! Ora pense mais um bocadinho e, resvale, não na indiferença que lhe merecem os que o rodeiam, mas sim sobre a sua própria pequenez…
Acho que aqui, o que pode ter algum valor, é “discutir” o Varzim, e não encarar este blog como se de um concurso de jogos florais se tratasse!
Deu para entender, não deu? Caso contrário, estaremos no local errado, há hora errada!

Anónimo disse...

Qualquer pessoa de bom senso não vai pensar que aqueles que aqui demonstram o seu desencanto por não verem o Varzim a disputar uma 1ª. Liga, estão a escrever alguma anormalidade. Não é legítimo? As gentes da Póvoa que gostam do seu Varzim, talvez tenham é sido "mal habituadas" ao longo de anos afio, em que o Varzim foi o "ai Jesus" da cidade, a sua joia da coroa. É 17º. na classificação dos melhores de Portugal e já esteve uns furos acima! Como dizia H. Calisto, "a cidade tem o dever de tratar com todo o carinho este clube que projectou o nome desta terra por todo o lado!"
É claro que toda a gente que está envolvida na causa Varzim - dirigentes, plantel e restante staf deseja tanto quanto, o mesmo que os tais descontentes. É o óbvio dos óbvios!

Anónimo disse...

Estou no Parque da Cidade, à beira lago, a ver os patos e ouvindo pela Onda Viva que é a melhor rádio da Póvoa, as "primeiras", a 1/4 de hora do início de mais uma "maratona". E no zig-zaguiar do trajecto natatório dos ditos patos, penso: vida de pato assim, apetece ter, mas pensando na vida dos que são papados época após época, não! Nunca hei-de ter!
PVCRFG

Anónimo disse...

Boa sorte Varzim. Que a arbitragem não estorve...

Anónimo disse...

"Salários em atraso dos funcionários do Varzim

-
Face às notícias de que existem situações de salários em atraso entre os funcionários do Varzim, apelamos aos sócios que paguem as respectivas quotas e encorajamos os responsáveis do clube na sua tentativa de resolução desse grave problema, cuja origem directa desconhecemos. Mais importante que tudo, para já, é enviarmos também uma palavra de solidariedade para aqueles que, sem auferirem de grandes salários, mesmo assim estão neste momento a ver-se privados dos mesmos."

Esta pérola está escrita no blog preto e branco pelo PFGR.
Há coisas fantásticas, não há?