EM TEMPO DE MAIS UM INTERREGNO, E PASSADA A FOLIA DAS FESTAS NATALÍCIAS, HÁ QUE REPARAR (MAIS UMA VEZ...) O QUE ESTÁ MAL ENQUANTO É TEMPO!... AGIR COM A RAZÃO É IMPERIOSO!
RECTROSPECTIVANDO:
17ª JORNADA
FARENSE - 0
VARZIM - 0
UM NULO EM TERRAS DOS MARAFADOS QUE BEM PODERIA TER TERMINADO COM VITÓRIA POVEIRA.
18ª. JORNADA
VARZIM - 0
FEIRENSE - 1
UMA PEPA DE SORTE NO CAIR DO PANO! EMPATE SERIA MAIS JUSTO. MAS, EM FUTEBOL, JUSTO, JUSTO... ESTÁ NO CÉU!...
19ª. JORNADA
COVILHÃ - 2
VARZIM - 1
VARZIM ACORDOU TARDE E A MÁS HORAS. ENTRETANTO OS LOBOS DESCERAM AO SANTOS PINTO... DOS ÚLTIMOS JOGOS MAIS CONFUSOS E APÁTICOS DOS COMANDADOS DE CAPUCHO!
20ª. JORNADA
VARZIM - 1
SANTA CLARA - 1
E MAIS UMA VEZ O VARZIM DESPERDIÇOU... O PIOR SANTA CLARA DOS QUE ATÉ HOJE JÁ DEFRONTOU!...
21ª. JORNADA
MAFRA - 1
VARZIM - 1
OS CARRILHÕES TOCARAM UMA VEZ PARA CADA LADO EM TARDE DE FUTEBOL FRAQUINHO... MAIS UMA VEZ SENTIDISSIMA A FALTA DE DIEGO MOURÃO E RUI COENTRÃO!
22ª. JORNADA
VARZIM - 2
ORIENTAL - 0
VITÓRIA CONCLUDENTE DA MELHOR EQUIPA EM CAMPO. QUANDO OS MARVILENSES QUISERAM... CAPUCHO ACERTOU AS PEDRAS E TROCOU AS VOLTAS A UM DOS MAIS SÉRIOS CANDIDATOS À DESCIDA.
REMATANDO EM TEMPO DE REFLEXÃO
Sem dúvida que em termos de comando técnico, a nova orientação, deu mais personalidade ao fio de jogo e à dinâmica que se impunha numa competição tão exigente. A equipa vinha caindo num amorfismo que já por mais de uma vez tirara do sério alguns dos sócios ou simples simpatizantes alvi-negros (verdades que só as omite quem não for sério), irritando e deixando cabisbaixo muitos dos que no final dos jogos se juntavam à porta de serviço do clube poveiro barafustando e "pedindo" cabeças...
Com o novo técnico, o Varzim, mesmo não tendo vencido todos os jogos, somou pontos que o colocaram no "pelotão," em posição bem mais confortável, invertendo o rumo de perda de pontos em catadupa e descida até próximo do risco vermelho!...
Para contrariar este novo e bom andamento (futebol mais competitivo), lá tinha que surgir a mão de um bruxo (misterioso) para desmanchar prazeres...
Nuno Capucho, novel técnico do Varzim (demonstrando possuir um perfil nato para a função, além de outras capacidades (que, só não vê, quem é "seguidista muçulmano e dos cegos pelo fanastimo copista," de pedra nas xanatas), fica sem o concurso de um dos melhores goleadores da 2ª. Liga, Diego Mourão, devido a lesão arreliadora e chatinha... Entretanto o melhor flanqueador do Varzim, Rui Coentrão e, Tiago Lopes também. Por arrasto, Abel também se lesiona, forçando a alterações no eixo da defesa, pese todo o bom nível que se reconhece a Nelson Agra, mas, noutra posição.
Bruno Moraes só na última partida apareceu a dar um ar da sua graça e, só para a segunda parte!
Sente-se a falta de "banco" que possa responder à altura das necessidades pontuais em cada jogo! Jogadores que já foram utilíssimos no CNS mas que, nesta época foram para lá relegados, logo no início da competição e, surpreendentemente, parte deles, não conseguiram convencer os mister a optar por inclui-los nos titulares!... Com certeza que não é por questões de empatia patética. Nem tão pouco por falta de lucidez dos técnicos!
Chegados até aqui, os varzinistas, ainda têm razões de monta para continuarem a acreditar nos que voltarão para os jogos defendendo com unhas e dentes o emblema do nosso Varzim (nosso, significa, de todos e não só de alguns pseudo "proprietários" do varzinismo!... Tristes terráqueos! Só por esquizofrenia
inqualificável!...
O Varzim está em tempo de rectificações...
Foram anunciadas saídas e entradas neste intervalo da época. Acreditamos que a intenção de quem tem que decidir (ou já decidiu), é a melhor (como sempre)! Agora, esperamos que na prática, elas (decisões), se mostrem certeiras... Ainda só estamos a meio!...
PARABÉNS PELO TEU CENTÉSIMO ANO DE VIDA!!
ALA-ARRIBA VARZIM! ÉS A GRANDE PAIXÃO ENTRANHADA MA MASSA DO SANGUE DE TODO O POVEIRO! PARA NÓS ÉS E SERÁS SEMPRE GRANDIOSO APESAR DE ALGUMAS MOSSAS PROVOCADAS POR ALGUNS PASSANTES INCOMPETENTES...
Janela aberta a todos os que queiram refletir e opinar de forma construtiva e independente sobre o dia-a-dia do mais emblemático clube desportivo da cidade poveira - VARZIM SPORT CLUB.
sábado, 26 de dezembro de 2015
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
EM TEMPO DE AREJAMENTO DE IDEIAS E DE RECUPERAÇÕES
ESCOLHER COM UM MÍNIMO DE CRITÉRIO
A mudança de comando técnico do Varzim, está a dar razão aos que, logo na antecâmara do campeonato, foram (aqui) lançando alertas para a grande exigência na escolha do plantel para atacar o futebol profissional da 2ª. Liga.
Era urgente repensar determinadas orientações e refletir em asneiras cometidas... ainda no amador CNS! Não voltar a teimar em apostas que já tinham dado sinais de fraqueza que poderiam ter custado a descida aos distritais!...
A última "aventura" foi a manutenção no cargo de treinador de um técnico que está no começo da carreira (tal como o atual), mas que nunca esteve ao comando de um clube com o prestígio e as exigências inerentes a esse mesmo histórico e que, veio de uma situação "calma" de treinador da equipa B do clube, para as rédeas do comando técnico, substituindo a meia dúzia de jogos do fim o homem que, muitos rapidamente atiraram para o esquecimento o seu curriculum e o fato de conjuntamente com um corpo clínico extraordinário de saber e dedicação, o grande obreiro de salvar o Varzim de uma descida vertiginosa para o abismo os campeonatos distritais!
Ainda bem que o bom senso imperou e quem de direito foi a tempo de contratar o famalicense Paneira! Foi a primeira chicotada psicológica acertada. Só que... há gente que não sabe conservar o bom que tem e, troca por trocar!...
E com a tal troca de timoneiro, acharam que estavam melhor servidos e capazes de se fazerem ao mar...
Num jogo dos primórdios da presente época, o Varzim deslocou-se a Chaves para a Taça da Liga (a de menor importância), arranca uma vitória diante de uma das favoritas tendo como treinador "o senhor papa subidas"! E logo, alguns anónimos aqui verteram ódios figadais, amigos do peito e acessórios do Quim Be, e exultaram prematuramente com o que consideraram um feito extraordinário! Ganhar ao Desportivo de Chaves!!? Fabuloso!! Os que não acreditavam no que "eles" (os comentadores anónimos) acreditavam, (à boa maneira fanática muçulmana), não passavam de uns cretinos, como os que escreviam neste blog, etc, etc.
Veio a grande prova. E o que vimos? A verdade veio ao de cima! Pena a demora na reparação do erro. O Varzim, hoje, estaria a um passo do 3º. classificado, o que, devido aos dois primeiros serem equipas B...
Uma lástima! Então aquela derrota em casa com a Oliveirense, um dos mais fraquinhos...
Agora há que dar continuidade ao que de bom tem sido conseguido desde a chegada do Capucho. É claro que à Direção do Varzim não se pode pedir milagres... Tão só que decida bem!
O campeonato é longo e por isso desgastante, além das sanções disciplinares e lesões imprevisíveis. No momento próprio, estamos certos e confiantes nesta Direção, também já mais madura e assertiva, fará os reajustamentos necessários (e possíveis) no plantel. Em nossa modesta opinião, para contrariar o mais difícil trecho do campeonato que será no seu último terço, o plantel precisará de se reforçar com pelo menos um elemento nas suas três linhas. Mesmo contando com a recuperação de jogadores importantes no contributo à equipa e que estavam lesionados ou em vias de o deixarem de estar.
Posto isto, que o VARZIM seja muito feliz em Faro!
ALA-ARRIBA VARZIM!
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
MAIS UM CANDIDATO QUE TOMBOU ÀS GARRAS DOS LOBOS DO MAR
2ª. LIGA PORTUGUESA
16ª. JORNADA
VARZIM - 1
DESP. AVES - 0
MAIS UM DUELO DE ENCHER O OLHO! OS LOBOS DO MAR NO MOMENTO CERTO FORAM TRITURADORES...
Em jogo antecipado, o Varzim recebeu uma das melhores equipas desta 2ª. Liga, o Desportivo das Aves que, se estruturou "à clube de 1ª. Liga", com vista a, desta vez, concretizar em subida a sua candidatura.
Duas formações muito bem orientadas, por dois técnicos com percursos diferentes nas suas carreiras desportivas. De um lado um ainda muito jovem promissor técnico que, está a fazer a sua estreia a orientar um clube a militar no futebol profissional, tendo sido um atleta com valor acima da média e militado em clubes dos chamados grandes e, chegado a internacional A, como é no caso Nuno Capucho.
Do outro um técnico que, não sendo velho, é já um veterano, tendo como atleta sido um jogador mediano em clubes medianos. Já treinou clubes na 1ª. Liga.
O Varzim fez uma entrada no jogo de "olhos nos olhos", nada impressionado com as credenciais do adversário, como faria supor a classificação.
Foram uns primeiros 25 minutos puxadinhos. Ora agora atacas tu, ora agora ataco eu! Muito luta a meio-campo mas, com a bola a rondar as áreas, sem contudo acontecerem situações de golo iminente. E assim se chegaria ao intervalo com "muita parra e pouca uva", muito frenesim dos dois conjuntos e, muitas palpitações dentro e fora das 4 linhas! Os adeptos dos Aves compareceram em grande número, emprestando grande animação com o colorido vermelho e branco e entoando cânticos em compita com o apoio dos adeptos do Varzim. Tudo este "calor clubístico" dentro do maior civismo!
A segunda parte, caracterizou-se por uma maior pressão, em termos de frequência, por parte da equipa poveira, muito embora o adversário a aplicasse, secundarizando a do Varzim. Até que à passagem dos 60 minutos, Stanley, correspondendo a um cruzamento, bate inapelavelmente o guarda-redes Quim (ex-SLB), colocando os adeptos do Varzim em delírio e os das Aves em silêncio.
Dali até final, foi um dar tudo por tudo porte dos pupilos de Ulisses Morais (já representou o Varzim), chegando a nos últimos 5 minutos a meter tudo que era "gigante" na área do Varzim (incluindo o g. redes Quim), quer em cantos, quer em livres, mas, o conjunto poveiro (que após as substituições e mesmo depois de reduzido a 10 por expulsão de Pedro Sá por ter visto o 2º. amarelo) manteve firme e intransponível na retaguarda e, nunca descurando o contra-ataque, não deixando assim de exigir ao Desportivo das Aves que continuasse com "um olho na burra e outro no cigano"...
Mais um candidato (depois do Desp. de Chaves) que tombou às garras dos lobos do mar!
Belo jogo de toda a equipa poveira, pelo que não ousaremos fazer destaques individuais. Muito assertivas as mexidas feitas pelo "comandante Capucho". Vê-se que tem pinta para o lugar, ao contrário de outros cujas indicadores só enganam quem se quiser deixar enganar! Foi pena ter havido tanta demora e assim tanto tempo para se ter perdido pontos (especialmente em casa), só porque uns teimosos "amigos da onça e de fazer fretes", teimavam em querer manter uma situação altamente desaconselhável para os interesses do Varzim Sport Club!? Mas como já vimos tanta coisa de tanto auto-intitulado apaixonado pelo Varzim...
Felizmente o clube parece ter sido, finalmente, colocado no rumo certo. Aos autores da mudança lhes devemos mostrar reconhecimento e atribuir o mérito.
Finalmente uma palavra de apreço para o staff que cuida do relvado, à cabeça do qual está Vicente Gavina. Está em excelentes condições. Quem o viu e quem o vê!!
Agora, venha o Farense, também ele um histórico a querer recuperar prestígio.
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes - sócio 602
16ª. JORNADA
VARZIM - 1
DESP. AVES - 0
MAIS UM DUELO DE ENCHER O OLHO! OS LOBOS DO MAR NO MOMENTO CERTO FORAM TRITURADORES...
Em jogo antecipado, o Varzim recebeu uma das melhores equipas desta 2ª. Liga, o Desportivo das Aves que, se estruturou "à clube de 1ª. Liga", com vista a, desta vez, concretizar em subida a sua candidatura.
Duas formações muito bem orientadas, por dois técnicos com percursos diferentes nas suas carreiras desportivas. De um lado um ainda muito jovem promissor técnico que, está a fazer a sua estreia a orientar um clube a militar no futebol profissional, tendo sido um atleta com valor acima da média e militado em clubes dos chamados grandes e, chegado a internacional A, como é no caso Nuno Capucho.
Do outro um técnico que, não sendo velho, é já um veterano, tendo como atleta sido um jogador mediano em clubes medianos. Já treinou clubes na 1ª. Liga.
O Varzim fez uma entrada no jogo de "olhos nos olhos", nada impressionado com as credenciais do adversário, como faria supor a classificação.
Foram uns primeiros 25 minutos puxadinhos. Ora agora atacas tu, ora agora ataco eu! Muito luta a meio-campo mas, com a bola a rondar as áreas, sem contudo acontecerem situações de golo iminente. E assim se chegaria ao intervalo com "muita parra e pouca uva", muito frenesim dos dois conjuntos e, muitas palpitações dentro e fora das 4 linhas! Os adeptos dos Aves compareceram em grande número, emprestando grande animação com o colorido vermelho e branco e entoando cânticos em compita com o apoio dos adeptos do Varzim. Tudo este "calor clubístico" dentro do maior civismo!
A segunda parte, caracterizou-se por uma maior pressão, em termos de frequência, por parte da equipa poveira, muito embora o adversário a aplicasse, secundarizando a do Varzim. Até que à passagem dos 60 minutos, Stanley, correspondendo a um cruzamento, bate inapelavelmente o guarda-redes Quim (ex-SLB), colocando os adeptos do Varzim em delírio e os das Aves em silêncio.
Dali até final, foi um dar tudo por tudo porte dos pupilos de Ulisses Morais (já representou o Varzim), chegando a nos últimos 5 minutos a meter tudo que era "gigante" na área do Varzim (incluindo o g. redes Quim), quer em cantos, quer em livres, mas, o conjunto poveiro (que após as substituições e mesmo depois de reduzido a 10 por expulsão de Pedro Sá por ter visto o 2º. amarelo) manteve firme e intransponível na retaguarda e, nunca descurando o contra-ataque, não deixando assim de exigir ao Desportivo das Aves que continuasse com "um olho na burra e outro no cigano"...
Mais um candidato (depois do Desp. de Chaves) que tombou às garras dos lobos do mar!
Belo jogo de toda a equipa poveira, pelo que não ousaremos fazer destaques individuais. Muito assertivas as mexidas feitas pelo "comandante Capucho". Vê-se que tem pinta para o lugar, ao contrário de outros cujas indicadores só enganam quem se quiser deixar enganar! Foi pena ter havido tanta demora e assim tanto tempo para se ter perdido pontos (especialmente em casa), só porque uns teimosos "amigos da onça e de fazer fretes", teimavam em querer manter uma situação altamente desaconselhável para os interesses do Varzim Sport Club!? Mas como já vimos tanta coisa de tanto auto-intitulado apaixonado pelo Varzim...
Felizmente o clube parece ter sido, finalmente, colocado no rumo certo. Aos autores da mudança lhes devemos mostrar reconhecimento e atribuir o mérito.
Finalmente uma palavra de apreço para o staff que cuida do relvado, à cabeça do qual está Vicente Gavina. Está em excelentes condições. Quem o viu e quem o vê!!
Agora, venha o Farense, também ele um histórico a querer recuperar prestígio.
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes - sócio 602
sábado, 14 de novembro de 2015
E JÁ VAMOS PARA O 16º.!! É PRECISO GANHAR!!
2ª. LIGA PORTUGUESA
13ª. JORNADA
SPORTING B - 0
VARZIM - 0
UM FESTIVAL DE BOLA DEU ESTE RESSUSCITADO VARZIM!
PONTO.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
14ª. JORNADA
VARZIM - 1
BRAGA B - 1
O VARZIM DEPOIS DO LAMIRÉ CONTRA O CANDIDATO CHAVES, DEU BOAS INDICAÇÕES FRENTE A UM ADVERSÁRIO QUE, FOI, PORVENTURA O MAIS DIFÍCIL QUE O CLUBE DEFRONTOU EM CASA.
A primeira parte foi bem "apanhada" pelos bracarenses que cedo marcaram aos 5´.
Pelo meio, o Varzim alternou com o Braga o domínio do jogo, tendo já na reta final do primeiro tempo dado a entender que "tinha mais para dar", mas só, na etapa complementar.
E assim aconteceu.
O Varzim entrou dominador, tomou conta do jogo e, quando os arsenalistas já davam mostras de grande intranquilidade defensiva, João Carneiro aos 9´igualava para o Varzim.
Até final da partida, os comandados de Nuno Capucho ganharam àvontade e personalidade, jogando "olhos nos olhos" com este Braga B que está bem preenchido de atletas de grande qualidade.
E com uma atitude muito séria e altamente competitiva, os varzinistas lograram conquistar um ponto, com todo o mérito e, nenhum demérito dos arsenalistas.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
15ª. JORNADA
GIL-VICENTE - 1
VARZIM - 1
SEGUNDO EMPATE CONSECUTIVO. DESTA FEITA, BEM PONDERADO O QUE SE PASSOU, NÃO SERÁ USURA DIZER QUE O VARZIM ATÉ MERECIA GANHAR.
Dizer que o Varzim realizou uma primeira parte "à equipa de primeira Liga", não é chauvinismo nem tão pouco fanatismo.
O Gil-Vicente poderia ter sido autenticamente cilindrado...
Os alvi-negros foram uma equipa "de corpo inteiro"!
Fortíssimos quando foi preciso roubar a bola aos galos e, mesmo quando por duas ou três vezes o guardião do Varzim teve que brilhar pontualmente.
Recuperada a bola, os comandados de Capucho, partiam para rápidos contra-ataques, onde sobressaiam Elísio, João Carneiro, Adilson e Stanley. Se a bola era recuperada na defensiva, também os elementos deste sector se interligavam quase na perfeição, com Sandro e Pedro Sá com nota alta.
O Varzim esteve a na frente do marcador durante toda a primeira parte com um golo de Elísio após magnífico cruzamento de Stanley.
Na segunda parte, os gilistas melhoraram um pouco e aos 53´empatavam pelo capitão Vítor Gonçalves na sequencia de um livre e após ressalto de bola que foi ter como que atraída por um íman com o 10 do Gil marcar. Isto aconteceu numa altura em que Adilson não estava na barreira(!!!), pois acabara de reentrar após troca de camisola com contornos de caricato por dificuldade em ser conseguida uma camisola substituta!... E ficamos por aqui quanto à "serodice" da novela camisola...
Até final, O Varzim soube controlar o subir de ânimo por parte da equipa da casa e, poderia taé ter chegado ao golo da vitória por mais do uma vez!
Em conclusão, o resultado saldou num empate mas podia perfeitamente ter traduzido mais uma vitória do Varzim que vem revelando melhoria de processos e de procedimentos de jogo para jogo.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
16ª. JORNADA
VARZIM / DESP. DAS AVES
O VARZIM VAI RECEBER O CANDIDATO DOS CANDIDATOS À SUBIDA. ISTO NÃO DEVE SERVIR PARA CONDICIONAR, ANTES PELO CONTRÁRIO, DEVE SERVIR COMO INCENTIVO PARA QUE OS PUPILOS DE CAPUCHO NÃO QUEIRAM DEIXAR OS CRÉDITOS POR MÃO ALHEIAS!
O ESTÁDIO DO VARZIM PRECISA DE SE ENCHER DE CALOR HUMANO POVEIRO E DE FERVOR VARZINISTA PARA DAR AQUELE "EMPURRÃO" AOS ALVI-NEGROS NESTA SUA NOVA POSTURA NESTE CAMPEONATO DURÍSSIMO.
ALA-ARRIBA VARZIM! É PRECISO GANHAR!!!
Óscar Gomes
13ª. JORNADA
SPORTING B - 0
VARZIM - 0
UM FESTIVAL DE BOLA DEU ESTE RESSUSCITADO VARZIM!
PONTO.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
14ª. JORNADA
VARZIM - 1
BRAGA B - 1
O VARZIM DEPOIS DO LAMIRÉ CONTRA O CANDIDATO CHAVES, DEU BOAS INDICAÇÕES FRENTE A UM ADVERSÁRIO QUE, FOI, PORVENTURA O MAIS DIFÍCIL QUE O CLUBE DEFRONTOU EM CASA.
A primeira parte foi bem "apanhada" pelos bracarenses que cedo marcaram aos 5´.
Pelo meio, o Varzim alternou com o Braga o domínio do jogo, tendo já na reta final do primeiro tempo dado a entender que "tinha mais para dar", mas só, na etapa complementar.
E assim aconteceu.
O Varzim entrou dominador, tomou conta do jogo e, quando os arsenalistas já davam mostras de grande intranquilidade defensiva, João Carneiro aos 9´igualava para o Varzim.
Até final da partida, os comandados de Nuno Capucho ganharam àvontade e personalidade, jogando "olhos nos olhos" com este Braga B que está bem preenchido de atletas de grande qualidade.
E com uma atitude muito séria e altamente competitiva, os varzinistas lograram conquistar um ponto, com todo o mérito e, nenhum demérito dos arsenalistas.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
15ª. JORNADA
GIL-VICENTE - 1
VARZIM - 1
SEGUNDO EMPATE CONSECUTIVO. DESTA FEITA, BEM PONDERADO O QUE SE PASSOU, NÃO SERÁ USURA DIZER QUE O VARZIM ATÉ MERECIA GANHAR.
Dizer que o Varzim realizou uma primeira parte "à equipa de primeira Liga", não é chauvinismo nem tão pouco fanatismo.
O Gil-Vicente poderia ter sido autenticamente cilindrado...
Os alvi-negros foram uma equipa "de corpo inteiro"!
Fortíssimos quando foi preciso roubar a bola aos galos e, mesmo quando por duas ou três vezes o guardião do Varzim teve que brilhar pontualmente.
Recuperada a bola, os comandados de Capucho, partiam para rápidos contra-ataques, onde sobressaiam Elísio, João Carneiro, Adilson e Stanley. Se a bola era recuperada na defensiva, também os elementos deste sector se interligavam quase na perfeição, com Sandro e Pedro Sá com nota alta.
O Varzim esteve a na frente do marcador durante toda a primeira parte com um golo de Elísio após magnífico cruzamento de Stanley.
Na segunda parte, os gilistas melhoraram um pouco e aos 53´empatavam pelo capitão Vítor Gonçalves na sequencia de um livre e após ressalto de bola que foi ter como que atraída por um íman com o 10 do Gil marcar. Isto aconteceu numa altura em que Adilson não estava na barreira(!!!), pois acabara de reentrar após troca de camisola com contornos de caricato por dificuldade em ser conseguida uma camisola substituta!... E ficamos por aqui quanto à "serodice" da novela camisola...
Até final, O Varzim soube controlar o subir de ânimo por parte da equipa da casa e, poderia taé ter chegado ao golo da vitória por mais do uma vez!
Em conclusão, o resultado saldou num empate mas podia perfeitamente ter traduzido mais uma vitória do Varzim que vem revelando melhoria de processos e de procedimentos de jogo para jogo.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
16ª. JORNADA
VARZIM / DESP. DAS AVES
O VARZIM VAI RECEBER O CANDIDATO DOS CANDIDATOS À SUBIDA. ISTO NÃO DEVE SERVIR PARA CONDICIONAR, ANTES PELO CONTRÁRIO, DEVE SERVIR COMO INCENTIVO PARA QUE OS PUPILOS DE CAPUCHO NÃO QUEIRAM DEIXAR OS CRÉDITOS POR MÃO ALHEIAS!
O ESTÁDIO DO VARZIM PRECISA DE SE ENCHER DE CALOR HUMANO POVEIRO E DE FERVOR VARZINISTA PARA DAR AQUELE "EMPURRÃO" AOS ALVI-NEGROS NESTA SUA NOVA POSTURA NESTE CAMPEONATO DURÍSSIMO.
ALA-ARRIBA VARZIM! É PRECISO GANHAR!!!
Óscar Gomes
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
FOI O RETORNO ÀS VITÓRIAS DE FORMA CONCLUDENTE
2ª. LIGA - 12ª. JORNADA
VARZIM - 3
DESP. CHAVES - 0
CÁ ESTÁ O MOTIVO PORQUE AS "CHICOTADAS PSICOLÓGICA" CONTINUARÃO VIVAS!
O Varzim, logo no primeiro jogo sob o comando de Capucho, coube-lhe um adversário que está cotado como um dos melhores desta competição e com o desígnio supremo de subir à 1ª. Liga. Por alguma razão contratou até o "senhor papa subidas"!
Pois bem.
A formação poveira finalmente mostrou ser capaz de lutar com unhas e dentes, personalidade forte e frieza inteligente, pelas vitórias, culminando numa forte demonstração de que em nossa casa não e qualquer um que nos tombará!...
Não se pode ser tão anjinho que nos leve a dizer que isto já foi sobretudo por influencia do trabalho de Nuno Capucho! Só de lunáticos... Não!
No entanto, o que surgiu de novo, foi adopção de um novo sistema indiciado pelo posicionamento das "pedras" sobre o terreno: de um 4x3x3 passou-se para um mais elástico 4x1x3x2. Mais, com a ausência do lesionado Diego Mourão, o novo técnico resolveu enveredar por uma dupla na cabeça do ataque, com toda a mobilidade constante que tal exige, como foi o que aconteceu a Stanley e Bruno Moraes. De diferente, o facto de Stanley não ser um ponta de lança fixo, posição que não é onde poderá render mais (como já foi constatado diversas vezes) e, por outro lado, a chamada de Bruno Morães (bem conhecido de Capucho) para funcionar como "rompedor" aproveitando a mobilidade de Stanley, e, assim ganhar posição para os remates.
Para além disto, o coletivo do Varzim, surgiu muito mais coeso, do principio ao fim, onde até um Tiago Lopes colocado em funções estratégicas na linha de meio-campo, fez dos melhores jogos dos últimos tempos! Até à exaustão cumpriu as ordens do ex-dragão!
Outro atleta que esteve em grande e que, em jogos anteriores, já tinha dado alguns lamirés da sua capacidade física e técnica, foi Rodrigo Dantas, lançado por Quim Berto.´
Nuno Capucho ainda não pode sentar-se no banco de suplentes, devido a assuntos borucráticos. Esteve perto dele mas do lado da bancada central de onde se faziam ouvir os seus gritos de "piloto da barra" conduzindo a nau a bom porto de forma a que não houve-se estragos até à atracação e amarração!...
Concluindo. Foi o retorno às vitórias de forma concludente, envolvida numa grande LUFADA DE AR FRESCO, de renovadas esperanças no seio varzinista!
BEM-VINDO NUNO CAPUCHO!
Marcadores: Rodrigo Dantas 3´; Stanley 53´; Nelsinho 73
ALA-ARRIBA VARZIM! A BONANÇA PARECE TER CHEGADO!...
Óscar Gomes
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
VARZIM TROCA DE TREINADOR
"REI MORTO REI POSTO!"
PASSADOS ONZE JOGOS E 5 SEGUIDOS SEM GANHAR, O VARZIM MUDA DE TREINADOR E ENTREGA COMANDO TÉCNICO DA SUA EQUIPA PRINCIPAL AO EX-DRAGÃO NUNO CAPUCHO.
Sinceramente não estava nas nossos modestíssimos "palpites", sendo a principal razão, a sua profunda inexperiência na liderança técnica de um clube DISPUTANDO TÃO EXIGENTE CAMPEONATO e com as dimensões e limitações do Varzim atual, cada vez mais com uma vida mais sofrida a caminho do centenário!
Os adeptos do Varzim SÓ lhe vão exigir uma coisa: a manutenção do Varzim na 2ª. Liga!...
BEM-VINDO NUNO! MUITAS ALEGRIAS AO SERVIÇO DO VARZIM!
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
VARZIM SAI DE VISEU CABISBAIXO. AC. VISEU FOI MELHOR!
2ª. LIGA - 11ª. JORNADA
ACADÉMICO DE VISEU - 4
VARZIM - 2
Desta vez o saco rebentou e deixou a claro para os que ainda duvidavam ou para os que faziam de conta não perceber que, de facto, a orientação técnica era frágil, (desde o início que nós aqui fomos dando o nosso parecer nesse sentido, porque era por mais evidente...) e que o plantel para atacar prova tão exigente e tão longa, tinha imperiosa necessidade de:
- logo à partida, terem contratado um técnico que estivesse ao alcance das posses do Varzim, MAS, com um mínimo de curriculum a nível de comando de uma equipa disputando uma tão exigente 2ª. Liga. Chamamos a atenção que esta prova exigia a quem de direito uma muita maior exigência na escolha de todo o staff, desde médico, técnico e jogadores.
Foram feitas "outras contas" e o resultado ficou mais uma vez posto à evidência neste jogo com um adversário que nem é dos mais difíceis...
Aos 4 minutos de jogo, o Varzim, até se poderia ter adiantado no marcador, após "deixa infantil" de um atleta do Ac. de Viseu que ao pretender cobrar um canto, entregou a bola a um jogador adversário!?
Entretanto, os da casa começaram a crescer para cima do meio campo do Varzim, rondando com perigo a baliza poveira, onde Sandro era um autêntico "apaga-fogos"!
Pouco depois Tiago Borges, diante de uma passividade impressionante da defensiva varzinista quase que foi obrigado a marcar... Estava feito o primeiro para os académicos de Viseu.
Poucos minutos depois, numa das poucas situações em que o Varzim fez uma transição com principio, meio e fim, Rodrigo Dantas a 2 metros da linha de golo, manda uma bola ao poste! Teria sido crucial naquela altura reduzir! Ainda faltava mais de meia hora para o intervalo...
Entretanto quando o Varzim parecia estar a conseguir melhorar a sua posse de bola e a chegar com mais frequência junto da baliza de Janota, surge um contra rápido dos da casa, apanhando algo desconcentrado o lado direito da defensiva poveira, surgindo Fonseca aos 29´a marcar junto ao segundo poste.
Apesar disto, o Varzim volta a acreditar, não dando a entender estar disposto a atirar a toalha ao chão tão cedo, e para ajudar, há uma entrada fulgurante de Rui Coentrão pela esquerda, acabando por cruzar a bola milimetricamente para a cabeça de Stanley que entrando fulgurantemente à bola, reduz para 2-1, relançando o jogo para a segunda parte. No ar ficou alguma esperança com aqueles últimos 10 minutos à lobos do mar!...
Veio o segundo tempo e, após jogo dividido a espaços, com alguns nacos de tempo com a equipa da casa dominando. Entretanto, para contrariar, aos 55´ Forbes beneficiando de alguma atrapalhação esquisita (faltou comunicação?...) entre Pedro Santos e Kadú, a bola sobrou para o atacante da casa que não desperdiçou. Era o 3-1... E a diferença parecia ter tendência para dilatar-se, mas a formação varzinista começou a melhorar no acerto das suas transições, perdendo menos passes e, aos 66´ Stanley, novamente ele, volta a reduzir para 3-2. No Fontelo os poucos adeptos da casa ficaram desconfiados... e mais calados! Os cerca de duas dezenas voltavam a acreditar na reviravolta.
No entanto, passados 10 minutos, mais uma distração no interior da área varzinista, deixando à vontade o central Mathaus que faria o quarto golo para os de Viseu.
Dali para a frente foi desacertar de todas as formas e feitios até final do jogo... Passes errados por precipitação ou má execução técnica foram demais!!
O Varzim entrou em desacerto total quando ainda faltavam 15 + 4 minutos para o fim! Cedo demais...
Desta vez o Varzim saiu de Viseu cabisbaixo! O Ac. de Viseu, sem dúvida, foi melhor! Somos varzinistas mas não impostores chauvinistas!...
Uma (mais uma) tarde para não esquecer porque há muita coisa a corrigir. O campeonato tem características muitos próprias e quando não se é regular na conquista de pontos... o pior, estará lá na ponta final!
Cinco jogos consecutivos sem conseguir ganhar... é obra que preocupa! Alguns poderão murmurar que o clube de Mourinho também esteve... Mas, por amor de Deus, não se misturem as coisas. São duas realidades completamente distintas!...
É preciso e urgente repor a nau poveira no rumo certo antes que seja tarde! É evidente que ninguém poderá exigir que tal se faça à custa de "impossíveis"... Mas conseguir tal à custa de falta de meios, ou de falta de competência, também achamos que não será possível. Tem saído caro a improviso ou o remedeio... Está à vista!
Se houver mudança no comando técnico, é bom que não seja para mais uma experiência... Pode depois já serem irreparáveis os estragos! Pensamos também que o plantel deveria ser revisto pelo menos para atacar a entrada para a segunda volta....
Uma coisa certa. O Varzim está outra vez "doente" e, urge um tratamento adequado!...
Acreditamos na reabilitação do nosso grande clube! ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
ENTRE SALPICOS DE LUTA CERRADA E BONS NACOS DE BOLA AO GOLIAS AZUL EXIGIA-SE MAIS...
TAÇA DE PORTUGAL
3ª. ELIMINATÓRIA
VARZIM - 0
F C PORTO - 2
COM TÃO GRITANTE DESPROPORÇÃO DE POTENCIAL E DE COFRES.... DESFECHO LÓGICO.
Que era previsível que os alvi-negros - num jogo em que por curiosidade e para grande decepção dos varzinistas, vestiram de laranja e preto (?!!) - dessem luta até onde pudessem e que iriam "tentar fazer o melhor" e, que o mais importante é o campeonato, etc, etc., já vários milhões o sabiam, tal a divulgação que foi dada ao jogo pelos media.
No entanto...
Com o estádio quase cheio, a fazr lembrar tempos em que o Varzim recebeu para o campeonato os maiores do futebol luso, a primeira grande jogada e primeira grande oportunidade pertenceu aos lobos do mar, com um esticão pela esquerda, com Rui Coentrão a rematar cruzado, levantado muitos suspiros alvi-negros no ar e, deixando muitos corações azuis e brancos com um grande "cagáço" a percorrer a pele de galinha do gigante azul e branco!...
Em resposta Osvaldo teve a pedra de toque dos dragões ao aparecer isolado... em fora de jogo após uma triangulação entre o pautador de jogo Bueno, Cissoko e Osvaldo. Aviso sério... para a direita da defensiva do Varzim.
O Varzim foi perdendo posse de bola, com o FCP a pegar mais vezes na bola, muitas vezes à saída da sua área (o que significa em resposta a ataques do Varzim, quase sempre mal terminados nas proximidades da área azul e branca) e fazendo-o sem "vergonha" nenhuma...
Imbula, Bueno, Varela, Osvaldo e, principalmente Tello, ligaram o turbo da qualidade e, aos 19 m., surge uma abertura feita do eixo do meio campo do Varzim, por Bueno, colocando a bola nas costas de Adilson, e onde Tello a recolheu, tendo de seguida, com um toque subtil, "deixado no chão" Sandro, corrrendo para a área poveira onde fez o golo sem grandes dificuldades perante o desamparado Ricardo.
A reação do Varzim foi interessante e digna, mas, infrutífera... por natureza.
O intervalo chegou com a vantagem do F C Porto por 0-1, tendo pelo caminho ficado mais uma ou outra oportunidade dos dragões por marcar.
No Segundo tempo, voltou o Varzim a ser a primeira equipa a criar uma boa oportunidade para marcar e, novamente com uma boa jogada desenrolada pelo lado esquerdo e também novamente a ter como principal interprete Rui Coentrão...
No Porto o técnico azul e branco colocou em jogo Danilo, entregando-lhe a missão de trinco e, adiantando Imbula para junto das "trazeiras" dos atacantes portistas, onde Osvaldo fartou-se de falhar "até vir a mulher da fava rica"!... "Incredible!!"
No Varzim, com as saídas de Abel por lesão e de Stanley por esgotamento, o Varzim foi decrescendo de afirmação, até que em cima da hora, André André entretanto entrado na partida, foi lançado pelo lado direito da defensiva poveira, não se fazendo rogado, entrando na área para de pé direito atirar para o poste mais distante. Pensamos que Ricardo poderia ter feito mais qualquer coisa, pelo menos em termos de firmeza com as mãos já que a bola passou-lhe perto... Ricardo que até teve duas ou três intervenções de grande nível (uma delas com os pés)!
E assim terminou o "sonho lindo" dos poveiros serem outra vez tomba-gigantes... Fica para uma próxima.
Caíu de cabeça erguida, com muita dignidade, não envergonhando os milhares que estiveram no campo e, os milhões que o seguiram em todo o mundo!
Agora, sacudida toda a tensão, serenando os ânimos e, voltando à sua prainha, toca a pensar em trazer pontos de Viseu, a jogar-se na próxima 4ª. feira a partir da 16 horas, pontos que, se forem 3, tanto melhor... Mas, atenção, não vai ser nada fácil! Aliás, não existirão jogos fáceis na 2ª. Liga daqui até final da grande maratona!
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
sábado, 17 de outubro de 2015
QUE DEUS E A SORTE TE AJUDEM VARZIM!
3ª. ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL
VARZIM VS. F C PORTO
REALITY´S SHOW´S DE VERBORREIA GRATUITA À PARTE, MAS SIM, DE PÉS BEM ASSENTES NO CHÃO, SÓ HÁ QUE ESPERAR QUE A LÓGICA SEJA MAIS UMA VEZ CONTRARIADA E FAVOREÇA O "DAVID VARZIM"... GENTE BOA PARA LUTAR PELA VITÓRIA NÃO FALTA AOS ALVI-NEGROS!
O FCP (assim a modos que o rico republicano Bíblico) tem alguns dissabores registados em encontros com a sua filial nº. 1 (se é que ainda é ...). E se tem!!!
A mais dramática foi a perda de um campeonato (que daria um tri) por ter empatado com o Varzim na Póvoa à 28ª. jornada em finais dos anos 70! Era treinador do FCP o mestre José Maria Pedroto Daí em diante, em termos de relações para com a filial nº. 1, nada seria como dantes, a não ser na "pesca" de bons frutos da formação do Varzim, quase sempre a troco de muito pouco... Correu até pela cidade à boca cheia que, aquando das idas de Lima Pereira e André, o FCP terá pago com alguns sacos de botas usadas e umas quantas bolas usadas também!... Passou de boca em boca pela cidade...
Mas vamos ao presente.
F C Porto líder da 1ª. Liga conjuntamente com o Sporting e, o Varzim, na 2ª. Liga, com exibições irregulares, ocupando posição pouco acima dos que podem descer, sendo certo que ainda há muito caminho para caminhar...
Sem dúvida que só um Varzim surpreendente, para muito melhor, e, com toda a sorte do mundo a ajudá-lo...
Entretanto, que pelo menos, constitua uma excelente ação de formação para muitos e que a receita que couber ao Varzim seja consoladora. Já será ótimo!... Se acontecer um 3 em 1 (eliminatória ultrapassada, boa receita e bom jogo), então, será ouro sobre negro e branco!...
ALA-ARRIBA VARZIM! QUEM TEM MEDO FICA EM CASA!...
VARZIM VS. F C PORTO
REALITY´S SHOW´S DE VERBORREIA GRATUITA À PARTE, MAS SIM, DE PÉS BEM ASSENTES NO CHÃO, SÓ HÁ QUE ESPERAR QUE A LÓGICA SEJA MAIS UMA VEZ CONTRARIADA E FAVOREÇA O "DAVID VARZIM"... GENTE BOA PARA LUTAR PELA VITÓRIA NÃO FALTA AOS ALVI-NEGROS!
O FCP (assim a modos que o rico republicano Bíblico) tem alguns dissabores registados em encontros com a sua filial nº. 1 (se é que ainda é ...). E se tem!!!
A mais dramática foi a perda de um campeonato (que daria um tri) por ter empatado com o Varzim na Póvoa à 28ª. jornada em finais dos anos 70! Era treinador do FCP o mestre José Maria Pedroto Daí em diante, em termos de relações para com a filial nº. 1, nada seria como dantes, a não ser na "pesca" de bons frutos da formação do Varzim, quase sempre a troco de muito pouco... Correu até pela cidade à boca cheia que, aquando das idas de Lima Pereira e André, o FCP terá pago com alguns sacos de botas usadas e umas quantas bolas usadas também!... Passou de boca em boca pela cidade...
Mas vamos ao presente.
F C Porto líder da 1ª. Liga conjuntamente com o Sporting e, o Varzim, na 2ª. Liga, com exibições irregulares, ocupando posição pouco acima dos que podem descer, sendo certo que ainda há muito caminho para caminhar...
Sem dúvida que só um Varzim surpreendente, para muito melhor, e, com toda a sorte do mundo a ajudá-lo...
Entretanto, que pelo menos, constitua uma excelente ação de formação para muitos e que a receita que couber ao Varzim seja consoladora. Já será ótimo!... Se acontecer um 3 em 1 (eliminatória ultrapassada, boa receita e bom jogo), então, será ouro sobre negro e branco!...
ALA-ARRIBA VARZIM! QUEM TEM MEDO FICA EM CASA!...
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
O VARZIM PERDEU UMA BOA OPORTUNIDADE DE CONTINUAR EM PROVA
TAÇA DA LIGA, AGORA TAÇA CTT
VARZIM - 0 (3 G.P.)
AROUCA - 0 (4 G. P.)
COM TANTA MEDIOCREDIDADE POSTA EM JOGO PELAS DUAS EQUIPAS, NENHUMA MERECIA PASSAR!
O Varzim perdeu uma excelente oportunidade de mandar borda fora (não ser mandado, com pouco requinte, diga-se) um opositor militando na 1ª, Liga mas que, se deu ao desplante imprevidente de aparecer na Póvoa com a sua equipa B, demonstrando um desplante próprio de quem ainda há bem pouco tempo andava pelos campeonatos dos tristes e comandado pelo super-simpático apresentador de TV Jorge Gabriel e, de repente, salta para o meio do campeonato dos maiores de Portugal!...
Mas ia-lhe saindo caro o desplante! Não fora os atletas e técnico do Varzim se terem deixado enrolar no jogo da treta dos arouquenses (terra de boa carne bovina) e, o Varzim, tinha despachado este Arouca "remendado com segundas figuras", com duas penadas. Bastava que fossem mais atrevidos e mais exigentes no tipo de futebol desenvolvido, errando ao optar pelo passe de primeira, longo e, muitas vezes pelo ar, acabando por facilitar a tarefa de quem defende.
Depois, Diego Mourão fez uma falta danada, pese o facto de Bruno Morães ter procurado fazer o que estava ao seu alcance que, diga-se foi muito "poucachinho"! Foi notória a falta de competição ao ex-portista! Porque não Stanley desde início, bem como Sérgio Organista não entrou no início do segundo tempo para o lugar do "afundado" no desgaste Rodrigo Dantas?! Tardia também foi a entrada de Hernâni já que Elísio, ainda não tem a tarimba necessária - dê-se-lhe tempo para se ir fazendo... É uma das pechas do atual técnico varzinista, a lentidão na leitura do jogo e na ação a tomar para tentar melhorar as coisas! Só assim se entende a sua inclusão no banco...
O final do tempo regulamentar chegou sem o marcador funcionar, por culpa das duas equipas que quase se limitaram a jogar e a ocupar de preferência o meio do terreno, quando as balizas ficam nos topos!!? Uma tristeza brutal, atenuada pelas correrias constantes, num e noutro sentido, mas quase sempre sem nexo!...
Futebol pachorrento, pastoso, sem fio, sem criatividade, enfim, do pior! Esta é a verdade nua e crua e que como varzinistas nos deixa entristecidos. Tal como a muitos outros, certamente.
Há gente que precisa de ir ao Dicionário e verificar o que significado da palavra "orgulho"...
"Por amor da Santa!!"
Última nota: a meio da primeira parte o árbitro (Sérgio Piscarreta) habilidosamente fez vista grossa a um amarelo que deveria ser mostrado a Nelsinho do Arouca que, já tinha um amarelo... Repito, estávamos a meio da primeiro parte e o Arouca iria ficar com menos um!... E, menos um, é menos um, seja lá no que for... até a apanhar lixo!...
Quanto aos penaltys marcados e falhados, embora façam parte do jogo de futebol (pontualmente, é certo), só os marca ou falha quem for encarregado de os tentar converter. Lógico. Era preciso era ter competência para os evitar...
Resumindo. O Varzim perdeu uma boa oportunidade de continuar em prova. O resto são conversas para boi dormir...
Agora vem aí o FC Porto para a Taça de Portugal. Valha-nos a receita...
DEPOIS FICAREMOS SÓ COM O OBJETIVO PRINCIPAL E, HÁ QUE TRABALHAR MUITO NO APERFEIÇOAMENTO, CASO CONTRÁRIO, ALGUÉM DE DIREITO TERÁ QUE TOMAR MEDIDAS A TEMPO...
ALA-ARRIBA VARZIM! SEMPRE!!!
Óscar Gomes
VARZIM - 0 (3 G.P.)
AROUCA - 0 (4 G. P.)
COM TANTA MEDIOCREDIDADE POSTA EM JOGO PELAS DUAS EQUIPAS, NENHUMA MERECIA PASSAR!
O Varzim perdeu uma excelente oportunidade de mandar borda fora (não ser mandado, com pouco requinte, diga-se) um opositor militando na 1ª, Liga mas que, se deu ao desplante imprevidente de aparecer na Póvoa com a sua equipa B, demonstrando um desplante próprio de quem ainda há bem pouco tempo andava pelos campeonatos dos tristes e comandado pelo super-simpático apresentador de TV Jorge Gabriel e, de repente, salta para o meio do campeonato dos maiores de Portugal!...
Mas ia-lhe saindo caro o desplante! Não fora os atletas e técnico do Varzim se terem deixado enrolar no jogo da treta dos arouquenses (terra de boa carne bovina) e, o Varzim, tinha despachado este Arouca "remendado com segundas figuras", com duas penadas. Bastava que fossem mais atrevidos e mais exigentes no tipo de futebol desenvolvido, errando ao optar pelo passe de primeira, longo e, muitas vezes pelo ar, acabando por facilitar a tarefa de quem defende.
Depois, Diego Mourão fez uma falta danada, pese o facto de Bruno Morães ter procurado fazer o que estava ao seu alcance que, diga-se foi muito "poucachinho"! Foi notória a falta de competição ao ex-portista! Porque não Stanley desde início, bem como Sérgio Organista não entrou no início do segundo tempo para o lugar do "afundado" no desgaste Rodrigo Dantas?! Tardia também foi a entrada de Hernâni já que Elísio, ainda não tem a tarimba necessária - dê-se-lhe tempo para se ir fazendo... É uma das pechas do atual técnico varzinista, a lentidão na leitura do jogo e na ação a tomar para tentar melhorar as coisas! Só assim se entende a sua inclusão no banco...
O final do tempo regulamentar chegou sem o marcador funcionar, por culpa das duas equipas que quase se limitaram a jogar e a ocupar de preferência o meio do terreno, quando as balizas ficam nos topos!!? Uma tristeza brutal, atenuada pelas correrias constantes, num e noutro sentido, mas quase sempre sem nexo!...
Futebol pachorrento, pastoso, sem fio, sem criatividade, enfim, do pior! Esta é a verdade nua e crua e que como varzinistas nos deixa entristecidos. Tal como a muitos outros, certamente.
Há gente que precisa de ir ao Dicionário e verificar o que significado da palavra "orgulho"...
"Por amor da Santa!!"
Última nota: a meio da primeira parte o árbitro (Sérgio Piscarreta) habilidosamente fez vista grossa a um amarelo que deveria ser mostrado a Nelsinho do Arouca que, já tinha um amarelo... Repito, estávamos a meio da primeiro parte e o Arouca iria ficar com menos um!... E, menos um, é menos um, seja lá no que for... até a apanhar lixo!...
Quanto aos penaltys marcados e falhados, embora façam parte do jogo de futebol (pontualmente, é certo), só os marca ou falha quem for encarregado de os tentar converter. Lógico. Era preciso era ter competência para os evitar...
Resumindo. O Varzim perdeu uma boa oportunidade de continuar em prova. O resto são conversas para boi dormir...
Agora vem aí o FC Porto para a Taça de Portugal. Valha-nos a receita...
DEPOIS FICAREMOS SÓ COM O OBJETIVO PRINCIPAL E, HÁ QUE TRABALHAR MUITO NO APERFEIÇOAMENTO, CASO CONTRÁRIO, ALGUÉM DE DIREITO TERÁ QUE TOMAR MEDIDAS A TEMPO...
ALA-ARRIBA VARZIM! SEMPRE!!!
Óscar Gomes
sábado, 3 de outubro de 2015
O VARZIM DE FAVORITO ACABOU DERROTADO!...
2ª. LIGA - 10ª. JORNADA
VARZIM - 0
U D OLIVEIRENSE - 1
ERA UMA VEZ...
Era uma vez um clube que ainda não tinha ganho a ninguém ao cabo de doze jogos e, "aos 3 de Outubro", foi jogar a casa do Varzim, vencendo-o surpreendentemente por 0-1! O mau da fita mesmo assim não saiu da cauda da tabela, enquanto que o Varzim diminuiu a desvantagem para o primeiro do grupo dos que descem...
Como pode o Varzim ser tão perdulário, tão confuso no seu jogo e, tão desajeitado?!
Já no jogo anterior, pese o adversário se chamar Porto B, a atuação varzinista foi de um autentico barco à deriva!... A ajuda orientadora para bom rumo, nunca se fez sentir do banco. Também este fator está na origem das derrocadas dos lobos do mar nas duas últimas partidas.
O Varzim não tem uma estratégia de jogo que ajude a tirar proveito dos características dos jogadores que foram escolhidos para esta época (quase os mesmos do CNS). Isto quer dizer, como é óbvio, que o técnico - que também está numa fase de aprendizagem, sem qualquer experiência a nível de campeonato tão exigente. Claro que as consequências imediatas estão à vista, e as de final de campeonato.. logo se verá. Contudo e a continuar tudo na mesma, não são auspiciosas. Um futebol constantemente direto, esteriotipado, inocente e muito previsível, nesta Liga, são passadas para o precipício...
A Oliveirense praticou um futebol de "olhos nos olhos" com o Varzim e, nesta atitude, está também muito do segredo do êxito.
O golo da vitória foi apontado na sequência de um canto aos 83 minutos, com o central Sérgio a atacar a bola no primeiro poste, a toca-la ao de leve, remetendo-a para junto do poste mais longe. Os defensores alvi-negros ficaram a olhar uns para os outros admiradíssimos...
Pergunta-se: porque razão, em vez de ter sido o homem da Oliveirense a cabecear a bola, não foi um dos jogadores do Varzim a meter a cabeça primeiro e "cortar" a bola?!
Uma grande oportunidade para se ter redimido daquele "enxovalhante esmagamento" em Pedroso - Gaia da passada 4ª. feira...
O Varzim de favorito acabou a perder!
O campeonato é longo, mas, atenção, 10 jornadas já "voaram". Falta outro tanto para a virada... É preciso fazer como a formiga, ou seja, fazer um bom trabalho de aprovisionamento...
Há que continuar a acreditar em dias melhores.
ALA-ARRIBA VARZIM!
VARZIM - 0
U D OLIVEIRENSE - 1
ERA UMA VEZ...
Era uma vez um clube que ainda não tinha ganho a ninguém ao cabo de doze jogos e, "aos 3 de Outubro", foi jogar a casa do Varzim, vencendo-o surpreendentemente por 0-1! O mau da fita mesmo assim não saiu da cauda da tabela, enquanto que o Varzim diminuiu a desvantagem para o primeiro do grupo dos que descem...
Como pode o Varzim ser tão perdulário, tão confuso no seu jogo e, tão desajeitado?!
Já no jogo anterior, pese o adversário se chamar Porto B, a atuação varzinista foi de um autentico barco à deriva!... A ajuda orientadora para bom rumo, nunca se fez sentir do banco. Também este fator está na origem das derrocadas dos lobos do mar nas duas últimas partidas.
O Varzim não tem uma estratégia de jogo que ajude a tirar proveito dos características dos jogadores que foram escolhidos para esta época (quase os mesmos do CNS). Isto quer dizer, como é óbvio, que o técnico - que também está numa fase de aprendizagem, sem qualquer experiência a nível de campeonato tão exigente. Claro que as consequências imediatas estão à vista, e as de final de campeonato.. logo se verá. Contudo e a continuar tudo na mesma, não são auspiciosas. Um futebol constantemente direto, esteriotipado, inocente e muito previsível, nesta Liga, são passadas para o precipício...
A Oliveirense praticou um futebol de "olhos nos olhos" com o Varzim e, nesta atitude, está também muito do segredo do êxito.
O golo da vitória foi apontado na sequência de um canto aos 83 minutos, com o central Sérgio a atacar a bola no primeiro poste, a toca-la ao de leve, remetendo-a para junto do poste mais longe. Os defensores alvi-negros ficaram a olhar uns para os outros admiradíssimos...
Pergunta-se: porque razão, em vez de ter sido o homem da Oliveirense a cabecear a bola, não foi um dos jogadores do Varzim a meter a cabeça primeiro e "cortar" a bola?!
Uma grande oportunidade para se ter redimido daquele "enxovalhante esmagamento" em Pedroso - Gaia da passada 4ª. feira...
O Varzim de favorito acabou a perder!
O campeonato é longo, mas, atenção, 10 jornadas já "voaram". Falta outro tanto para a virada... É preciso fazer como a formiga, ou seja, fazer um bom trabalho de aprovisionamento...
Há que continuar a acreditar em dias melhores.
ALA-ARRIBA VARZIM!
quarta-feira, 30 de setembro de 2015
VARZIM PRESA FÁCIL DEMAIS!
F C PORTO B - 4
VARZIM - 0
MAU DEMAIS PARA SER VERDADE! COMO SE PODE JOGAR TÃO MAL VARZIM?!
O Varzim depois de conseguir duas vitórias consecutivas neste campeonato, coube-lhe hoje deslocar-se ao reduto dos azuis e brancos do FCP e, para seu azar, os da casa atiraram-se às fraquezas dos alvi-negros e não perdoaram o ensejo para derrotar com a maior das facilidades um Varzim que nunca conseguiu imprimir (ou mesmo tentar imprimir) um fio de jogo, optando por um futebol direto, sem elaboração de qualquer espécie e simplista demais para quem quer manter-se no futebol profissional!...
Mau demais para ser verdade. Varzim foi presa fácil demais!
Quem de direito que ponha a mão na consciência... E acordem enquanto é tempo!... Improvisar dá maus resultados.
Golos: Ismael 24´; Rafa49´; Rafa´;Pité 83 minutos.
Contudo,
ALA-ARRIBA VARZIM! O CAMPEONATO CONTINUA E É MUITO LONGO!
Óscar Gomes
DE REGRESSO À 2ª. LIGA VARZIM VISITA O LÍDER DRAGÃO
2ª LIGA - 9ª. JORNADA
F C PORTO B Vs. VARZIM
HOJE
NO ESTÁDIO DR. JORGE SAMPAIO EM PEDROSO - GAIA
14,30 HORAS
UM JOGO "METIDO A MARTELO" A MEIO DA SEMANA, DIA DE TRABALHO E A UMA HORA À INGLESA...
Um jogo que, mesmo antes de jogado, já se advinha o fadinho da cof. de imprensa no final (se a houver):
-"já sabiamos de antemão das dificuldades...";
ou - "é muito desgastante jogar aos domingos e às quartas...";
ou - "recebemos um histórico... não foram uma vez à nossa baliza... o golo deles foi um descuido..."
Nós desejamos que o Varzim pontue porque tem jogadores para, se inspirados e bem orientados para a vitória, até a poderão conseguir.
ALA-ARRIBA VARZIM!
domingo, 27 de setembro de 2015
VARZIM SEM JOGAR BEM CONSEGUIU O OBJECTIVO
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL
TAÇA DE PORTUGAL - 2ª. ELIMINATÓRIA
MARIA DA FONTE - 0
VARZIM - 2
VARZIM ENTRA COM O PÉ DIREITO NA TAÇA MAIS PRESTIGIADA DO CALENDÁRIO LUSO
Em tarde calorenta de outono, coube em sorteio ao Varzim deslocar-se ao campo do Maria da Fonte, Póvoa de Lanhoso, e, para estreia na presente edição, não esteve nada mal. Pelo menos no resultado. Em termos de futebol, talvez o mais pobrezinho apresentado na presente época, diante de um clube que milita nos distritais de Braga, sendo os seus atletas mais que amadores...
Mais público do Varzim (o apoio ruidoso até dava a sensação aos atletas varzinistas de estarem a jogar em casa). Ímpar esta massa adepta varzinista!!
Os da casa apresentaram um 4X4X2 que por vezes passava para 4X5X1 ou 5X5X0, resultando numa quase negação total à procura do golo por parte dos povoenses do Minho e, por outro lado, "empurrando" a equipa do Varzim para uma demora excessiva na circulação de bola no seu meio terreno, com uma ou outra solicitação com passes em profundidade para os flancos, na tentativa de dar mais comprimento ao seu jogo.
Até que numa dessas descidas à área contrária o "suspeito" apareceu a concluir com êxito. Quem haveria de ser? Stanley, pois claro! Estavam decorridos 6 minutos de jogo debaixo de Sol abrasador e um ar muito quente.
Daqui para a frente e, quando se esperava uma reação do Maria da Fonte, espalhando a sua equipa pelo terreno, saindo assim da toca, puro engano. Até parecia que a equipa da casa não passara a estar na posição de eliminada. À condição, claro.
A equipa da casa continuou pachorrenta, com um futebol fastidioso, pastoso e sonolento!... E depois com aquela brasa!!
Para cúmulo, a formação varzinista embarcou praticamente no mesmo ritmo, ficando mais na espera do que indo para cima da área do adversário, com a frequência que se impunha e que, não seria de espantar ninguém, tal a diferença de potencial dos plantéis em compita!
Foi uma tortura a pasmaceira a que se assistiu até ao intervalo, onde até não faltou uma grande penalidade desperdiçada por Nelsinho!...
No segundo tempo, o Maria da Fonte apareceu com outra disposição, para melhor, acordando e atirando-se para a área do Varzim à procura do golo!...
Quem diria?!
No espaço de 20 minutos, foi mais vezes até à área do Varzim do que o tentara em toda a primeira parte. Sintomático!
É certo que era à equipa que estava a perder que competia tomar as iniciativas atacantes, mas... o Varzim estava apenas a vencer por um tangencial 0-1!! E sabe-se dos imponderáveis do futebol... Depois, se as coisas dão para o torto, toca a ir ao baú buscar as desculpas do costume...
É certo que não era preciso nem aconselhável entrar em correrias loucas, nem em esbanjamento de energias, até porque na próxima 4ª. feira o Varzim terá que se deslocar ao Olival para defrontar o Porto B agora para a 2ª. Liga. Mas, há limites para tudo... Ou não?! É preciso nunca esquecer o prestígio do histórico clube de uma outra Póvoa, a de Varzim!...
E após duas ou três intervenções de valia de Pedro Soares e, depois de uns 4 cantos a favor do Maria da Fonte, o Varzim, já reduzido a 10 por expulsão de Nelsinho (vermelho direto), (Quim Berto lança em jogo mais uma cara nova de nome Elísio) lança-se rápidamente para o contra-ataque, metendo a bola no recém entrado Elísio, tocando pela primeira vez no esférico, este escapuliu-se por entre os defensores da equipa da casa para a área, servindo de bandeja o "mau do costume", ou seja Stanley, que fez o favor de empurrar o mal tratado couro para o fundo das redes do desesperado Paulinho (também com duas ou três defesas de bom nível). Estava feito o bis de Stanley.
O técnico do Varzim ainda fez entrar Nelson Agra e Sérgio Organista, acabando de vez com as veleidades dos minhotos que deram nitidamente a entender terem atirado a toalha ao chão.
Os restantes cerca de 14 minutos, voltaram a ser de por a bocejar os acalorados espetadores em número a rondar os 900.
O jogo terminou para alívio dos contendores e dos assistentes que bateram em retirada para se refrescarem nas sombras e não só... o Varzim sem jogar bem, passou a eliminatória cumprindo o objectivo.
O Varzim passou assim à terceira eliminatória, a sonhar, quem sabe, com um "grande" que lhe proporcione uma boa receita.
Aguardemos. Entretanto,
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
TAÇA DE PORTUGAL - 2ª. ELIMINATÓRIA
MARIA DA FONTE - 0
VARZIM - 2
VARZIM ENTRA COM O PÉ DIREITO NA TAÇA MAIS PRESTIGIADA DO CALENDÁRIO LUSO
Em tarde calorenta de outono, coube em sorteio ao Varzim deslocar-se ao campo do Maria da Fonte, Póvoa de Lanhoso, e, para estreia na presente edição, não esteve nada mal. Pelo menos no resultado. Em termos de futebol, talvez o mais pobrezinho apresentado na presente época, diante de um clube que milita nos distritais de Braga, sendo os seus atletas mais que amadores...
Mais público do Varzim (o apoio ruidoso até dava a sensação aos atletas varzinistas de estarem a jogar em casa). Ímpar esta massa adepta varzinista!!
Os da casa apresentaram um 4X4X2 que por vezes passava para 4X5X1 ou 5X5X0, resultando numa quase negação total à procura do golo por parte dos povoenses do Minho e, por outro lado, "empurrando" a equipa do Varzim para uma demora excessiva na circulação de bola no seu meio terreno, com uma ou outra solicitação com passes em profundidade para os flancos, na tentativa de dar mais comprimento ao seu jogo.
Até que numa dessas descidas à área contrária o "suspeito" apareceu a concluir com êxito. Quem haveria de ser? Stanley, pois claro! Estavam decorridos 6 minutos de jogo debaixo de Sol abrasador e um ar muito quente.
Daqui para a frente e, quando se esperava uma reação do Maria da Fonte, espalhando a sua equipa pelo terreno, saindo assim da toca, puro engano. Até parecia que a equipa da casa não passara a estar na posição de eliminada. À condição, claro.
A equipa da casa continuou pachorrenta, com um futebol fastidioso, pastoso e sonolento!... E depois com aquela brasa!!
Para cúmulo, a formação varzinista embarcou praticamente no mesmo ritmo, ficando mais na espera do que indo para cima da área do adversário, com a frequência que se impunha e que, não seria de espantar ninguém, tal a diferença de potencial dos plantéis em compita!
Foi uma tortura a pasmaceira a que se assistiu até ao intervalo, onde até não faltou uma grande penalidade desperdiçada por Nelsinho!...
No segundo tempo, o Maria da Fonte apareceu com outra disposição, para melhor, acordando e atirando-se para a área do Varzim à procura do golo!...
Quem diria?!
No espaço de 20 minutos, foi mais vezes até à área do Varzim do que o tentara em toda a primeira parte. Sintomático!
É certo que era à equipa que estava a perder que competia tomar as iniciativas atacantes, mas... o Varzim estava apenas a vencer por um tangencial 0-1!! E sabe-se dos imponderáveis do futebol... Depois, se as coisas dão para o torto, toca a ir ao baú buscar as desculpas do costume...
É certo que não era preciso nem aconselhável entrar em correrias loucas, nem em esbanjamento de energias, até porque na próxima 4ª. feira o Varzim terá que se deslocar ao Olival para defrontar o Porto B agora para a 2ª. Liga. Mas, há limites para tudo... Ou não?! É preciso nunca esquecer o prestígio do histórico clube de uma outra Póvoa, a de Varzim!...
E após duas ou três intervenções de valia de Pedro Soares e, depois de uns 4 cantos a favor do Maria da Fonte, o Varzim, já reduzido a 10 por expulsão de Nelsinho (vermelho direto), (Quim Berto lança em jogo mais uma cara nova de nome Elísio) lança-se rápidamente para o contra-ataque, metendo a bola no recém entrado Elísio, tocando pela primeira vez no esférico, este escapuliu-se por entre os defensores da equipa da casa para a área, servindo de bandeja o "mau do costume", ou seja Stanley, que fez o favor de empurrar o mal tratado couro para o fundo das redes do desesperado Paulinho (também com duas ou três defesas de bom nível). Estava feito o bis de Stanley.
O técnico do Varzim ainda fez entrar Nelson Agra e Sérgio Organista, acabando de vez com as veleidades dos minhotos que deram nitidamente a entender terem atirado a toalha ao chão.
Os restantes cerca de 14 minutos, voltaram a ser de por a bocejar os acalorados espetadores em número a rondar os 900.
O jogo terminou para alívio dos contendores e dos assistentes que bateram em retirada para se refrescarem nas sombras e não só... o Varzim sem jogar bem, passou a eliminatória cumprindo o objectivo.
O Varzim passou assim à terceira eliminatória, a sonhar, quem sabe, com um "grande" que lhe proporcione uma boa receita.
Aguardemos. Entretanto,
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
DEPOIS DE AMEAÇA DE TEMPESTADE...
2ª. LIGA - 8ª. JORNADA
VARZIM - 1
V. GUIMARÃES B - 0
DEPOIS DO MAU-ESTAR DE ALCÂNTARA, DUAS VITÓRIAS CASEIRAS SERENARAM ÂNIMOS!...
Dois jogos seguidos em casa - vitória sobre um paupérrimo Olhanense e outra sobre "os reservistas" dos vimaranenses do Guimarães B, com potencial bem acima da média dos concorrentes a este campeonato, o Varzim acalmou os seus apaniguados mais exigentes (nem sempre os mais lúcidos), irritados com um certo apagão na qualidade de algumas exibições pouco convincentes (mesmo com vitória).
Neste encontro, o técnico do Varzim teimou em deixar de fora do onze inicial, um atleta que, na jornada anterior dera nas vistas pelo pulmão e qualidade acima da média na altura de executar que passou a emprestar ao meio campo varzinista. Esta-mo-nos a referir a Rodrigo Dantas (tem mais nome de escritor...), a última contratação dos poveiros, quiçá uma das melhores. É certo que ainda é muito cedo, mas, pela flor se advinha a qualidade do fruto...
Durante primeira parte, o jogo foi repartidíssimo na discussão pela possa da bola e pouco mais... Basta dizer que nos primeiros 45 não houve um remate às balizas que levasse, pelo menos o ilusório selo de golo!...
As duas estratégias e táticas encaixaram-se na perfeição! Infelizmente para o espetáculo... Na formação vitoriana sobressaiam o australiano Tyler, um ala muito rápido e, o lateral esquerdo Dalbert, qual incansável estafeta até às imediações da área contrária! De resto, o Varzim tinha melhor...
A formação varzinista começou a ameaçar com mais intensidade a baliza do Vitória até que num canto "à cantinho do Morais", Nelsinho cobrou o canto com tal mestria que a bola em arco e com efeito adequado, sobrevoou o keeper vimaranense e foi "morrer" sobre o relvado no interior do véu da noiva! O Sol deu a sua ajuda. Miguel Oliveira ficou a apanhar bonés (virtuais)! Para o final do jogo ainda faltavam mais de 30 e tal minutos.
Foi a vez de Quim Berto mexer no baralho e ir ao banco buscar Rodrigo Dantas, Hernâni e Adilson, saindo Nelson Agra, João Paulo (por lesão) e Rui Coentrão.
Hernâi e Adilson refrescaram os flancos, enquanto Rodrigo Dantas foi a garrafa de oxigénio, dando energia e "arrastando" jogo para os colegas de ataque, onde principalmente Diego Mourão estava quase prestes a dar o berro... de tanto trabalho de sacrifício individual que lhe foi pedido desde o início do jogo!
O Vitória de Guimarães B não se deu bem, nem mesmo com as substituições que também fez, pois não foi capaz de reagir com a qualidade que era exigida um Varzim que "cerrou punhos" para não deixar fugir os três pontos! E último tom de afirmação varzinista nquele propósito, foi a intervenção "miraculosa" de Kadu a um remate a poucos metros de si, e com este a só ter tempo de esbracejar sacudindo a bola para a frente onde estava um aglomerado de atletas e de onde saíu a recarga num estouro que levou a bola que nem um míssil para a bancada topo Sul!! UFA! Um susto do outro mundo!!
Como nota final, parece que a acalmia voltou ao espírito de alguns varzinistas "revoltados" com algo que os descontentava, como foi constatado no final do jogo em Lisboa contra o Atlético. Depois da tempestade pode ser que a Bonança tenha vindo para ficar...
Destaque individual deste jogo: KADU principalmente por no últimos segundos de jogo ter evitado o que parecia um golo certo do Vitória!
Agora a 2ª. Liga vai parar e, o Varzim vai à Póvoa de Lanhoso defrontar o Maria da Fonte para a 2ª. Eliminatória da Taça de Portugal. O jogo tem início marcado para as 15 horas do próximo domingo. O adversário do Varzim milita no campeonato amador Pro Sénior da A F Braga...
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
VARZIM - 1
V. GUIMARÃES B - 0
DEPOIS DO MAU-ESTAR DE ALCÂNTARA, DUAS VITÓRIAS CASEIRAS SERENARAM ÂNIMOS!...
Dois jogos seguidos em casa - vitória sobre um paupérrimo Olhanense e outra sobre "os reservistas" dos vimaranenses do Guimarães B, com potencial bem acima da média dos concorrentes a este campeonato, o Varzim acalmou os seus apaniguados mais exigentes (nem sempre os mais lúcidos), irritados com um certo apagão na qualidade de algumas exibições pouco convincentes (mesmo com vitória).
Neste encontro, o técnico do Varzim teimou em deixar de fora do onze inicial, um atleta que, na jornada anterior dera nas vistas pelo pulmão e qualidade acima da média na altura de executar que passou a emprestar ao meio campo varzinista. Esta-mo-nos a referir a Rodrigo Dantas (tem mais nome de escritor...), a última contratação dos poveiros, quiçá uma das melhores. É certo que ainda é muito cedo, mas, pela flor se advinha a qualidade do fruto...
Durante primeira parte, o jogo foi repartidíssimo na discussão pela possa da bola e pouco mais... Basta dizer que nos primeiros 45 não houve um remate às balizas que levasse, pelo menos o ilusório selo de golo!...
As duas estratégias e táticas encaixaram-se na perfeição! Infelizmente para o espetáculo... Na formação vitoriana sobressaiam o australiano Tyler, um ala muito rápido e, o lateral esquerdo Dalbert, qual incansável estafeta até às imediações da área contrária! De resto, o Varzim tinha melhor...
A formação varzinista começou a ameaçar com mais intensidade a baliza do Vitória até que num canto "à cantinho do Morais", Nelsinho cobrou o canto com tal mestria que a bola em arco e com efeito adequado, sobrevoou o keeper vimaranense e foi "morrer" sobre o relvado no interior do véu da noiva! O Sol deu a sua ajuda. Miguel Oliveira ficou a apanhar bonés (virtuais)! Para o final do jogo ainda faltavam mais de 30 e tal minutos.
Foi a vez de Quim Berto mexer no baralho e ir ao banco buscar Rodrigo Dantas, Hernâni e Adilson, saindo Nelson Agra, João Paulo (por lesão) e Rui Coentrão.
Hernâi e Adilson refrescaram os flancos, enquanto Rodrigo Dantas foi a garrafa de oxigénio, dando energia e "arrastando" jogo para os colegas de ataque, onde principalmente Diego Mourão estava quase prestes a dar o berro... de tanto trabalho de sacrifício individual que lhe foi pedido desde o início do jogo!
O Vitória de Guimarães B não se deu bem, nem mesmo com as substituições que também fez, pois não foi capaz de reagir com a qualidade que era exigida um Varzim que "cerrou punhos" para não deixar fugir os três pontos! E último tom de afirmação varzinista nquele propósito, foi a intervenção "miraculosa" de Kadu a um remate a poucos metros de si, e com este a só ter tempo de esbracejar sacudindo a bola para a frente onde estava um aglomerado de atletas e de onde saíu a recarga num estouro que levou a bola que nem um míssil para a bancada topo Sul!! UFA! Um susto do outro mundo!!
Como nota final, parece que a acalmia voltou ao espírito de alguns varzinistas "revoltados" com algo que os descontentava, como foi constatado no final do jogo em Lisboa contra o Atlético. Depois da tempestade pode ser que a Bonança tenha vindo para ficar...
Destaque individual deste jogo: KADU principalmente por no últimos segundos de jogo ter evitado o que parecia um golo certo do Vitória!
Agora a 2ª. Liga vai parar e, o Varzim vai à Póvoa de Lanhoso defrontar o Maria da Fonte para a 2ª. Eliminatória da Taça de Portugal. O jogo tem início marcado para as 15 horas do próximo domingo. O adversário do Varzim milita no campeonato amador Pro Sénior da A F Braga...
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
EM 6 PONTOS POSSÍVEIS VARZIM ARRECADA METADE...
6ª. JORNADA - 2ª. LIGA
ATLÉTICO - 3
VARZIM - 1
CRIAR, CRIAR, DESPERDIÇAR, DESPERDIÇAR.
OS DONOS DA CASA FIZERAM O CONTRÁRIO DE DESPERDIÇAR... ATÉ A AJUDA DO ÁRBITRO APROVEITARAM!
Segundo o foi dado a conhecer (de uma vezes de forma mais clara do que de outras), o que se passou diante dos alcantarenses, quase que se consegue ficar a saber pelo subtítulo. Não pudemos estar presentes, mas os "infiltrados" servem para alguma coisa...
O Varzim, principalmente em todo o miolo da primeira parte teve "ene" situações em que só faltou empurrar a bola para o interior da baliza do clube histórico da capital. E quem não colhe na devida altura, arrisca-se a que entretanto surja uma "descarga de água" que, não sendo em grande quantidade, é a suficiente quando não foram tomadas cautelas a tempo...
Segundo ouvimos da boca de uma personalidade completamente neutra em relação às equipas em confronto, "o Varzim pelo que fez na primeira parte, merecia vencer o jogo"!
Pois é, mas, o jogo tem noventa e tal minutos e, o mérito não dá pontos!
Mesmo à distância, ficou-me a sensação que a formação poveira não aproveitou o jogo em todo o seu tempo de duração e, algumas pedras do xadrês ficaram abaixo das expectativas, com o técnico do Varzim a cometer alguns erros nas opções quando resolveu fazer substituições.
Concluindo, pelo menos, foi mais um jogo em que a equipa do Varzim mostrou estar à altura do adversário para pelo menos pontuar, tal como já acontecera contra o Famalicão e em Penafiel.
Nota: No final do jogo, alguns mosquitos por cordas quando alguns adeptos do Varzim mostraram descontentamento (muito mal explicado...). Se o seu clube acabara de perder... onde está a "arruaça" senhor Quim Berto?! É preciso ir aprendendo rapidamente mister a lidar com algumas questões que, por vezes até são colocadas inopinada e desajeitadamente e que, não podem, nem devem, ser respondidas sob a emoção do momento, pois o gume poderá virar-se contra si... E o futebol está cheio de "apunhaladores" sempre à espreita de quem dê mostras de fragilidade, como com certeza se apercebeu ao longo da sua carreira como jogador de valor acima da média...
O golo do Varzim foi apontado por Stanley
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
7ª. JORNADA - 2ª. LIGA
VARZIM - 3
S C OLHANENSE - 1
ATÉ AGORA NENHUM OUTRO ADVERSÁRIO SE PÔS TANTO A JEITO!...
Depois da derrota frente ao Atlético, o Varzim redimiu-se vencendo sem ser preciso exibir grandes galões de competência.
Os algarvios cedo deram a entender que mais teriam para dar do que resistir o máximo de tempo possível ao primeiro golo alvi-negro...
Aos 16 minutos, Nelsinho na cobrança de um livre a uns bons 25 mts. da baliza de Moreira (já foi craque na baliza do Benfica), bateu a bola à altura da cabeça de Diego Mourão, com este a fazer-se ao "balão", mas sem lhe chegar a tocar, pois foi nítido que a trajetória da bola foi sempre a mesma até ela parar no fundo da baliza à guarda do atónito Moreira. Aliás Nelsinho já não é primeira vez que surpreende os kepers com este tipo de batidela de bola em livres daquela distância e, claro, quando há um ou outro colega estorvando dificultando a visão dos g. redes, tanto melhor...
Os olhanenses não deram a entender lá grande reação, mas mesmo assim, passados 10 minutos haveriam de chegar ao golo do empate, quase que caído do Céu, com o juiz a validar um golo que deixou muitas dúvidas aos presentes - temos quase a certeza que mesmo aos árbitros - dado que Coelho enviou a bola para o chão e na direção do poste esquerdo de Kadu. O esférico do poste ressaltou para a relva, junto ao mesmo ferro e, Kadu qual felino, agarrou a bola com firmeza e encostou-a contra o mesmo poste, sendo nítido que o diâmetro da bola não ultrapassou TOTALMENTE a linha traçada entre os postes!! Mas como os árbitros são soberanos mesmo nas asneiras...
O restante tempo de jogo até ao intervalo, foi jogado aquém do esperado, tendo o Varzim se deixado arrastar para o jogo pastoso, muito morno, dos algarvios... Influência dos calores e das águas mornas daquela região... Foi pena.
Na segunda parte, o treinador do Varzim, apresentou o mesmo onze que iniciou o jogo, mas, por pouco tempo. A meio desta segunda metade do jogo, Diego Mourão que saiu lesionado cedeu o lugar a Adilson, um ala, passando para o meio do ataque Stanley. Depois, Rodrigo Dantas estreou-se perante o seu público e, foi dar muita assertividade e pulmão ao meio campo, zona central, com uma postura mais voltada para ajudar os colegas da frente em situações de transição para o atatque. Finalmente, e já depois de Rui Coentrão coroar a sua magnífica exibição com um golo de belo efeito, a entrada de Hernâni para o lugar do incansável Rui Coentrão (quanto a nós, continua a ser o mais destabelizador atacante do Varzim), o flanco sofreu um refresch, continuando Hernâni a "esticar" pelo mesmo flanco o jogo atacante do Varzim, acabando esta nova roupagem por surtir efeito, com uma jogada plena de rapidez e envolvencia dos varzinistas, aparecendo Stanley pleno de oportunidade a finalizar e colocar o marcador em 3-1, resultado que viria a verificar no final.
Vitória clara de um Varzim que foi superior em todos os aspetos. Também, perante os factos, estranho seria que tal não acontecesse...
De todos os adversário que o Varzim teve nestas 7 jornadas, este foi sem dúvida o pior.
No final tudo calmo por parte de toda a gente. "Tudo está bem quando acaba bem"!
Não vimos ponta de arruaceiros, nem sequer qualquer ponta de contestação a quem quer que fosse... ou qualquer outro tipo de reação menos contida!?
No Varzim não existem adeptos DE OUTRO PLANETA, nem arruaceiros, nem anjinhos!... São iguais a muitos outros comuns espectadores de futebol, o tal que é considerado o melhor espectáculo do mundo e o mais apaixonante para o ser humano. E momentos menos bons (ou reações negativas), quem já os não teve?
Que às vezes não é fácil o controlo... Ai isso é! Há que fazer um esforço suplementar... se possível!
Última nota - Pedro Sá em grande nível, seguido de Nelsinho e Rui Coentrão.
Golos: Nelsinho 16; Coelho 25´ para Olhanense; Rui Coentrão 63´e Stanley 67
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
ATLÉTICO - 3
VARZIM - 1
CRIAR, CRIAR, DESPERDIÇAR, DESPERDIÇAR.
OS DONOS DA CASA FIZERAM O CONTRÁRIO DE DESPERDIÇAR... ATÉ A AJUDA DO ÁRBITRO APROVEITARAM!
Segundo o foi dado a conhecer (de uma vezes de forma mais clara do que de outras), o que se passou diante dos alcantarenses, quase que se consegue ficar a saber pelo subtítulo. Não pudemos estar presentes, mas os "infiltrados" servem para alguma coisa...
O Varzim, principalmente em todo o miolo da primeira parte teve "ene" situações em que só faltou empurrar a bola para o interior da baliza do clube histórico da capital. E quem não colhe na devida altura, arrisca-se a que entretanto surja uma "descarga de água" que, não sendo em grande quantidade, é a suficiente quando não foram tomadas cautelas a tempo...
Segundo ouvimos da boca de uma personalidade completamente neutra em relação às equipas em confronto, "o Varzim pelo que fez na primeira parte, merecia vencer o jogo"!
Pois é, mas, o jogo tem noventa e tal minutos e, o mérito não dá pontos!
Mesmo à distância, ficou-me a sensação que a formação poveira não aproveitou o jogo em todo o seu tempo de duração e, algumas pedras do xadrês ficaram abaixo das expectativas, com o técnico do Varzim a cometer alguns erros nas opções quando resolveu fazer substituições.
Concluindo, pelo menos, foi mais um jogo em que a equipa do Varzim mostrou estar à altura do adversário para pelo menos pontuar, tal como já acontecera contra o Famalicão e em Penafiel.
Nota: No final do jogo, alguns mosquitos por cordas quando alguns adeptos do Varzim mostraram descontentamento (muito mal explicado...). Se o seu clube acabara de perder... onde está a "arruaça" senhor Quim Berto?! É preciso ir aprendendo rapidamente mister a lidar com algumas questões que, por vezes até são colocadas inopinada e desajeitadamente e que, não podem, nem devem, ser respondidas sob a emoção do momento, pois o gume poderá virar-se contra si... E o futebol está cheio de "apunhaladores" sempre à espreita de quem dê mostras de fragilidade, como com certeza se apercebeu ao longo da sua carreira como jogador de valor acima da média...
O golo do Varzim foi apontado por Stanley
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
7ª. JORNADA - 2ª. LIGA
VARZIM - 3
S C OLHANENSE - 1
ATÉ AGORA NENHUM OUTRO ADVERSÁRIO SE PÔS TANTO A JEITO!...
Depois da derrota frente ao Atlético, o Varzim redimiu-se vencendo sem ser preciso exibir grandes galões de competência.
Os algarvios cedo deram a entender que mais teriam para dar do que resistir o máximo de tempo possível ao primeiro golo alvi-negro...
Aos 16 minutos, Nelsinho na cobrança de um livre a uns bons 25 mts. da baliza de Moreira (já foi craque na baliza do Benfica), bateu a bola à altura da cabeça de Diego Mourão, com este a fazer-se ao "balão", mas sem lhe chegar a tocar, pois foi nítido que a trajetória da bola foi sempre a mesma até ela parar no fundo da baliza à guarda do atónito Moreira. Aliás Nelsinho já não é primeira vez que surpreende os kepers com este tipo de batidela de bola em livres daquela distância e, claro, quando há um ou outro colega estorvando dificultando a visão dos g. redes, tanto melhor...
Os olhanenses não deram a entender lá grande reação, mas mesmo assim, passados 10 minutos haveriam de chegar ao golo do empate, quase que caído do Céu, com o juiz a validar um golo que deixou muitas dúvidas aos presentes - temos quase a certeza que mesmo aos árbitros - dado que Coelho enviou a bola para o chão e na direção do poste esquerdo de Kadu. O esférico do poste ressaltou para a relva, junto ao mesmo ferro e, Kadu qual felino, agarrou a bola com firmeza e encostou-a contra o mesmo poste, sendo nítido que o diâmetro da bola não ultrapassou TOTALMENTE a linha traçada entre os postes!! Mas como os árbitros são soberanos mesmo nas asneiras...
O restante tempo de jogo até ao intervalo, foi jogado aquém do esperado, tendo o Varzim se deixado arrastar para o jogo pastoso, muito morno, dos algarvios... Influência dos calores e das águas mornas daquela região... Foi pena.
Na segunda parte, o treinador do Varzim, apresentou o mesmo onze que iniciou o jogo, mas, por pouco tempo. A meio desta segunda metade do jogo, Diego Mourão que saiu lesionado cedeu o lugar a Adilson, um ala, passando para o meio do ataque Stanley. Depois, Rodrigo Dantas estreou-se perante o seu público e, foi dar muita assertividade e pulmão ao meio campo, zona central, com uma postura mais voltada para ajudar os colegas da frente em situações de transição para o atatque. Finalmente, e já depois de Rui Coentrão coroar a sua magnífica exibição com um golo de belo efeito, a entrada de Hernâni para o lugar do incansável Rui Coentrão (quanto a nós, continua a ser o mais destabelizador atacante do Varzim), o flanco sofreu um refresch, continuando Hernâni a "esticar" pelo mesmo flanco o jogo atacante do Varzim, acabando esta nova roupagem por surtir efeito, com uma jogada plena de rapidez e envolvencia dos varzinistas, aparecendo Stanley pleno de oportunidade a finalizar e colocar o marcador em 3-1, resultado que viria a verificar no final.
Vitória clara de um Varzim que foi superior em todos os aspetos. Também, perante os factos, estranho seria que tal não acontecesse...
De todos os adversário que o Varzim teve nestas 7 jornadas, este foi sem dúvida o pior.
No final tudo calmo por parte de toda a gente. "Tudo está bem quando acaba bem"!
Não vimos ponta de arruaceiros, nem sequer qualquer ponta de contestação a quem quer que fosse... ou qualquer outro tipo de reação menos contida!?
No Varzim não existem adeptos DE OUTRO PLANETA, nem arruaceiros, nem anjinhos!... São iguais a muitos outros comuns espectadores de futebol, o tal que é considerado o melhor espectáculo do mundo e o mais apaixonante para o ser humano. E momentos menos bons (ou reações negativas), quem já os não teve?
Que às vezes não é fácil o controlo... Ai isso é! Há que fazer um esforço suplementar... se possível!
Última nota - Pedro Sá em grande nível, seguido de Nelsinho e Rui Coentrão.
Golos: Nelsinho 16; Coelho 25´ para Olhanense; Rui Coentrão 63´e Stanley 67
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
E ASSIM COM UMA EXCELENTE PARTIDA SE REDIMIU O VARZIM DA PERDA DE PONTOS NO JOGO ANTERIOR
2ª. LIGA
5ª. JORNADA
VARZIM - 2
BENFICA B - 1
VITÓRIA NORMALÍSSIMA DE QUEM FOI MELHOR EM TODOS OS CAPÍTULOS...
O Varzim depois de perder em Penafiel a possibilidade de pontuar devido a um lance infeliz de um seu atleta e, quando o adversário se via aflito para romper a amarração feita pelo xadrês dos varzinistas, desforrou-se agora em sua casa, batendo uma equipa de segundo plano de um dos grandes - o Benfica B - sem apelo nem agravo, tendo até o seu golo sido obtido com um defesa da equipa poveira a ser o último a tocar na bola de calcanhar!...
Os encarnados não mostraram potencial por aí além, podendo ser cotado, e para sermos simpáticos, com uma qualidade ao nível das melhores que na época passada vimos no CNS... Muito simplório na sua estratégia, lento e muito previsível nas suas intenções. Poderá ter sido apenas um jogo menos conseguido. O resto da prova nos confirmará.
Mais uma vez o técnico do Varzim foi astuto e oportuno na altura de fazer as alterações na sua equipa, no segundo tempo, dando mostras de também ele, vir em crescendo na aquisição de maturidade como técnico, a par de uma notória consolidação na aplicação das suas opções, jogo a jogo, revelando pormenores promissores.
A entrada de Abel para o lado direito da defensiva poveira, mais por precaução devido a Tiago Lopes já estar amarelado, (bom senso e astúcia de técnico que quer marcar pontos...), trouxe à equipa a segurança que era preciso manter, mesmo que fosse preciso, em última estância o lateral-direito recorrer à falta "inevitável", numa altura em que os lisboetas davam indícios que quererem limpar a honra a todo o custo...
As substituições de Diego Mourão e Cervantes por Hernâni e Bijou,
serviram para manter o máximo de pujança (fechar bem e sair com bola controlada e, se possível servir o agora ponta de lança Stanley que vai melhorando de rendimento a olhos vistos de jogo para jogo (possante e brigão).
Do outro lado, as águias de Hélder, tentaram sair do marasmo no último 1/4 de hora, mas já era tarde... Os pupilos de Quim Berto não se amedrontaram e acabaram o jogo na busca de mais um golo, respondendo sempre à letra aos benficas-bês. Assim se redimiu o Varzim da perda dos pontos no último jogo.
Por último, excelente estreia no Varzim do G. redes Kadu, emprestado pelo F C Porto e, "uma palavra" para o golão do russo de Terroso (em tempos houve um outro chamado Artur e que foi dos melhores centrais do futebol luso) Nelson Agra! Este golo é digno de figurar na lista dos melhores golos que já aconteceram num jogo de futebol! Espetáculo!!!
As remadas cada vez vão estando mais acertadas ao sinal do seu timoneiro. Oxalá seja para durar porque, a "criança" ainda agora acabou de nascer...
Boa sorte para o jogo diante do velhinho Atlético!
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
5ª. JORNADA
VARZIM - 2
BENFICA B - 1
VITÓRIA NORMALÍSSIMA DE QUEM FOI MELHOR EM TODOS OS CAPÍTULOS...
O Varzim depois de perder em Penafiel a possibilidade de pontuar devido a um lance infeliz de um seu atleta e, quando o adversário se via aflito para romper a amarração feita pelo xadrês dos varzinistas, desforrou-se agora em sua casa, batendo uma equipa de segundo plano de um dos grandes - o Benfica B - sem apelo nem agravo, tendo até o seu golo sido obtido com um defesa da equipa poveira a ser o último a tocar na bola de calcanhar!...
Os encarnados não mostraram potencial por aí além, podendo ser cotado, e para sermos simpáticos, com uma qualidade ao nível das melhores que na época passada vimos no CNS... Muito simplório na sua estratégia, lento e muito previsível nas suas intenções. Poderá ter sido apenas um jogo menos conseguido. O resto da prova nos confirmará.
Mais uma vez o técnico do Varzim foi astuto e oportuno na altura de fazer as alterações na sua equipa, no segundo tempo, dando mostras de também ele, vir em crescendo na aquisição de maturidade como técnico, a par de uma notória consolidação na aplicação das suas opções, jogo a jogo, revelando pormenores promissores.
A entrada de Abel para o lado direito da defensiva poveira, mais por precaução devido a Tiago Lopes já estar amarelado, (bom senso e astúcia de técnico que quer marcar pontos...), trouxe à equipa a segurança que era preciso manter, mesmo que fosse preciso, em última estância o lateral-direito recorrer à falta "inevitável", numa altura em que os lisboetas davam indícios que quererem limpar a honra a todo o custo...
As substituições de Diego Mourão e Cervantes por Hernâni e Bijou,
serviram para manter o máximo de pujança (fechar bem e sair com bola controlada e, se possível servir o agora ponta de lança Stanley que vai melhorando de rendimento a olhos vistos de jogo para jogo (possante e brigão).
Do outro lado, as águias de Hélder, tentaram sair do marasmo no último 1/4 de hora, mas já era tarde... Os pupilos de Quim Berto não se amedrontaram e acabaram o jogo na busca de mais um golo, respondendo sempre à letra aos benficas-bês. Assim se redimiu o Varzim da perda dos pontos no último jogo.
Por último, excelente estreia no Varzim do G. redes Kadu, emprestado pelo F C Porto e, "uma palavra" para o golão do russo de Terroso (em tempos houve um outro chamado Artur e que foi dos melhores centrais do futebol luso) Nelson Agra! Este golo é digno de figurar na lista dos melhores golos que já aconteceram num jogo de futebol! Espetáculo!!!
As remadas cada vez vão estando mais acertadas ao sinal do seu timoneiro. Oxalá seja para durar porque, a "criança" ainda agora acabou de nascer...
Boa sorte para o jogo diante do velhinho Atlético!
ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
DISPLICENCIAS FATAIS DE QUEM ANDA LÁ DENTRO...
2ª. LIGA
4ª. JORNADA
PENAFIEL - 1
VARZIM - 0
No 25 de Abril de Penafiel aconteceu, talvez, um dos momentos mais mirabolantes e "chocantes" para uns e, de incrédula e inusitada "oferta" para os beneficiados!
Houve um árbitro (já falecido) que chegou a dizer: "desde que vi um porco andar de bicicleta, já nada me admira"!
Realmente aos 54´, o resultado ainda em 0-0 e com o Varzim a ter uma boa abordagem ao jogo na etapa complementar, houve um jogador dos alvi-negros que recebe a bola à entrada do meio campo do adversário, liberto de pressão de qualquer opositor, de repente, e quando toda a gente pensava que surgiria um passe para um colega que o ajudasse a levar a bola para o ataque, toma a inesperada e infeliz opção de atrasar a bola para a sua área, não se apercebendo que por perto andava o ponta dos locais, Yero, apesar dos seus mais de 2 metros de altura!? O penafidelense não se fez rogado e aproveitou, concretizando em golo a "oferta" que viria a dar a vitória imerecida à sua equipa, já que, quanto a nós o resultado mais justo teria sido o empate com golos.
Displicencias fatais de quem anda lá dentro...
Os da casa estavam com necessidade de uma vitória (após apenas terem sido capazes de conquistar um ponto), mas, só a conseguiram porque a sorte, em certas alturas, a uns atrapalha, a outros ajuda...
O Varzim em casa de um adversário que, a não ser que o seu potencial mude e bastante para melhor, é um dos mais sérios candidatos a, com muitas outras da mesma igualha como a equipa poveira, lutar por um lugar ao Sol entre os que quiserem (e puderem) evitar o inferno da luta para não descerem ao famigerado CNS nas últimas contendas. É certo que ainda é muito cedo, mas, como faz a formiga, é preciso provisionar a tempo e horas para quando chegar a "razia" do último terço!...
Foi um jogo disputado com muita alma de parte a parte, embora nem sempre de forma esclarecida e que, chamou ao 25 de Abril um número de espetadores a rondar as três centenas, apesar de ser a meio da semana.
O Penafiel enviou duas bolas ao poste no espaço de um minuto, por sua vez o Varzim criou duas a três situações para que acontecesse pelo menos uma finalização com sucesso. Recordamos um remate repentino e cruzado, da zona da meia-lua, do recém entrado Bruno Morais.
O Varzim está com uma média de 1 ponto por jogo. Não é bom, mas não também não pode considerar-se mau. Ainda a procissão vai no adro! Limadas mais algumas arestas e, na altura própria, "retocado" o plantel, achamos que a difícil manutenção poderá ser menos difícil...
Agora há que "limpar a cabeça", acreditar no potencial que têm e, melhorar o que têm vindo a fazer e corrigir erros, concentrando-se em defrontar o Benfica-B e, pensar que, uma gracinha varzinista pode acontecer...
Não vamos fazer referências individuais aos lobos do mar. Apenas dizer que o técnico mexeu no onze inicial e durante o jogo e, bem.
ALA-ARRIBA VARZIM!
4ª. JORNADA
PENAFIEL - 1
VARZIM - 0
No 25 de Abril de Penafiel aconteceu, talvez, um dos momentos mais mirabolantes e "chocantes" para uns e, de incrédula e inusitada "oferta" para os beneficiados!
Houve um árbitro (já falecido) que chegou a dizer: "desde que vi um porco andar de bicicleta, já nada me admira"!
Realmente aos 54´, o resultado ainda em 0-0 e com o Varzim a ter uma boa abordagem ao jogo na etapa complementar, houve um jogador dos alvi-negros que recebe a bola à entrada do meio campo do adversário, liberto de pressão de qualquer opositor, de repente, e quando toda a gente pensava que surgiria um passe para um colega que o ajudasse a levar a bola para o ataque, toma a inesperada e infeliz opção de atrasar a bola para a sua área, não se apercebendo que por perto andava o ponta dos locais, Yero, apesar dos seus mais de 2 metros de altura!? O penafidelense não se fez rogado e aproveitou, concretizando em golo a "oferta" que viria a dar a vitória imerecida à sua equipa, já que, quanto a nós o resultado mais justo teria sido o empate com golos.
Displicencias fatais de quem anda lá dentro...
Os da casa estavam com necessidade de uma vitória (após apenas terem sido capazes de conquistar um ponto), mas, só a conseguiram porque a sorte, em certas alturas, a uns atrapalha, a outros ajuda...
O Varzim em casa de um adversário que, a não ser que o seu potencial mude e bastante para melhor, é um dos mais sérios candidatos a, com muitas outras da mesma igualha como a equipa poveira, lutar por um lugar ao Sol entre os que quiserem (e puderem) evitar o inferno da luta para não descerem ao famigerado CNS nas últimas contendas. É certo que ainda é muito cedo, mas, como faz a formiga, é preciso provisionar a tempo e horas para quando chegar a "razia" do último terço!...
Foi um jogo disputado com muita alma de parte a parte, embora nem sempre de forma esclarecida e que, chamou ao 25 de Abril um número de espetadores a rondar as três centenas, apesar de ser a meio da semana.
O Penafiel enviou duas bolas ao poste no espaço de um minuto, por sua vez o Varzim criou duas a três situações para que acontecesse pelo menos uma finalização com sucesso. Recordamos um remate repentino e cruzado, da zona da meia-lua, do recém entrado Bruno Morais.
O Varzim está com uma média de 1 ponto por jogo. Não é bom, mas não também não pode considerar-se mau. Ainda a procissão vai no adro! Limadas mais algumas arestas e, na altura própria, "retocado" o plantel, achamos que a difícil manutenção poderá ser menos difícil...
Agora há que "limpar a cabeça", acreditar no potencial que têm e, melhorar o que têm vindo a fazer e corrigir erros, concentrando-se em defrontar o Benfica-B e, pensar que, uma gracinha varzinista pode acontecer...
Não vamos fazer referências individuais aos lobos do mar. Apenas dizer que o técnico mexeu no onze inicial e durante o jogo e, bem.
ALA-ARRIBA VARZIM!
terça-feira, 25 de agosto de 2015
E JÁ LÁ VÃO TRÊS JORNADAS! DE NOVE PONTOS POSSÍVEIS O VARZIM GANHOU QUATRO. O RESTO,O TEMPO O DIRÁ...
2ª. LIGA - 2015/2016
DESTA VEZ O VARZIM VOLTOU MESMO!... EM 2011/2012 NEM COMO CAMPEÕES LÁ CONSEGUIU JOGAR NA ÉPOCA SEGUINTE POR MOTIVOS JÁ MAIS QUE ESBATIDOS!...
1ª. JORNADA
VARZIM - 1
FAMALICÃO - 2
O VARZIM PERDEU MAS O EMPATE ERA O RESULTADO MAIS JUSTO. SÓ QUE EM FUTEBOL GANHA QUEM MARCA MAIS GOLOS. PONTO FINAL.
Frente a frente duas formações de valia muito semelhante e que na época passada foram das que mais que nível emprestaram a um CNS amadoríssimo em todos os aspetos!
Um concorrente direto para a manutenção!...
Se não fosse aquela oferta logo no início do segundo tempo...
O que é certo é que dois pontos ficaram pelo caminho.
Ao intervalo: 0-0
Golos: 48´ Diego Mourão na p. baliza; Correia 71´; Diego Mourão 73´
2ª. JORNADA
FREAMUNDE - 1
VARZIM - 1
UMAS VEZES A SORTE ESTÁ COM O ADVERSÁRIO MESMO QUANDO MARCA UM GOLO DO OUTRO MUNDO! OUTRAS... ESTÁ COM OS QUE LUTAM ATÉ AO FIM!...
Num campo em que os da casa costumam fazer a vida cara ao Varzim - os poveiros já lá perderam uma subida ao escalão principal, ainda não vai assim há tantos anos, com Rogério Gonçalves como treinador -, desta feita ia-se repetindo a derrota não fosse o técnico do Varzim Quim Berto lembrar-se de ir ao banco buscar o "chaimite" Stanley que faturaria quando o árbitro já se preparava para soprar o apito final!
A entrada de Adilson revigorou e deu ao flanco mais codícia e objectividade ofensiva ao xadrês poveiro. De salientar o cheirinho que o atacante Bruno Morais foi nos últimos minutos dar ao ataque do Varzim, contribuindo para o desatinar da defensiva local, a que nem o seu técnico Filó resistiu, "obrigando" o sôr árbitro a mandá-lo tomar banho mais cedo...
Ao intervalo: 0-0
Golos: Robson 60´; Stanley 94
3ª. JORNADA
VARZIM - 1
LEIXÕES - 0
AS MAIS DIFÍCEIS SÃO AS MAIS SABOROSAS!
GRANDE TARDE... FUTEBOL, COLORIDO DOS ADEPTOS E RIVALIDADE ANTIQUÍSSIMA!
Fazendo a muitos recordar bons tempos das épocas áureas de varzinistas e leixonenses frente a frente quando ambas estiveram durante épocas a fio no melhor futebol português e onde militavam jogadores do melhor que jogavam em Portugal, o Varzim e Leixões deste último jogo, não estiveram naquele nível, mas, em entrega e raça, viu-se praticamente do mesmo...
Uma primeira parte muito repartida, com nacos em que os rubro-brancos chegaram a estar por cima, mas apenas em termos de posse de bola, porque de ocasiões de golo... nikles!
Julgamos que o técnico leixonense optando por algemar Gonçalo Graça à lateral direita, perde um atleta com pés de veludo, criativo e que joga em "milímetros" dentro da área. Mas quem somos nós?! Depois, o ex-varzinista não é de recuperar rapidamente o seu posto. Valeu-lhe que Rui Coentrão não teve a ajuda que se impunha do estreante João Carneiro (muito bem a defender, lento nas descidas...).
A formação poveira até ao intervalo, mostrou-se bastante coesa do meio para trás, onde Sandro e Pedro Sá eram "reis e senhores". Só que, nos momentos de proceder às transições ofensivas, Nelsinho "via-se" numa ilha... sem parceiros por perto a quem endossar a bola... Esses possíveis colegas haviam de saltar do banco no segundo tempo.
Ao intervalo: 0-0
No segundo tempo, alguns dos vitais leixonenses deram o berro (Malafaia, Cadinha e Pedras, por exemplo) e, o Varzim, manteve a "frescura física", e Quim Berto, mais cedo fizesse as substituições, mais cedo os poveiros começariam causar rombos na barcaça matosinhense. Adilson foi para um dos flancos dar maior discernimento na condução para o ataque, interligou-se mais com Nelsinho e, Stanley (o tal que já começa a dar que pensar aos opositores...), com a sua fogosidade e potência no tu cá-tu lá, enervou Gonçalo Graça e comparsas da defesa, atirou-se na procura do golo e, consegui-o aos 71´.
O Varzim, já com os leixonenses de cabeça perdida e os membros da clake de gaitas nos sacos, ainda dispôs de uma g. penalidade para arredondar o resultado, mas, Nelsinho não esteve pelos ajustes, contra o que é costume.
E assim o Varzim conseguiu presentar os seus adeptos com a primeira vitória ligueira, somando três preciosos pontos para esta longa maratona que ainda agora começou.
Golos: Stanley 71´
P.S.- Em 3 jornadas atente-se nisto: o Varzim sofreu 3 golos (autogolo) e marcou outros tantos. Precisa duplicar os golos sofridos...
Outro aspeto a reter: o saldo pontual é negativo - em 9 possíveis, apenas somou 4 pontos.
Há que "aforrar" o maior número deles e o mais cedo possível...
Amanhã o Varzim desloca-se a Penafiel para a 4ª. jornada. Ganhe o melhor e que o melhor seja (sempre) o Varzim!
ALA-ARRIBA VARZIM!
DESTA VEZ O VARZIM VOLTOU MESMO!... EM 2011/2012 NEM COMO CAMPEÕES LÁ CONSEGUIU JOGAR NA ÉPOCA SEGUINTE POR MOTIVOS JÁ MAIS QUE ESBATIDOS!...
1ª. JORNADA
VARZIM - 1
FAMALICÃO - 2
O VARZIM PERDEU MAS O EMPATE ERA O RESULTADO MAIS JUSTO. SÓ QUE EM FUTEBOL GANHA QUEM MARCA MAIS GOLOS. PONTO FINAL.
Frente a frente duas formações de valia muito semelhante e que na época passada foram das que mais que nível emprestaram a um CNS amadoríssimo em todos os aspetos!
Um concorrente direto para a manutenção!...
Se não fosse aquela oferta logo no início do segundo tempo...
O que é certo é que dois pontos ficaram pelo caminho.
Ao intervalo: 0-0
Golos: 48´ Diego Mourão na p. baliza; Correia 71´; Diego Mourão 73´
2ª. JORNADA
FREAMUNDE - 1
VARZIM - 1
UMAS VEZES A SORTE ESTÁ COM O ADVERSÁRIO MESMO QUANDO MARCA UM GOLO DO OUTRO MUNDO! OUTRAS... ESTÁ COM OS QUE LUTAM ATÉ AO FIM!...
Num campo em que os da casa costumam fazer a vida cara ao Varzim - os poveiros já lá perderam uma subida ao escalão principal, ainda não vai assim há tantos anos, com Rogério Gonçalves como treinador -, desta feita ia-se repetindo a derrota não fosse o técnico do Varzim Quim Berto lembrar-se de ir ao banco buscar o "chaimite" Stanley que faturaria quando o árbitro já se preparava para soprar o apito final!
A entrada de Adilson revigorou e deu ao flanco mais codícia e objectividade ofensiva ao xadrês poveiro. De salientar o cheirinho que o atacante Bruno Morais foi nos últimos minutos dar ao ataque do Varzim, contribuindo para o desatinar da defensiva local, a que nem o seu técnico Filó resistiu, "obrigando" o sôr árbitro a mandá-lo tomar banho mais cedo...
Ao intervalo: 0-0
Golos: Robson 60´; Stanley 94
3ª. JORNADA
VARZIM - 1
LEIXÕES - 0
AS MAIS DIFÍCEIS SÃO AS MAIS SABOROSAS!
GRANDE TARDE... FUTEBOL, COLORIDO DOS ADEPTOS E RIVALIDADE ANTIQUÍSSIMA!
Fazendo a muitos recordar bons tempos das épocas áureas de varzinistas e leixonenses frente a frente quando ambas estiveram durante épocas a fio no melhor futebol português e onde militavam jogadores do melhor que jogavam em Portugal, o Varzim e Leixões deste último jogo, não estiveram naquele nível, mas, em entrega e raça, viu-se praticamente do mesmo...
Uma primeira parte muito repartida, com nacos em que os rubro-brancos chegaram a estar por cima, mas apenas em termos de posse de bola, porque de ocasiões de golo... nikles!
Julgamos que o técnico leixonense optando por algemar Gonçalo Graça à lateral direita, perde um atleta com pés de veludo, criativo e que joga em "milímetros" dentro da área. Mas quem somos nós?! Depois, o ex-varzinista não é de recuperar rapidamente o seu posto. Valeu-lhe que Rui Coentrão não teve a ajuda que se impunha do estreante João Carneiro (muito bem a defender, lento nas descidas...).
A formação poveira até ao intervalo, mostrou-se bastante coesa do meio para trás, onde Sandro e Pedro Sá eram "reis e senhores". Só que, nos momentos de proceder às transições ofensivas, Nelsinho "via-se" numa ilha... sem parceiros por perto a quem endossar a bola... Esses possíveis colegas haviam de saltar do banco no segundo tempo.
Ao intervalo: 0-0
No segundo tempo, alguns dos vitais leixonenses deram o berro (Malafaia, Cadinha e Pedras, por exemplo) e, o Varzim, manteve a "frescura física", e Quim Berto, mais cedo fizesse as substituições, mais cedo os poveiros começariam causar rombos na barcaça matosinhense. Adilson foi para um dos flancos dar maior discernimento na condução para o ataque, interligou-se mais com Nelsinho e, Stanley (o tal que já começa a dar que pensar aos opositores...), com a sua fogosidade e potência no tu cá-tu lá, enervou Gonçalo Graça e comparsas da defesa, atirou-se na procura do golo e, consegui-o aos 71´.
O Varzim, já com os leixonenses de cabeça perdida e os membros da clake de gaitas nos sacos, ainda dispôs de uma g. penalidade para arredondar o resultado, mas, Nelsinho não esteve pelos ajustes, contra o que é costume.
E assim o Varzim conseguiu presentar os seus adeptos com a primeira vitória ligueira, somando três preciosos pontos para esta longa maratona que ainda agora começou.
Golos: Stanley 71´
P.S.- Em 3 jornadas atente-se nisto: o Varzim sofreu 3 golos (autogolo) e marcou outros tantos. Precisa duplicar os golos sofridos...
Outro aspeto a reter: o saldo pontual é negativo - em 9 possíveis, apenas somou 4 pontos.
Há que "aforrar" o maior número deles e o mais cedo possível...
Amanhã o Varzim desloca-se a Penafiel para a 4ª. jornada. Ganhe o melhor e que o melhor seja (sempre) o Varzim!
ALA-ARRIBA VARZIM!
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
UMA ENTRADA PROMETEDORA...
1ª. ELIMINATÓRIA DA TAÇA DA LIGA P F P
G D CHAVES - 0
VARZIM - 2
NO SILÊNCIO DA VIZINHA SERRA ECOARAM 2 TIROS CERTEIROS. VARZIM SEGUE EM FRENTE.
Em deslocação que se antevia difícil, o Varzim foi a casa dos "candidatos" flavienses, causar-lhes a decepção de ficarem pelo caminho na estreia desta edição da taça ligueira!
Golos de Diego Mourão e Nelsinho sentenciaram a eliminatória, após um nulo ao intervalo.
Na próxima eliminatória em 29-9, o Varzim receberá o primodivisionário Arouca. Até lá, outras águas terão já passado debaixo da ponte...
Sabe-se que o campeonato nada tem a ver com este tipo de competições a eliminar... Por isso, nada de embandeirar antes sequer da procissão ainda não ter saído para o adro!...
Agora, parabenenizar o grupo de trabalho, obreiro por esta vitória, isso sim, devem os varzinistas o fazer de forma calorosa e incentivadora. Afinal de contas, o seu papel!
Última nota: Devido a um tal artigo 44º. que rege o futebol português, os adeptos do Varzim "pagaram" pelos que prevaricaram por parte do clube flaviense num jogo da época pretérita, sendo-lhes vedado o acesso ao campo para apoiar o seu clube e, inclusivamente o direito a informar em direto e na integra (relatos radiofónicos, por exemplo) o que lá se ia passando!? Mas os jornalistas também transgrediram no tal jogo entre Chaves e Freamunde da época transata?!
Arcaico e injusto artigo aquele, em pleno séc. XXI!!! Haja pachorra e mais bom-senso!
ALA-ARRIBA VARZIM!
quinta-feira, 25 de junho de 2015
ASSENTADA A POEIRA... E AGORA?! QUE FUTURO?!
EM TEMPO DE REFLEXÃO
O Varzim após a humilhação de ter sido obrigado a voltar a jogar na mesma divisão depois de se ter sagrado campeão nacional em 2011/2012, conseguiu volvidas 3 épocas, pelo menos a subida ao futebol profissional à custa do esforço repartido por muita gente e das mais variadas formas: com presença e dinheiro; com presença e fazendo o que se mostrava necessário; fazendo diligências administrativas e de gestão junto de parceiros, até à conquista de pontos dentro do campo!
Muita carolice, alguns profissionais também num ambiente desportivo onde o amadorismo mais retrogrado impera e de que maneira: desde o impedimento de órgãos de comun. social devidamente credenciada, ao entregarem tarde e a más horas, documentação com informação relativa à constituição das equipas, essencial para executar o trabalho de divulgação, até à forma selvagem como em alguns campos os elementos da comunicação social eram propositadamente colocados "colados" junto a bocas de altifalantes ou colunas com sons a roçar o histerismo de speakers de feira com sinais de ingestão de álcool a mais... Só visto!... Maldito CNS...
Daqui para frente, tudo terá de ser diferente. Já não bastará envergar fatinho de marca e soltar sorrisinhos patéticos de conveniencia, ou, carrancas de azia... Pensamos que também cenas caricatas de mandar aprendizes do que é direito identificar quem já, por natureza, estava identificado, numa "palhaçada surrealista de meninos birrentos", deixará de acontecer com origem de dentro para fora, como chegou a acontecer numa destas épocas de tortura para muita gente, alguma sofrendo em silêncio e com muita pachorra!
O Varzim é grande demais para ser "casa" de certas arbitrariedades sem nexo...
Daqui para a frente, há que preparar e conseguir um plantel que tenha capacidade mínima para disputar em campo a manutenção. Um líder técnico experiente e que se faça obedecer... Não chega gesticular em dia de jogos...
Assente a poeira da festança legítima, há que arrumar a casa com critério a começar por agregar ao clube uma das formas de sociedades desportivas previstas. Escolher pessoas certas para os lugares certos. Que pensem no Varzim acima de tudo e que, tal como os corpos clínico, técnico e jogadores, formem também uma equipa coesa e competente, à altura das exigências de um clube de futebol profissional.
Exatamente. O Varzim já não vai estar entre competidores amadores, porque o próximo campeonato rege-se pelo profissionalismo de alto rendimento e pelo cumprimento de requisitos altamente exigentes.
Já não irá repetir-se a cena de vermos a entrada em campo da formação do Varzim ao som, por exemplo, do Quim Barreiros!...
QUE TENHAS MUITA SORTE VARZIM COM OS QUE SE PROPUSEREM SERVIR-TE! QUE DEUS OS ILUMINE!
ALA-ARRIBA VARZIM A BEM DA NOSSA CIDADE!
Subscrever:
Mensagens (Atom)