25ª. JORNADA
VARZIM ESTEVE BEM MELHOR QUE O ADVERSÁRIO E MERECIA, NO MÍNIMO, PONTUAR!
O MINUTO 2 DO JOGO FOI FATÍDICO...
Uma entrada desastrada em termos de execução individual da defensiva poveira, com Pedro Santos a não ser feliz no domínio de bola, proporciona logo aos 2 minutos de jogo o golo para os da casa através de Nuno Santos que soube aproveitar a "oferta".
Apesar do golo sofrido (cedíssimo, aos 2 min. de jogo!...) e que viria a ditar a vitória dos "miguelistas dos Açores", o Varzim conseguiu recompôr-se, pegando na batuta, como nunca antes o fizera esta época e passou a comandar (imposição dos poveiros?! cedência propositada dos açoreanos, comandados pelo maduro e teatreiro Vitor Pontes?!
Só os que "viveram" in loco o jogo, o saberão dizer, com mentiras, meias-verdades ou "verdades-verdadeiras" como disse um dia um ex-craque do futebol nacional, após apontar um golo:- "chutei a bola com o pé que tinha mais à mão"! Futebol de passe curto, excecessivamente lateralizado, caindo, tudo leva a crer, na prática de um tipo de futebol mais acessível a quem cede intencionalmente (característica que o técnico do Varzim referiu conhecer ainda antes da partida) a iniciativa de jogo. O controlo por parte do adversário do Varzim, ao "empurrar" estratégicamente, os atletas poveiros para um futebol mais na horizontal, tornou-se assim mais fácil, porque embora com posse de bola, os espaços deixados para a codícia dos atacantes e apoiantes destes, passou a ser exíguo! Astúcia do técnico Vitor Pontes!
Pese o domínio exercido durante a partida (consentido? imposto?...), o Varzim só rematou com verdadeiro perigo, de golo eminente, a 4 minutos do fim do jogo! E logo a seguir o Stª. Clara teve oportunidade para consolidar o resultado!
Conclusão: O Varzim demonstrou, mais uma vez esta época, assim como mais do que uma vez em épocas anteriores, que tem tido e tem, um bom "naipe" de jogadores que emprestam à equipa qualidade mais do que suficiente para a concretização de objectivos superiores aos da manutenção apenas. A grande "pecha" desta Direcção que já leva quase 5 épocas completas a liderar o clube, tem sido as escolhas de técnicos, que não têm correspondido às expectativas infundadamente criadas, atendendo às personalidades tiradas da cartola da excelentíssima e martirizada direcção que tem como figura mais "resplandecente" o dr. Lopes de Castro. Técnicos que não demonstraram qualidade suficientemente consistente na orientação do plantel, sem estofo para o lugar de líder de um grupo de trabalho como é um plantel de futebolistas profissionais (Abílio Novais, Dinis, Horácio (este um caso à parte, embora tenha falhado retundamente na sua segunda passagem pelo Varzim), Diamantino e Rui Dias últimamente. Relativamente ao técnico actual e atendendo às condições especiais em que está a efectuar o seu trabalho, tem quatro jogos "à frente da equipa" como treinador principal e... mais não era de exigir-lhe (não tinha nada a perder...) mais, a não ser que aproveite ao máximo a experiência e que o Varzim tire também o máximo proveito, levando em linha de conta todo um descalabro de um "magistério" mais virado para as compras e vendas e para toda uma falhada "engenharia Contabilística-Fiscal e Juridica") do que própriamente para a vertente desportiva do clube! Só que se esquecem que "uma não pode viver sem a outra"!
Só os "autistas e invisuais" - outros chamam-lhes optimistas (ou otimistas!?) por natureza, é que não enxergam!...
Com muitas reticências e tudo (como referem alguns pasquineiros da terra)!
Bem sabemos que "isto" dói aos que se "picam" devido a sentirem "culpas no cartório", mas nem toda a gente tem coragem para dizer ou escrever VERDADES (como as que já temos ouvido e lido ditas por um ou outro "corajoso" desalinhado) que possam melindrar até os amigos (que ao contrário do que possam pensar, não estão a ser amigos de verdade! Quando muito, impostores, mal disfarçados!). Mas quem fica a perder, são uns quantos "coitados", que mais tarde ou mais cedo serão desenganados, que por aí polulam que nem pulga de cão e que se consolam com umas palmadinhas nas costas...
O intervalo chegou com um Stª. Clara a gerir o tempo e com muita sorte à mistura também.
A superioridade no marcador por parte do Varzim até não escandalizaria.
De tal é sintomático o facto do guarda redes Alemão, Keeper do Stª. Clara, (o mesmo viria a acontecer no segundo tempo) ter siso o que mais vezes foi chamado a intervir! Marafona (mais um diamante por lapidar e que com certeza outros irão "saborear" em pleno - É caso para se dizer: "Criam os Pais um filho...".
Conclusão: os jogadores do Varzim, individualmente e na sua grande maioria demonstraram valor superior em relação aos melhores jogadores do Stª. Clara. Mas de que vale em termos de conquista de objectivos supremos?! Está à vista! O Olhanense tem 5 vitórias fora de casa e o Staª. Clara tem 4 vitórias conquistadas no terreno dos adversários, factos que lhes conferem a justificação para as posições que ocupam na Tabela.
No Varzim e noutra qualquer equipa (a não ser que tenham no plantel um fora-de-série), sem uma grande e consciente estruturação, desde a Direcção, passando pela escolha de atletas e técnicos, que consigam pôr as qualidades individuais ao serviço do colectivo, é quase impossível "colher" melhor do que o clube tem andando a conseguir nestas últimas épocas.
À excepção de um ou outro pormenor (como a saída de Tito para a entrada de Malafaia quando o Varzim estava em desvantagem já na 2ª. parte e porque o médio ex-leixonense não tem características para municiar o ataque como se impunha), é justo salientar a boa prestação dos atletas chamados a jogar (numa demonstração de grande solidariedade (atributo em vias de extinção...) e também do jovem técnico do Varzim! O seu a seu dono...
Os autores deste blogue mal o conhecem, a não ser de uma passagem muito discreta pelas camadas jovens (por vezes nem suplente, mas sempre muito dedicado, segundo dizia o seu técnico Gâmboa). Julgo até que a sua vocação enquanto adolescente não era própriamente a vertente futebol.
Por isso, "fretes" não cabem nestes "recortes" (irra!... Mas quem é este gajo?!). Podem estar descansados porque não há por aqui nenhum "cu de Judas" como outros que vão disfarçando ao passar, como referia António Lobo Antunes numa das suas obras!
Quanto a esta época, penso que está visto... O que é preciso é "pensar" a próxima época, principalmente, atempadamente e sem esperar por milagres!
No imediato, venha o próximo jogo.
Ala-Arriba Varzim!
12 comentários:
Fui das poucas, cerca de dez pessoas que se deslocaram aos Açores (eu fui lá pela primeira vez e fiquei satisfeito com aquelas paisagens), vibrei com o jogo, não porque fosse um jogo de encher o olho mas sim pela forma como vi o meu clube reagir a um golo sofrido a começar a jogo. Já há muito tempo que não sentia a raça à poveiro que os jogadores mostraram contra a equipa que gora até está em 1º. lugar. Apesar de não se poder exigir mais a jogadores que não recebem os seus ordenados a tempo e horas há já meses e meses - e outros empregados que ganham pouquíssimo, se comparando - eles ontem, sim senhor, deu gosto vê-los pôr em sentido, no terreno do adversário, o opositor. Os adeptos viveram o jogo com o credo na boca e muitos até os ouvi dizer que não acreditavam que o Varzim com aquela equipa não estivesse no 1º. lugar. Acompanho o Varzim para todo o lado e confesso, tenho andado muito triste (e milhares como eu) com o que se tem passado à volta do meu clube por andar a ver estes anos todos que o Varzim afinal até não tem tido piores equipas do que os que tem subido, e nós ficamos sempre a marcar passo na segunda.
Perdemos nos Açores, custa sempre muito, mas ontem custou mais, porque eles trabalharam para pelo menos trazer um ponto. Parabéns aos jogadores. Parabéns ao Eduardo que não tem curriculum, mas que depois de uma natural desconfiança nas suas capacidades por parte dos adeptos, devido à sua inexperiência, agravada com o problema dos ordenados em atraso, ele agora já começa a mostrar alguma pinta. Há que aguardar e vê-lo trabalhar em circinstâncias emocionais mais estáveis de todos os que rodeiam o Varzim.
Pedimos desculpas sinceras ao colega de comentários que nos enviou cerca das 16,oo horas
um comentário fazendo a observação de que no post escrevemosque o treinador do Stª. Clara é Vitor Pontes qiando de facto o seu nome é Vitor Pereira. Tem toda a razão e aqui ficam os nossos agradecimentos pela chamada de atenção (não nos caiem os burrinhos na lama...). Uma questão de confusão de "Vitores". O Pontes até não sabemos por onde anda (se calhar a espiar cuidando da sobrevivência...), sabemos sim é que o Portimonense que chegou a prometer, agora está a ver a água a quase lhe tocar nos pés...
E para lhe ser mais franco ainda, o autor destas linhas pouco sabe ácerca do Vitor Pereira )a gente não pode saber tudo, como os/as "cuscas".
Volte sempre!
O VARZIM PELO QUE DIZEM AS CRÓNICAS, JOGOU BEM, PODIA TER GANHO, FOI MELHOR DO QUE O SANTA CLARA, ETC, ETC,
TUDO MUITO BEM, MAS ATENÇÃO, NÃO NOS PEDEMOS ESQUECER DO QUE ESTÁ PARA TRÁZ EHN? eSTÃO CINCO ANOS A DEITAR DINHEIRO FORA! CINCO APOSTAS EM TREINADORES QUE TEM AJUDADO A ENTERRAR O VARZIM! CINCO ÉPOCAS QUE SE O CLUBE EZTAVA CHEIO DE FERIDAS, COM MAIS FERIDAS SE DEITA A CADA DIA QUE PASSA - ATÉ PARECE FADO.
NÃO PENSEM QUE SÓ PORQUE O REI DEI UM PU, JÁ É SINAL DE QUE HÁ BARÃO!
CALMA. DE POEIRA LEVANTADA PRECIPITADAMENTE, NÃO TEM FALTADO QUEM A LEVANTE!
QUANDO MOSTRAREM AS CONTAS AOS SÓCIOS 8MESMO QUE SEJAM OS DA EQUIPINHA DO COSTUME), MAS POR A+B, VAI SER LINDO DE MORRER! QUANTO AO COMPORTAMENTO DO VARZIM ESTA ÉPOCA? MEDÍOCRE EM TERMOS DE REGULARIDADE! UMA COISA É O JOGO DA BISCA LAMBIDA, OUTRA BEM DIFERENTE A UM CAMPEONATO DE FUTEOL, AINDA QUE DAS FREGUESIAS OU ALDEIAS! PARA BOM ENTENDEDOR, JULGO QUE ESTÁ TUDO DITO.
é pá não cá com lérias. etiveram bem ontem contra o santa. temos que lhes dar os parabéns, comcerteza que sim, pá. eu sou sócio do Varzim do coração e sou poveiro genuino. não sou por adoção ou utras tretas, ou porque vim para esfolar o croedo aos sócios. isto dontem, foi só mais um rebuçadito que esta direcção e os que estão do seu lado, nos querem meter na boca pá.
é como aquelas santolas que por dentro só tem água a cheirar a podre.
apostassem neste rapaz há mais tempo, nem que fosse como adjunto e não só como adjunto do adjunto. vão por mim, que já levo mais de 50 anos a ver futebol, ainda do tempo do zé da mata e do fernando tripeiro e do taxista pinheiro. aquilo sim, é que eram varzinistas que até se partiam todos só para sentirem a satisfação de ganhar aos outros com a camisola do varzim.
agora só queria também dizer uma coisa sobre o futebol da juventude do varzim. então os iniciados estão em 4º. lugar atrás do Vizela? o vizela tem melhores iniciados do que o varzim? não acredito, tenho que voltar a ler o jornal do varzim.
Abordando de uma séria a causa Varzim, embora muita gente teime em o querer fazer com remetente duvidoso, como por exemplo, tem acontecido num programa de rádio local, em directo, mas que deixam o rabo de fora e facilmente dão a entender o seu ADN. Com a gravante de serem "estrangeiros" de um "país" que até começou a expandir-se à custa de muito poveiro que para lá foi dar vida aquilo. Há uma "senhora"(em tempos não tão longínquos como isso, quem se comportava assim em sociedade, não merecia tal tratamento a não ser o de "você-estrebaria") que se deu ao luxo de até pôr em causa a dignidade de um jornalista poveiro que sem papas na língua nem condicionado por nenhuma causa parental ou pessoal, acabara de produzir em directo, também, uma opinião, como servidor da tal rádio local, que não foi do agrado da acima referida ouvinte, pese o facto de em momento nenhum tal comentário ter ofendido quem quer que seja e corresponder à verdade.
Conheço há mais de uma vintena de anos o responsável máximo daquela estação e, confesso, que até estou um pouco admirado por, até hoje, nenhum dos seus colegas ter manifestado qualquer tipo de indignação pelo ataque ao colega e, mais surprendido pelo facto daquele Director-Geral, que admiro, ainda ele não tinha o estatuto que tem hoje, na rádio e fora dela,ao também até à data não se ter manifestado solidariamente com o "seu convidado colaborador"!
Relativamente ao último jogo do Varzim, pelo que ouvi (sempre pela rádio que ME MERECE a maior credebilidade, RÁDIO ONDA VIVA, muito embora e, para ser justo, siga também o trabalho da equipa de desporto de reportagem da Rádio Mar), leva-me a crer que o Varzim efectuou um bom jogo, cometendo uma distração em dado momento do jogo (em futebol de alto rendimento,tal facto pode levar à morte do artista, como acabou por levar). Ou apesar de prevenido (pelas palavras do técnico antes da partida...), os atletas do Varzim acabaram por caír "visgo" (logro de atacar de uma forma imprudente) colocado no terreno pelo Santa Clara?
As derrotas só tem um sabor. Mas pelo relatado, os atletas deram o que tinham e o que não tinham! O jovem treinador (também não concordo com a substutuição do Tito pelo Malafaia, naquela altura do jogo. Contudo dou o benefício da dúvida ao Eduardo - como aliás,sensatamente não é de esperar outra coisa. Fora este facto, pelo que me deram a entender e pelo que também li e ouvi da boca dos pouquíssimos adeptos que foram passear até aos Açores) e levando em linha de conta vários pormenores, é caso para dizer: há-que vê-lo a dirigir a equipa em mais jogos!
Sou ouvinte da onda viva e depois de ver este comentario da credibilidade só quero dizer que no jogo de domingo me senti insultado ao ouvir um senhor com voz dos açores a relatar e a puxar pelo santa clara.
lamentavel. Modei para a radio mar e estavam lá os poveiros por isso aos domingos é mesmo pra esquecere a onda viva, muito mau serviço prestado à comunidade da povoa, quanto ao jogo jogamos como sempre e perdemos como habitualmente, estou farto desta palhaçada, esta direcçao tem que ir embora ontem.
proponho uma onda de apoio ao senhor lidio marquee para voltar ao clube, se calhar com o apoio dos autarcas por tras
o varzim nao merece isto caramba
Realmente o povão da bola é danado no que toca a ser coerente! Uma coisa é reconhecer o bom desempenho no último jogo. Por coincidência ou não, foi o segundo bom jogo da época, neste últimos 5 jogos e ambos jogados fora de casa. Outra coisa bem diferente, é levar em linha de conta não só a última imagem, mas sim, todas, desde o principio – e não só da presente época! Repare-se que desde que o Lopes de Castro de tanto levar na cabeça decidiu mandar embora o técnico anterior (e não foi buscar nenhum para o substituir, o que ele fez é o que faziam os donos das lojas ou mercearias, que pediam ao moço lá da rua dizendo:- “óh rapaz, fica aqui a tomar conta da loja enquanto vou ali ver se “recebo o fiado da vizinha” antes que o padeiro chegue), o Varzim fez 5 jogos - 3 fora e 2 em casa. Ganhou um fora (Feirense) e perdeu os outros dois (Freamunde e St. Clara). Dois 2 jogos realizados em casa, perdeu 1 e ganhou o outro. Olhando friamente para as melhoras do doente, registou-se alguma recuperação em termos pontuais, que é o mais importante para as ambições dos sócios do Varzim e seus adeptos em geral? Resposta nua e crua e sem falsos paternalismos, só pode ser uma: ZERO!!!
Acho muito bem que se continue a apoiar os atletas e os técnicos e a dispensar-lhes o maior apoio, mas também há que não adormecer ao som da canção do bandido que há 5 épocas nos andam a impingir, conseguindo os principais responsáveis, aparentemente, passar incólumes! Até um dia, que penso, já esteve mais longe...
O clube de futebol profissional chamado Varzim e que tem 93 anos de existência, nem sempre bem cuidados por aqueles que um dia resulveram, mais para dar nas vistas do que para servir o clube de forma condigna, não pode ser dirigido sob o lêma da "caridadezinha municipal, do peditório porta-a-porta de chapéu na mão e livro de assentos para depois levar a bandeira em cima das tábuas! Apresentem soluções e deixem-se de tretas de café, dirão muitos daqueles que só dirão presente se "der pouco que pensar, pouco trabalho e que é muita areia para as respectivas cabeças"!
E é por o Varzim estar rodeado - de há uns a esta parte - de gente que está aí na cidade para lavar e durar e que tal como aconteceu com a China, são autênticos gigantes adormecidos, gente que muitos poveiros conhecem e que já deram provas de grande varzinismo e competência para dirigir o clube! Gente da estirpe de um Lídio Marques! Pensando nele e pensando no Varzim actual, apetece dizer: Ó tempo volta para trás...
O jogo no Sta. Clara? Quando já não há pressão (só panela)... Perderam mas (deram o litro)cumpriram. Assim os dirigentes cumpram com todos os funcionários do clube.
OS Juniores estao quase a subir e a regressar ao nacional da primeira divisao, querem apostar que vao subir apenas 1 ou 2 atletas e contratar meia duzia de pernetas para compor o plantel?
já chega de incompetencia, prefiro que me digamq ue vao apostar nos jovens da terra e lutar pela manutençao do que andarmos asermos enganados todos os anos por esta gente
Este blog está a ficar muito interessante, gente com nível e alguns sem, polulam neste espaço que tem categoria.
tivessem os dirigentes algum, e não estariamos pelas ruas da amargura.
um camarada fala nas juniores e pensando bem ele tem toda a razão no que diz. É verdade sim senhor, mas já não é só deste direção que os atletas das camadas jovens são feitos no clube com muito esforço de muita gente, não é verdade e depois o que é que tm acontecido? sim, digam lá? Afinal tanto trabalho, tanta despeza para o vizinho é que depois vai comer tudo. Se fosse a escrever aqui os nomes de jogadores feitos no clube e que depois as direções, á mais de quarenta anos, tem, a uns abandonando pelos distritair a outros não aguenta com mais um bocado de dinheiro que os parasitas oferecem e pronto, lá vão eles, uns para o rio ave, outros para o tirsense, outros para o aves, académica infesta, vianense, esposende, guimarães, braga, etc. ect. etc. isto para já não falar dos mamões do fcp e das perdizesdo slb. A gente mandamos para lá coisa boa e eles? Que lucro é que deram ao Varzim? Tánas, foi o que foi. Bolas velhas e sacos de botas todas esfoladas e quasi rotas e dois ou 3 sacos de inquipamentos pró treino, que nem as camadas jovens deles já não queriam e mais, até por lavar vinham. Contaram me vários rapazes que eram meus visinhos. O Pedrinho, o Medeiros, o Miguel, o filho do Quim brasileiro. Agora foi o Yazalde e num tarda nada, vai o Marafona, o Andrézinho, o Tito,o Neto e mais. è só dar tempo a esta direção. E pior, é que como disse muito bem o comentador de ontem as 19:49 vão contratar pernetas e bailarinas que até parecem mais duma seita de gangues aleijados. Depois como é que podemos querer subidas? A gastar mal o pouco que se tem e a pagar a quem não tem categoria nenhuma para estar no clube, como é possivel? Vem aí o feriado do 25 Abril e o nosso clube precisa que alguém faça uma revulução dentro do Varzim. Mas não um golpe!Já chega!
Enviar um comentário