sexta-feira, 24 de abril de 2009

EMOÇÕES VARZINISTAS
















FUTEBOL
PROFISSIONAL

UM PRESIDENTE-EXECUTIVO ACRESCENTADOR DE VALOR

UM SÍMBOLO DO CLUBE

LÍDIO MARQUES, UMA REFERÊNCIA A SEGUIR!

Hoje a Tribuna decidiu consagrar esta rubrica de "Emoções Varzinistas", a um dirigente, que se calhar até nem vai achar muita graça a este nosso gesto de singela homenagem. Talvez a que ficará em último lugar, em termos de grandeza, das muitas aquele dirigente já recebeu, ao longo da sua vida como dirigente de topo do Varzim Sport Club. Porquê esta nossa escolha e não outro nome?! É verdade que poderia ter sido outro ou outras personalidades, que deixaram marcas profundas, pela positiva, na existência do clube. Eméritos cidadãos, que dispensaram muito do seu tempo à causa Varzim. Poveiros e não poveiros, mas varzinistas com letras maiúsculas!


Enquanto locutor de uma rádio local (em estúdio e fora dele), durante mais de 20 anos, tive oportunidade, por via daquela condição, de contactar com o Sr. Lídio Marques, que tal como eu, tinha como profissão principal, outra que não a ligada ao desporto, concretamente ao futebol.


Uma das razões porque recaíu nele a nossa opção, foi a de tratar-se de um presidente da Direcção do Varzim, que para as gerações que seguem a vida do clube a partir de meados dos anos 70 (setenta), passando pelos anos 80 (oitenta), 90 (noventa) e também no novo milénio, ele pode considerar-se que é o dirigente de quem melhor memória os poveiros (e não só... seriamos injustamente redutores) têm, numa escala de idades bastante abrangente!


Para além da azafama visível dos que mais ou menos de perto acompanhavam a vida do Varzim, o autor destas linhas tomou conhecimento, através do testemunho de outros "maluquinhos da bola", em particular como torcedores dos alvi-negros, do "trabalho de sapa" que aquele dirigente fazia em prole da sua paixão clubística, o Varzim! Um autêntico sacerdócio... Um exemplo de sócio dedicado ao seu clube!


Liderou o Varzim pelo escalão maior do futebol português uma 1ª. vez. Acrescentou pergaminhos aos que o clube já detinha! Partiu o "caco" a imaginar como "conseguir verbas para sair à satisfação para com quem tinha comprometido o clube, ao assinar "por baixo"! Saíu detrás da secretária e foi para a rua, dando a cara pelo grupo, pedir ajuda para o Varzim! Houve quem apelidasse aquela forma de contornar os problemas de tesouraria, como gestão de "andar de porta em porta" a pedinchar!...

As dificuldades financeiras do Varzim, não espantam os mais atentos! Quem se candidatou e liderou... Ou quem fez o mesmo muito recentemente e ganhando as eleições o está a liderar, já era de saber "ao que ia"! O Varzim nunca foi, não é nem nunca será, sequer, um clube remediado! Agora, maiores serão as dificuldades se não for "inteligentemente e sensatamente" dirigido. Alguns pretenderão é esconder as suas menores aptidões para liderar a gestão de um clube da dimensão do clube poveiro, com desculpas esfarrapadas, como por exemplo, as despesas agora são muito maiores ou que o Varzim naquela altura teve um maior apoio das "forças-vivas", etc., etc.


Lídio Marques, apesar de já "escaldado", voltou a pegar no leme da naú poveira com o clube na 2ª. Divisão B (antiga 3ª. do Nacional) e "trouxe-o" novamente para o lote dos melhores clubes portugueses!


Exausto de tantos anos de desgaste, passou o leme... Infelizmente pouco tempo após veria(mos) o clube descer à 2ª. Liga! Onde ainda permanece, com chagas que se vão agravando...

Pessoa culta, de personalidade forte e grande exigência postas na assumpção dos seus ideais, defendendo sempre o bom nome do Varzim Sport Club.


É pena não o convencerem a aceitar a falar da sua experiência vivida ao serviço da colectividade mais representativa da cidade, quer na imprensa escrita ou na falada da localidade. Sabemos que não é fácil, dada a sua discrição (atributo em vias de extinção), mas...


Lídio Marques é enorme de valores como pessoa, mas ao mesmo tempo tão discreto... Se calhar, ele também não vai gostar da publicação da sua foto!


Ala-Arriba Varzim!

8 comentários:

Anónimo disse...

No senda de um critério de selecção de temas a preceito, aqui está mais uma publicação de grande justiça para com uma pessoa que tomara agora o Varzim voltar a ter um presidente como aquele. É como os Pelés, os Maradonas, Figos e Cª. Que pena o tempo não ter contemplações... e n estes casos, nãp parar no tempo!

Anónimo disse...

Vendo a hora a que foi feito o post sobre lidio Marques e passadas todas estas horas mais de 24 H, logo se vê com que interesse as pessoas nos tempos que correm, acompanham o que interessa ao Varzim! Um homem que como poucos, fizeram um trabalho para tornar o Varzim um orgulho de todos os poveiros e até de gente de fora da Povoa. Ele serviu, não se serviu, o que é bastante diferente, como infelizmente alguns fizeram. E fico-me por aqui. Até dá pena, vEr tanta motivação. E ainda teem a lata de dizer que o número de sócios aumentou? S´s se for de indignados. Brincar ás cazinhas com o clube tem que acabar

Anónimo disse...

lidio marques? voces é que querem brincar aos clubes ou aos jornalistas.
logo por isto que voces nada sabem sobre a historia recente do varzim.
lidio e sua corja sao os principais responsaveis por este estado de coisas e fiquem sabendo ainda que o anterior presidente vai responder em tribunal pelos crimes que cometeu no clube e alguem vai ser arrastado com ele, bastan que a pj entre no varzim meus amigos, e a camara municipal vai atras,
tenham juizinho e nao falem do que nao sabem, lidio jamais, passou o seu tempo e a última passagem do senhor dos aneis no clube teve o seu patrocinio, nao se esqueçam disso


só vejo uma soluçao, macedo vieira a presidente...

Pedro Nunes disse...

Penso que um Varzinista a sério e que não tenha pulgas atrás da orelha ou pedra no sapato, como diz o povo, com certeza que respeitará a opinião do autor do comentário que precede este meu, não concordará com a opção de meter no mesmo saco de um dirigente do gabarito e alto contributo para o engrandecimento do Varzim, clube de tão grandes pergaminhos e de crédito (ESTATUTO) irremovíveis! O "senhor dos anéis" a que se quer referir (já agora poderia ter mencionado o nome, mesmo com letra minúscula se tal o faz ficar mais satisfeito) e que pelo que escreveu, é claro que se quer referir ao Sr. Luís Oliveira (está na cara). Mais, quando escreve que "a camara municipal vai atras" (já não se aprende em Português de Portugal a respeitar a regra dos Nomes Próprios?!) não acha que à autarquia os adeptos o que devem fazer é, em vez de apedrejar quem ajuda, agradecer-lhe a situação de instituição privilegiada no Concelho que tem "N" delas de muita maior utilidade social e que nem um décima parte recebem do erário dos contribuintes munícipes e não só?!
As pessoas e a autarquia referidas, podem não terem ou não estarem a corresponder, mas daí a julgar da forma como o colega de comentários o fez, penso que "atirou às cegas"!
Quando se faz um cocktail, misturando interesses de grupinhos, partidarite gratuita e gente honesta, competente e íntegra com outra de atitudes duvidosas, o mais certo é resultar em desabafos como o do comentador que publicou às 13:37 de hoje em que se comemoram 35 anos da conquista do direito à liberdade de expressão...
Que termina quando colide com a dos outros! E passados todos estes anos, ainda há pessoas que, por um lado não interiorizaram tais limites e por outro, não os ensinaram às gerações seguintes!
Já aqui foi escrito por um dos autores deste blogue, que o insulto gratuito, deixaram de aqui ter cabimento. Opinar é uma coisa. Insultar e caluniar, é outra. A rebaldaria compreensiva do período revolucionário, "morreu à nascença" há muitos anos!

Anónimo disse...

O tempo de Lídio Marques, como exemplo de bem gerir um clube de futebol profissional, NUNCA PASSA e serão sempre nostálgicamente relembrados!
O senhor Lídio Marques bem como o Senhor Macedo Vieira, merecem o maior respeito, quando está em causa o atributo COMPETÊNCIA e o Varzim.
Este pensamento é aqui expresso sem qualquer intuito bajulador.

Anónimo disse...

São palavras sábias as que aqui se têm dito, no entanto...!
Que Lídio Marques foi um bom Presidente, não hajam dúvidas. Muito pragmático? Então muito mais (Sector juvenil e os "Nias" dos sócios como a eles se referia, estão como exemplo, do pouco ou nada que lhe diziam).
Quanto ao comentário do anónimo das 2:05 quando diz "Ele serviu, não se serviu", meu amigo convido-o a analizar a sua carreira profissional enquanto funcionário da Câmara Municipal e as coincidências temporais com o exercício do cargo de Presidente do Varzim. Verá que não é bem assim.
De resto não haja dúvida que foi dos melhores Presidentes que o Clube teve. Sabia da "poda" e navegar em águas, já nessa altura, muito difíceis. E sempre se fez acompanhar por homens dedicados e varzinistas, o que deve ser tomado em conta.

Anónimo disse...

Grande amigo de escrita para este blogg, o que eu referi sobre a pessoa em casa, fi - e será sempre - enquanto a sua prática como figura pública! Você até pode ter muita razão por conhecimento de causa...

Anónimo disse...

A MENAGEM QUE SE DEVE PASSAR: com Lídio Marques, o Varzim esteve sempre ao melhor nível em todos os escalõees! Também é verdade que foi na sua gestão que foi cometida a maior atrocidade de sempre em termos de futebol das camadas jovens: a dispensa de Manuel Gâmboa, um ex-atleta do clube e um técnico dos putos (mesmo dos que começavam a ganhar barbicha e a quererem vincar personalida) com uma apetência, competência, de tão longa duração, ímpares na história do futebol de formação do Varzim.