quarta-feira, 1 de abril de 2009

REFLEXÃO

LEONARDO Nunes em meados anos 60.













De pé-Vitoriano,(?), André, Guedes, Torres e Toni.
Em baixo: Jesus, Palhares, Pinto, Fernando e Valdemar. Final anos 70 até meados 80.

LEONARDO Nunes , VITORIANO E ANDRÉ SÃO TRÊS DOS MUITOS EXEMPLOS DE "FRUTOS" DAS CAMADAS JOVENS DO VARZIM. TANTOS QUE ESTA PAGINA NÃO CHEGARIA...

"FUTEBOL UMA ESCOLA DE VIRTUDES".

AINDA FAZ SENTIDO, PENSAR ASSIM?!


FORMAÇÃO DO VARZIM PARA QUÊ E PARA PROVEITO DE QUEM?...

Sempre que dá jeito, o futebol das Camadas Jovens do Varzim - agora pomposamente designado de Escolas de Formação - vem à liça, assim a modos que falar dos "membros bastardos da família do futebol dos alvi-negros"... Nos tais "momentos de conveniência, (os interessados) elogiam muito as suas sementeiras e lançam premunições sobre a colheita expectável dos frutos, "louros" que a realizarem-se são requeridos pela gestão das Direcções, numa "disputa íntima" de orgulhos feudais entre os seus membros - desde o nº. 1 do Executivo ao mais discreto elemento do Sector de Formação (quem será?...)! Mas quase sempre rodeada de hipócrisia barata e não primando pelo acertivismo nem pela verdade, numa óptica ingénua do querer desviar atenções, à falta de melhor... Por exemplo, nunca ouvi nenhum dirigente dizer que, à custa de fazerem constar junto de quem de direito que têm "formação" no clube, tal "competência", habilita os cofres geridos pelas Direcções a receberem subsídios e que, em vez de serem canalizados religiosamente para as Camadas Jovens do clube, ficam pelo caminho... no sector do futebol profissional! Parte (se não a totalidade...) vai para pagar a credores e até a quem não trabalhou para o merecer!...

O Varzim Sport Club, tem - verdade seja dita - "obra feita" no sector juvenil ao longo dos tempos. Graças ao trabalho de muitos carolas, que "sonegaram e continuam a sonegar" tempo às respectivas famílias em prole da "família varzinista mais jovem", e outros, apesar de (mal) remunerados, não deixam de ser merecedores do reconhecimento de todos os que se interessam pela vida do clube.

Para além dos objectivos desportivos - o Varzim enquanto clube de futebol, não é propriamente uma créche, infantário ou colégio -, está sim adjacente um valiosíssimo préstimo social!

O Sector Juvenil tem sofrido ao longo dos anos, dentro das suas posses econonómicas (às vezes acima...), uma cada vez maior organização e procurando sempre a melhor articulação entre o dois Sectores - profissional e o das camadas jovens.

Muitas e boas classificações nos seus diversos escalões etários já foram conseguidas... A nível de provas Distritais e nos respectivos Campeonatos Nacionais! Pode mesmo dizer-se que à custa do trabalho dos indivíduos acima referidos, mais técnicos, corpo clínico e (fundamentalmente) dos atletas, prova do calendário associativo ou federativo, a nível de futebol juvenil, em que não apareça o Varzim, é motivo de decepção de outros clubes, "costumeiros" naquelas provas. De uma estupefacção - acrescentamos! O que aliás vem acontecendo de há alguns anos a esta parte, especialmente a nível de Juvenis e Juniores!

Muitos nomes teríamos que aqui referir (diria mesmo quase impossível...) merecedores de tal, pelo profícuo labor desenvolvido naquela "oficina". Um desempenho que muitos cidadãos, poveiros e não poveiros, residentes no Concelho ou fora dele, varzinistas ou não, "receberam" mais -se fizerem bem as "continhas"... - do que aquilo que deram... Espírito de grupo, crença nas capacidades individuais postas ao serviço de um trabalho colectivo para que resulte na conquista de objectivos traçados, etc., etc.
Quantos não foram os momentos de grande prazer os vividos pelos "putos" de todas as faixa etárias e de todas os extractos sociais!? Especialmente aqueles que envergando a camisola do Varzim a suaram "até Almeida"?!

Alegrias incontidas (dos atletas e dos seus familiares e amigos)?! Quantos momentos de raiva e até de choro silencioso nos momentos menos desejados?!

Estes (atletas das camadas jovens), não procuram no clube a cobrança de salários - alguns até pagariam se lhes fosse exigido - em dia ou em atraso!... Apenas querem que os deixem (candidatarem-se) a jogar à bola, ostentando orgulhosamente um emblema, que em alguns casos já os avós ou os pais, também já "suaram"!

Se nos permitem, aqui mencionamos alguns nomes, verdadeiros ícones do futebol das Camadas Jovens do Varzim ao longo das últimas 4 décadas: - INÁCIO (o melhor seccionista-olheiro que o Varzim já teve, e que merecia, ainda que a título póstumo, ser distinguido com o galardão mais importante do clube. Um inaceitável esquecimento!...) "DOS JORNAIS" (Ardina) - CARVALHINHO, PROF. TOMÉ, XICO PONTES, FANCISCO LARANJA, GÂMBOA, FERNANDO ANDRADE, PROF. TÓ JOÃO, HÉLDER CONCEIÇÃO, etc., (técnicos) - SAMÚDIO, OLINDO, NECA MILHAZES e TONE QUIM (foram dos mais emblemáticos Chefes do Departamento do Futebol Juvenil) e, muitos mais...

A "oficina" continua em "laboração", embora a nível competitivo, com prestações mais discretas...

O melhor escalão de Juniores na 2ª. Divisão (?!) - voltem Gâmboa e Fernando Andrade, estão perdoados... - é óptimo?! Socialmente é fantástico mas... em termos de nível competitivo, é pouco mais do que MEDÍOCRE!
Talvez também reflexo do que se passa nos "mais velhos" (profissionais)!...

Indivíduos como os atrás citados, fazem muita falta aquela "escola varzinista"! Há que ter esperança... Os momentos menos prestigiantes por que tem passado o futebol sénior, reflecte-se no Futebol Juvenil do Varzim - embora muitos (e "mitos" do dirigismo passageiro) teimem em dizer que não...

Ala Arriba Varzim!

6 comentários:

Anónimo disse...

a vontade de dizer mal é tanta que, talvez sem saber, se mente e muito.
Entao diz que os resultados dos seniores se reflectem na formação actualmente? antes fosse... os juniores estão na 2ª fase da 2ª divisão e com muitas hipoteses de subir; os juveno estao, penso que pela primeira vez nos ultimos 10 anos, na 2ª fase; os iniciados ficaram na primeita metade da tabela; os infantis e as escolinhas estao nos primeiros 3; e ainda existem os tarrotes, criados recentemente...

As equipas precisam do apoio dos socios! Se nao pode dar, seja qual for o motivo, pelo menos nao invente senhor.

Ala arriba Varzim (Um sócio desde há 38 anos)

Anónimo disse...

Os juniores estão na 2.ª fase da 2.ª divisão, os iniciados estão na primeira metade da tabela, tarrotes ...

38 anos de sócio...

Deves ver futebol com antrolhos...

Os Juniores, juvenis e iniciados nos bons tempos, disputavam a 2.ª fase do nacional, e não na 2.ª divisão,...

é necessário ter lata, para falar em bons resultados quando se desceu os juniores à 2.ª divisão. LOCUS & LOCUS.

Tarrote, grande mama para alguns..

Se não sabem o que foi o varzim nas camadas jovens no passado não falem

Anónimo disse...

Os meus parabéns pelo presente "post".
Bonita homenagem a pessoas a quem o sector juvenil do Varzim muito deve. Com alguns deles, o Varzim alcançou metas não mais repetidas desde então, conforme já salientado no último comentário aqui postado.
Sobre o assunto abordado, questiona: FORMAÇÃO DO VARZIM PARA QUÊ E PARA PROVEITO DE QUEM?...
Respondo: Já de há muito tempo, para NADA, e do que é feito quem tem PROVEITO são os Clubes grandes. Ainda hoje não entendo porque saem, todos os anos, os atletas mais promissores, aqueles que, a breve ou médio prazo, poderiam render ao Clube dinheiro que se "visse", sem que o Varzim tire benefícios disso!
Ou melhor. Sei. É a falta de um verdadeiro projecto, cujo arquitecto prescinda do êxito e visibilidade imediata e que, com bons colaboradores, consiga erguer bases sustentáveis de um edifício que, sem qualquer dúvida, faria sair do seu seio atletas com qualidade, que integrassem o plantel do nosso Clube ou a serem transferidos não seria por umas quantas bolas e sapatilhas de plástico.
E… muito mais havia a dizer. Ocasiões não faltarão.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero dizer-lhes que já percebi que vale a pena espreitar o que por aqui se escreve. Sem quaisquer tipo de preconceito. Pró caso o nível cultural da escrita pouco interessa. Não são os paroquianos que vão mais vezes à Missa que fazem uma boa paróquia! Assim como também não são os dizem mais asneiras aqueles que estão à partida condenados ao inferno!
Ao ler o post, a certa altura pensei que estava a ler no site do Varzim, mas, dei também comigo a meditar "espera lá, isto não é passível de se ler em página tão "condicionada" como a aludida.
Não! Será dedo do Leal que toda a gente ligada ao Varzim e não só, conhece? Mas Leal (assim), não é certamente, porque ele não bate assim...
Aé que liguei (coisas das novas técnologias) para um amigo que tenho na Onda Mar e outro que tenho na Rádio Viva e fiquei a saber quem é! No seu nome verdadeiro não consta nada de Leal nem tão pouco de Pôncio... Afinal, é mais conhecido
que o "caga libras" e que causa muita dôr de corno a muita gente (com as minhas desculpas se ofendi alguém).
Um camarada que acima comentou, refere que "já é sócio há 38 anos"... Sócio de quem? Da Santa Casa? De facto ela já existe há muitos anos! Também tenho momentos em que penso... "tudo que nem à rede é peixe"!Mas por favor, senhor (como dizia Bella Gutman)! O Varzim em canadas jovens nos últimos 38 anos de vida, raramente (ou nunca...)esteve tão mal a nível de Escolinhas, Juvenis e Juniores! Olhe meu caro amigo, não lhe recomendo uma consulta à Sede porque ela não tem condições dignas de um clube com os pergaminhos do Varzim, mas vá até à Loja do Varzim, junto ao Mercado e inteire-se junto do funcionário (que também foi atleta das camadas jovens do clube) e que tem caprichado na decoração da montra, (continua a faltar a iluminação para que de noite seja visivel o que lá está exposto!) veja as fotos das Camadas Jovens de várias épocas e, faça-lhe perguntas e compare as respostas com o que escreveu!...
Gâmboa, Laranja e Andrade, voltem!

Anónimo disse...

Essa do Manuel Gâmboa ter zarpado do Varzim e rumado ao Rio-Ave, tem água no bico e que eu conheço mas é desconhecida de muita gente. Passou-se no tempo menos feliz em que o mítico dirigente varzinista Lídio Marques comandou um Varzim já semi-abandonado por muitos e que foi parar às mãos de quem não soube cubduzir o clube com os pés bem assentes no chão...
O desenvolvimento, fica para outra ocasião.
Estou a gostar disto...

Anónimo disse...

o mitico lidio marques? o que queria acabar com as camadas jovens do varzim?