quarta-feira, 8 de abril de 2009

EMOÇÕES VARZINISTAS



VARZIM
NA 1ª. DIVISÃO NACIONAL
FINAL DOS ANOS SETENTA
Em cima da esq.-Vitoriano, Cacheira, Jarbas, Brandão, João e Jesus.
Em baixo- Formosinho, José Domingos, Pinto, Palhares e Guedes.

Uma das equipas que mais entusiasmaram os adeptos Varzinistas, treinada pelo inimitável António Teixeira.

EM DESTAQUE NO POST DE HOJE: O MATOSINHENSE E POVEIRO POR ADOPÇÃO, CACHEIRA (actualmente técnico das Camadas Jovens do VSC).
Quem não se lembra da famosa equipa dos bebés do Leixões treinada por António Teixeira?!
Quem não se lembra das transferências simultâneas de um punhado de alguns daqueles bebés dos leixonenses para o Varzim, treinador incluído?! Pois, Cacheira veio no "molhe" de excelentes executantes de futebol. Matosinhense de carácter próprio das "gentes do mar"! Pelo Leixões chegou a internacional como extremo direito. Jogador de temperamento de antes quebrar que torcer, bem ao gosto do técnico António Teixeira. No Varzim notabilizou-se como lateral direito, inicialmente, melhor a atacar mas com o decorrer das épocas, passou inevitavelmente a defender melhor. Atleta de craveira acima da média (o Varzim pode orgulhar-se de o terem servido muitos e dos melhores jogadores nacionais...), homem humilde, de trato acessível, de educação irrepreensível, apesar de uma infância de rapaz das ruas de Matosinhos... como muitos outros, que vieram consigo do Leixões (devido a uma crise financeira...). Foi uma "cartada" de grande nível a jogada pela Direcção da altura ( liderada por Lídio Marques, com a mãozinha do Padre Manuel Vaz...)!
Cacheira tanto deu nas vistas, que um dia e, muito legítimamente, deu o salto para o Bessa que se prontificou a pagar-lhe o que o clube poveiro não podia. Ao que sei, não foi chamado ao assunto o Tribunal, como aconteceu com outros ex-atletas do Varzim. Houve rescisão por mútuo acordo. Aliás, não foi só Cacheira que rumou ao clube do Bessa, por aquele tempo, também Jarbas, Eliseu e o próprio treinador António Teixeira - em breve editaremos um trabalho a propósito deste talentoso técnico de futebol - (penso que não me esqueci de nenhum...) fizeram o mesmo.
Testemunhei um episódio, nos princípios da década de oitenta, junto aos portões do estádio poveiro, num naqueles jogos de um famoso Torneio de Verão que o Varzim organizava com sucesso há anos, que enchiam o estádio poveiro, não só de adeptos do Varzim, mas também de adeptos de clubes como o Braga, Vit. Guimarãs, Famalicão, Fafe- gente que estava a passar férias, os típicos "banhistas" que na época balnear "entupiam" a Póvoa de Varzim. Portanto, o facto que aqui narro passou-se logo a seguir à ida de Cacheira para o Boavista (portanto ainda mal tivera tempo para aquecer a camisola axadrezada...), sendo intervenientes no "caso" um ex-director do Varzim (Varzinista fanático...) que estava a fiscalizar a entradas e vendo Cacheira nas próximidades do portão de acesso à Bancada Central, e sem que o "acabadinho" de ser atleta do Varzim, e brilhante, lhe pedisse o que quer que fosse, gritou-lhe em tom exasperado, um impropério que alguns costumam dirigir aos "gigôlos" e que eu me abstenho de aqui reproduzir!...
Cacheira ficou "para morrer", ouvi-o ainda retorquir: - "ÓH HOMEM NÃO É PRECISO FALAR ASSIM"!... E retirou-se discretamente abanando a cabeça de indignação pelo inesperado tratamento recebido...
Isto foi presenciado pelo autor destas linhas, que o impressionou pela crueldade e tamanha indeferença perante um invíduo que ainda não havia decorrido tanto tempo como isso, que estava habituado a ouvir aplausos de incentivo por parte dos adeptos alvi-negrose várias épocas ostentara a braçadeira de capitão com grande dignidade!
Por exemplo, recordo-me, de um jogo em casa com o Estoril (treinado pelo "bom gigante" José Torres, que também jogou e que, anos mais tarde viria a treinar o Varzim) precisando os comandados de António Teixeira de ganhar o jogo como de pão para a boca, a poucos minutos do fim o resulatdo estava num enervante O-O...
Cacheira, para delírio de uma multidão de adeptos varzinistas, ansiando pelo golo do Varzim, marca o único tento da partida e que dá ao Varzim uma preciosa vitória!...
Sete ou oito anos depois e por circunstâncias meramente profissionais, falei com ele, ainda como jogador, então acabado de sair do Marítimo e já na condição de retornado ao Varzim. Mais tarde, quando ele já era treinador do sector juvenil do clube poveiro, voltei a encontrar-me com Cacheira para falar do futebol de formação. Com marcas de um "desgaste" físico evidente pela erosão dos anos e de muito trabalho nos campos de futebol!
É um apaixonado pelo ensino do futebol. Muito do que aprendeu com alguns dos melhores treinadores que pontificaram no futebol português, ao longo da sua extensa carreira, aprendizado que o ajudaram a cimentar e a enriqueceu as suas credênciais, a adaptadas aos tempos que correm e adaptando-o à teoria e às práticas executadas durante os vários níveis do Curso de Treinador a que "meteu mãos". Cacheira, além de ser um estudioso do futebol, desde a formação aos seniores, é detentor do título profissional com um nível que lhe permite treinar qualquer equipa do futebol profissional!
A última vez que o abordei foi para (entrevistar) falar do futebol das Camadas Jovens (era assim que se chamava) do Varzim, e foi para mim dos momentos que mais me sensibilizaram das muitas vezes em que tive que desempenhar aquele papel de interlocutor, pela forma "babada" como ele se referia aos miúdos, chamando-os várias vezes de seus "segundos" filhos... Momentos emotivos para ele e... para os outros! E acreditem que não era fácil tal acontecer, pelos muitos momentos de emoção já vividos na minha vida de profissional da comunicação (aliás discreta)...
Cacheira foi um dotado como praticante de futebol. É neste momento um homem certo no lugar certo! Merece o respeito e admiração dos varzinistas, especialmente das pessoas que estão na vida de boa fé! O Varzim, penso, nada lhe deve nem ele deve ao clube! Radicou-se na cidade poveira há mais de 35 anos ( sendo ele um matosinhense de gema, torcerá mais pelo Leixões ou pelo Varzim?).
Pensamos que por mérito próprio, o lugar dele deveria continuar a ser o que de momento lhe temos visto ocupar no banco de suplentes dos seniores por imperativo dos Regulamentos dado o actual técnico principal ainda não possuir o nível de treinador exigido pelos ditos - ele sim, seria uma óptima opção para ser "o técnico-adjunto da Direcção", muito embora, se calhar, ele prefira trabalhar "os putos" das Camadas Jovens do Varzim (que bem precisam, a exemplo do que acontece com os profissionais de subirem a patamares de maior gabarito- Juvenis e Juniores).
Ala-Arriba "capitão" Cacheira!...
Ala-Arriba Varzim!

4 comentários:

Anónimo disse...

É de grande oportunidade a pessoa que é focada no post. É uma pessoa trabalhadora incansável com os miúdos do Varzim. Acho que ele e outros grandes jogadores do passado-recente deviam ser aproveitados para no Departamento de futebol juvenil e não só, por exemplo,indo ao encontro dos mais novos (Escolas, Juntas de Freguesia, Auditórios, no seio do próprio clube, etc.) dando a conhecer as suas experiências de vida quer como atletas quer como pessoas, acondelhando os jovens na prioridade que devem dar às suas ambições,quando tem que conciliar família e estudos com a prática do futebol de competição,e que nem todos podem ser como o Lisandro, Di Maria, Moutinho, Miguel Veloso, etc., etc., para já não falar da referência Cristiano Ronaldo!
Felizmente o Varzim tem muitos ex-atetas que são extraordinárias referências para os que sendo muito jovens já envergam a camisola do Varzim, bem como para os putos que apenas ainda "sonham" com tal! "Matéria" prima não falta por aí...
O Departamento de Formação tem uma palavra a dizer nesta matéria.

Anónimo disse...

Quem é agora o responsável máximo pelas camadas jovens? Ouvi dizer que é o fredo da locus. Se é verdade, por isso as juniores estão no nacional há muito tempo. E os juvenis também. Tanta treta com os tarrotes e só os iniciados é que estão numa prova dos nacionais!

Anónimo disse...

olhem porque não preguntam aos pais o que pensam da escola de formação... Quem for capaz de fazer mehor que vão falar com o dentinho. Só conversa de café. é só ttttttttttttttt.
Deois do trabalho ide para lá. Aos domingos deixai a cama e ide acompanhar os miudos pá!

Anónimo disse...

Todos os escaloes do varzim competem nos principais campeonatos nacionais ... Sem duvida que os seniores estavam tambem nao primeira muito facil mas quando o corpo nao tem juizo .