segunda-feira, 6 de abril de 2009

REFLEXÃO






FREAMUNDE 2 - VARZIM 1




JORNADA Nº. 23
ERA BOM QUE A HISTÓRIA SE REPETISSE...
FREAMUNDE UM PITÉU AO ALCANCE!...

Afinal o relaxamento que de certeza muita gente previu (bastavam "dois dedos de testa"...), não deu para "os comer" (quem alguma vez vestiu a camisola do Varzim, "sabe do que é que eu estou a falar"...)!
Estive em Freamunde (não estejam à espera que eu descreva aqui a curvatura do nariz dos elementos da equipa de arbitragem, muito menos se eles tinham pêlos nas BARRIGAS das pernas) e o que é eu vi com os olhos que a Terra me há-de comer?! Por um lado um Freamundinho (nem pinto, quanto mais capão!...) - que difícil era lá "passar" no tempo em que Jorge Regadas era o seu treinador (muita gente "sabe o que eu quero dizer") - temente, muito "rés-vés Campo de Ourique", cedo dando a entender estar ali um pitéu perfeitamente ao alcance de um "outro" Varzim (leia-se plantel), com ordenados em dia ou não, por muito compreensível e "muita pena" que se possa sentir para com os funcionários (alguns miserávelmente remunerados!) do clube. O jogador de futebol é um assalariado (preveligiadíssimo...), igualzinho a todos os outros nos DEVERES a cumprir e nos DIREITOS que tem para com a entidade empregadora e vice-versa (inclusivamente o direto à greve que a entidade empregadora não tem), embora nos seus contratos de trabalho estejam mencionados salários e outras regalias remuneratórias que, comparado-as com as que auferem a esmagadora maioria dos cidadãos que trabalham em Portugal (e não só...), são de um IRREALISMO PARANÓICO!... E de uma tremenda INJUSTIÇA SOCIAL (já é sabido que estes valores- não são euros - nos tempos que correm, não querem dizer nada para alguns...)! Mas voltando ao jogo.
Realmente a formação alvi-negra, apresentou-se em casa do adversário, depois de uma semana que deveria ser de trabalho a tempo inteiro, e não foi, devido às circunstâncias que, para enxovalho do clube, toda a gente já conhece, com uma composição e posicionamento no terreno de deixar embasbacado o mortal mais "imortal". Ou melhor, num "flik-flak à rectaguarda com duplo mortal encorpado" (em bom português, cambalhota para trás) - julgo que é assim que se diz e se escreve.
Que dizer de uma defensiva composta por 4 jogadores, em que os jogadores 4 são centrais "de raíz"?! Deixando no banco, um lateral esquerdo, que sobe bem (Telmo)?! Podemos não ser técnicos de futebol... Mas por favor, não queiram fazer de toda a gente parva!Uma linha média sem o seu melhor distribuidor de jogo - Marco Cláudio que é o unico elemento existente no plantel com características já demonstradas e pouco aproveitadas pelos técnicos, que não sendo um Platini ou um Rui Costa, etc., é um "nº. 10"... Este jogador surge no jogo, posicionado numa missão que inexoravelmente o impediria de poder dar largas às suas potencialidades naturais, ou seja, foi "metido a martelo" pelo seu treinador e autênticamente "encurralado" ou manietado pelos seus opositores na ala esquerda (extremo)?! "Mas o quê que é isto!?"
Quase a mesma coisa que pretender que algum piloto consiga ganhar uma prova de formula 1 conduzindo uma carro sem a roda dianteira do lado esquerdo e o piloto sem assento... Reparem na analogia: - piloto sem assento (Marco Cláudio em vez de estar a pontificar no meio-campo, foi colocado na ala esquerda...); -bólide sem roda dianteira do lado esquerdo (Mendonça que lá poderia ter sido colocado e, dali partir para ganhar a linha de fundo ou flectir para "dentro" - há todo um manancial de posições a explorar, desde que as pedras sejam jogadas no tabuleiro com a melhor das argúcia e saberes ensaiados no "trabalho de casa" e aplicados no dia de "teste", esteve a jogar na "cabeça" do ataque!...
Portanto, logo à partida um resultado melhor do que o conseguido, estava sériamente comprometido por erros crassos no posicionamento obedecendo a orientação técnica pouco inteligente... o apresentado pelo (infeliz) xadrês do Varzim! Para cereja em cima do bolo, o treinador do Varzim, após o clube poveiro ter reduzido a desvantagem para a tangente, faz sair um homem com características ofensivas e que melhor sabe colocar uma bola jogável, em momentos tão cruciais do jogo, em que o tempo se esvaía e o Varzim precisava urgentemente de chegar à área adversária, com a melhor lucidez possível (Marco Cláudio - não venham com a cantilena de que se queixou das virilhas...) e faz entrar para o seu lugar Malafaia que é um jogador muito talentoso... mas em missões defensivas!
O que é que se chama a "isto", se quisermos ser verdadeiros e se não sofrermos de "tendinentes cerebrais", como já escrevera Eça?!
Mas enfim, é o que se tem...
O Varzim desceu um lugar, está agora na sétima (7º. lugar) posição com 32 pontos, a DEZ pontos dos lugares de acesso à Primeira Liga, a 5 pontos do 3º. que é o Feirense, atrás (1) um ponto do Covilhã e do G. Vicente e, à frente do Estoril, Beira-Mar e do Freamunde (1) um ponto.
Para além de pretensas justificações da "culpa do árbitro", dos salários em atraso, da falta de treino por recusa dos jogadores em aparecerem aos treinos (foi toda a gente ao médico?!) por não receberem há 4 meses (o clube vai ter que pagar tudo e com juros...), da falta de motivação pelo atrás referido e porque sabem que este não vai ser o seu treinador principal na próxima, et., etc., não se esqueçam de pôr a mão na consciência e assumir os erros perante os sócios e pedir-lhes desculpa publicamente, pela figura enxovalhante, (ainda que não tenham a culpa toda) da péssima imagem que vem sendo "espalhada" por todo o lado!!!
Está de "caras" que no imediato, para além de dinheiro, ao Varzim faltam-lhe 3 personagens fundamentais - UM PRESIDENTE COMPETENTE - UM TREINADOR EFICÁZ E UM CAPITÃO À ALTURA.
Só mais um acréscimo: os sócios sabiam que o clube estando a passar as dificuldadades financeiras, badaladíssimas, tem um "Director Desportivo" a tempo inteiro com um ordenado acima de muito engenheiro ou chefe de produção de uma pequena e muitas médias empresas deste país?!
É de "bradar aos Céus", mas mais desenvolvimento fica para outro post... E quando o Senhor Presidente regressar da "caça grossa"...
Por ora, como diz o povo, "siga a rusga"!



18 comentários:

Anónimo disse...

caero amigo, tambem estive em freamunde e tu és um verdadeiro atrasado mental, para lá de teres demonstrado com este post que de futebol nada percebes, és um varzinista de merda.
força eduardo esteves, és muito grande, força jogadores, foram gigantes

Anónimo disse...

Já por aqui alguém, digno de o ser, escreveu que fazer pior do que têm andado a fazer ao clube, não há memória! Nem no tempo dos "pés descalços"... Reparem caros conterrâneos e verdadeiros varzinistas (os que o são de facto e não os que o são por oportunismo), que nos últimos 15 anos a Câmara Municipal já colocou nas mãos das Direcões sucessivas (que até não form assim muitas) quase 8 (OITO) MILHÕES de Euros!Uma média de 533 mil euros por época! É claro que é preciso muito cuidado com a questão das médias... O ideal era que o Sr. Engº. Aires Pereira, Vice da edilidade poveira, aquando do discurso bonito no 93º. aniversário do Varzim tivesse sido um tudo nada mais preciso quando referiu aquela benemérita quantia! Por exemplo, quanto foi disponibilizado na última presidência do Sr. Lídio Marques, na do Sr. Luis Oliveira e agora na do Sr. Lopes de Castro. Não por nada... apenas para os varzinistas (que queiram dispensar um pouco mais de atenção à vida do clube) possam comparar as "ajudas" dadas com o dinheiro que é do érario público e o que com ele (dinheiro) FOI CONSEGUIDO!
Quanto ao jogo de ontem, não estive em Freamunde porque não tenho posses para essas despessas (embora gostasse), mas ouvi na rádio onda viva o que lá foi comentado e porque é uma emissora que tem muita credebilidade na cidade e como me encontro com amigos que vão ver os jogos e comparando com o que diz o comentador daquela rádio condiz com o que se passou em campo, eu só tenho uma palavra a dizer: DEPLORÁVEL!!!
Parabéns e obrigado por esta oportunidade, onde de uma forma reflectida, todos podem expressar o que pensam, pelas suas próprias cabeças de uma forma civilizada.

Anónimo disse...

mas disseram que o jogo foi deploravel na radio?
hum, e tem muita "credebilidade"?
nao me parece, se assim foi meu caro, mas cada um come o que quiser
deplorável? tao a gozar com a malta. O varzim fez um ganda jogo, e merecia vencer, mas cada um tem a sua opiniao e se nao foi ver e acredita no que ouviu ok

Anónimo disse...

O Varzim fez dois remates à baliza do freamunde, os dois remates feitos pelo Nuno Gomes, os dois de bola parada, um deu golo e pouco mais se viu a não ser chutos para a frente. Perante um Freamunde sem as bombas do Regadas e ao alcance de qualquer clube bem orientado.

Meter muitos homens na frente, não é sinonimo de jogar ao ataque, para levar a bola lá para a frente é necessário quem construa. Chegamos a ter 3 defesas, os médios eram o Malafaia e o Nelsinho para 4 avançados, como é que se fez chegar a bola lá à frente? Com chutões à ramaldense.

Assim ainda vamos lutar pela manutenção...

Anónimo disse...

o nuno gomes enviou uma à trave e marcou um golo espectacular, o bruno moreira fez um remate com o resultado em 2-1 e que só nau deu golo devido a uma grande defesa do guarda redes do freamunde, o marco matias fintou 3 adversarios e rematou para outra defesa importante, a fechar o poste. já para nao falar de uma jogada do tito sobre a direita.
só viu 2 remates? devia estar no bar...
o varzim teve muito mais posse de bola, mesmo jogando devagar como lhe convinha, e esteve muito bem, o treinador foi cino estrelas,
é a minha opiniao e deve ser por isso que o futebol gera tanta discordia

Anónimo disse...

"uma jogada do tito sobre a direita."

aí está, uma das situações perigosas...

Deves ter visto o jogo com palas...

O Marafona foi o melhor em campo. Porque será?

Anónimo disse...

estamos a ficar pouco exigentes e isso preocupa-me. Correr atrás dos "capões" e fazer três remates à baliza, já consideram fazer um bom jogo. Vocês devem ser adeptos do Rates não do Varzim.

Anónimo disse...

É CULPA É DOS ORDENADOS EM ATRAZO OU DE ALGUNS ATARASADOS MENTAIS QUE POR AQUI VÃO ESPALHANDO FRUSTRAÇÕES? QUANDO O LOPES CHEGAR DA FEIRA DE GASTRONOMIA DA FARÓFA, "BUFEM-LHE" AOS OUVIDOS..

Anónimo disse...

Caros colegas de comentários, não vão pela banalidade. O Varzim já o está, por vontade a que é alheio. Por culpa de uns quantos humanos que se enganaram ou que, se calhar, entenderam optar pelo mal-menor. Só que volvidas quase 5 épocas completas, o mal-menor transformou-se num gigantesco mal.
A gestão, ao contrário do que têm andado a pretender passar, pouco ou nada conseguiram estancar. As dívidas ao Estado e a outro credores, entre os quais estão os empregados do clube, vão de mal a pior. Falam muito do negócio do estádio, como sendo o messias prometido. A verdade é que o Varzim ainda não viu os seus bens serem penhorados de facto, porque tem havido "muita compreensão": um autêntico previligiado.
A quem é que verdades como estas doem? Quem são os que se picam? É só estar atento.
Tem sido com opoções de gestão como a que muito recentemente foi tomada, ao escolher para continuar o mau trabalho do sr. Rui Dias, um sujeito que, embora empenhado, não está habilitado com carteira de treinador com o nível exigido, estando no banco um homem que foi dos mais prestigiados jogadores e capitães do Varzim - Cacheira- (a servir de muleta por inerência dos Regulmentos)a fazer figura de corpo presente, porque ele sim, por mérito próprio,tem credênciais para treinar um clube do campeonato do Varzim e não só. Já agora podiam ter ido contratar o Dobrões que tem carteira profissional com nível superior ao do professor de ginástica Eduardo e até já foi campeão por mais do que uma vez nos distritais.
Apareça alguém que dirija com mais competência o clube. É urgente dar uma grande varridela e uma lavagem no clube de cima a baixo.
O que se passou em Freamunde foi mais uma das muitas nódoas com que tem andando a consporcar o nome do Varzim.

Anónimo disse...

O Picão anda a dar dinheiro aos jogadores, 20 euros a cada um, 'e uma vergonha...

Anónimo disse...

É de louvar a coragem do dirigente acima referido! É preciso ter coragem para aparecer diante de homens, alguns chefes de família, com enormes encargos para serem cumpridos, e entregar aos empregados por ele e pelos seus camaradas de direcção e entregar-lhes 100 euros por conta! Onde chegou a falta de vergonha e de pudor no carácter!... O treinador do Varzim devia dar a cara pelos seus atletas e publicamente mostarr a sua solidariedade! Ponha os olhos no que fez Vidigal, então treinador do Estrela da Amadora... Pois é... a diferença não está na massa, mas sim no tacho!

Anónimo disse...

Uma "pregunta":
-P'ra que serve o Conselho Varzinista?

Anónimo disse...

Bem perguntado. Eu reforço com outra pergunta: mas existe de facto um Conselho Varzinista?! Se a resposta é não, então crie-se tal Orgão rapidamente pelos sócios com poder para o fazerem.
O Varzim precisa urgentemente de uma revolução à maneira da de "1640". Abram a janela para os "Miguéis de Vasconcelos" (O MAIOR CU DE JUDAS QUE ALGUMA VEZ EXISTIU EM PORTUGAL NO TEMPO DOS FILIPES DE ESPANHA". Há que fazê-los acertar o passo...

Anónimo disse...

Eu fico varado (não marado), belisco-me até, quando penso nas palavras proferidas pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (teriam tido muito mais significado se tivessem sido proferidas pelo Presidente da Autarquia), ao revelar (provocando azia em alguns presentes e ausentes) o motante que a Câmara disponibilizou ao Varzim ,nos últimos 15 anos - 7,8 MILHÕES de Euros! Ainda há quem se tenha escandalizado, não com o valor, mas sim pela revelação...
Haja um pingo de bom senso! Usemos das faculdades que nos distinguem dos seres irracionais... Num País que nunca foi remediado sequer, numa cidade carregadinha de carências de infra-estruras sociais...´Mesmo levendo em linha de conta que é o foi feito nos últimos 15 anos, o que ronda numa média de 520.000 euros!Então e os outros clubes da terra? E as institiuções de solidariedade, os transportes escolares, as acções de solidariedade que no Conselho ainda são precárias! O que durão as pessoas que as dirigem?!
NA ÚLTIMA DEZENA DE ANOS, TEM SIDO DINHEIRO DEITADO FORA, POR MÁS GESTÕES!
A Câmara anda a "chorar" o que tem dado - escreveram e disseram alguns!?
FRANCAMENTE! NEM 8 NEM 80.
POBRES E MAL AGRADECIDOS.

Anónimo disse...

Vão perguntar ao Estrela da Amadora quanto é que receberam da respectiva Câmara Muniipal ou de todas as Juntas de Freguesia daquele Município?...
Uma coisa é "conversa para boi dormir", outra bem diferenre é conversar sériamente...
O grande problema do Varzim da última dezena de anos, tem sido, muito mais que a falta de dinheiro, a boa gestão daquele que tem sido colocado à disposição dos "gestores" do clube!

Anónimo disse...

2 milhoes para a bancada norte do estadio
o resto divides por 15 e dá o subsidio anual, o aires sabe muito mas esqueceu-se falar quanto é a campv já ganhou com o varzim, quanto vai ganhar no negocio e de quem sao os terrenos à volta do parque da cidade
cambada do carago, basta que mude esta direcao e ponha lá um lacaio/trafulha tipo oliveira, ainda pior que o dentinho, e aparece dinheiro pros jogadores, pro estadio e até pra sauna, e o macedo vem logo dizer que lutamos para a europa...
a memória é tao curta nesta terra

Anónimo disse...

O dentinho é pior, mas muito pior que o Oliveira dos anéis.

Mas nós estámos a disputar quem é o pior ou queremos o melhor para o clube?

Quer um quer outro, não prestam...

venha um melhor.

Anónimo disse...

Este Oscar Miguel Mendanha descarrega as suas frustrações futebolísticas (jogador fraquinho e frustrado nas camadas jovens do Varzim) como JORNALEIRO (já que jornalista seria um insulto à classe) da Rádio Onda Viva e ainda vem escrever estas crónicas Bizarras, de um jogo que ninguém viu como ele.
Ele há cada uma...
O Nosso Varzim está mal? ESTÁ!!!!
Mas, não precisa de mais "BOTABAIXO´S", em vez disso falem de uma forma positiva e construtiva.
Solidariedade com todos os que trabalham no Varzim, treinadores, jogadores e todos os funcionários que, com todas as dificuldades mantém a dignidade no nosso club.
ALA ARRIBA VARZIM!!!
Das fraquezas se façam forças!!!