Janela aberta a todos os que queiram refletir e opinar de forma construtiva e independente sobre o dia-a-dia do mais emblemático clube desportivo da cidade poveira - VARZIM SPORT CLUB.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Varzim, que futuro?
Em primeiro lugar, devo agradecer o convite que me foi endereçado para expor neste espaço os meus pontos de vista sobre os temas que eu entender, com especial enfoque sobre o “nosso” VARZIM.
E o nosso clube passa por uma “crise”. E é uma crise que parece ter vindo para ficar, tal é já o período de tempo que o clube se encontra “mergulhado” nesse marasmo. Podem dizer que a crise é generalizada. É verdade, mas a dita “crise” é mais profunda para alguns do que para outros.
Mas que crise é esta? Pode-se dizer que é financeira, de resultados, de qualidade da equipa técnica, mas para mim o busílis da questão está na direcção do clube, mais concretamente na pessoa do seu presidente, Lopes de Castro.
Podia obviamente, recuar no tempo, e ir buscar rotundos fracassos de gestão, como Abílio Novais, José Dinis, Projecto Catraia, Horácio Gonçalves, Diamantino Miranda, Kleyr,...
Prefiro me centrar neste primeiro texto na actualidade varzinista, e no presente o Sr. Lopes de Castro tem aparecido sistematicamente nos jornais nacionais desportivos.
Fazendo jus á sua condição de porta-voz da comissão criada para combater a crise financeira dos clubes da Liga Vitalis.
Esta comissão ficou de encontrar soluções para propor aos restantes parceiros da Honra e à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) é constituída por Gil Vicente, Olhanense, Covilhã, Freamunde e Varzim.
Não seria preferível, que o Presidente do Varzim se preocupasse em encontrar soluções para o clube? Ou está a pensar que a solução para o futuro do clube está nesta liga secundária?
Em Outubro de 2006 (já lá vai muito tempo), o Sr. Presidente pensava da seguinte forma:
“Ninguém deseja mais a subida do que a direcção e não é por uma questão de currículo. Dava-nos gozo mas não é por isso que estamos aqui. Gerir um clube da dimensão do Varzim na I Liga, com juízo e bom senso, dá lucro. As pessoas ainda não perceberam isso. A única forma de anularmos o passivo é termos resultados positivos. Só temos resultados positivos se formos para a I Liga e se tivermos receitas extraordinárias."
Tinha um colega “brazuca” que nestas situações dizia naquele seu sotaque, “BRINCADEIRA, NÉ?”
Em Dezembro de 2008 no jornal RECORD, foi dado à estampa o seguinte “recado”:
“Seja como for, o líder varzinista não se mostra preocupado com a situação financeira do clube, na medida em que a transferência de Yazalde e os subsídios que estão prestes a entrar equilibram a balança. “As receitas vão entrar e não precisávamos da verba do Yazalde. Contudo, com esta venda, fazemos uma época ainda mais tranquila”, referiu Lopes de Castro. Depois disso, o grupo juntou-se para o tradicional almoço de Natal.”
Em 6 de Fevereiro de 2009, no mesmo matutino lia-se:
“O Varzim, da Liga de Honra, liquidou hoje os salários de Novembro da sua equipa profissional, revelou à Agência Lusa o capitão Alexandre.
O pagamento foi confirmado pelo presidente do clube, Lopes de Castro, que não quis precisar o mês a que se referia o pagamento.
De acordo com o Contrato Coletivo de Trabalho - que estipula que os pagamentos devem ser feitos até dia 5 do mês subsequente -, encontram-se em atraso os salários de Dezembro e Janeiro, o que Alexandre considera ainda 'preocupante'.”
Nesta altura, a época não é tranquila e Yazalde acabou mesmo por sair, tendo ido reforçar o Rio Ave.
Sinceramente, com tantas trapalhadas, tanta fanfarronice, tanta situação em que é aplicada a máxima “o que hoje é verdade amanhã é mentira”, tanta incompetência, no Varzim que eu comecei por conhecer à umas décadas atrás, com uma massa associativa “viva”, atenta e entusiasta, esta Direcção há muito que se tinha ido embora. No entanto a realidade não é esta, e há sempre quem se vá aproveitando, até um dia...
ÓSCAR MIGUEL
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Totalmente de acordo. Assino por baixo.
Só escreve assim quem não tem "rabos de palha"...
Já agora, não terá havido troca de fotografias? O senhor da t-shirt não é o padrinho de Itália?
E o senhor técnico, que tão depressa colocou o Varzim lá em cima, como o atirou para as catacumbas... "Resuscitou" - antes da era Diamantino (agora aguadeiro no SLB)e do actual treinador professor Rui Dias - para liderar técnicamente um projecto "aciganado" e frustrado (para ser concretizado para o próximo mandato, se...).
Seja bem-vindo.
Pronto… Lá vêm os raivosos. São sempre os mesmos! Já quando foi do Luís Oliveira, ladraram, ladraram... mas a caravana de "impostores" lá continua. E o clube lá vai continuando a ser desprestigiado, por um punhado de gente que a muito a custo vai continuando a “tomar conta das chaves da sede”! Dá que pensar, como é que pessoas da gesta do poveiro e grande varzinista e, nesta qualidade, ainda não fez sentir tanta falta de eficácia… e, diz: BASTA!...
Uma pessoa pode ser exemplar enquanto tal, mas não significa competência para ser um líder à altura para desempenhar o cargo de presidente da Direcção de um clube Professional de futebol… Mas também NÃO quer dizer que tais funções só estejam ao alcance de predestinados. O autor destas linhas não se sente à altura e por isso nunca quis participar em listas… Mas ao que consta, ninguém é ou foi obrigado…
Pronto… Lá vêm os raivosos. São sempre os mesmos! Já quando foi do Luís Oliveira, ladraram, ladraram... mas a caravana de "impostores" lá continua. E o clube lá vai continuando a ser desprestigiado, por um punhado de gente que a muito a custo vai continuando a “tomar conta das chaves da sede”! Dá que pensar, como é que pessoas da gesta do poveiro e grande varzinista, Dr. Macedo Viera e, só enquanto tal, ainda não fez sentir perante a cidade o seu descontentamento por tanta falta de eficácia… e, não disse: BASTA!...
Uma pessoa pode ser exemplar enquanto tal, mas não significa competência para ser um líder à altura para desempenhar o cargo de presidente da Direcção de um clube Professional de futebol… Mas também NÃO quer dizer que tais funções só estejam ao alcance de predestinados. O autor destas linhas não se sente à altura e por isso nunca quis participar em listas… Mas ao que consta, ninguém é ou foi obrigado…
Um post com um portugues muito mau.
Quantos às ideias, havia tanto por onde pegar!...
Quem escreveu apresenta um défice muito grande de inteligencia.
O Varzim precisa de uma lavagem cerebral. Mas nao metam lá o cromo do Alexandre a presidente, por favor.
Apostava muito no Lidio Marques...
Ide enganar o Mikika. Crianças a brincar aos analistas da treta.
Firmino Bras
Aquele abraço Firmino.
Estou contigo, pá (com assento ou sem ele?...). Muito ótimo portugues (já com acordo ortográfico!). Quanto a por lá o Alex, mesmo déficit (fica mais chique, pá!), eu confesso para o temos estado a vêr... porque não, pá? Tá ver!... Bj. grande e já gaora fica convidado para um bacalhau à bras, pá. (já com acordo ortogr.).
Seu fã
Este blog cheio de virus é dos mesmos cromos que já tiverem outro em tempos. Acho piada este tal de oscar dizer que foi convidado para escrever. Pudera, sao da mesma familia!!!
Se é quem estou a pensar é o anormal que de vez em quando faz comentarios nas radios e só diz bacoradas sem nada perceber disto.
enfim, a internet dá pra estas coisas de frustrados.
Ide trabalhar malandros
O kleyr chegou na época 2003/2004 era o varzim treinado pelo Rogério Gonçalves e presidido pelo Luis Oliveira. Desta direcção podemos falar de varios prodígios brasileiros.... Ivo, Bruno, Paulo Gomes, Anderson, Ricardo Gomes, Tássio, Wandeir... Tudo craques!
Quanto a treinadores... Que tal mudarem a polítca de contratação? Escolherem por exemplo, um homem com experiência em subidas na 2ª liga. É que parece que querem lançar treinadores. Para mim isto é querer protagonismo! Quanto ao actual técnico... Numa empresa quando o funcionario falha os objectivos(taça de portugal, eliminado da taça da liga hipotecando uma considerável receita presente no orçamento, mais um ano no meio da tabela de uma 2ª liga sem qualidade, problemas no balneário com e entre jogadores)tem que ser chamado à responsabilidade. Tal não acontece no Varzim. Um modelo de bem saber gerir o futebol e pavonear-se à custa dele. Não te preocupes varzim! ÉS MUITO GRANDE!
Enviar um comentário