domingo, 15 de fevereiro de 2009

REFLEXÃO


VARZIM 1 - AVES 0


ELES FORAM MARCOS!...


Num jogo em que estava em causa, além dos 3 pontos, a oportunidade para a limpeza da péssima imagem da última prestação do conjunto poveiro (a última imagem é a que fica), o Varzim na recepção aos avenses, sem ter feito uma exibição de “encher o olho”, não esteve à altura (ainda!...) do que lhe é exigível, mas lá conseguiu ganhar, com os adeptos a saírem do estádio com cara de pouco convencidos….A equipa poveira não soube aproveitar o “tempo de jogo” nos 1ºs 45 minutos. Futebol confuso, impreciso, titubeante, a encaixar que nem uma luva nas intenções tácticas do técnico Henrique Nunes!
Ao intervalo 0-0 reflectia o trabalho desenvolvido pelos conjuntos.
No segundo tempo a formação alvi-negra e logo nos minutos iniciais, “pôs-se” em vantagem, sem nada ter pedido e… com um golo convertido por Nuno Gomes (um regressado à equipa) na sequência da grande penalidade assinalada numa pretensa falta sobre Marco Claúdio. O Varzim ganhou ascendente no marcador e no desenvolvimento do jogo, sem no entanto imprimir futebol de grande qualidade competitiva. Com menos uma unidade fruto da expulsão de Sérgio Carvalho (passou pelo Varzim no início do novo milénio), as coisas ficaram mais complicadas para a estudada estratégia montada pelo treinador do Aves… A equipa treinada por Rui Dias logo a seguir ao golo e numa atitude louvável a nível comportamental do colectivo poveiro, à reacção esperada dos forasteiros à desvantagem no marcador, respondeu com dois lances a criarem hipótese de golo eminente – primeiro por Marco Claúdio e logo a seguir por Marco Matias! “Os Marcos e Marafona foram decisivos no resultado alcançado, conjuntamente com Marafona que executou a defesa do jogo em momento crucial do jogo!... Seria assim a modos que o golpe de misericórdia na “fera”!!!
Aceita-se alguma (muito pouca…) “frustração” por parte de Henrique Nunes por não ter visto uma bola entrar num remate de Gouveia (também passou pelo Varzim...) porque a barra não deixou!?
No final do jogo e na habitual (até quando?!) conferência de imprensa, o professor Rui Dias disse:- “ fizemos uma primeira excelente e uma segunda parte muito boa…”(!?). Achamos que o técnico deve ter invertido a ordem dos acontecimentos!... Então excelente não é melhor do que muito bom?! Toda a gente viu que a melhor parte foi a segunda… Critérios de “avaliação” de prof. … E disse para finalizar: “ vamos continuar como até aqui, não nos vamos desviar um mílimetro…”. A não ser em relação ao que lhes aconteceu lá para os lados da Casa da Música… Acrescentamos nós!
Já o treinador do Aves Henrique referiu o esperado: “ a arbitragem não nos deixou fazer melhor… O golo é precedido de uma falta inexistente, só o árbitro é que viu… Além disso o Marco Claúdio estava em nítido fora de jogo… Mesmo assim discutimos o jogo até ao fim”… Até à conferência de imprensa!... “ Acrescentamos nós!
Arbitragem de Bruno Esteves foi igual a muita outras já vistas, com erros e acertos… O lance do penalty foi ou não foi?... É conforme a “visão” de cada um… Plagiando o célebre dramaturgo, “ser não ou não ser… Eis a questão!!!
Resumindo e concluindo, o Varzim deu ” um pulinho” na tabela, entregou a 10ª. posição ao Freamunde e subiu para o 8º lugar. O Aves que estava em 9º., desceu para 12º lugar. Os dois que estão “no lugar do morto” estão cada vez mais últimos (Gondomar e Oliveirense)!
Para esta mesma liga o senhor que se segue dá pelo nome de Olhanense (está no lote dos dois primeiros… Quem diria!), jogo a ser disputado em Olhão no próximo domingo. Um jogo entre “gente” do mar!
Que o Varzim consiga as melhores ondas!...

10 comentários:

Anónimo disse...

Os nossos jogos deveriam ser todos em casa. Assim estavamos nos 1ºs lugares.
Apesar do jogo fraquinho que hoje fizemos a vitória acenta bem. Na 1ª parte equilibrio, na 2ª com mais um estivemos por cima.

Rui Dias, é um técnico jovem, um teórico mas em termos tácticos e técnicos é ainda muito verde, não sei mesmo se algum dia vai amadurecer nesses capítulos.

Dê-mos um pulo na classificação, no entanto o próximo jogo é fora...

ZECA

Anónimo disse...

Plenamente de acordo com o que escreveu o cronista mas não com o que disseram os treinadores no fim. De qualquer das maneiras sempre foi melhor do que no Bessa. Penso que à excepção de um jogo que o Varzim ganhou na Póvoa, esta equipa do Varzim já habituou os seus deptos a tremer que nem varas verdes até ao final dos jogos... O mister lá continua cantando e rindo... Já sei que vai aparecer alguém a dizer que são sempre os mesmos, etc, etc. Que é só conversa de café, chá ou laranjada, etc., etc.
E o fórrobadó lá vai continuando...
João Banheiro

Anónimo disse...

Sou bancário e aproveitei o tempo de intervalo que normalmente usufrui diáriamente por esta hora para do meu portátil enviar esta mensagem. Vi pela primeira vez o blogue e confesso que atríu a minha atenção. Para o que se vai por aí em meio de comunicação do género, acho-o motivador. Pelas intervenções, promete.
Não nasci na Póvoa mas vim muito novo para cé por motivos familiares Os meus foram professores na Rocha Peixoto). Aqui conclui o ensino secundário e aqui casei, trabalho e já tenho filhos poveiros. Mas em relação ao jogo. Pelo que ouvi e li, julgo que o Varzim até podia ter assegurado mais cedo uma vitória mais folgada e só não aconteceu, pelo que me apercebi, porque o Varzim passou ao lado durante os dois últimos terços da primeira parte. Gostei de ouvir que alguns dos melhores jogadores em em campo, são atletas oriundos das camadas jovens. É pena que depois aconteça, no meu entender, prematuramente, o mesmo que se verificou com o Yazalde (nome de uma grande estrela e talentoso goleador que passou por Portugal (Sporting) nos anos setenta. Vendido ao Braga para aparecer oito dias depois no Rio-Ave! Mas os dirigentes do Varzim lá sabem.

Anónimo disse...

Mas o que é que é essa conversa de meter o Rio-Ave naconversa? O que é que fez de mal? Ninguém tem culpa que o Varzim esteja com a corda na garganta! Os anéis já foram, qualquer dia com tantos chques carecas, vão-se os dedos. Para o ano a gente vê-se.
Diniz Cigano

Anónimo disse...

Está visto que o prato preferido do Rui Dias mete frango ou outras aves que normalmente fazem ninho na segunda circular lisboeta.

Rolo Portista

Anónimo disse...

Também acho que o prof. Rui Dias deixou a descoberto uma das suas fraquezas que é a reacção acertada em tempo útil! Jogou toda a 2ª. parte com mais um jogador. Mexeu “tarde e a más horas” e quando o fez , o "efeito" não foi o desejado, apesar de vir a ganhar o jogo como toda a gente viu… Aliás, tal reflectiu-se nos "empastelados" e temerosos últimos 20 minutos do encontro! A entrada de Rui Miguel ,ponta de lança do Aves (com uma protecção no nariz devido a lesão na anterior jornada...), desestabilizou “emocionalmente” o prof. Dias! Ele, prof., já demonstrou o seu pavor a jogador adversário que tenha mais de 1,80, causando-lhe uma espécie de” ardência nas ideias” que o faz entrar em pânico! E cedo começou a pensar, "mais vale uma(s) ave(s) na mão do que duas a voar... E foi sofrer até mais não!...
E a “xaranga” lá vai…

Bruno André

Anónimo disse...

Pá, com este mister nem para aquecer dá! Para a semana o jogo é fora e lá vamos nós para mais uma derrota, não é Prof?

Vamos para o empate e depois dá na derrota...

Carlos Pinto

Anónimo disse...

É pá,sejam construtivos! Esta direcção como as anteriores procuram fazer o melhor. É claro que o melhor seria a subida de divisão, já se sabe. Quando escreverem não faço com uma pedra do sapato. O clube não tem culpa que haja pessoas que não se podem ver só porque não pensam da mesma forma. É evidente que já é demasiado tempo, em futebol já não se tem tempo para reflectir. Talvez sinal dos tempos em que é tudo feito em aceleração a fundo... até a coçar.
Mas enquanto não aparecer ninguém a mostrar-se... continuo a acreditar na presidencia do Dr. Lopes de Castro de todo o restante elenco.

Este espaço de comunicação mostra ser é uma tribuna para varzinistas e não só para os "ente queridos"!

Agonia Lopes

Anónimo disse...

Sabem porque é que o Abromovich despediu o Scolari?

Porque desde que foi para lá o Quaresma, não conseguia ter um olho no burro outro no cigano...

Anónimo disse...

Na qualidade de co-moderador deste blogue, e escrevendo em nome de toda a equipa de colaboradores/redactores, apraz-me registar o bom acolhimento dado ao surgimento de mais uma hipótese para todos os que gostam de interagir através da escrita, sem qualquer preocupação pseudo-intelectual "como sói dizer-se..." Independente de serem varzinistas de "qualquer tamanho", como se existisse unidade de medida para sentimentos, ainda que desportivos! Sei que haverá quem discorde, mas...
Falar do Varzim ou escrever sobre ele, é fácil, o difícil é fazê-lo acertadamente, sem se deixar condicionar pelos "agrilhões" censórios que trinta e quatro anos após a Revolução ainda alimentam algumas “mentes”… E, constantemente!
Saudações Varzinistas