sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

EMOÇÕES VARZINISTAS


















De pé (da esq.)- Justino, Ferreira, Abegoaria, Géninho, André ,Ferreira Pinto e Graça .
Em baixo (da esq.)- Flávio, Ricardo Perez, Jorge, Carvalhinho e Soares




RICARDO PEREZ

O JOGADOR-TREINADOR DA 1ª. SUBIDA AO GRUPO DA ÉLITE DO FUTEBOL LUSO

UM ÍCONE DA CONCILIAÇÃO DO PROFISSIONALISMO COM O DE LUTADOR PELA CONQUISTA DE UMA MASSA ADEPTA, DE UM IDEAL DE UMA TERRA E DE UM CLUBE DE FUTEBOL DE UMA FORMA ARREBATADORA!

Estávamos no início dos anos sessenta. A figura de quem me ocorre neste momento escrever (outras se seguirão, aleatoriamente…), é sobre a do então treinador-jogador do Varzim, Ricardo Perez. Pegou no clube na 3ª. Divisão Nacional e em 3 épocas consecutivas, sempre acumulando as duas funções, foi preponderante na conquista dos respectivos títulos nacionais e iria fazer com que o nome da terra e do clube poveiro viessem a ser conhecidos por esse mundo fora (que o digam os apaixonados pela sua terra e pelo Varzim espalhados pelo quatro cantos do mundo)!
Quando chegou ao Varzim, Ricardo Perez – argentino de nascimento – já tinha em Portugal uma passagem relevante pelo Belenenses que era e foi considerado o 4º. melhor clube nacional, (de Matateu, Vicente, Paz, José Pereira, Quaresma, etc.). A Direcção da altura (em momento oportuno, aqui a evocarei…) tinha acertado na “mouche” ao convidar o craque a caminho do final da carreira como atleta. Foi o primeiro treinador que vi ao serviço do Varzim. Para além da minha naturalidade e dos meus familiares poveiros, ele foi dos grandes culpados do varzinismo que se entranhou em mim. Varzinismo como muitos outros já sentiram e outros ainda sentem… Homem disciplinador no trabalho, às vezes de cara fechada e muito exigente. Executante (hoje chamar-se-ia o nº. 10) de um futebol refinado. Nem os campos pelados atrapalhavam aqueles plantéis do Varzim… Fizesse bom ou mau tempo…
Grandes épocas… Loucas épocas de um crescente fervilhar de varzinismo! Também por homens como ele, é exigível, por uma questão de esmero na dignidade do clube, urge mudar o rumo da “nau” Poveira.
Passados 40 anos e por imposição de rotina do meu desempenho jornalístico tive o prazer de o entrevistar. Na minha frente estava agora um “setentão”, com as marcas do desgaste dos anos, bem evidentes na sua face e no cada vez mais raro cabelo grisalho, mas um cidadão argentino que naqueles momentos recordou comigo e para quem o quis ouvir, a sua passagem pela Póvoa e pelo Varzim, com a emoção de um ferrenho adepto do Varzim…

Ala-Arriba!

10 comentários:

Anónimo disse...

Acho interessante recordar quem tanto dignificou o clube ostentando o emblema do Varzim. Não sou daquele tempo, mas ouvi em casa os mesu pais falarem de muitos dos jogadores que estão na fotografia. Crei que é a equipa foi campeã da terceira divisão nacional. Penso também não estar errado que apenas o Jorge e o Graça são poveiros. Outros por cá constituiram família e cá se radicaram, depois de "pendurarem" as botas.
Na minha modesta opinião, penso que as sucessivas Direcções têm cometido uma grande injustiça ao não reservar no Estádio um lugar para quem foram tão grandes eemplos de DEDICAÇÃO ao clube... Cocedem borlas a quem nem de longe nem de perto tanto se dedicou ao Varzim. Mesmo que lhes tenso proporcionado contrapartidas pecuniarias ou outras, conforme os tempos...
Muita gente que nos dias de hoje perde muito tempo a olhar para o próprio umbigo, bradando aos quatro ventos que são os melhores varzinistas são eles, ler a vida do clube e repensar as suas condutas enquanto sócios ou apenas simpatizantes.

Anónimo disse...

Como seguidor deste blogue, peço a quem vir a fotografia publicada se é capaz de saber dizer se os miúdos têm alguma afinidade com os atletas que estão junto a eles!
Um apelo à memória de quem viveu aquela epopeia.

Anónimo disse...

Grande nível deste blog, espero que não seja sol de pouca dura.

Anónimo disse...

Postagens como esta fazem bem ao ego varzinista. Talvez com eles ajude a despertar os que gostam do Varzim e tenham possibilidades, na prática, ajudar o clube a sair do marasmo a que o votaram de há umas épocas para cá. Por enquanto as ondas vão enrolando na areia, calmamente...

Anónimo disse...

Varzim na época 1967/1968 na 1.ª Divisão:

Varzim SC:

(7v, 3e, 16d, 27-50, 17p)

T: Ricardo Perez.

Justino (12+1 j); Fernando Ferreira “cap.” (25 j), Quim (26 j), Salvador (26 j), Sidónio (25 j); Rico (20 j), Serrão (25 j), Leonardo (14 j), Marques (23 j); Nunes Pinto (20 j), Joaquim Guimarães “Quim II” (17 j).

Outros jogadores: José Luís (12 j, GR), Castro (2+1 j, GR); Carvalho (1 j, DD), Albino (1 j, DE); Rosário (3 j, MD), Aleixo (6 j, MC), Piscas (5 j, MC), Paiva (2 j, MC); Campinense (13 j, AC), Jorge (8 j, AC).

Golos: Nunes Pinto 8, Rico 5, Campinense 5, Serrão 2, Marques 2, Jorge 2, Fernando Ferreira 1, Sidónio 1, Rosário 1.

Anónimo disse...

Que grande elenco de jogadores! Com eles, até nos treinos de conjunto (às quintas-feiras à tarde), o estádio abarrotava (enchia-se) de sócios e anónimos adeptos.
Se os profissionais de hoje, mesmos os que que ganham pouco e têm salários em atrazo, ganham o que ganham... Então, aqueles "senhores jogadores", mereciam ganhar 1000 vezes mais do que ganhavam! O que lhes faltava em dinheiro, sobrava-lhes a "subir escadas" nos treinos! Se alguém viu isto com os próprios olhos... Testemunho-o aqui.

Anónimo disse...

Boa Tarde,
Sou o filho de Ricardo Perez e gostaria que me enviasse uma foto/busto da homenagem do meu pai que está nos bálneários dos jogadores do Varzim Sport Club. Subida do Varzim à 1ª divisão em 1963.Sei que o meu pai foi a essa entrevista com o meu padrinho Emiliano Correia ( já falecido .
Agradecido.
ricardo_perez_60@hotmail.com

ricardo perez jr... disse...

BUENO .les digo que vine para varzim en 1983 el d.t. era torres del benfica y jo era el jugador que soy hoy ainda con 53 años ... lamentavel fue lidio marques ese bosta venir con merda de gema por eso tive que vir para peniche ...el que no sea mentiroso já q homem no consegue ser nem será faz mais parte das besta negras ... por mi e por torres eu teria brillado e u clube teria sido otra coisa ... saudades da povoa de varzim comprimentos aos sosios e abrazo aos amigos ... RICARDO PEREZ JR .

DE ESTUDIANTES DE LA PLATA
mais siempre goste de trabalhar estive catorce años en argentina con mi padre perez conosco los argentinos como la palma de mis manos , más fiz question sempre de ficar en portugal para mostrar que lidio marques estava enganado e está , más mis esforços us pague caros : mi padre vendeu uma casa na argentina e eu estou por agora en peniche desejoso de sair de esta terra me entreno quase todos us dias ... stou bem u meu dia ainda há de chegar espero que sea para mi e para muita gente ligada ao futebol (FUTBOL) ok abrazo

RICARDO PEREZ disse...

Boas tardes aos varzinistas : u mal que voos desejo é que venham a conquistar u equipo que querem e que ese club merece , sobram palavras vacias mais actos mais coragem ... abrazo a toda a massa assosiativa du varzim

RICARDO PEREZ JR disse...

Boas tardes aos varzinistas : u mal que voos desejo é que venham a conquistar u equipo que querem e que ese club merece , sobram palavras vacias mais actos mais coragem ... abrazo a toda a massa assosiativa du varzim