LITO - NA FOTO, COM OS PÉS NO CHÃO, OLHANDO PARA A BOLA NUM VARZIM-BENFICA, EM QUE SÓ UMA MALABARICE DIRECTIVA EVITOU QUE O VARZIM TOMBASSE O GIGANTE SLB!...
LITO - ATLETA FORMADO NO VARZIM, LANÇADO NA EQUIPA PRINCIPAL PELO JÁ FALECIDO MAGRIÇO TORRES.
"FORÇA, RAÇA, QUERER, AMBIÇÃO E TENACIDADE", EIS O LEMA DOS JOGADORES DO VARZIM.
LITO (MANUEL ANTÓNIO MILHAZES), FOI DISTINGUIDO COM O TROFÉU LOBO DO MAR (ATLETA PROFISSIONAL DO ANO , ÉPOCA 86/87.
18 ANOS DE EMBLEMA VARZINISTA AO PEITO!...
FOI, HÁ ALGUM TEMPO, CONVIDADO PARA COORDENAR TÉCNICAMENTE O SECTOR DE FORMAÇÃO. CONSTOU-SE QUE POR DISCORDÂNCIA NA CONCEPÇÃO DE IDEIAS DE FUNCIONAMENTO DO SECTOR COM AS DO VICE PARA A ÁREA DO FUTEBOL E PRINCIPAL RESPONSÁVEL DO SECTOR DE FORMAÇÃO, AQUELE RESPONSÁVEL ACHOU QUE O EX-ATLETA NÃO TINHA PERFIL PARA O "PROJECTO CATRAIA!!?"
Repare-se no Estádio do VSC apinhado de gente!!! Que tempos de ouro do VSC!
Lito, atleta formado nas camadas jovens do Varzim (como então se denominava), cedo chegou à ribalta da equipa principal dos alvi-negros da Póvoa de Varzim, aparecendo em acção como titular, ainda com 18 anos,(acabadinho de sair do juniores), lançado por José Torres, num jogo contra o Benfica.
Um poveiro dos costados todos. Pessoa de grande verticalidade de carácter nos seus actos e atitudes. Profissional de grande honestidade e de "pôr a carne no assador".
Esteve 12 épocas no futebol sénior do Varzim (além de cerca de 6 no futebol juvenil). De permeio, foi representar o Famalicão (2 épocas), Gil Vicente (2 épocas) para retornar ao Varzim (mais 3 épocas) e, finalmente acabar a carreira no Leixões e, não no clube do seu coração e de quase toda a carreira, porque, acharam que ele já... estava no fim da linha.
Em todos os clube, foi titular indiscutível e também capitão.
Ele foi ídolo dos putos da sua geração e de posteriores (dos trintões na idade, para a frente, lembrar-se-ão bem dele).
Como expert na matéria, foi convidado para desempenhar a missão de comentador residente na rádio Onda Viva, onde chegou a ser colega do autor destas humildes linhas.
Com toda a naturalidade e, indo ao encontro do pensamento de muitos sócios do Varzim, passou a integrar o sector do futebol de formação, como coordenador do futebol juvenil, mas, acabando, pouco tempo depois de assumir o cargo, por se desligar do Projecto Catraia, por, segundo gente competente para a avaliação, "não ter perfil para o projecto... ". O "pecado" de Lito, foi ter sido uma das apostas fortes de Luis Oliveira, que ao tocar-lhe no ponto fraco - o seu amor ao clube e, estando na recta final da carreira - levou-oa assinar pelo Varzim, dando, então Lito, uma nega ao Gil-Vicente que lhe havia feito uma proposta que muito mais vantajosa financeiramente.
Entretanto, o tempo é o melhor juiz!... Há mar e mar...
Lito, esse, continua a sua vida noutras tarefas, deixando na memória dos adeptos, uma imagem grata, como seu ex-atleta de grande gabarito.
Um Ala Arriba para o Lito! Poveiro e Varzim até mais não!!!
ALA-ARRIBA VARZIM!
7 comentários:
Umas bos dicas para quem nada ou pouco sabia sobre este grande varzinista. Vale a pena copiar... pessoas assim varzinistas.
Grande atleta esse Lito. Um grande capitão. Com qualidades para lidar com miúdos como há poucos. Não deixemos, nós poveiros, que estes senhores do futebol e que foram grandes a defender as cores do Varzim, caiam no esquecimento.
Já agora e s.f.f, escrevam que o nº, 4 é o Quim brasileiro e o outro é o Lufemba.
Obrigado.
Fui ver este jogo, na altura tinha 13 anos e foi um filme...tudo correu mal.
O Veloso parte a perna ao Zé Maria. Creio que perdemos 1-0 e o jogo terá sido a uma 4ª feira. O Varzim nunca deveria ter repetido o jogo. Tinhamos ganho o jogo administrativamente. Quando muito nessa 4ª f jogaria-se o que faltava jogar.
Deste blog já era de esperar trabalhos desta qualidade. Pensam pela própria cabeça.
Essa de alguém desta dieção achar que ele não rinha perfil... Só para macaco rir! Ainda é cedo para os Judas...
Esse jogo não só nos roubou 3 pontos, num jogo que estava à beira do fim (foi marcado para 4ªf. seguinte e teve que ser jogado o tempo todo! Perdemos 1-0 e o concurso de um grade atleta, do Zé da música), como foram os patins que o Gaspar Ramos e compª. nos puseram debaixo dos pés atirando-nos para a 2ª. divisão. Um lâmpião atirou a garrafa, num sítio onde só estavam SLB´s. Aproveitaram-se de serem grandes... a trafulhar...
Uma verginha! Hoje como ontem e, como há-de ser no futuro.
Nesse tal jogo ficou demonstrada a diferença entre o que é ser grande clube e... clube grande, no que diz respeito a influências!... O resto... é para pensar à medida das palas...
Enviar um comentário