domingo, 25 de março de 2012

NUNCA FOI TÃO FÁCIL GANHAR DE MÃO CHEIA



25ª. J O R N A D A

VARZIM - 5  / LOUSADA - O

LOUSADA ESMAGADO NO MAR DA PÓVOA  E NEM FOI PRECISO SUJAR MUITO O FATO MACACO.  ABERTA A 1ª. FENDA,  DEPOIS FOI SEMPRE A ABRIR!... 


RUI COENTRÃO COM UM GOLÃO DE "LEVANTAR O ESTÁDIO" FECHOU A GOLEADA!


Em tarde soalheira, no último domingo de Março, o estádio poveiro recebeu mais uma vez muita gente para assistir e ajudar o clube poveiro, nesta caminhada rumo ao lugar de campeão de zona. Para já, pois só assim, terá acesso aos play-off nos quais ficarão apuradas as duas equipas que subirão ao mais importante campeonato português.

Era de esperar que o Lousada, encontrando-se numa posição aflitiva, se apresentasse na Póvoa disposto a somar pontos. Pelo menos um, que tanto jeito lhe dariam.
Até cerca dos primeiros 3o´, ainda foram aguentando o barco sem sofrer rombos... Só que, Jaime Poulson, fazendo eco do inconformismo colectivo da "armada varzinista", aproveitou uma bola sobrante, aplicando-lhe um pontapé de raiva. Estava feito o primeiro golo dos comandados de Dito. Premiava a ansiedade que os jogadores do Varzim vinham demonstrando, retirando algum discernimento na hora de "definirem" as suas transições para a ofensiva.
O intervalo chegou com um tangencial 1-0.

Na etapa complementar, o colectivo poveiro abordou o jogo, com o mesmo afinco, mas com mais lucidez na missão de fazer chegar a bola às zonas de tiro.

Anfré encurtou os espaços que o separavam dos colegas de assalto à muralha adversária e, foi perceptível a mais assertiva circulação de bola, começando a ficar a nu as fragilidades defensivas do Lousada (que começavam no seu meio-campo) .

Aos 54´Duarte (está num crescendo de confiança e de produtividade fantásticas), após uma excelente tabela com André, ganhou posição de remate, já no interior da área "inimiga", desferindo um remate fatal para Filipe, g. redes lousadense.

E, a partir daqui, foi ainda mais evidente, a tomada, por completo, da soberania do jogo.
Assim, foi sem surpresa que, fruto da enorme pressão que o conjunto varzinista vinha exercendo sobre o último reduto do Lousada, Rocha, central da formação comandada por Nuno Pito, ceifou Duarte na zona de rigor. A grande penalidade foi convertida por André.
.
Entretanto, e logo de seguida, por supostas bocas ditas ao juiz da partida, Pedro Maia da A F Porto, dá ordem de expulsão ao capitão do Lousada, exibindo-lhe o cartão vermelho directo (devem ter sido bonitas as palavras dirigidas ao "sôr árbitro"!...). Mais avenidas se abririam aos pupilos de Dito, que acertou em cheio ao fazer entrar na partida o irrequieto Rui Coentrão, colocando-o na meia-esquerda, para ir pôr os olhos em bico ao lateral-direito Pisco... 

Com a entrada de Diogo Andrade e Rui Coentrão, "fresquinhos", eles passaram a ser os carrascos (principalmente Rui Coentrão)  da defensiva do Lousada! Senão repare-se. Aos 83´Jaime Poulson marca o 4º. golo e, após 3 minutos (aos 86´), Rui Coentrão, faz uma perfeita diagonal, entrando pela direita na grande área do Lousada e, com o seu pé cego (direito), bate na bola, de uma forma designada por pontapé em volei, fazendo-a subir e depois cair para o ângulo superior esquerdo (o mais distante do guardião) da baliza do Lousada! LINDO DE SE VER!!!

Pouco depois, cairia o pano nesta partida que, não sendo, toda ela de encher o olho, valeu sobretudo pela qualidade que o Varzim pôs em campo no segundo tempo e, claro, por aquela cereja em cima do bolo que constituiu o golo de Rui Coentrão (sem qualquer ponta de demérito para os outros que também marcaram).

Com esta vitória e, mercê do empate do Chaves, a turma poveira volta a dispor de 8 pontos de vantagem sobre o segundo, quando a meta (campeão de zona) vai ficando cada vez mais à vista.

Na próxima jornada, os pupilos de Dito voltam a jogar em casa, só que desta feita, vão ter pela frente o melhor ataque da série. Nada mais que o Mirandela, uma das equipas a quem o Varzim mais custou vencer na primeira volta. Também defendem bem, mas o  forte da equipa de terras do Tua, é sem dúvida o ataque.
Não sendo um "bicho-papão", será contudo, um adversário perante quem o Varzim terá de mostar os seus mais dourados galões...

Ala-Arriba Varzim! Ala-Arriba "armada varzinista" que nos podes voltar a dar "novos mundos ao mundo" da tua já brilhante existência, apesar de tudo!... 
Óscar Gomes

9 comentários:

Anónimo disse...

Sim, o Ruizinho quando entra é para partir a louça. É um menino que se não deixar estragar, e não for comprado por um qualquer sapateiro da bola, pode vir a ser um jogador acima da média.

Mas, além dele, temos que salientara a enorme subida de rendimento de Duarte. Ganhou confiança com a titularidade. Está imparável! Depois, há ainda o grande momento de André e do Nelsinho (mais regular o primeiro)!

Pessoal, no entanto, há que reparar que o Varzim está na antiga 3ª. divisão! Na Orangina, a música é outra. Em tudo: salários, receitas, obrigações legais...

Anónimo disse...

Agora náo se pense que isto vai ser sempre ganhar de cabazada! Dois jogos seguidos, 9 golos!!!

Tb. que ningu+em pense que este Varzim nos consola... nem um pouquinho... Só se forem varzinistas fingidos ou porque o tacho lhes cheira bem.

Anónimo disse...

Amigo sintonize e veja na tv das camionetes norte litoral e depois fale. O varezim nunca estive tão bem.

Anónimo disse...

Quem gosta de estar no trabalho e ser xingado injustamente pelos servis capatazes?...

Nem um brutamontes como o senhor que até tem nome de peixe, engorda e diz que é fashion e ainda passeia pelas TV´s toda uma imagem do comentador calhau de futebol. O titularíssimo Rolando do FCP, foi autenticamente cruxificado por ele que se diz azul de sangue e, em "prolongamento"!... Só porque o autor do golo de cabeça mede pouco mais de 1,5O m., segundo o bronco!
É caso para perguntar: os pequenos e magros não podem lá enfiar a cabeça (chegar)?! Programas a seguir a jantares...´sobreaquecem!

Em relação ao nosso clube, tb. vi alguns precipitados lançar assobios para dentro do relvado e na direção principalmente do técnico Dito no empate em casa com o Limianos. Ele respondeu com duas goleadas... e o reforço da liderança. Depois... custa mais a engolir o retorno!

Anónimo disse...

O que vale é que tal e qual o Lousada ficou sem os melhores jogadores na reabertura do mercado, otambém o Mirandela ficou sem o seu jogador mais perigoso do ataque o Kuca.

A grande diferença da época passada para esta, é o fato do clube não ter que estar obrigado a ter certidões das finanas em como os impostos estão em dia. No futebol dos natraquilhos da terceira divisão (antiga) é assim. Força Varzim, vai em frente. Eles estão perdoados, até um dia destes.

Anónimo disse...

Ai a dor de coto...

Anónimo disse...

Antes de mais (não demais), as melhoras para o Camilo, um jovem, mas varzinista dos costados todos. Foi golo em demasia para ele festejar e ia pagando caro as suas explosões.

Quanto ao Varzim a quem muita gente tem andado a fazer mal, e poucas a fazerem-lhe o contrário, penso que se não houver nenhuma hectabombe encarnada e azul, podemos festejar o título já com o Marítimo Bê. Isto apesar de ser "uma antecipação que já estava antecipado".
dixt Freitas Lobo.

Ao André André e ao Ruizinho, convém que se preparem para, quando decidirem mudar de ares porque lhes pagam mais, lerem e ouvirem bocas do tipo, traiçoeiros, enganadores e mercenários. Caso contrário e se fizerem bem feita, como o Luis Neto, serão convidados a vir ´Póvoa receber um lobo.

Anónimo disse...

Acerca do troféu lobos do mar. Lopes de Castro?! O homem que há anos se esquecia de Cacheira?... Galardoar-se a si mesmo?... Nem Júlio César...

O troféu de há 10 anos a esta parte, tem vindo a ser cada vez mais banalizado e sem critério do mérito. É pena, mas é como o gosto pela pintura exterior do estádio.

Até parecem do campo do antigo Espinho o do Portimonense. Falta de imaginação. Louvr-se o esforço braçal e material.

Anónimo disse...

Antes que se crie mais um mito falso.. Qualquer entidade que queira receber dinheiro de um organismo publico, tem que ter as certidões das finanças! Seja um clube de futebol, seja uma mercearia. No caso dos clubes de futebol, nunca se constou que isso tivesse relação com a divisão em que joga. Não inventem porque de desinformação anda o povo cheio.