domingo, 8 de janeiro de 2012

RIBEIRÃO ABSORVIDO PELO MAR DA PÓVOA

14 ª. JORNADA

VARZIM - 2   RIBEIRÃO - O

VARZIM VOLTA A ALARGAR  PARA 3 PONTOS A VANTAGEM NA LIDERANÇA

Depois de uma longa paragem devido a causas, já do conhecimento geral, o Varzim fez a reentrada nesta competição, recebendo para a penúltima jornada da 1ª. volta, o Ribeirão, formação com certa tendência para roubar pontos fora de casa, estando no entanto, no lote de clubes intranquilos. Deve-se ter em atenção que neste lote, estão praticamente 2/3 dos que militam nesta Zona Norte.
O Varzim apareceu com um acerto na composição no seu onze inicial, com a estreia de Pedro Henrique a titular, ponta-de-lança contratado já com o campeonato em andamento. Já tinha entrado, a espaços e, já tinha até sido expulso, após o que passou por um período de melhor adaptação ao clube e a este campeonato.
Com esta opção de Dito, Jaime Poulson apareceu a jogar numa posição que é mais "a sua praia", ou seja, médio ala-direito, ora rompendo na vertical, ora flectido para a zona central e para a chamada zona de tiro.
Julgamos que o técnico do Varzim, com esta opção, perdeu um pouco na acção operária de "desconstrução" que Jaime Poulson fazia quando o adversário pretendia sair da defensiva para o contra-ataque. Naquele aspecto, Poulson é ímpar neste plantel! Contudo (e como não se pode ter tudo...), a tuma varzinista, ganhou mais largura e profundidade no último terço do campo.

Curioso que as primeiras oportunidades até pertenceram ao Ribeirão e na primeira dezena de minutos, fruto de duas hesitações na área de acção do sector defensivo. Na primeira delas, a bola até já se encaminhava para além da linha fatal, valeu o acreditar de Kaiser para "safar a onça". Foi mesmo um Kaiser...

Deve contudo dizer-se que a superioridade qualitativa da turma poveira, era já bem evidente, em todos os pormenores. Ou quase em todos...

No entanto, o Ribeirão, com o passar dos minutos, "sentiu" que com um pouco de mais paciência e, com os poveiros a continuarem a desatinar no momento do golpe letal, até poderiam chegar ao intervalo com as suas redes invioladas.

E assim aconteceu.

Com a segunda parte ainda praticamente no início (3´), Duarte após um bom entendimento com Nelsinho, entrou na área balanceado, rematando na passada atirando a contar para onde quis.

O Ribeirão acusou o toque, enquanto do lado do Varzim, o trabalho de casa começava a ser melhor desenvolvido, para mal dos pecados da simpática formação famalicense.
André soltou-se mais, passou a levar de melhor forma a carta a Garcia. A entrada, entretanto de Moreira para o lugar de Duarte ("troca por troca"), refrescando Dito o seu ataque, veio dar continuidade ao que de melhor a formação poveira vinha fazendo desde que começara o segundo tempo.

E, assim, aos 37´, André André, após interceptar uma bola, parte rapidíssimo para a contra-resposta (a fazer lembrar o seu Pai André), sendo travado pelo g. redes do Ribeirão que saíra desesperado ao encontro do capitão do Varzim, jogando a bola em falta, a um palmo a relva (ou espécie...) que era já zona de penalidade máxima. Na sequência do livre, Nelsinho com um pontapé "seco e duro", atirou com mestria para o fundo da baliza dos estupefactos homens do Ribeirão que, assim viam a turma varzinista fugir-lhes do alcance, já que para o final pouco mais faltavam que 8´ (sem compensação).

Exibição colectiva quase perfeita!... Se é que algum clube alguma vez a conseguiu...

Com o regresso de Telmo (ausente por castigo... federativo), o técnico Dito vai ter que fazer contas de cabeça, já que Rui Coentrão "está em grande" e, hoje Poulson foi excelente nas alas!... Ainda bem que assim é!...

O Varzim, com esta vitória, voltou a ficar na frente com 3 pontos de vantagem. No entanto, atrás de si, o pelotão vai adensando-se cada vez mais, quase a perder de vista até ao primeiro da lista dos que estão em posição de descida!...

Na próxima jornada, o Varzim volta à Madeira, agora para defrontar um dos seus mais directos competidores pelo primeiro lugar, o surpreendente Ribeira Brava. Será o "jogo-grande" da jornada!

ALA-ARRIBA VARZIM!
Óscar Gomes

4 comentários:

Anónimo disse...

O Varzim está a fazer uma prova acima do que muitos pseudovarzinistas de ocasião, prognosticaram. Esta colocação do Varzim neste campeonato, vai de encontro ao espírito raquítico e à surdez casmurra de uns quantos.

Estes jogadores e equipa técnica, merecem, mesmo daqueles que se gabam em bicos de pés que pagam até as quaotas de outros.... e garrafas de vinho (mais a favor do seu próprio bucho), se curvem ao passarem por estes homemns que neste momento defendem as cores do Varzim.
Alguns, se não fosse uma certa rádio local (Onda Viva), só saberiam o que se passa ao domingo nos jogos do Varzim, quando o pão já estivesse seco...
Esta carapuça de certeza que vai encontrar muitas cabeças à medida!
A hipócrisia também devia ser virtual...

Anónimo disse...

PS- Peço desculpa pelo pretoguês. Já agora, quero aproveitar que posso não perceber nada de futebol, mas tenho uma, pelo menos boa qualidade: OUÇO BEM! Sou dos que me aproveito da referida rádio, a quem muito agradeço, e ouvi muito bem o nome dos autores dos golos do varzim: 1.º foi o Duarte e o segundo foi o Nelsinho de livre. Aliás, conversei com quem lá esteve e dizem que o André foi derrubado já dentro ´da grande área.
Já agora, outra. Se por acaso o Ribeirão tem aproveitado as ofertas e o Varzim, por isso, perdido, a esta hora quantos já não tinham esfolado a pele dos que estiveram lá dentro a dar o corpo ao manifesto. Já agora, mais outra. Os ordendos já não estão em dia, como dizia o jornaleco que é distribuído com dias e dias de atraso! Enfim... É só atrasos... de vida.

Anónimo disse...

Parabéns ao autor do post ao jogo. Eu vi o jogo. Dito esteve excelente nas instruções dadas para a abordagem à segunda parte. Jaime até que enfim que foi para o lugar onde melhor rende!

Anónimo disse...

Ouvi na rádio mar o duo maravilha gritar o nome do André Andrezinho no 2º. golo. Até se ouviu no rio do fedor!!!!

Abraços vinicolas ao André Rodinhas