segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AMARELOS (17) E VERMELHOS (3) A TORTO E A DIREITO...

VARZIM UM EXEMPLO DE UNIÃO DE GRUPO
5ª. J O R N A D A

   VARZIM  3   /   MACEDO DE CAVALEIROS  1

... o "Ruizinho", IA ESTRAGANDO O LABOR DE  HONESTOS  PROFISSIONAIS!

A FIGURA DO JOGO (PELA NEGATIVA) FOI O  MEDÍOCRE "SÔR" ÁRBITRO, MERECEDOR DE LEVAR COM UM CARTAZ VERMELHO!!!





PELA POSITIVA, SALIÊNCIA PARA O ESPÍRITO DE ENTREAJUDA DOS ALVI-NEGROS QUANDO REDUZIDOS A NOVE...


O Varzim sofreu hoje o 1º. golo neste campeonato, mas, por outro lado somou a terceira vitória consecutiva depois de nas duas primeiras jornadas não ter ido além de dois nulos.

A vitória de hoje, longe de ter sido fácil, colocou o clube poveiro numa posição na tabela, mais perto do 1º. lugar. Se estava à vista, agora, mais à vista ficou! Mas vamos à crónica do jogo.

Antes de mais, devemos referir que a turma poveira  apresentou-se desfalcada de um jogador que vinha sendo pendular na manobra do conjunto "estruturado" pelo técnico do Varzim,  Dito. Referimo-nos a Ibraima que, por ter sido dispensado para representar o seu país, não estava nas melhores condições de aptidão física e, a Pedro Henrique, expulso na jornada anterior (a da sua estreia). A ausência mais notada foi contudo a de Ibraima, tendo surgido Pato (desempenhou bem o seu papel, mas notou-se a falta de jogos "a sério" junto dos seus colegas). É um jogador com quem o seu treinador pode contar (é um polivalente), mas, neste momento, sem dúvida que Ibraima, em boas condições, ganhou com todo o mérito, o seu espaço no onze titular... No entanto o campeonato é extenso e duríssimo, em todos os aspectos, desde lesões, castigos, desgaste físico, etc, etc.
Os transmontanos, inauguraram o marcador por Corunha, quando entravamos no 2º. quarto de hora da partida. Um pontapé traiçoeiro, de fora da grande-área, com a bola a bater no chão do lado direito do guardião Miguel, com este, pareceu-nos a não ter visto a bola "partir" (há outras opiniões...). Um golo a frio, muito embora, pouco antes, um macedense já tivesse experimentado o tiro, através do buliçoso Zé Tiago (bons pormenores). Assim e, de repente os poveiros viram-se em desvantagem, tendo que repensar o "estado de espírito" do seu jogo colectivo, porque, estratégicamente e tácticamente, manter-se-ia fiel à sua imagem de marca (Dito) até ao finaldo jogo. E que final!...
Entre os 25 e os 35 minutos, o Varzim daria a cambalhota no marcador ao usufruir e, não desperdiçar, de duas grandes penalidades assinaladas pelo "estranhíssimo, às vezes," (critério disciplinar) árbitro Rui Fernandes...  O capitão André-André foi o concretizador das duas oportunidades do Varzim, executando na "perfeição" os dois pontapés da marca de g. penalidade.
Os transmontanos começaram a ver a vida andar para trás... Como se não bastasse a desvantagem, viu o árbitro do jogo  amarelar os jogadores do Macedo de Cavaleiros (seis amarelos), num ritmo endiabrado! O Varzim ainda ia nos 2, mas não tardaria a ver chegar a sua vez de ser vítmia da "esquisofrenia amarelenta" do homem do apito! Entretanto, aos 5 minutos do segundo tempo, Moreira daria uma machadada no moral dos irrequietos macedenses, de bola corrida, no interior da área cujo alerta vermelho, para quem defende, não chegou para que o golo não tivesse acontecido, elevando para 3-1. Jaime foi rápido na desmarcação e forte no pontapé certeiro.

O Varzim já reduzido a 10 unidades por expulsão de Pato (acumulação de amarelos), via-se assim com uma margem mais confortável no marcador, mas, sabendo que não poderia relaxar a guarda. Por outro lado, o árbitro que, já parecia ter perdido o controlo à mão que ia ao bolso sacar de cartões, lá ia semeando as duas equipas com cartões amarelos, fazendo com que, os vermelhos, por duplo amarelo, forçosamente começassem a aparecer de novo! Faltava só advinhar quem seria a próxima vítima (até dava para se fazer apostas...)!

E assim, quando ainda faltavam cerca de 20´para os 90´, Nelsinho, médio organizador de jogo da equipa poveira, especialmente pela "meia-esquerda", vê o 2º. amarelo.

Dito, mesmo confiando em pleno nos seus pupilos, deve ter visto as coisas mal paradas, porque de repente, ficava com menos duas unidades e, estava a "sentir" o pulso ao colectivo adversário e a senti-lo crescer, não dando sinais de rendição (antes pelo contrário...) apesar do marcador lhe ser desfavorável e, quando ainda havia tanto tempo pela frente (se calhar, pouco para os transmontanos...). O técnico do Varzim reforçou as defesas (que não é a mesma coisa que a defesa...) do seu desfalcado xadrês, fazendo entrar Nelson Agra,  Rui Coetrão e Jorge Humberto (todos responderam à altura das ciscunstâncias!...). Uma leitura rápida e eficaz a do técnico Dito (também tinha gente à altura no banco), tão eficaz que deixou o treinador do Macedo de Cavaleiros à beira de um ataque de nervos quando no fim falou para a comunicação social, "atirando pedras aos seus pupilos", segundo ele, por se sentir indignado com o desempenho da sua equipa (Vilarinho... tb. não é preciso gibatar assim os seus homens!...).
Pelo meio, uma cadeira arremessada para o relvado (que não vale os mais de mil euros de multa que os depauperados cofres terão que suportar como gasto, perfeitamente evitável...).

Pensamos que o árbitro, não merecia levar com a cadeira (por respeito aos bens de equipamento do Varzim...), mas que, deveria ser severamente castigado com o equivalente a 17 amarelos e 3 vermelhos, pesando cada cartão 1 Kg.... lá isso, deveria! Foi um autêntico massacrar da paciência aos presentes! É caso para dizer, " assim, não há... pachora que aguente!!!"
Porque não gostamos de fazer análises individuais quando estamos perante um jogo colectivo, nota
20 para o esforço enorme que foi pedido aos atletas do Varzim quando se viram reduzidos a 9 (nove), com muito tempo para  jogar e diante de um adversário que tentou o tudo por tudo até ao fim!

EXCELENTE A ATITUDE E O SABER SOFRER POR PARTE DOS ALVI-NEGROS!!! FOI À VARZIM!

14 comentários:

Anónimo disse...

Parabens, excelente post!

Costa disse...

Realmente para esta divisão temos um plantel muito equilibrado e temos no banco alguns jovens que me parecem ser muito valiosos. Todos mostraram alma e raça quando foi preciso. Realmente notou-se e muito a falta do ibraima mas foi sem duvida devido a falta de entrosamento do Pato que é um jogador diferente do ibraima mas com bons pormenores também. Realmente o ibraima apesar de estar emprestado pela Naval já conquistou os adeptos, e como ja ouvi alguem dizer... não sei se a naval tem lá melhor.

Agora vamos a famalicão sem 3 jogadores embora apenas um seja habitual titular (Nelsinho) penso que todos vão fazer alguma falta.. O Pato costuma entrar quase sempre para refrescar o meio campo e o Pedro Henrique que todos esperamos que seja o "tal" matador e que em alguns minutos nos deixou com agua na boca ainda não vai poder dar o seu contributo. Tudo graças a 2 senhores do apito. Já agora destaco 2 jovens, o rui coentrão e o nelson agra que entraram com muita vontade e aos poucos vão ganhando o seu espaço. Em Famalicão lá estarei...

ESTAMOS SEMPRE CONTIGO, ESTAMOS SEMPRE CONTIGO
A GANHAR OU A PERDER...
SOU VARZIM ATÉ MORRER

Costa do Castelo disse...

Um cumprimento especial a todas as pessoas que disseram que o Varzim tinha plantel para descer para a III e que os galácticos de Chaves eram de longe a melhor equipa com o Eusébio... Nem com o homem do euromilhões...

Não sei se vamos acabar em 1º lugar pois ainda só fizemos 5 jogos e há muito campeonato e depois se ficarmos, ainda temos o maldito playoff que se apanhamos uns artistas do apito como os que temos apanhado não vai ser fácil... mas para já alguns artistas comentadores andam muito caladinhos e outros mudaram de conversa :)

Anónimo disse...

Lamenta-se que não tenha aparecido mais de 400 pagantes no estádio! Não podemos ser cata-ventos, ou seja, só aparecer aos jogos quando o Varzim está nas ligas profissionais. ~Se o Varzim precisa de apoiantes (com presença física e não apenas tipo "caridoso-républicano", que só quer é que digam que dá muito bago ao clube.
Já agora aqui fica a pergunta para alguns "enconadores" que calam a situação miserabilista que se passa no sector de formação do clube, quanto a salários: - porque não deixam de andar a aparar o jogo do sr. presidente com situação tão imoral?!!! Deixem de ser como o cãozinho que dantes se usava no óculo traseiro dos carros, que abanava a cabeçinha para cima e para baixo... Sempre!... Até os próprios adeptos deviam manifestar-se durante os jogos da formação a favor daqueles funcionários que são mais úteis à cidade que muito grão-fino engravatado que anda sempre á procura de ver onde está um gajo com uma câmara de TV ou uma máq. fotográfica!... Deixem o clube m paz!

Anónimo disse...

não mais de 401, f. f. não vos esqueçais que também se forem como quem atirou o petardo na Oliveirense e armou merda que vai dar mais uma multa pra cima de u clube pobre como VSC, não fazem falta nenhuma! Vão passar o tempo noutros lados...

Rebentapasseios

Anónimo disse...

Já andam para aí uns ressabiados e "excluídos" a bater com a cornadura... Batam que vão ter muito que bater com ela...

Anónimo disse...

Eu estive lá e durante a primeira parte não tinha mais de 450, até porque havia uma procissão na Póvoa. Essa do número de espectadores nos campos é como alguns orçamentos que a gente sabe. Dais mesmo a entender que sobre o Varzim conheceis o onde fica o campo e pouco mais. Aguentai os cavalos alucinados...

Anónimo disse...

Por acaso tb ouvi na radio mar o homem dizer que estavam uns 1.500... mas há uns vinte anos atrás!

Cromos...

Anónimo disse...

Tás enganado ó espécie de relatador da RM. Nem escrever sabes qto. + falar à frente dum micro! Nem daqueles que se embrulham em lenços... Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!

J Coutrões

Anónimo disse...

Corrijo: RM quer dizer rádio marítima...

Anónimo disse...

"...alucinados"??!

Agora percebo os petardos, as cadeiras e a jagunçada nas bancadas... E o clube se amanhe!... É assim que se resolverá o quer que seja??! Acalmem essas cabeças!!!

Isso não é ser varzinista, muito menos, poveiro digno!

Anónimo disse...

Sois um bando de triquiteitos, ainda não sei como é que o Octávio Correira (esse grande profissional) vos atura.

Anónimo disse...

Ser Poveiro digno é o que? lamber as botas a maioria social democrata?

lamber as botas a tudo o que mexe em cargos dirigentes?

A povoa é um sistema feudal! não tenham duvidas disso. Querem racionalizar a único coisa que ainda nos resta ( aos verdadeiros POVEIROS E VARZINISTAS), o VARZIM, mas quais gauleses, nos manteremos intactas as nossas RAÍZES! nem que seja só aos domingos à tarde, já que no resto da semana temos de andar de mordaça com medo de perder o emprego, com medo de sofrer represálias!

Póvoa de VARZIM ou será a Póvoa de meia dúzia de famílias, um dúzia de lambedores e duas dúzias de comedores?

Passe bem,

Anónimo disse...

Só queria saber quem vendeu a garrafa (de vinho para temperar rojões) das águas das pedras estragadas ao comentador das 23:30? hum? Hum? O homem ainda vos estrilhaça...

Anormal