domingo, 9 de janeiro de 2011

VARZIM 1 MOREIRENSE 1



Empate justo, em jogo intenso!
Com uma moldura humana impressionante na bancada superior, a equipa do Varzim lutou, com uma alma enorme pela vitória. Teve pela frente um opositor forte e bem organizado, que fez por merecer o empate averbado no nosso reduto.
A feliz ideia dos dirigentes, de fechar a bancada topo Norte, revelou-se muito positiva. Deu um colorido impressionante à bancada da superior. Com certeza que, esta decisão será para manter no futuro, assim espero.
O técnico Eduardo Esteves (EE), apresentou uma alteração no onze que habitualmente tem sido titular. No lugar do castigado Neto foi chamado o lateral Caetano.
Uma alteração que obrigou a duas mexidas na defesa poveira.
Naturalmente que, se Pica ainda cá estivesse (bela exibição do alentejano) apenas seria necessário mudar central por central.
Assim, e face ao défice de centrais no plantel, por uma medida de gestão desta Direcção difícil de entender, o EE foi obrigado a "tirar" do lugar o habitual lateral Campinho para o colocar no centro da defesa, colocando no seu lugar Caetano.
Uma primeira parte bem disputada, com duas flagrantes oportunidades, uma para cada lado.
Na segunda parte, EE meteu toda a "carne no assador".
Logo no reatamento, saiu o "laborioso" Gonçalo Graça e entrou o "fogoso" Salvador. Estes dois "meninos da cantera", "lutam" por um lugar no onze titular. Do meu ponto de vista, o Salvador, está a justificar o escalonamento para a equipa titular.
No entanto, do ponto de vista técnico, o EE talvez prefira ter no banco o Salvador. O internacional português é "melhor suplente" que o Gonçalo. Pois, com toda a dinâmica que "empresta" ao jogo sempre que é chamado, pode ser "a" arma secreta deste Varzim, aproveitando o desgaste das equipas adversárias.
Se de imediato se sentiu nas quatro linhas as "galopadas" do Salvador, com a entrada do avançado Bruno Moreira e a saída do médio Tiago Terroso, o Varzim deu um sinal claríssimo que queria sair do jogo com uma vitória.
Surtiu efeito esta ultima alteração, e, numa das poucas alturas em que uma das equipas se superiorizou à outra, neste caso os poveiros estavam por cima, o André Micael faz um golo de belo efeito, com salto à peixe, atirando a bola para o funda da sua própria baliza.
Estava feito 1-0.
EE, de imediato tenta equilibrar a equipa no seu meio campo. Tira o avançado Rafael e lança o pequeno médio Ruben Saldanha.
Espécie de RESET, para voltar à estrutura inicial, que acabou por não resultar.
Do outro lado, Jorge Casquilha, técnico da equipa forasteira, tirou o central Pica e meteu um avançado. Fez aquilo que lhe competia, isto é, foi à procura do prejuízo.
Conseguiu, aquilo que pretendia. Empurrou o Varzim para trás e criou situações de golo. Antes do golo do empate, teve duas excelentes ocasiões para chegar à igualdade.
Numa delas valeu o guardião Ricardo e na outra Luís Pinto, sozinho atirou por cima, fazendo o mais difícil.
Viu-se após o 1-0, um ascendente dos homens que vieram de Moreira de Cónegos e uma tremenda incapacidade de reacção dos varzinistas.
Terá o Varzim "estourado" fisicamente?
O jogo de quarta-feira frente ao Ribeirão para a Taça de Portugal, num campo pesado devido à intempérie, ainda por cima "forçados" a mais 30 minutos suplementares, terão estado na origem deste estrondoso "estouro" físico.
Os jogadores não são máquinas. E, este jogo foi muito intenso. O desgaste veio ao de cima.
No jogo frente ao Ribeirão, o técnico da equipa poveira, poderia e deveria ter gerido o grupo de trabalho.
O plantel não é vasto em termos de quantidade/qualidade, mas dá para dar minutos aos menos utilizados e descanso a alguns dos habituais titulares.
Não é pedida uma revolução no onze, porque prejudicaria os mecanismos da equipa, mas 4 ou 5 alterações urge fazer, já frente ao Merelinense.
Num jogo onde a "alma e raça" esteve lá como tem sido hábito nos ultimos jogos, "faltou um bocadinho assim" (10 min.) para o Varzim sair do jogo com os 3 pontos e dar um pulo na tabela classificativa.
Assim, e apesar de ter subido ao 7.º lugar, mantêm-se a três pontos de diferença para a 1ª equipa abaixo da linha de água, o Belenenses.
Por sinal, o nosso próximo adversário para a Liga Orangina.

14 comentários:

Anónimo disse...

Critica lá! estamos à espera!

Anónimo disse...

Ei, pessoal da Póvoa do Varzim: não à por aí outro Pica para oferecer?

Só vos estava a PICAR!

De facto foi o primeiro jogo que o Pica fez pelo Moreira e que belo jogo.

O empate foi um mal menor, porque as melhores oportunidades foram nossas.

Green Devils

Anónimo disse...

Li no outro blog, que vocês se enganaram na foto do árbitro. Não sei que "chipala" tem o de évora ou o do porto.
Para mim tanto me faz.
Pior foi, no blog dos cobardolas (É uma ofensa chamarem-se lobos do mar, sinal de homem do mar e não de cobardes anónimos e não anónimos), colocar a fotografia do Quim roscas em vez do saudoso QUIM.

Enfim, continuem com o vosso bom trabalho, sou leitor assíduo do vosso blog, mesmo discordando de algumas coisas aqui escritas.

Saudações Poveiras.

Anónimo disse...

Grande jogatana do Varzim e do Moreirense. Aceita-se o empate. O desgaste dos jogadores do varzim está a sentir-se e muito. Pica bem falta nos fazia hoje. Não sei como o deixaram ir embora assim, é uma tristeza enorme esta gestão do clube.

Anónimo disse...

Gostei do jogo. Conscordo consigo, quando fala do estouro fisico. Aqueles 14 minutos finais foram todinhos do Moreirense. e se o jogo tem mais dez minutos não sei se aguentavamos.

palavra para o Ricardo Neves, erros daqueles acontecem aos melhores. Tens feito esquecer o grande marafa.

Quarta feira lá estarei para vos apoiar.

Anónimo disse...

Anónimo da 01.57. PLENAMENTE DE ACORDO.
Parabéns Ricardo!

Anónimo disse...

Grande jogo do Varzim com uma roubalhiçe do Cattitas!

Emplastro 2

Anónimo disse...

Ricardo está numa forma imponente!!! E O AVELINO TAMBEM!...

PARABÉNS SR. LOPES DE CASTRO! NEM TUDO TEM SIDO MAU...

O rapaz (RICARDO NEVES) tem cá uma fibra, que até parece da formação do Varzim. Tem garra e uma MORAL INFINITA!!! É MUITO IMPORTANTE PARA O COLECTIVO! O técnico que é filho de peixe, que pergunte ao Pai...

Aquele golo do Moreira, daquela forma, acontece aos melhores g. redes!

Então como não terá ficado aquelle que esá a ser considerado o jogador revelação da Orangin, que marcou de forma tão displicente na p. b.??

Este Varzim está a encher as medidas à poveirada que é a mais bairrista e aguerrida do mundo!!!

Força Varzim, vois sois o CORAÇÃO DA PÓVOA!!!

Anónimo disse...

Falta de centrais... Neto, Pedro Santos, Campinho, Nelson. Como era de esperar, o Pica mesmo que marcasse 3 autogolos no jogo de ontem, aqui diziam que tem lugar no real madrid. Ja chateiam de tão previsiveis.

Anónimo disse...

O Pica tinha lugar no Varzim...se no ano passado tinha este ano tambem, os jogadores sao os mesmos!!

Anónimo disse...

A Bancada Norte Estava Fechada porque estava cheia de agua junto as Casas de banho nao foi a direccao que dicidiu colocar o pessoal todo na superior!Se nao Sabem nao falem nada é melhor!O pica é um grande central mas escolheu outro rumo na vida!o Varzim se pagasse a tempo nao ia embora de certeza!

Anónimo disse...

O nome(nomes próprios)de pessoas já se deixou de escrever com a letra inical maiúscula? O homem chama-se Pica.
Além da água, não estava cheia de mais nada?... Ah, pois!... Via-se e cheirava-se ao longe!

Anónimo disse...

Os menos tripados com certeza que levarão em linha de conta que a subida a pulso, só começa na 2ª. volta! OK pessoal?! Nada de estacionar na Lua de forma taralhoca... Tásse?!

Anónimo disse...

Concordo quando falas em estouro. Para mim um dos que mais se ressente é o Hugo Costa. Acho que amanhã, colocava o Tiago Lopes a Defesa Esquerdo.