sábado, 22 de janeiro de 2011

BALDE DE ÁGUA FRIA, AO CAIR DO PANO...




VARZIM 1 OLIVEIRENSE 1

Este jogo, era encarado com enorme expectativa.
Sabia-se que, as baixas eram de vulto, tendo em conto a "fragilidade" como está composto este plantel. Desde logo, com a "rotação" forçada de todo o sector intermediário. Era exigido ao Eduardo Esteves (EE) que "inventasse" um novo meio-campo.
A lateral esquerda, também era motivo de preocupação, isto porque, com a ausência por castigo de Hugo Costa e a de Telmo por lesão, havia que procurar no plantel alguém que ocupasse aquele lugar.
Esteve bem o EE e os jogadores que foram chamados a dar o contributo à equipa.
Aliás, EE foi ainda mais longe, mexeu na baliza. Chamou Avelino (havia dado boas indicações nos jogos da Taça) e retirou Ricardo ("infeliz" nos últimos dois jogos, apesar do bom campeonato que vinha fazendo).
Na defesa, a surpresa deu pelo nome de Nelson Agra. Já em Arouca, quando foi chamado, disse "presente"! Nessa altura, foi para lateral-direito, agora a lateral-esquerdo e, diga-se, cumpriu. Quando foi "obrigado" a jogar a trinco, deu o seu melhor, mas descurou (especialmente quando Ronaldo entrou) as suas costas e deixou muitas vezes só o brasileiro, reforço de Inverno da equipa da Oliveirense.
No centro do terreno, EE foi obrigado a "inventar", no entanto, não deve ter sido obrigado a pensar muito... É que, não havia mais ninguém para aquele sector do terreno.
Campinho a trinco, Ruben Saldanha e Luca mais adiantados, deram aquilo que tinham e o que não tinham. Trabalharam arduamente e com bola, Luca e Ruben Saldanha, não se "envergonharam" e jogaram a "redondinha" e fizeram-na chegar á frente sem "picos".
No ataque, nada de novo...
Tiago Carneiro, voltou a ser o desequilibrador, que esteve presente desde o ponto de viragem desta equipa (sobre o ponto de viragem, falaremos esta semana), isto é, o jogo de Matosinhos e, que teve falta de comparência nos últimos jogos. Quando teve a bola, colada à canhota, foi uma dor de cabeça, Chico Silva, que o diga.
Na direita, o "menino" que cresce a cada jogo que passa. Gonçalo Graça, enquanto esteve em campo e teve forças, cumpriu tacticamente (o Bruno Sousa, por norma é um jogador muito influente na manobra atacante da Oliveirense, neste jogo, praticamente não se viu), quando teve bola construiu e voltou a facturar.
Na frente de ataque, Rafael, foi o "infeliz" da manhã. Duas bolas no ferro e quando foi para o meio-campo (trinco!?!?!?) a equipa sofreu o golo do empate.
Uma primeira parte equilibrada, com uma entrada "desconfiada" das suas próprias capacidades, face a tantas alterações, da equipa poveira. Onde o empate se aceita perfeitamente. Com uma oportunidade para cada lado.
Na segunda, a história foi bem diferente. Um Varzim "mandão" entrou em acção desde os minutos iniciais. Pegou no jogo, com personalidade à busca do golo. E o prémio surgiu. Após cruzamento bombeado de Nelson Agra, a defesa de Oliveira de Azeméis complica e Gonçalo Graça, só com Bruno Vale pela frente, teve tempo e espaço para meter a bola por entre as pernas do guardião forasteiro e fazer o marcador funcionar 1-0.
Justo, mais do que justo. Naquela altura, a equipa do Varzim já tinha feito mais que suficiente para estar em vantagem.
Os comandados por Pedro Miguel, reagiram, mas...pouco!!!
Lançaram no terreno de jogo, homens de ataque, tiveram mais domínio de jogo mas situações de golo, nem vê-las...ou melhor, de um cruzamento do lado esquerdo, a meio do meio-campo poveiro, chegaram ao golo, por intermédio do avançado Clemente, que chegou primeiro à bola que o Neto e desviou a redondinha para o fundo da baliza, estava feito o 1-1.
Esta equipa do Varzim, não merecia tamanha desfeita ao cair do pano, depois da muito boa 2.ª parte.
Para a história, fica o resultado final.
Um empate em casa, não é positivo! Mais uma igualdade, a somar a outras oito em 15 jogos. Apenas 3 vitórias nesta 1ª volta que agora terminou!
No entanto, devemos extrair pontos positivos deste jogo.
Desde logo, a exibição de Avelino. Sem, muito trabalho, mas quando foi chamado, esteve lá.
O Nelson Agra, demonstrou que podem contar com ele, a defesa direito, esquerdo ou a trinco,está ali um jovem que dá confiança. Não me parece que tenha condições para assumir a titularidade, com o grupo todo em condições de poder jogar, mas contem com ele para dar luta.
No meio campo, Luca e Ruben Saldanha, ganharam pontos. Especialmente o Saldanha, que pode ser uma opção para ocupar o lugar de André Carvalho, quando for necessário dar à equipa um cunho mais atacante. Nos jogos em casa e quando a equipa estiver a perder, o Ruben dá outra capacidade atacante à equipa que o Carvalho não dá, perdendo o onze em robustez física e capacidade de remate.
Mais opções foram criadas pelas oportunidades que foram dadas, facto importante, num plantel carenciado no binómio quantidade/qualidade.
Com outras soluções (neste jogo, até o ponta de lança foi para trinco), poderíamos pensar em outros voos, assim, o discurso do "jogo a jogo e logo se vê...", é importante que "passe" como mensagem para todos, sem excepção.
A não ser que,...

37 comentários:

Anónimo disse...

AMBIENTE NO ESTÁDIO DE ARREPIAR!
RENASCEU ESTE VARZIM!

Anónimo disse...

O Rafael a trinco não lembra o diabo. Mas não havia mais ninguem para lá meter. O Agra tava de rastos. o luca não podia mais, mas aguentou. no banco era só avançados. dificil, muito dificil. ainda por cima, foi quando o Rafa baixou que sofremos o golo.

fiquei triste pelo resultado mas a exibição foi muito boa.

Anónimo disse...

"a não ser que," o quê? Não se inporta de explicar?? Se tem a ver com reforços, isso é impossivel... Acho mesmo que ainda vamos ofercer alguém em Janeiro. Será que não vai sair ninguém?

Anónimo disse...

o clube se não se reforçar, nesta abertura do mercado, vai por água abaixo.

Anónimo disse...

Disseram-me para ir ao blog dos lobos do mar. pesquisei e apareceu-me um dos motoqueiros da póvoa! fiquei infeliz e deprimido!
agoa estou a escrever para este, que é o que também me disseram para pesquisar. onde escrevem os and´res e o luis.
estou surpreendido pela positiva.
finalmente lei alguma coisa de jeito.
o comentário ao jogo, pelo que vi na tv, acho perfeito. sem ser lambre cricas.
o varzim vai ter que se reforçar, na abertura do mercado agora no inverno. pelo menos com 3 jogadores. um lateral, um médio centro ofensivo e um outro ponta de lança por troca com o Bruno Moreira, que já toda a gente sabe que está contrariado no clube! ponham a inteligência ao serviço da gestão do varzim.

Anónimo disse...

O Luca esteve mt bem. Lutou ate a exaustão. Fez bons passes. O Nelson que só ficou porque o Alfredo fez por isso, pq o Mister não o queria, mostrou muita raça. Merceiamos mt +. Foi mm um balde de água fria.

Anónimo disse...

blog dos lobos do mar

Aí está caro amigo:

http://www.adeptosdovarzim.blogspot.com/

Anónimo disse...

Não lhe disseram nada.
Foi os autores deste blog que escreveram esse comentário.

Aziados, invejosos!

(Aprovam, se tiverem coragem, cobardes)

Anónimo disse...

Criatures de Deus, pesquisem novamente então. Brincar com a nossa identidade é que não.
O blog Lobos do Mar é efectivamente um espaço de grande amora ao Varzim, e os resultados estão á vista de toda a gente

(aceitem o comentário, até porque não disse nada de mal, só disse a verdade)

Anónimo disse...

Estive a ver agora o resumo do jogo na SPTV e fomos melhores, claramente.

Duas bolas no poste e uma 2ª parte em grande, sempre por cima. O Avelino não passou de mero espectador na 2ª parte.

Anónimo disse...

No golo do Oliveirense, o Neto podia ter feito bem melhor. Deixou-se antecipar pelo numero 9. gostei do terrosense nelson Agra, foi um verdadeiro leão.

óscar gomes disse...

Repare-se nisto: neste dois últimos jogos, o Varzim só não fez 6 pontos - 3 fora e 3 em casa -por descurar alguns detalhes, num e noutro jogo, que não lhe permitiu segurar a vantagem no marcador. Pese todas as tropelias das arbitragens! Os atletas só têm que aproveitar até ao momento final do jogo todas as hipóteses que perdurarem até ouvirem o apito final. É certo que não é fácil... Mas por isso mesmo é que não é profissional de futebol que quer! Há que se prepararem também na questão mental de combater na adversidade inesperada...No jogo de Lisboa (Belém) até esteve a ganhar por 2-0
Por estas e por outras, é que o Varzim está a incomodar muita gente que mafiosamente vai trabalhando no escurinho... do lodo.

Este plantel, para quem o viu jogar nos últimos 6 jogos da Orangina, tem categoria mais do que suficiente para lutar jogo a jogo pela vitória!
Não é alucinação, não!

Senhores dirigentes do Varzim, se estão de corpo (mentalidade, principalmente) e alma a defender o emblema do clube, olhem para o muito que poderão recuperar, desportiva e financeiramente, a muito curto prazo!

Arrisquem no que é de arriscar! O plantel precisa de ser reajustado, para poder responder de forma positiva, na parte mais espinhosa do campeonato que aí vem.

Tecnicamente, o Varzim está a ser muito bem orientado por equipa técnica jovem, mas que está a aprender e a pôr em prática planos estratégicos junto dos jogadores, que podem projectar o clube e a eles também!

Força! Toca a cerrar fileiras!
Conforme o Penafiel veio cá ganhar, o Varzim também tem condições para lá ir fazer o mesm

Anónimo disse...

O treinador está a aprender ou os jogadores é que finalmente estão a por em pratica as suas ideias ?

O que é completamente o contrário.

Anónimo disse...

Na minha opinião é um empate injusto entre o Varzim que melhorou bastante desde da vitória sobre o Leixões e a Oliverense que estava em 1º antes desta jornada.

Numa pequena análise ao jogo,a Olivereinse foi melhor na primeira parte com melhores oportunidades e com um Avelino á altura.
Na segunda parte o jogo começou com um cabeçada de Rafael ao poste.
Aos 65 minutos Gonçalo Graça marca para o Varzim depois de uma falha da defesa da Oliveirense.
O Varzim foi melhor toda a segunda parte mas esteve a inflicidade de sofrer um golo tardio de um jogador conhecido por um poveiro (Bruno Alves na final da Taça 2009/2010 depois de Clemente ter
feito um golo ilegal ao Porto) e que pos o jogo empatado por 1 bola.

Abraços

Anónimo disse...

O neto foi fazer o trablho que nao era dele.E quase consegue tirar aquela bola ..

Anónimo disse...

O Neto podeerá vir a ser (se não se perder pelo caminho, como tem acontecido a muitos outros...) um jogador da valia de um Lima Pereira, o que esteve no FCP. Sim, porque "eles" são muitos!...
Ao Lima Pereira, quando ele saiu dos juniores e começou a treinar com os séniores, o consagrado Quim, nos treinos, na brincadeira, aquando da marcação de cantos, dava-lhe cachaços e chama-lhe "araminho" do c...
Mal o Quim (e muita mais gente) sabia ali estava aquele que viria a ser um dos melhores centrais portugueses e até do Mundo!!! E chamavam-lhe araminho por ser pernalta e magrinho!...

No golo, houve alguma desconcentração para com a movimentação do Clemente. A saída do Pedro também pode ter contribuido, já que os dois centrais têm bastante rotina de jogo naquele espaço. Penso eu...

Anónimo disse...

Anónimo das 23:55 é pertinente o que questiona.

Mas, olhe, que tal se encaixarmos as duas hipóteses???

Uns e outros começaram a entenderem-se melhor... Não acha?

Contudo é a sua opinião, e cada um é como cada qual.

Anónimo disse...

O pessoal chega à altura das "compras" e quer logo cinco centrais e quatro pontas de lança.. Desculpem lá se a minha memória me falha, mas não está em curso uma coisa que se chama Providencia Cautelar que foi metida na liga pelo Alexandre e que impede o Varzim de inscrever jogadores? Se fosse só querer..

Anónimo disse...

Não acredito que isso da providência esteja a acontecer. O Alex é um símbolo do Varzim e ainda há poucas semanas lançou um livro sobre o seu querido Varzim, apadrinhado por altas patentes varzinistas! Não, não acredito nessa providência... Se me falares em Providência Divina... aí acredito no que dizes, camarada de clube!

Mas, a verdade é só uma. Não adianta fazer de conta ou meter a cabeça na areia, nem querer ser pasteleiro sem ter ingredientes... O Varzim se não se reforçar, MÍNIMAMNETE, desta vez vai de cabeça para a 2ª. Divisão! Há dúvidas?!! Depois falaremos.

Anónimo disse...

Ah!!!!!!!!!! E não sou nenhuma ave agoirenta...

Anónimo disse...

Essa da ave agourenta traz água no bico, que nem Roberto.
Voçes apanham o patrão fora e, toca a a escrever na internet. Bruxo...

Anónimo disse...

para o proximo jogo, não podem jogar o Neto e o Campinho. O Pedro Santos está em duvida. Nao temos mais nenhum central. Quem lá vai jogar? O Pica faz imensa falta. Já não esta cá. Rafael a central?...Enfim..

Anónimo disse...

o alfredo dos livros

Anónimo disse...

O Varzim vai a Penafiel com o plantel mais composto.

Vão ao Ribeirão buscar o Feliz e o Júlio Alves, que até foi feito na formação do varzim. Falem com os nossos amiguinhos do Rio Ave e paguem uma mesada ao ribeirão... Iria valer a pena o esforço financeiro. O Alex é problema? Entrem em acordo com ele, carago! Ele é varzinista insuspeito, pôrra!

Anónimo disse...

~Moro longe da póvoa, mas estive lá a trabalhar como professor do Ciclo. Como sou fã do futebol, apesar de longe da minha Ilha de S. Miguel, ia sempre que podia ver o Varzim, ali no seu estádio junto ao mar. Já li algures que, o iam transformar em entulho. É pena.

Naquela marginal, vivi dos mais belos momentos da minha vida, acompanhado de moças, ora da Póvoa, ora de Vila do Conde.

Mas ficou-me sempre o bichinho pelo Varzim.

Entrei hoje pela primeira vez neste espaço cibernautico, e fiquei contente, porque ao lê-lo, senti a sensação de estar a ver o jogo! Parabéns ao autor, que percebe-se, tem costelão varzinista!

Anónimo disse...

Ainda ninguém falou sobre isso, mas a Oliveirense estava em 1º lugar e mesmo assim fomos superiores. Mais 3 ou 4 reforços e subimos.

Tribuna Varzinista disse...

Este blogue não é lugar para se escreverem coisas do género que as clakes costumam escrever nas casas de banho das estaçõs de serviço.

Por isso... "limpeza" na língua e na mente!

Anónimo disse...

andam por aí muito falso varzinista. cuidado e vacinem-se.

Anónimo disse...

Também acho, nanquiço! Quem quiser fossa, vai à porta do lado...

Anónimo disse...

Andam a mandar notícia freyeiras que o André pode regressar ao Varzim...

Desculpai, mas eu acho que não é o reforço que o nosso Varzim, neste momento, e para a parte mais dura do campeonato, vai precisar. Isto sem querer dizer que o André não tem lugar no Varzim... Claro que tem e de carolas! Vale mais que 100 titos silvas ou dedés!... f... rança, se não vale!

Anónimo disse...

Se eu fosse treinador do varzim, contra o Oliveirense, em vez de recuar o Rafa para trinco - mas que raio de ideia! -, deixava-o ficar a ponta de lança e em vez de entrar o Bruno que anda contrariado (pelo menos parece), fazia entrar o Rui André, e iam ver que a Oliveirense que se estava a abrir toda, ia levar o mortal segundo...

Para se aguentar as investidas do adversário, tem que se ter tomates para o omeçar a fazer no meio campo do inimigo!

Qualquer labrego mais tosco via.

Qualquer tronco de bancada via isto!

Anónimo disse...

Miguel Ribeiro de regresso? Mais 2000 mil mEs? É pah familia?

Anónimo disse...

O Varzim metia um avançado nos últimos 10 minutos, abria-se todo, e se leva-se um golo matavam o treinador.
Falar depois e de fora é muito fácil.
Diga-me um treinador no mundo, que a ganhar por 1 golo nos últimos 5 minutos, tira um trinco e mete um avançado.
Como eu já disse falar de fora é muito fácil.

Anónimo disse...

Viu-se! Factos são factos!
Agora, Rafael Lopes a trinco?!

É a minha opinião. Respeito todas as diferentes.

Anónimo disse...

O Bruno foi-se embora, porque estava, desde o início da época com a cabeça noutros lados, entre eles, no P. Ferreira que, se calhar, iam pô-lo apnahar grilos lá nas matas dos móveis.
No varzim só deve estar quem estiver com agrado! Ordebados em atraso... Mais tarde são pagos e até ao último cêntimo! O Evangelista e João que tramou o Veiga, estão à frebte do sindicato pra alguma coisa. Não deve ser só para aparecer nos media.

O Nelson Agra, que é da terra do grande craque como foi o Artur (Russo), fez uma exibição à poveiro dos 1000 costados!

Boa aposta (mais uma) do Fernando Eduardo.

Anónimo disse...

Não conseguiram manter o Pica e agora vão à procura de um central?! Agora a mesma coisa com o Bruno Soneca, e vão à procura de um avançado?!?!? Mas que se está passando na massa cinzenta do responsável por isto?!

O André, não me parece ser, quanto a mim, o reforço prioritário neste momento!

Um polivalente (central, pivô defensivo/ofensivo e se for preciso ir para o fuetbol directo, estar à altura, é o que se torna urgente neste momento, para a equipa manter-se à superfície, com a tempestade do segundo terço do campeonato!
esta é a opinião de quem pensa pela própria cabeça...
Salvo sejam as aves agoirentas, havemos de conseguir!

Anónimo disse...

GRANDE BALANÇO NA ONDA DESPORTIVA DE ONTEM À NOITE NA RÁDIO ONDA VIVA.

RECOMENDO POR SER QUASE QUE UM GUIA PARA QUEM GOSTA DE FALAR A SÉRIO SOBRE FUTEBOL, PARTICULARMENTE SOBRE O VARZIM! E SEM FRETES PARA NINGUÉM.
REALMENTE, ESTÁ-SE SEMPRE A APRENDER...