quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

REFLEXÃO

TAÇA DE PORTUGAL - OITAVOS DE FINAL

GESTÃO, FOI PRECISA, MAS... DEU EM INDIGESTÃO!

E DEPOIS?! É FUTEBOL, QUE DIACHO!...





MERELINENSE DE TAÇA VOLTA A "FICAR ATRAVESSADO" NA GARGANTA DOS ALVI-NEGROS!






V A R Z I M - 1







MERELINENSE - 2

O jogo da "desdita" para o Varzim, que sonhava, já, com a recepção ao Vitória de Guimarães, caso ultrapassasse os amadoríssimos merelinenses, haveria de ser o de ontem... atirando por terra, principalmente, uma receita que bem precisa era e, continua a ser!...

A necessidade premente de gerir o esforço dos atletas que têm sido sujeitos a fazer jogos (calendarizados à última da hora pela FPF, por motivos a que o Varzim é alheio, redundando num desgaste extra nos atletas jogadores do Varzim, principalmente naqueles que têm vindo ser o "esqueleto", e por isso mais utilizados, obrigando os responsáveis técnicos a recorrer à alteração na estrutura fundamental da equipa (Domingo/Quarta-feira /Domingo).

Ou seja os senhores federativos foram demasiados lentos a resolver o diferendo entre o Gondomar e o Cova da Piedade e, as consequências para o plantel poveiro foram as previsíveis... De estranhar o silêncio de quem de direito sobre o assunto, fazendo eco da "injustiça" feita ao Varzim, para fazer justiça a terceiros desavindos.

Como dizia o palhaço Estraga-Tudo, "quem vier atraz que feche a porta"!...

Poderá argumentar-se que os profissionais estavam do lado do Varzim... E é correcto! Mas tal não significa que a maior frescura em termos da dicotomia física/mental obrigatoriamente teria que estar no plantel poveiro!? Como é sabido e, sem querer "inventar" desculpas, a pressão corrosão, e os jogadores da turma varzinista têm sido sujeitos a ela e em doses elevadas... e o plantel não estava (nem está nenhum da Orangina) preparado para esta intensidade. Daí que, dizer-se de ânimo leve, "eles não fazem mais nada na vida", é pensar de forma aligeirada sobre o assunto.

Outra questão.

O técnico Eduardo Esteves arquitectou um onze inicial, saído da tal necessidade de fazer uma boa "gestão do plantel", que logo à primeira vista (quando se soube quem ia começar o jogo), deixou a pairar no ar algum cepticismo, principalmente à inclusão de Tito Silva em detrimento do, por exemplo, "folgado" Ruben Saldanha. Pensamos também que, André Carvalho deveria ter começado o jogo, bem como o "cerebral" Tiago Terroso. Quanto mais não fosse, perspectivando alcançar um resultado favorável ao intervalo que depois, sim, permitisse fazer descansar os que o técnico muito bem entendesse.

Claro que isto, é fácil, à posterior... Mas as análises, sejam de que natureza forem, só no fim dos exames! Correcto?!

E depois, é Taça...

Se mesmo com o "pesadão" Tito Silva e a sonolência de Bruno e dos Tiagos (Carneiro e Lopes), o Varzim tivesse ganho, nem que fosse com um golo metido com a bica do auxiliar do árbitro... a esta hora estaríamos todos a dizer:

- "Porreiro pá!!! Chiça, estava a ver que não íamos lá!!!"

É Taça... Há que levantar a cabeça!


O Varzim deixou pelo caminho duas equipas do mesmo escalão que os de Merelim (zonas diferentes), como foi o caso do Gondomar e do Ribeirão, em que foram jogos disputados a alto nível (pese o falso amadorismo de alguns...) e, tinha que ser novamente os merelinenses a deitarem borda fora, da Taça de Portugal (pela segunda vez), um Varzim que, se:

- tem podido apresentar a começar o jogo o lote dos últimos titulares (ou feito mais cedo as correcções com substituições que se impunham), aproveitado as boas oportunidades que teve para marcar e não desse baldas... talvez... talvez... o resultado tivesse sido outro!

Para finalizar este capítulo (TAÇA), temos que referir que os guarda-redes, de uma e de outra equipa, estiveram a um elevado nível! Avelino está num pico de forma espectacular, apesar de não ser o titular na Orangina, onde Ricardo Neves está também em bom momento!...

O guarda-redes do Merelinense, Talaia, se actuar com regularidade com o nível como o fez ontem contra o Varzim, desconfiamos que esteja muito mais tempo em Merelim!... Na segunda parte, pouco instantes do Merelinense marcar o segundo golo, efectuou uma defesa a um remate de Tito, em que a bola ia entrar no ângulo superior direito, soberba!!!

Quanto ao árbitro desta partida nocturna, Marco Ferreira, titubeou... mas não caiu.

O número de adeptos do Merelinense, à volta de centena e meia (o que é de admirar para um clube da sua dimensão!), foram vibrantes na forma como apoiaram durante todo o jogo a sua equipa, sem recorrer à incorrecção! Parabéns!

Relativamente aos adeptos do varzim, também de registar o elevado número, a rondar os 500 adeptos! Aos poucos eles vão voltando e fazem sentir a sua presença, cumprindo afinal, um dever. Parabéns também para o seu fair-play!" Óh gente da minha (nossa) terra!...

Fazendo já uma mini-projecção para o Restelo.

O jovem técnico do Varzim vai ter que "limpar" os efeitos (coisa que já deve ter começado a fazer) que possam influir na qualidade dos bravos da turma poveira que, no próximo Domingo vão subir ao relvado do velhinho Restelo para defrontarem os "pastéis" que o precisa de comer, mas atenção, às calorias!...

O Belenenses, se ganhar, fica com os mesmos pontos que a turma varzinista, dando um saltinho na tabela para ficar acima da "linha da morte".

O que está para trás, para trás ficou, quer de bom ou de mau... Agora, de volta à Orangina, rapaziada, voltem ao que de bom que vinham fazendo! Isso não se desaprende tão depressa!!!

Força! POR MORRER UMA ANDORINHA...

Ala-Arriba Varzim!

6 comentários:

Anónimo disse...

A aposta em Tito Silva foi em vão.

O Varzimtee muitas chances para ganhar a este Merelinense que é pior equipa que o Fiães, Ribeirão e o Gondomar

Aquele brinde naquela altura foi fatal.

Anónimo disse...

Leio o texto abaixo, e não posso deixar de concordar em pleno.

O fundamental era passar a eliminatória. Com gestão, muito ou pouca, fosse ela qual fosse, desse para onde desse, a prioridade era estar nos quartos de final.

acho que o Prof. Eduardo tinha de gerir o grupo de trabalho. No entanto não se podia admitir uma revolução com 7 mudanças. Mais de metade da equipa foi alterada e assim é impossivel existirem rotinas.

Jogamos num ritmo baixo e ainda por cima "oferecemos" dois golos ao adversário.

Atenção pessoal, esta derrota é "soco" no estômago, mas, o poveiro é Homem de tempora e em belem vamos comer uns pasteizinhos.

Anónimo disse...

O Eduardo está a aprender, depressa e bem!
Se ele tivesse o plantel do FCP, acho que ele tinha a vida muito mais facilitada. Até no merelinense, onde a pressão, só de for da panela das bifanas. Penso eu de que.

Anónimo disse...

Já li e ouvi coisas como: "os de fora apoiam mais o Varzim"... Ou: "as aves agoirentas que agora levantam a bandeira do amor clubista..." Etc. e tal.

Oh! Deixem-se de tricas e toca a fazer o que é preciso que é pagar as quotas e apoiar a equipa.

O resto são tretas de lana caprina.

Anónimo disse...

"toca a fazer o que é preciso que é pagar as quotas"

Concordo com o anónimo das 18:09, Óscares paguem as cotas!

Tribuna Varzinista disse...

Não relinche e deixe de dar coices à toa, ó cobarde anónimo das 18:19. Informa-te. Se pagas, continua a fazê-lo e a tempo e horas.