LITO - NA FOTO, COM OS PÉS NO CHÃO, OLHANDO PARA A BOLA NUM VARZIM-BENFICA PARA A TAÇA DE PORTUGAL, EM QUE SÓ UMA MALABARICE DIRECTIVA DO SLB EVITOU QUE O VARZIM O TOMBASSE!...
LITO - ATLETA FORMADO NO VARZIM, LANÇADO NA EQUIPA PRINCIPAL PELO RECÉM FALECIDO MAGRIÇO TORRES.
"FORÇA, RAÇA, QUERER, AMBIÇÃO E TENACIDADE", EIS O LEMA DOS LOBOS DO MAR.
LITO (MANUEL ANTÓNIO MILHAZES), FOI DISTINGUIDO COM O TROFÉU LOBO DO MAR (ATLETA PROFISSIONAL DO ANO , ÉPOCA 86/87.
18 ANOS DE EMBLEMA VARZINISTA AO PEITO.
INCOMPATIBILIZOU-SE COM O VICE-PRESIDENTE PARA A ÁREA DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO POR ACHAREM QUE AS IDEIAS DO EX-ATLETA NÃO TINHAM PERFIL PARA O "PROJECTO CATRAIA!?"
Estádio do VSC apinhado de gente!!!
Lito, atleta formado nas camadas jovens do Varzim (como então se denominava), cedo chegou à ribalta da equipa principal dos alvi-negros da Póvoa de Varzim, aparecendo em acção como titular, ainda com 18 anos,(acabadinho de sair do juniores), lançado por José Torres, num jogo contra o Benfica.
Um poveiro dos costados todos. Pessoa de grande verticalidade de carácter nos seus actos e atitudes. Profissional de grande honestidade e de "pôr a carne no assador".
Esteve 12 épocas no futebol sénior do Varzim (além de cerca de 6 no futebol juvenil). De permeio, foi representar o Famalicão (2 épocas), Gil Vicente (2 épocas) para retornar ao Varzim (mais 3 épocas) e, finalmente acabar a carreira no Leixões e, não no clube do seu coração e de quase toda a carreira, porque, acharam que ele já... estava no fim da linha.
Em todos os clube, foi titular indiscutível e também capitão.
Ele foi ídolo dos putos da sua geração e de posteriores (dos trintões na idade, para a frente, lembrar-se-ão bem dele).
Como expert na matéria, foi convidado para desempenhar a missão de comentador residente na rádio Onda Viva.
Com toda a naturalidade e indo ao encontro do pensamento de muitos sócios do Varzim, passou a integrar o sector do futebol de formação, como coordenador do futebol juvenil, acabando por se desligar do projecto catraia, por, segundo o dirigente para aquele sector Alfredo Costa, "não ter perfil para o projecto... à Alfredo"!...
Mais um, entre muitos tiros nos próprios pés que, para mal do Varzim, vão ecoando pelos ares.
Entretanto, o tempo é o melhor juiz!... Há mar e mar...
Lito, esse, continua a sua vida noutras tarefas, deixando na memória dos adeptos, uma imagem grata, como seu ex-atleta de grande gabarito.
Um Ala Arriba para o Lito! Poveiro e Varzim até mais não!
9 comentários:
Aquele estádio a rebentar pelas costuras... Varzim-Benfica... Excelente Lito... Pareceme que é o Vitoriano a disputar a bola e o nº, 10 (cor negra) acho que é o Vata. Ai que saudades... E agora que tristeza persistente!
O nº. 4 é o "Quim Brasileiro" que agora trabalha na Câmara, e o nº. 10 é o Lufemba.
O dono dos passes do Vata e do Lufemba era os Lopes de Castro. O Vata foi vendido ao Benfica e os sócios nunca souberam o que é que o Varzim lucrou. O mesmo viria acontecer com o Miranda!
Isto são coisas que os que são Varzim de há meia dúzia de anos desconhecem.
Olhando para a fotografia... Que orgulho nos dava!!! Penso que ninguém de boa fé ficará indeferente. Meu Deus... que outro "mundo" de varzinismo era aquele!!! E porquê? Simples. Gente a dirigir com maestria... jogadores talentosos e, técnicos de altíssima qualidade.
Mais ou menos dinheiro?! O Varzim nunca"nadou em dinheiro"! Aqui reside a grande diferença e não em mais ninguém!...
Há tanto por contar...
Foi o chefe departamento de futebol sr. Gasoar Ramos que NO TÚNEL (JÁ NAQUELE TEMPO,SEMPRE O SLB E OS TÚNEIS!!!) É QUE CONSEGUIRAM COM QUE O JOGO FOSSE REPETIDO, PORQUE UM JAGUNÇO DO LADO DA CLAQUE SLB, MATREIRAMENTE LANÇOU UMA GARRAFA DE ÁGUA DE PLÁSTICO AO FISCAL DE LINHA, QUAMDO O JOGO ESTAVA NA HORA PARA ACABAR E COM O VARZIM A GANHAR POR 1-0!...).
O jogo foi repetido, a uma 4ª. feira e o sr. Diamantino Miranda e o resto dos ricos do SLB fizeram o resto... ganharam 1-0.
Senhores dos blogues e da comunicação da terra, contem aos poveiros, em particular aos varzinisntas, "filhos da terra", este cambalacho e outros de que o nosso Varzim foi já vítima! Contem, também e vosso dever.
Conheço o dirigente Alfredo Costa, agora, no futebol profissional, e de quem o sector de formação vai sair prejudicado com a sua menor presença (admiro o seu trabalho feito num sector onde "se dá menos nas vistas"), mas, gostava de ouvir da sua boca, quais os critérios para o perfil que o Lito não preencheu?! Como “a gente” vai andando por aquelas bandas, pode ser que a oportunidade surja para o esclarecimento.
De resto… força Alfredo, nesse voluntariado cheio de genica
Naquela década, o Varzim chegou a jogar na 1ª. Divisão, com 9 titulares, "feitos" no clube. Foi obra!!! Nunca mais foi repetida tal façanha.
E além daquelas vedetas, a quantidade de jogadores que após terminadas as carreiras no futebol de formação, não foram abandonados, tendo alguns se desenrascado pelos seu próprios "meus", caso de Pimenta, Joaquim Jorge, Mota e Motinha, Xico Fonseca, Abílio, Nunes, Ribeiro, Formoso, Paulo Oliveira, José Manuel, etc.,etc.
Xico Fonseca, brilhou no Belenenses r Formoso também no Boavista e Braga.
Se cada um daqueles desse um retorno de aoo menos 50.000 euros... Dava para as coimas dos processos a contas com o fisco e parafisco!...
Acham que ainda é preciso encontrar prejudicadores.
O dinheiro que rendeu para o Varzim, coo pode entrar num orçamento que ele não sabe quando receberá???
Iso só de lunáticos cavouqueiros da orçamentação para o futebol.
Deixem-se de tretas, apresentem-se os que tudo fizeram para esccorraçar o presidente anteior (que tamém herdou dívidas) e com ele fazerem as piores pantuminices ao clube, desde o negócio estado, passando pela falhada subida e consequente agravamento finaneiro. Desportivamente está de rastos... ao nível de um caroliceiro Fiais!!!
E o resto?
7 jogos de castigo a jogar fora de casa, pagando o justo, e um tombo do Varzim para a Liga de Honra!
Depois as transferencias do Vata e do Miranda mal contadas.
Fiães? Fiais, é o grande problema que arranjaram ao clube. Nem todos entenderão isto... só os que procuram fiado.
Deixem de ser bota abaixo, por uma razão muito simples: botar mais abaixo... não é possivel!!!
"com os pés no chão", ao contrário de outros... para mal dos pecados dos outros... ganda trocadilho! Nada ao jeito de certos pensadores da bola!... UFF! Que stress!!!
Enviar um comentário