sábado, 18 de setembro de 2010

PRÓXIMO JOGO









TAÇA DE PORTUGAL




SALVADOR - JOVEM MADE IN VARZIM



F I Ã E S





V A R Z I M




O Varzim desloca-se ao reduto do Fiães, clube da freguesia com o mesmo nome e uma das muitas do concelho Santa Maria da Feira. Milita na III Divisão Nacional, Série C, onde em 5 jogos que leva disputados na presente época, ganhou dois, empatou um e, perdeu 2 jogos. Por sinal, as duas derrotas sofridas, foram em casa contra dois "colossos" do campeonato, os carismáticos e velhinhos clubes gaienses (quase assim a modos que os da 2ª circular de Lisboa) Candal e Coimbrões. Já agora que estamos nas curiosidades, as duas derrotas foram pelo mesmo resultado tangencial de 1-2.


A outra face do Fiães, é o repentismo com que passou de resultados tangenciais (nas vitórias ou derrotas) para uma goleada por 5-1, em casa, frente ao Penalva.

Nos 5 jogos, marcou 10 golos e sofreu 7... positivo o saldo.

Mas isto são meros números estatísticos, que em futebol e em matéria de estudo do adversário, quase sempre, sai ao contrário das "contas" que se estimam.

Por outro lado, a prova é completamente distinta. Esta competição com organização a cargo do orgão máximo do nosso futebol, já conheceu melhores dias (tardes e noites também). O estado de espírito dos atletas e dos adeptos, tem um "ritmo cardíaco" muito característico nesta prova, a quem já chamaram de rainha.

Nesta fase, a dos "pequeninos", o grande interesse centra-se na festa que proporciona a muitas localidades em que o futebol ainda mantém alguma réstia do jogo para a família em que, depois das romarias das respectivas terras, é a grande distracção da comunidade regional, onde impera também "a liga dos primeiros, a dos do meio, a dos últimos e, a dos da patanisca sacramental com verdasco tintol ou brancol."

Mas,

atenção à navegação!... Esta "malta", por alguns considerada da plebe (futebol de rendimento mínimo e porrada máxima), enche-se de brios e às duas por três... "aí vai aço" e, não são poucos os trambolhões de gente da bola armada em fidalga que depois ficam de cara torta e sem saber como se justificar!... Portanto (s), cuidado! Poderá ser preciso um Varzim "todo-o-terreno"!

O Varzim, já vestiu por diversas vezes a pele de tomba-gigantes mas, também já apanhou cada desgosto! Por exemplo, e sem qualquer intenção de escolha, Merelinense... Sertanense... de má memória! Por curiosidade, o mesmo treinador: Washington (que grande figura do Varzim como jogador!).

Não somos pessimistas nem optimistas "de chavão", mas parece-nos (ao contrário da lógica futeboleira) que este não é o jogo mais apropriado para que os atletas alvi-negros encontrem, finalmente, o rumo certo. No entanto, será contudo um jogo em que vai proporcionar a amostragem de quem veste a camisola e, por ela, põe a carne no assador, à boa maneira do "poveirinho pela graça de Deus" (título de um excelente livro do vilacondense mais poveiro jamais conhecido, José de Azevedo - como diria Castelo Branco, "não sei se diga... ".

Amanhã, num horário clássico (3 horas da tarde), o Varzim em terras de Santa Maria, vai por certo sentir os da casa darem-lhe a entender que, em Fiães... "NUNCA VOS FIANDES!!!"

O vedetismo e a sobranceria, não ganham jogos e, devem ficar "em casa".

Ala Arriba Varzim!

5 comentários:

Anónimo disse...

Vamos encher o campo deles que leva 11.000 pessoas. é o que está escrito. Aquele numero não será o da população da freguesia? responda quem souber. Até a barraca abana.

Anónimo disse...

População de Terras de Santa Maria, como V. da Feira, Lourosa, Lamas, ect., é gente muito hospitaleira, mas quando lhes chega a mostarda ao nariz... é melhor não estar por perto!

O Varzim quuano subiu em 76/76, foi ao Lourosa fazer o último jogo, em que o Varzim já não precisava de fazer pontos, mas o Lorosa, tinha que ganhar e ainda dependia de terceiros... OPS!!! Pancadaria velha! Grande restolhada, com gente da Povoa a atirar-se para uns eucaliptos e a deixar-se escorregar por eles abaixo!!!
Fora isto... É gente muto generosa.

Anónimo disse...

1975/76, amigo! O José Alerto Torres e o Waschington eram os centrais e perguntem-lhes. Eu também lá fui. Era no tempo em queam autocarros e autocarros atrás do Varzim para todo o lado.

Eram paus, pedras e garrafas a voar!!!

Anónimo disse...

Flexibilidade, dinâmica e muita boa leitura de jogo, são os condimentos para meio-caminho andado para a 3ª eliminatória. Mas é preciso FAZER, e não só palrar.

Anónimo disse...

Sobranceria e vedetismo foleiros... Queres tu dizer. 200% de acordo. O treinador do clube deve meditar sobre este conselho que, bem em poderia ser do concelho.. que não é de sócios, mas é de poveiros-varzinistas que - ATENÇÃO - não é mesma coisa que varzinistas por adopção... profissional.