sábado, 11 de setembro de 2010

O VARZIM VAI A FÁTIMA

L I G A - O R A N G I N A

JORNADA Nº. 2







C D FÁTIMA






V A R Z I M S C





Depois da nervoseira da estreia nesta liga, já lá vão 15 dias, o Varzim vai a Fátima, para atingir o melhor resultado que, adornado ou não, pelos mais diversos chavões quanto ao objectivo do clube, vai tentar recuperar o que perdeu no pretérito jogo em casa frente ao Penafiel.

O Varzim apresentou-se para esta época com um novo visual táctico, num "made in mundial 2010", 4 x 2 x 3 x 1, com Tito a orientar a dupla à frente da defesa, funcionando assim a modos que os aguadeiros (da gíria ciclistíca), ou os que, além de primeiros guardiões do templo, são também os que procuram levar a carta a Garcia, passe todo o exagero!

Na época passa, o Fátima foi mais uma das formações que se apresentaram, dando a saber que o objectivo era o da manutenção, a alcançar o mais rápido possível. Para esta época, mantém-se o já esperado objectivo: descansar em paz o mais cedo possível, porque Fátima dos peregrinos, dos piqueniques e da cera a arder, é uma realidade completamente diferente de Fátima dedicada ao profano futebol das pipocas, das cervejolas, pão com chouriço ou tão só do cafézinho e... das chicletes às toneladas!

Nesta temporada, agora em início, se compararmos o que se tem passado com cada um destes clubes, poder-se-á destacar:
- O Fátima tem um novo treinador, o experiente Diamantino Miranda, ex-olheiro do SLB e ex-treinador do Varzim na era de Castro, tendo sido o técnico que esteve perto de conseguir a tão prometido retorno do Varzim à 1ª. Liga.
Fez contratações de jogadores experientes e com alguma cotação para a mediania e, conservou alguns jogadores da época passada.
Mantém-se na Taça da Liga com dois empates e uma vitória nos 3 jogos disputados. Marcou mais do que sofreu.
Também se estreou na Orangina a perder, só que fora de casa por 1-0.

Parece ser uma equipa para procurar o golo, mas ao mesmo tempo algo permeável na defensiva.
As ideias-tipo quanto a estratégia de jogo e aos modelos tácticos, penamos que já não há muito a apresentar de novo... a não ser também o "duplo-pivot" (que já não é novidade para ninguém) cuja eficácia até pode comprometer...

Por seu turno, o Varzim, mantém o treinador da época passada, renovou meia equipa, é dos planteis com médiad de idades mais baixa, logo com alguma inexperiência à mistura.
Foi afastado da Taça da Liga pela terceira vez consecutiva, o que é lamentável, não só a nível de ego desportivo, como também financeiro, agora que a Liga com nova liderança prometeu mais adjudicação de dinheiro para os clubes. O homem do leme da nau poveira, tornou pública a sua aposta forte nesta prova e na "massoroca" que ela poderia render. E quando se está em fase de aproveitar todas as migalhinhas... é peixe!
Quanto à estreia dos varzinistas na Orangina, já se sabe o suficiente. De reter os três golos obtidos em casa e, mesmo assim, não ter conseguido vencer!?
Os "novos" no clube, mostraram-se com agrado, com especial relevo para Rui André e André Carvalho, até pelas distintas missões.

Que ninguém tenha dúvidas: os actores é que têm que ter arte e engenho para arrebatar a plateia e, NÃO O CONTRÁRIO! O desengano... é fatal!!!


Força Varzim! Rumo à vitória!

1 comentário:

Anónimo disse...

e pagar-lhes pontualmente. também, claro. Caso contrário quem é que lhes pode esigir alguma coisa?