quinta-feira, 16 de setembro de 2010

EMOÇÕES VARZINISTAS

LITO - NA FOTO, COM OS PÉS NO CHÃO, OLHANDO PARA A BOLA NUM VARZIM-BENFICA PARA A TAÇA DE PORTUGAL, EM QUE SÓ UMA MALABARICE DIRECTIVA DO SLB EVITOU QUE O VARZIM O TOMBASSE!...


LITO - ATLETA FORMADO NO VARZIM, LANÇADO NA EQUIPA PRINCIPAL PELO RECÉM FALECIDO MAGRIÇO TORRES.

"FORÇA, RAÇA, QUERER, AMBIÇÃO E TENACIDADE", EIS O LEMA DOS LOBOS DO MAR.
LITO (MANUEL ANTÓNIO MILHAZES), FOI DISTINGUIDO COM O TROFÉU LOBO DO MAR (ATLETA PROFISSIONAL DO ANO , ÉPOCA 86/87.

18 ANOS DE EMBLEMA VARZINISTA AO PEITO.
INCOMPATIBILIZOU-SE COM O VICE-PRESIDENTE PARA A ÁREA DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO POR ACHAREM QUE AS IDEIAS DO EX-ATLETA NÃO TINHAM PERFIL PARA O "PROJECTO CATRAIA!?"

Estádio do VSC apinhado de gente!!!



Lito, atleta formado nas camadas jovens do Varzim (como então se denominava), cedo chegou à ribalta da equipa principal dos alvi-negros da Póvoa de Varzim, aparecendo em acção como titular, ainda com 18 anos,(acabadinho de sair do juniores), lançado por José Torres, num jogo contra o Benfica.


Um poveiro dos costados todos. Pessoa de grande verticalidade de carácter nos seus actos e atitudes. Profissional de grande honestidade e de "pôr a carne no assador".

Esteve 12 épocas no futebol sénior do Varzim (além de cerca de 6 no futebol juvenil). De permeio, foi representar o Famalicão (2 épocas), Gil Vicente (2 épocas) para retornar ao Varzim (mais 3 épocas) e, finalmente acabar a carreira no Leixões e, não no clube do seu coração e de quase toda a carreira, porque, acharam que ele já... estava no fim da linha.

Em todos os clube, foi titular indiscutível e também capitão.

Ele foi ídolo dos putos da sua geração e de posteriores (dos trintões na idade, para a frente, lembrar-se-ão bem dele).


Como expert na matéria, foi convidado para desempenhar a missão de comentador residente na rádio Onda Viva.

Com toda a naturalidade e indo ao encontro do pensamento de muitos sócios do Varzim, passou a integrar o sector do futebol de formação, como coordenador do futebol juvenil, acabando por se desligar do projecto catraia, por, segundo o dirigente para aquele sector Alfredo Costa, "não ter perfil para o projecto... à Alfredo"!...

Mais um, entre muitos tiros nos próprios pés que, para mal do Varzim, vão ecoando pelos ares.


Entretanto, o tempo é o melhor juiz!... Há mar e mar...

Lito, esse, continua a sua vida noutras tarefas, deixando na memória dos adeptos, uma imagem grata, como seu ex-atleta de grande gabarito.

Um Ala Arriba para o Lito! Poveiro e Varzim até mais não!

9 comentários:

Anónimo disse...

Aquele estádio a rebentar pelas costuras... Varzim-Benfica... Excelente Lito... Pareceme que é o Vitoriano a disputar a bola e o nº, 10 (cor negra) acho que é o Vata. Ai que saudades... E agora que tristeza persistente!

Anónimo disse...

O nº. 4 é o "Quim Brasileiro" que agora trabalha na Câmara, e o nº. 10 é o Lufemba.
O dono dos passes do Vata e do Lufemba era os Lopes de Castro. O Vata foi vendido ao Benfica e os sócios nunca souberam o que é que o Varzim lucrou. O mesmo viria acontecer com o Miranda!
Isto são coisas que os que são Varzim de há meia dúzia de anos desconhecem.

Anónimo disse...

Olhando para a fotografia... Que orgulho nos dava!!! Penso que ninguém de boa fé ficará indeferente. Meu Deus... que outro "mundo" de varzinismo era aquele!!! E porquê? Simples. Gente a dirigir com maestria... jogadores talentosos e, técnicos de altíssima qualidade.

Mais ou menos dinheiro?! O Varzim nunca"nadou em dinheiro"! Aqui reside a grande diferença e não em mais ninguém!...

Há tanto por contar...

Anónimo disse...

Foi o chefe departamento de futebol sr. Gasoar Ramos que NO TÚNEL (JÁ NAQUELE TEMPO,SEMPRE O SLB E OS TÚNEIS!!!) É QUE CONSEGUIRAM COM QUE O JOGO FOSSE REPETIDO, PORQUE UM JAGUNÇO DO LADO DA CLAQUE SLB, MATREIRAMENTE LANÇOU UMA GARRAFA DE ÁGUA DE PLÁSTICO AO FISCAL DE LINHA, QUAMDO O JOGO ESTAVA NA HORA PARA ACABAR E COM O VARZIM A GANHAR POR 1-0!...).

O jogo foi repetido, a uma 4ª. feira e o sr. Diamantino Miranda e o resto dos ricos do SLB fizeram o resto... ganharam 1-0.

Senhores dos blogues e da comunicação da terra, contem aos poveiros, em particular aos varzinisntas, "filhos da terra", este cambalacho e outros de que o nosso Varzim foi já vítima! Contem, também e vosso dever.

óscar gomes disse...

Conheço o dirigente Alfredo Costa, agora, no futebol profissional, e de quem o sector de formação vai sair prejudicado com a sua menor presença (admiro o seu trabalho feito num sector onde "se dá menos nas vistas"), mas, gostava de ouvir da sua boca, quais os critérios para o perfil que o Lito não preencheu?! Como “a gente” vai andando por aquelas bandas, pode ser que a oportunidade surja para o esclarecimento.
De resto… força Alfredo, nesse voluntariado cheio de genica

Anónimo disse...

Naquela década, o Varzim chegou a jogar na 1ª. Divisão, com 9 titulares, "feitos" no clube. Foi obra!!! Nunca mais foi repetida tal façanha.
E além daquelas vedetas, a quantidade de jogadores que após terminadas as carreiras no futebol de formação, não foram abandonados, tendo alguns se desenrascado pelos seu próprios "meus", caso de Pimenta, Joaquim Jorge, Mota e Motinha, Xico Fonseca, Abílio, Nunes, Ribeiro, Formoso, Paulo Oliveira, José Manuel, etc.,etc.
Xico Fonseca, brilhou no Belenenses r Formoso também no Boavista e Braga.

Se cada um daqueles desse um retorno de aoo menos 50.000 euros... Dava para as coimas dos processos a contas com o fisco e parafisco!...

Acham que ainda é preciso encontrar prejudicadores.

O dinheiro que rendeu para o Varzim, coo pode entrar num orçamento que ele não sabe quando receberá???
Iso só de lunáticos cavouqueiros da orçamentação para o futebol.

Deixem-se de tretas, apresentem-se os que tudo fizeram para esccorraçar o presidente anteior (que tamém herdou dívidas) e com ele fazerem as piores pantuminices ao clube, desde o negócio estado, passando pela falhada subida e consequente agravamento finaneiro. Desportivamente está de rastos... ao nível de um caroliceiro Fiais!!!

Anónimo disse...

E o resto?

7 jogos de castigo a jogar fora de casa, pagando o justo, e um tombo do Varzim para a Liga de Honra!

Depois as transferencias do Vata e do Miranda mal contadas.

Anónimo disse...

Fiães? Fiais, é o grande problema que arranjaram ao clube. Nem todos entenderão isto... só os que procuram fiado.

Deixem de ser bota abaixo, por uma razão muito simples: botar mais abaixo... não é possivel!!!

Anónimo disse...

"com os pés no chão", ao contrário de outros... para mal dos pecados dos outros... ganda trocadilho! Nada ao jeito de certos pensadores da bola!... UFF! Que stress!!!