domingo, 29 de novembro de 2009

RESCALDO

LIGA VITALIS - 11ª. JORNADA






P E N A F I E L - O




V A R Z I M - O



NO 25 DE ABRIL EM PENAFIEL, SOB UMA GÉLIDA TEMPERATURA E CHUVA COPIOSA, O VARZIM TREMEU, TREMEU, MAS NÃO CAÍU... APENAS, MAIS UM SUSTO

AO CLUBE ALVI-NEGRO FALTOU-LHE "PICA"... NA 2ª. PARTE

O Penafiel nos primeiros minutos da partida apanhou um grande susto quando viu Danilo e Pica falharem por pouco a abertura do marcador no estádio 25 Abril.
Aparte aqueles dois apontamentos de movimentação ofensiva, com perigo, o resto do encontro pautou-se por um Varzim descendo na qualidade do produto do seu futebol, não conseguindo desfazer-se do espartilho penafidelense, com a agravante para os poveiros de verem e, sentirem na pele, o ascendente ofensivo por parte do Penafiel.
A articulação do meio-campo com a defensiva e com o ataque, raramente teve cabeça,tronco e membros.
Tito mais parecia um peregrino (no Monte do Sameiro) perdido dos restantes colegas, tal a distância a que se encontrava sempre dos companheiros e quando ganhava a bola e a queria endossar para efectuar as transições “defesa-ataque”.
Mendes, que é exímio na partida para os contra-ataques, praticamente não se viu na partida. Nem quando a vinte minutos do fim passou para o flanco esquerdo do meio campo poveiro, entrando Lelo para o lado de Bruno Moreira, passando a constituir uma dupla de pontas de lança. Diga-se desde já, que se mostrou improfícua aquela opção técnica.
Sentiu-se a falta de Nélsinho e Ruben Saldanha (entro a uma vintena de minutos do fim) no meio campo poveiro. André André e Vítor Júnior, poderiam suprir aquelas ausências, mas não foram a mesma coisa. Antes pelo contrário... não corresponderam.
O nulo ao intervalo era perfeitamente justo.

Pelo que se passou no segundo tempo, pelo jogo anacrónico e “imberbe”, a roçar a ingenuidade, num declínio de qualidade de jogo, relativamente ao que já o viramos produzir em jogos anteriores, o zero a zero não espelhava o que se ia passando no relvado.
Em abono da verdade, e por muito que nos custe aceitar, a segunda parte do jogo foi um autêntico suplício e de credo na boca, com o Penafiel a ameaçar com o golo de uma forma insistente, e um Varzim a fazer a figura do “espreita”, mas sem conseguir “tirar da sua frente” um Penafiel bem estruturado e de nariz empinado, comandando durante toda a segunda parte.
Penafiel até merecia mais que o empate.
Contudo, a poucos minutos do fim, num rapidíssimo contra-ataque – o único do Varzim no segundo tempo – Bruno Moreira ia atirando com uma albarda para cima dos penafidelenses. O que diga-se seria injusto.
Mais uma vez a grande figura do jogo foi Marafona, tão imponente como a altaneira Igreja do Sameiro, lá bem nas alturas do seu Monte.
O Varzim, apesar de tudo… valha-nos isto. Um ponto, fora, sempre é melhor do que nenhum.
O que custou ter visto, foi um Varzim aflitinho, temendo que ele fosse apanhado a qualquer momento, fatalmente, de calças nas mãos à espera que o árbitro apitasse para o final.
Quem o viu!...
Melhores dias virão.

Apesar do mau tempo, o relvado apresentou-se em condições perfeitamente normais para a época e para uma modalidade que é de Inverno e não de estufa.

Arbitragem impecável de Rui Costa e seus assistentes.

Força Varzim!

27 comentários:

Anónimo disse...

Empatar com um clube que era para jogar na 2ª. B e que foi à última da hora para disputar na Liga Vitalis... sabe a muito pouco aos que não se satisfazem com uma pipoca. Até quando?

Anónimo disse...

Parem de dizer mal de tudo e todos ... A equipa do penafiel era para disputar a 2B e da equipa do varzim em condições normais quantos jogadores faziam parte deste plantel ? Este varzim nao tem a força de outras equipas , o melhor que podemos fazer é apoialos . Pontinho a Pontinho vamos nos safar depois com gente nova vamos ter que mudar muita coisa porque se nao tem o fim a vista .

óscar gomes disse...

Meus amigos: toda a gente sabe (a que quer saber) que um campeonato, para qualquer clube, poderá ser uma tormenta no que toca a lesões, castigos, doenças pontuais, como acontece com qualquer ser vivo, e outros imponderáveis, próprios até existência humana, etc.), Agora, o que é preciso é estar aviado convenientemente, tal como faz o pescador antes de ir para o mar. Quando se escolhe um plantel (corpo técnico e outros necessários incluídos), deve levar-se em linha em linha de conta todas aquelas probabilidades.
O Técnico Eduardo, ontem, não pode contar com Gonçalo Abreu e Nélsinho, que conjuntamente com Mendes e Rubén Saldanha, podem de facto constituir o núcleo duro do meio-campo do Varzim.
Eduardo Esteves, pode perfeitamente assentar a estrutura (digamos que "armar o cobo" com 3 daqueles 4 homens, trio a que, mais atrasado, se juntará Tito. Se ontem o Varzim pudesse assentar a estrutura nuclear da sua equipa naqueles atletas, tinha muitas mais chances de ter ganho o jogo de ontem em Penafiel.
Ter Lelo e Bruno Moreira em cunha, é óptima ideia, mas desde que o jogo do adversário o permita, e tenha por outro lado, colegas que os acompanhem.
Para além de outras razões, a principal pecha de Eduardo Esteves, que também tem vindo a subir de perspicácia na leitura do jogo (embora ainda com algumas calinadas), é não ter ainda conseguido acertar com a "trave-mestra" do onze poveiro.
A 2ª. Parte de ontem, foi má de mais... valeu que a sorte, que tem faltado noutras alturas, nos ajudou.
Por outro lado, as chagas abertas no clube são tantas, que mesmo para se dar uma simples opinião sobre o que se vê o clube fazer em competição, custa os olhos da cara!
Uma coisa é estar-se de passagem, outra é ter-se "nascido" a ouvir falar do Varzim.
Aos remunerados do clube é legítimo que peça vitórias (ou pelo menos que não façam fraca figura), aos dirigentes que voluntariamente se apresentaram a eleições e foram eleitos, é legítimo que se exija que dirijam o clube com assertividade.
Aos sócios é legítimo demonstrarem a sua indignidade por maus resultados e por colocarem o nome do clube nas ruas da amargura.

Anónimo disse...

com o mesmo dinheiro que tem sido gasto,tinham obrigação de fazerem melhor. As escolhas destes dirigenntes tem sido de artolas ou então de masoquistas. Eu acho que quem vier a seguir, vai ver-se em bons lençóis. Vai!...

Agora para dizer ebm. Fazer melhor do estes dirigentes do Varzim, era impossível. Com atrevessões de dinheiro ou não.

Anónimo disse...

O Óscar Gomes até tem razão, mas eu gostava é que ele avança-se com nomes a sério para fazer melhor do que estes nabos, como Lopes Castros e Loqueiros e outroas pestes.
Andam a confundir o Varzim com o grupo desportivo dos estivadores da APDL.

Anónimo disse...

Agora, foi por causa das condições do campo???

Amiguinhos, o futebol não é balet, nem é para maricas.
Ide inventar ó ca...marinha!

Anónimo disse...

A 2ª parte foi de morrer. Só saimos uma vez para o ataque. Fomos massacrados indecentemente. O meu Varzim, nunca poderia ser massacrado como foi por um penafiel idealizado para a 2ª B.
Enfim...

Anónimo disse...

O que o anónimo das 0:28 tem é uma grande dor de cotovelo.

Deve ser mais um treinador frustado e invejoso como é comum ver na nossa praça.

Sempre a criticar os da terra, porque se fosse alguem de fora tinha mais margem de manobra.

Não jogamos bem em Penafiel mas nos dois últimos jogos não sofremos golos e só não marcamos porque os avançados tiveram infelizes.

Com o Aves falhamos um Penalti e em Penafiel as melhores oportunidades foram do Varzim.

Danilo sozinho, Lelo de cabeça a razar a trave, No canto da primeira parte o Pica e o Danilo sozinhos impacharan-se um ao outro e a ultima oportunidade do Moreira completamente isolado.

O Penafiel teve muitos cruzamentos mas não teve oportunidades flagrantes porque também defendemos bem.

Falar de fora e após as coisas acontecerem é a coisa mais fácil.

Ainda acredito que esta equipa me vai dar muitas alegrias e calar muitas das vozes criticas que andam por aí só a dizer mal sem arranjarem soluções para se resolver os problemas.

Anónimo disse...

Um Plantel idealizado para a segunda B mas que é mais caro que o do Varzim.

E os jogadores estão com a cabeça limpa porque recebem todos os mesês.

Queria te ver a ti no teu trabalho, se em 7 Mesês recebeces 1.

Já não fazias nada nem tinhas cabeça para nada.

Ainda fazem muito estes jogadores que correm e lutam em prol de um clube que não lhes paga e que os sócios só os criticam.

Anónimo disse...

essa do "plantel mais caro" é uma treta pegada.
a redução drástica para os dirigentes do varzim, é não pagar agoora, maas mais tarde a dobrar.

tomara eu e tu, termos salários em atrazo 1 ano, se em 3 meses ganhassemos o que eles ganham num mês.

veja-se as coisas com vistas largas. que se saiba não há nenhum jogador a receber o RSI, subsídio mínimo. ou há?

´há é muita gente agora armada em sentimental, quando foram dos apoiaram esta aberrante direcção.

Anónimo disse...

REPARE-SE:
- COM ESTE NÍVEL COMPETITIVO, SÓ NÃO SOBE QUEM NÃO TEM VALOR PARA LUTAR PELA MANUTENÇÃO NA LIGA PRINCIPAL.

NUNCA SE VIU UM CAMPEONATO AO FIM 11 JORNADAS, HAVER EQUIPAS COM 20 E TAL PONTOS PERDIDOS E MESMO ASSIM ESTAREM APENAS A 7 PONTOS DO PRIMEIRO. MISERÁVEL!
PIOR, SÓ NOS CASADOS -E- SOLTEIROS.
HAJA VERGONHA E RESPEITO PELOS VARZINISTAS A SÉRIO.

Anónimo disse...

Se ele pagasse certinho a esta hora ja estavamos na Liga Sagres agora acaba sempre a gasolina ficamos sempre na praia a ver os barcos partir .

Anónimo disse...

E tu és Varzinista a sério ?

Deves pensar que és mais Varzinista que os outros.

O que fizeste pelo Varzim ?

Vêce mesmo que não percebes nada de futebol, e confundes um campeonato competitivo com um campeonato com falta de qualidade.

A unica coisa que te vejo fazer é dizer mal de tudo e de todos.

Deves ser mais um frustado que nunca fez nada para ajudar o Clube.

aproveita essa energia para dizer mal dos outros e canaliza-a em prol de um clube que precisa de todos os que o queirão ajudar.

Anónimo disse...

Não sei se sabe, mas os jogadores de Futebol recebem em 10 Mêses.

Por isso Junho e Julho não recebem, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro, são 6 Mêses que passaram só com Agosto Pago e mais 1.000 euros de Setembro.

Sabendo que a maior parte dos jogadores ganham 1.000 a 1.5000 euros, dá 2.500 em 6 mêses.

Isso dá 400 euros para viver por mês, não é o subsidio minimo mas quase.

Podes argumentar que há alguns que ganham mais do que isso, mas são meia dúzia e os que se encontram na situação acima descrita são garantidamente mais de 15.

queria te ver a ti no teu trabalho a dar redimento nestas condições.

Falar de fora sem saber o que se passa é muito fácil.

Aida muito fazem eles.

Anónimo disse...

HÁ QUEM NÃO TENHA DINHEIRO PARA COMER
FILIPE PEREIRA

Em função da crise de tesouraria em que continua mergulhado o Varzim, e numa altura em que o diálogo entre a Direcção e a equipa é praticamente inexistente, estalou em definitivo o verniz no balneário do clube. Cansados de promessas por cumprir e dos sucessivos adiamentos na regularização dos salários, os jogadores equacionam a melhor forma de pressionar os dirigentes, estando em aberto a possibilidade de uma rescisão colectiva, algo que será hoje discutido pelo grupo de trabalho. Mas, e caso essa medida não recolha unanimidade, alguns jogadores ponderam avançar sozinhos para a rescisão de contrato. Por pagar continuam os salários de Setembro e Outubro, assim como verbas da época anterior, descontando os mil euros pagos, na passada semana, a cada jogador. Em suma, e contando que Novembro está prestes a ficar em falta, alguns dos elementos do plantel têm quatro meses por receber, sendo que os casos mais complicados de gerir até são de jogadores que chegaram esta temporada ao clube. Tem valido a solidariedade entre o grupo e o facto de a maioria ser natural da Póvoa de Varzim, mas a verdade é que as dificuldades chegam ao ponto de não haver dinheiro para gasolina nem sequer alimentação. Uma situação que se repete de outras épocas e que tem provocado natural desgaste nos mais antigos, num grupo em que até alguns dos jogadores emprestados, os que são pagos pelo Varzim, estão em dificuldades.

Refira-se que, para as eleições agendadas para dia 9 de Janeiro, Virgílio Constantino, actual líder do conselho fiscal, que entrou em rota de colisão com Lopes de Castro, presidente da Direcção, é o único nome aventado.

Noticia do jornal OJOGO de hoje.

VERGONHA, estou com vergonha daquilo que esta direcção fez ao meu VARZIM.

Anónimo disse...

Que tristeza ja nem sei o que pensar deste varzim fizerem do clube uma republica das bananas e agora vao embora em janeiro sem qualquer culpa isto nao devia ser assim .

Anónimo disse...

É incrível, não haver ninguém paraa quem o clube sinifique algo de importante, não se sinta incomodado com o que se vai passando - e tem vindo a público, sendo a última, que há jogadores que não recebem há 7 meses, não tendo já dinheiro para comprar o pão para as respectivas famílias - e dê um sinal (através dos orgãos locais ou nacionais de comunicação social) de pretender fazer parte do grupo dos que queiram salvar o Varzim que faz este mês mais um ano de vida.

Será possível, gente?!

Anónimo disse...

E o nosso Presidente da Camara não diz nada, onde está o seu Varzinismo ?

Se fosse na Vila, o Careca já tinha mandado este embora e tinha metido outro da sua confiança, como fez recentemente.

O clube está a afundar-se e o Presidente da Câmara a assobiar para o lado.

E os sócios que só criticam, não está na hora de se unir todos e empurrarem estes de lá para fora ?

Vamos deixar morrer um clube quase centenário ?

Anónimo disse...

O mais incrivel ainda é as sondagens mostrarem que o Alexandre deveria ser o próximo presidente e ele também se mostrou interessado, mas agora já está encolher-se atrás do Virgilio Constantino. É pena só revela a falta de coragem e de carácter de quem só sabe criticar, mas não tem tomates para agarrar o touro pelos cornos e que se está borrifando para o que vai acontecer aos ex-colegas.Botar faladura não custa nada, não é? Quantas listas irão aparecer? Muitas?

Anónimo disse...

Afinal de contas (e por causa delas), o "projecto para 3 anos" do Lopes de Castro, para colocar de novo o Varzim na 1ª. Liga, transformou-se num de 6 para atirar o clube para a mais trágica situação de vida, de todos os tempos. O tal projecto, construi´do na areia e qua só derviu de propaganda eleitoralista, passaos quase 6 épocas, com eleições à porta, empurrou os atletas profissionais para a situação de já só terem dinheiro para se alimentarem "a bolachas".

Confrangedor!

O Varzim não merecia isto.

Há quem afirme que o presidente se tem atravessado com dinheiro, para pagar despesas do clube.
O que está à vista de todos, é um Varzim sériamente encalhado e a meter água por todos os lados, e sem se vislumbrar quem lhe acuda, e peça responsabilidades a quem falhou no comando do clube.

Dar tiros nos pés e depois assobiar para os lados, é de perigosa irresponsabilidade.

Quem se propõem dirigir um clube de futebol, onde existem profissionais remunerados, sua única fonte de rendimento para o sustento dos encargos familiares, não os pode deixar ficar sem receber 7 e mais meses de salário.

É impossível que a consciência, deixe em paz, quem defraudou aqueles profissionais.
Para já não falar no "emporcalhar" do nome do clube.

Alguém fez mal as contas para a gestão do Varzim. E esse alguém tem que emendar e arranjar solução para corrigir os erros que estão na origem desta penosa situação dos atletas.
No entanto, eu acho que os profissionais do clube, das duas uma: ou se têm acobardado, ao nunca denunciarem a situação, sendo assim coniventes (é sabido que o clube não pode inscrever jogadores para iniciar mais uma época, se tiver ordenados em atraso), ou então, pode levar a pensar-se que estarão a aparar o jogo de alguém, que até os está a prejudicar! No mínimo, seria sado-masoquismo, forçado!

Fazer asneiras. Governar o barco pelo método de costa à vista, e depois pôr as mãos à cabeça, não imuniza os responsáveis.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Mas quem é que acredita que ha jogadores sem receber há 7 meses? So se forem ainda mais ignorantes do que se pensa. E onde compraram as bolachas não há arroz e batatas que são mais baratos?
E já agora, mandem a direcção embora... porque isso vai-lhes garantir os salários na hora! Quem segura o barco? O grande varzinista da casa grande não será porque se o quisesse já o tinha feito! O alexandre? Que pague do bolso dele, ou afinal a historia de se candidatar era só faladura?
Conheço "grandes varzinistas" que como diz o anónimo aqui acima não falham um jogo no dragão.. agora dar um apoio ao varzim custa muito!

Anónimo disse...

Foram "todos os poveiros" que não descansaram, conspirando por tudo que era canto da Póvoa, armadilhando o “os passos” da anterior Direcção até ao seu derrube, em eleições?... Não descansaram enquanto não viram o Luís Oliveira por terra, mais os seus acólitos, não lhes dando tempo a emendarem algumas asneiras feitas! Foram?...
A "situação"? A expressão é muito vaga.
Quer dizer dificuldades financeiras?
Meu caro, sócio ou não sócio, "camelo" amigo do Varzim ou não (a expressão camelo é sua), das 18:26).
O Varzim, se não sabe, ou se já não se lembra (!?), sempre, viveu debaixo das maiores dificuldades, e nunca com um ACTIVO tão volumosamente virtual e caprichoso como o de agora anunciado pelo seu presidente. Estando perspectivada “ a entrada de muito dinheiro”. Tudo conseguido tendo à sua volta os poveiros de sempre… Com a mesma massa adepta (reconhecida como das melhores do País) a rodeá-lo! Um clube e uma massa adepta que dava muita pica aqueles que só vestiam a sua camisola se "tivessem tomates" e carradas de categoria.
É muito desagradável tal situação, seja de que profissão for. Mas os que se comprometeram com eles, que assinaram os contratos, não foi nenhum daqueles a que o amigo quer meter no saco! De certeza absoluta.
O que se está a passar, não é digno de anteriores presidentes, que com a sua competência muito contribuíram para a dignidade e brilho do clube, dirigindo-o sempre de pés bem assentes no chão, ao fazerem as suas opções, em todos os aspectos. Ilustres como Dr Guerreiro, Prof. João Fernando, Dr. Manuel Vaz e Sr. Lídio Marques. Todos nas mais diversas conjunturas económico-financeiras do clube e não só, mas cada um ao seu jeito, contornando as dificuldades, sem fazer milagres e sem nunca deixar cair na lama o nome do Varzim.
Aos sócios que cumprem os seus deveres estatutários, não se lhes pode apontar a culpa das chagas existentes (calotes e outros). Ou pensa que se pode?
Será que o caro amigo se importa em saber que quem paga as quotas ao clube a tempo e horas, não o estará fazendo com a maior das dificuldades? Esses sócios não têm direito a indignar-se com o que estão a fazer ao seu clube, em que não é dirigente, porque nem toda a gente o pode ser?! Então para que servem as eleições? Basta aparecer uma lista... mas que seja de gente com competência para dirigir o Varzim. De "camelos", não. Já chega assim!...
Já agora, em sua opinião, o Varzim está pior do que estava, quando lá “mandava o senhor dos anéis”, tudo por culpa daquele “senhor”?
Por último. Já que faz tanta questão sobre “listas”, diga qual é a sua.

Anónimo disse...

desculpem, mas tenho que desabafar
estive agora a ouvir a entrevista na radio onda viva do lopes de castro, vêse que o presidente do clube esta completamente desorientado, mas tenho que lamentar tambem a completa ignorancia do entrevistador, nao conhece a realidade do clube, fez perguntas atras de perguntas sobre assuntos que nao domina e disse barbaridades atras de barbaridades num amadorismo atroz e de uma falta de categoria como nunca vi, estamos bem servidos, enfim é tudo pra esquecer

Anónimo disse...

Ouvi esta tarde no site da Radio Onda viva a entrevista ao Lopes de Castro e não achei que o anterior senhor tenha razão. Os temas levantados forma interessantes, o presidente disse coisas que sabemos são falsas! Os jogadores não têm razão para a greve, salàrios em atraso, há dividas ao fisco apesar de pagar o pec, a bancada interditada e uma grande obessessão contra o Alexande. o presidente do varzim nem o nome do capitão actual. Mas que ouviu o lopes é um inocente e estão todos contra ele. Lamentável já vai tarde.

Anónimo disse...

Esteive a ouvir no site da Onda Viva a entrevista do Lopes de castro e não concordo com o senhor das 6.11 Foram levantados os principais temas da actualiade do varzim e o presidente respondeu em alguns casos com mentiras. O presidente criticou os jogadores, nem sabia o nome do capitão, que o confundiu com o Alexandre(que obsessão)

Anónimo disse...

No tempo das anteriores direcções, os camelos tinham umas bossas muito grandes: o angariador de fundos oficial, as finanças que faziam o que lhes mandavam fazer... nem vale a pena continuar.As empresas e particulares eram convidados a passar cheques nos jantarzinhos do casino.Também contribuí. A partir de 2004, acabaram-se as habilidades, só restaram os subsídios convencionados, publicidade... As minhas quotas estão em dia e vou apoiar a lista do Alexandre, merece-o. Desejo-lhe toda a sorte do mundo. Pode ser que aconteça um milagre e que consiga ajudar os colegas.
Força jogadores, apesar de ninguém se preocupar com vocês, não percam a dignidade! Boa sorte! É o vosso futuro que está em jogo!