terça-feira, 10 de novembro de 2009

PONTO DE VISTA




ERROS MEUS. MÁ FORTUNA.

O Varzim perdeu o jogo na Trofa, acima de tudo, por erros próprios.

Praticamente começou a partida a perder. Num lance bem gizado pela equipa comandada por Vítor Oliveira e, com alguma passividade defensiva, Reguila abriu a marcha do marcador, dando inicio a uma boa exibição por parte deste avançado que faz jus ao nome que ostenta nas costas da camisola.

Os poveiros, levaram um soco a frio, mas reagiram bem.


E, até chegarem ao golo da igualdade foram a melhor equipa em campo. Após canto, Lelo elevou-se mais alto e cabeceou para o fundo da baliza.

Até aí, o Varzim estava por cima do jogo, apesar de não criar situações de golo. Os homens da Trofa demonstravam em campo, o porquê de estarem nos últimos lugares da tabela classificativa.


Em termos defensivos, verificavam-se falhas na agressividade na marcação aos homens da Trofa, no processo ofensivo e, sempre que a bola chegava "redonda" aos homens da frente, os defensores adversários sentiam dificuldades para parar os avançados poveiros.


Contra a corrente do jogo, Reguila volta a fazer das suas, com toda a sorte do mundo, após livre com tabela em Maciel, fez o golo que ditaria o resultado final.

Após este golo, o Varzim já não reagiu tão bem como acontecera no 1º.

Até ao final dos primeiros 45 minutos, apenas por uma vez e por Gonçalo Abreu, após contra ataque chegámos à baliza de Riça, com a resolver com alguma facilidade.

A 2ª parte chegou sem alterações nos onzes, mas com uma profunda transformação na postura das equipas.

Vítor Oliveira mandou baixar as suas linhas, entregou a bola ao Varzim para de forma "descansada" controlar o jogo.

Ao intervalo na cabine poveira, ficou também a qualidade de jogo ofensivo da 1ª parte.

Verificando isto, o jovem técnico poveiro, decidiu mexer no onze e no esquema táctico.

Tirou o médio Ruben Saldanha, que apesar de não estar a jogar ao nível dos últimos jogos não estava a jogar mal. Entrou para o seu lugar o avançado Bruno Moreira.

Numa leitura simplista, podia-se pensar:

saiu um médio entra um avançado, a equipa ficou mais ofensiva.

No entanto, não foi isso que aconteceu. O Gonçalo Abreu e o Mendes que até aí formavam o trio atacante com o inspirado Lelo, recuaram no terreno e passaram para médios alas, e a frente de ataque ficou reduzida a dois avançados.

O Lelo e o Bruno Moreira, jogadores de características similares.

O brasileiro com a entrada do Bruno, pura e simplesmente desapareceu do jogo. Ambos, de forma natural ocupavam o mesmo espaço do terreno de jogo, porque são homens referência, de área e finalizadores.

Passou então de 4X3X3 para 4X4X2.

Não resultou, aliás como seria de esperar.

Mas, se já havia ficado surpreendido com esta alteração, mais espantado e de boca aberta fiquei, com a dupla substituição efectuada pelo EE.

Saíram os dois médios alas, Mendes e Gonçalo Abreu, capazes de levar o jogo até à linha de fundo e cruzar para os dois “postes” colocados na área ou causar desequilíbrios pelos flancos e flectir para a zona de remate. Entraram dois médios centro, André e Vítor Júnior.

A equipa ficou como um avião sem asas.

Ainda por cima os laterais, Telmo e Tiago, não têm grande apetência para subir no terreno.

Foi um afunilamento tal, que me fez lembrar a chamada “A TÁCTICA DO PIRILAU”, implementada pelo Paulo Autuori no SLB.

Esse técnico brasileiro numa conferência de imprensa assumiu, porque não tinha ninguém para jogar nas alas então jogou assim:

AA
MO MO
MD MD
LE DC DC LD

O Varzim tinha-os, mas foram retirados do campo.

De facto, na segunda parte os erros foram mais do que muitos, e pouco se fez para sair da Trofa com outro resultado que não a derrota.
Texto de Óscar Miguel

17 comentários:

Anónimo disse...

Alguem quer ser socio do Batatal(BTT) Poveiro ?
O Aires Pereira deve andar a procurar de socios e no lugar do estadio do varzim um circuito de btt fica bem melhor .
Fechem a torneira daqui a 4 anos pode ser que ela tenha sido arranjada por um pecheleiro .

Uma Vergonha

Anónimo disse...

ESTÁ MARCADA UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO
Marcamos encontro para sábado às 15h na praça do almada, frente à CMPV. Levamos bandeiras e cornetas para fazer barulho. Até as pombas vão esvoaçar. conto com todos. vamos ser ordeiros mas barulhentos. vem com os teus amigos.

Anónimo disse...

ESTÁ MARCADA UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO

Manifestaçao á Camara pelo VARZIM!

Sabado pelas 15h00 irá decorrer a manifestaçao pelo Varzim contra o Macedo Vieira.

Marcamos encontro para sábado às 15h no Estadio do Varzim. Levamos bandeiras e cornetas para fazer barulho. vamos ser ordeiros mas barulhentos. vem com os teus amigos.

Vamos Fazer a marcha pelo bem do nosso Varzim!

Ate Morrer VARZIM ale!


Espelhem a menssagens pelo site do clube vamos todos juntos as 15 h da tarde de sabado fazer ver a estes senhores que o varzim é nosso ate morrer .

O SENHOR MACEDO DE VIEIRA VAI VER A FORÇA DO VARZIM!!!
A FORÇA DOS SÓCIOS DO VARZIM,VARZINISTAS,POVEIROS EM GERAL

Anónimo disse...

Pessoal: o Macedo Vieira não é o presidente do Varzim! Se o Varzim tem sido mal dirigido nestes últimos anos e está como está, deve-se a quem foi eleito e se comprometeu a fazer do clube melhor do que o que vinha acontecendo! Haja lucidez e não não se meta "tudo no mesmo saco".
O Dr. Macedo Vieira é o mesmo varzinista, reconhecido pelas figuras mais gradas do clube.
Pedir ainda mais apoio da edilidade, SIM. Querer forçar alguém a fazer o que legalmente não lhe é permtido, NÂO!
Para irracionalidade, já basta a de alguns.

Anónimo disse...

não venham com manobras de diversão. Concordo que deve ser pedida à autarquia uma melhor fiscalização sobre a forma como tem sido gasto e com que proveitos, os dinheiros dados ao Varzim sob a forma de subsídos ao futebol de formação.
Há é que pedir responsabilidades, com manifestações tipo "revolta dos trangénicos", mas dirigidas ao elenco que se propôs ser Direcção do Varzim. A todas as que hipotecaram o bom nome do clube.
E só consultar as notícias veículadas pela comunicação social em geral.
Não foi ninguém da Câmara que contratou e gastou balúrdios, para os cofres do clube, treinadores que foram um fiasco e jogadores piores que mancos. Também não foi ela que teve a ideia de se desfazer de património, para gaúdio do betão armado.

Anónimo disse...

o sr. macedo disse o seguinte:
"O VARZIM VAI FALIR"
"E A CAMARA PARA O ANO NAO VAI AJUDAR O VARZIM"
NÓS VARZINISTAS TEMOS O DIREITO DE NOS MANIFESTAR , O SR.MACEDO DE VIEIRA NA ENTREVISTA SÓ SOUBE CRITICAR, EM VEZ DE DAR PALAVRAS DE APOIO E DE CONFIANÇA...

LÁ ESTAREI NA MANIFESTAÇÃO!!!

Anónimo disse...

PORQUÊ QUE O DR.MACEDO DE VIEIRA NÃO DISSE ISSO ANTES DAS ELEIÇOES?
POIS,PORQUE ELE LEVAVA O CARTÃO VERMELHO NAS URNAS.
Á MUITA GENTE, QUE AGORA METE A MÃO Á CABEÇA POR VOTAREM NO SR.MACEDO VIEIRA

Anónimo disse...

Os problemas de tesouraria do varzim não são de ontem nem de hoje, são de há pelo menos 10 anos!
Já no tempo do Luis Oliveira se devia a torto e a direito, finanças, segurança social, jogadores e funcionários, fornecedores em geral. A diferença é que com o Oliveira, para espanto geral, as finanças e a segurança social não reclamavam e passavam as certidões quando era preciso, os jogadores não metiam processos e penhoras, nem faziam greve, nem davam entrevistas, nem faziam ameaças apesar de terem quase sempre 3 meses de salário em atraso (então quando acabavam o contrato ficava sempre o calote dos ultimos 3 meses).
A cãmara, por sua vez, não fazia exigências: pagava o subsídio, o protocolo e o mais que não se sabe, sem que o presidente andasse a dar entrevistas e a anunciar a desgraça nos jornais.
A Cãmara pagava tudo isso e muito mais, não se sabendo se exigia do varzim certidões das finanças, nem se era tão rigoroso como é agora.
Nesse tempo, quanto dinheiro escorreu para a direcção Oliveira, sem eira nem beira? O sr. oliveira nem contabilidade tinha, meus senhores!
E tinha um Toc que disse que assinava de cruz!
E a Câmara preocupou-se com o dinheiro dos contribuintes? E preocupou-se com os jogadores a saldo que aí apareceram? ee preocupou-se com as visões da 1ª divisão à custa de tudo e todos? e preocupou-se se o varzim pagava a quem tinha de pagar? claro que não!
Quando entrou a nova direcção, tudo mudou como por magia. Toda a gente caiu em cima! Até a Cãmara!
Esqueceram-se é que cairam em cima do varzim (clube de futebol) e asfixiaram-no com processos de todo o lado, penhoras, impedimentos, certidões, etc (tudo tralha do tempo do Oliveira) e se o varzim se queria safar tinha de arranjar dinheiro senão não inscrevia a equipa. Com esta bricadeira lá ia o dinheiro do orçamento desse ano e do o seguinte. Porquê isto tudo? Por causa do processo estádio! queriam lá outros senhores a reger a orquestra e tudo se fez para arrumar com os que lá estavam. Resultado: esmagaram o clube, não facilitaram um centímetro e teve de se pagar o orçamento desse ano e dos anteriores tudo ao mesmo tempo. Conclusão: buraco!
Aparece agora o senhor presidente da câmara, ainda não satisfeito com tudo o que fez para esganar o varzim, como salvador da pátria feito cordeirinho, mas afinal foi um dos principais que andou a alimentar a vaca leiteira no tempo do Oliveira e agora, ainda por cima, vem dizer que o dinheiro dos subsídios é dos contribuintes! Então subsidiar uma actividade social não é apoiar a comunidade e os contribuintes? Qual é a visão deste senhor?
É uma trapalhão armado ao intelectual nas horas vagas que não só não quer saber do varzim p'ra nada, como o que ele quer estamos já todos carecas de saber.
RESPEITE O CLUBE, OS SÓCIOS E QUEM NELE TRABALHA.
CONSIGO O CLUBE TINHA FECHADO HÁ MUITO!

óscar gomes disse...

Caros comentadores.
Não caíamos no erro de "meter toda a gente no mesmo chinelo".
Metam de uma vez por todas esta na cabeça: O Dr. Macedo Vieira, tal como o Dr. José Manuel Lopes de Castro, são varzinistas, DE CORPO INTEIRO "INDUVIDÁVEL"(passe o palavrão).
Agora, outra coisa bem diferente, é ajuizarmos, com clareza e bom senso, o que, quer de bom ou de mau ambos (e mais pessoas envolvidas) têm feito a favor ou contra o Varzim.

De mau ou de mal, (conforme preferirem), propositadamente, acredito que nem um nem outro.
Pelo menos, eu, não acredito. Até prova em contrário.
Escrevo pelo que conheço, nos muitos anos que de varzinismo já levo, e afirmo-o sem qualquer tipo de conveniência tachista... Na Câmara ou noutra instituição.
O Presidente da Câmara da Póvoa, que por votação, ainda é o mesmo há mais de uma década, de certeza absoluta que nada de mal tem feito contra o clube, que ele aprecia e de quem é associado há bastantes anos. Inclusivamente, “esfarrapou a pele, no campo, por ele, já que foi seu atleta amador.
O Dr. Lopes de Castro, é um varzinista de rija têmpera e convicção (já vem de família), só que não acertado nas suas escolhas e na suas opções quanto a treinadores e também quando tem dado o "aval" para a contratação de jogadores que têm sido autênticos "garruços", como Kleyer, Tássio e outros, que só vieram esvaziar os cofres do clube. Mais: só contribuíram para o role e o avolumar de dívidas a fornecedores, Seg. Social, Retenções de IRS, etc., etc.
Portanto, há que ter bom senso e nada de atitudes trapalhonas, tipo manifestação contra os transgénicos, em que foi tudo na frente, e depois perderam toda a razão pela forma como e contra quem protestaram.
As razões de queixa, pelos maus desempenhos ao longo destas últimas épocas, têm que ser assacadas contra quem se voluntariou para dirigir os destinos do clube e que, em eleições estatutárias foi eleito.
Não tem nada que saber.
Força Varzim!

Anónimo disse...

Estes assuntos não se resolvem, ou melhoram, com manisfestações com muito ou pouco barulho.

Resolvem-se é substituindo-se os incapazes!

Virar-se para um adjunto e dizer.lhe "ó fulano, já sabes o que é ser dspedido, se for preciso, não sabes?" E dar-lhe o lugar de treinador principal, é de bom senso e digno de um clube com o historial de um Varzim?
Juízo!!!
Contra esses é que deve ser dirigida a manisfestação!!!

Anónimo disse...

Depois de ouvir o que disse o dr. Macedo a uma rádio da localidade, tenho a dizer o seguinte.
Não concordo nem de onge nem de perto que o Varzim para melhorar o seu passivo, passe por uma não assumpção de subida de divisão!
O que acontece dr. Macedo, é que ficar-se pelo assumir que é candidato, não chega!!!
Isso era a mesma coisa que o Sr. presidente Macedo ficar por deixar a cidade atulhar-se com lixo, só para não gastar mais dinheiro coma Lipor!!! Dá para entender, gente?!
O que deve ser dito dito e ser tirado como ilação, resume-se apenas a isto: O que foi gasto até aqui, foi mal gasto!!! Com o mesmo dinheiro e menos "BARRETES", o Varzim já podia e deveria ter subido, conseguindo assim uma melhoria de receitas e a recuperação do prestígio perdido!!!
Deveria ser esta a mensagem que deveria ter, pelo menos, tentado fazer passar.
Tal como na sua campanha, voltou, sr. presidente da Câmara, a não conseguir passar as suas mensagens bem intencionadas!
Como o sr. é sócio há 48 anos, é imperdoável o seu escamoteamento à abordagem "Varzim, o porquê desta situação"?!"
O estádio do Varzim NUNCA deveria a concordância dos sócios do clube, para a sua venda! Por todos os motivos e mais alguns!!!
Delapidar património para pagar despesas correntes!!!!!!!!! Nem o mais cego dos economistas!

Anónimo disse...

todos chegaram á conclusão que Domingo pelas 15h00, irá decorrer a manifestaçao pelo Varzim contra o Macedo Vieira, porque no sábado a câmara está fechada.

A manifestação vai ser junto ao estádio , ás 15:00.

Levamos bandeiras e cornetas para fazer barulho. vamos ser ordeiros mas barulhentos. vem com os teus amigos.

Ate Morrer VARZIM ale!

Espalhem a menssagens pelo site do clube vamos todos juntos domingo, as 15 h fazer ver a estes senhores que o varzim é nosso ate morrer .

O SENHOR MACEDO DE VIEIRA VAI VER A FORÇA DO VARZIM!!!
A FORÇA DOS SÓCIOS DO VARZIM,VARZINISTAS,POVEIROS EM GERAL

Anónimo disse...

nao sei seo socio das 18h20 é o joao viana mas nunca alguem falou tao certo, macedo é o principal culpado de tudo isto, ainda que o lopes de de castro seja um mentiroso

Anónimo disse...

Vão manifestar-se contra o Macedo Vieira, porquê?

Por ter dito, que não dava dinheiro para pagar salários?

Por ter dito que a continuar a sim, vamos à falência?

Por ter dito que vai fechar a torneira aos subsidios ao clube, com dinheiro dos impostos de todos?

Deixem-se de canalhices orquestradas por cerebros "sujos"

Anónimo disse...

GRANDE PARTE DO PORQUÊ DA RAZÃO DO DESCONTENTAMENTO DOS ADEPTOS (EM GERAL, E NÃO SÓ DE ALGUNS PRETENSIOSOS MAIS VARZINISTAS DO QUE..), ASSENTA NO TÍTULO DO POST DO POST ASSINADO PELO SR. ÓSCAR MIGUEL.

É SÓ TER DOIS DE TESTA, PENSAR, E PÕR A MÃO NA CONSCIÊNCIA.

Anónimo disse...

Refundar o clube???

Já agora, porque não refunfar o País???

Anónimo disse...

Quem deve estar à rasca é o Aires que daqui a 4 anos vai ter que se candidatar depois de todas as cagadas do Macedo.

Pois que o Macedo neste momento esta-se lixando para quem vem a seguir.

Quem vier que se aguente.