terça-feira, 3 de novembro de 2009

REFLEXÃO

LIGA VITALIS - 8ª. JORNADA







VARZIM - 1





BEIRA - MAR - 1





E assim se esbanja 2 pontos... conquistados "fora"na jornada anterior


Os três pontos conquistados em Barcelos, ainda estavam "quentes", quando os alvi-negros iniciaram o jogo com o Beira-Mar.

O Varzim ao ser o "primeiro" a sofrer um golo na partida, cedo perdeu as rédeas do jogo.
O Beira-Mar "sem saber ler nem escrever", apanhou-se em vantagem na casa do adversário, que quanto mais não fosse, pelo renome, lhe mereceu encarar este jogo com cautelas "reforçadas". Se o jogo se realiza-se em Aveiro, naturalmente que a comitiva poveira também tomaria as mesmas medidas de prudência. Manda o bom senso.

A equipa poveira "tomou" o golo a frio, apontado por Hélio, após um contra-ataque (como seria de esperar), "distraídamente" consentido pelos poveiros, quando os motores ainda aqueciam, e de uma forma pragmática, temos que referir que depois do estímulo recebido com a vitória diante do candidato Gil Vicente, o colectivo poveiro diante de um Beira-Mar, que não demonstrou grandes argumentos em campo, tirando o lance do golo, (aliás a formação dos "ovos moles", só viria despertar, na verdadeira acepção do termo, para o jogo a 10 minutos do fim da partida, não justificando a posição que ocupa na tabela geral), não conseguiu dar a volta por cima a um Beira-Mar, que é um bluff em termos de capacidade competitiva (é só esperar para ver). A "máquina" varzinista encravou num grão de areia lançado pelos aveirenses, que foi suficiente para os aveirenses amealharem mais um pontinho para o seu "aforro", (ficaram a um ponto da liderança!!!) atirando o clube para uma classificação, que não sendo transcendental nem decisiva, é sempre mais confortável do aquela que ocupam os que estão atrás de si na classificação. Esta é a verdade. O "resto" é contornar a questão principal, que é a busca de uma classificação positiva e a salvo de percalços irremediáveis. Para o mal ser menor, valeu o golo do empate apontado por Pedro Santos, passados apenas 7 minutos do golo dos aveirenses. Ainda havia muito tempo pela frente, para ser... desperdiçado.

A procissão ainda vai no adro, correctíssimo. Mas já lá diz o povo, "não deixes para amanhã o que podes fazer hoje".
Esta liga, se olharmos atentamente para a classificação, apetece dizer que todos são candidatos... subida e à descida. Daqui concluímos que o campeonato, ao contrário do que alguns pensam, está nivelado "por baixo", e muito!
Em dois jogos consecutivos, com uma deslocação vitoriosa ao Gil Vicente, o Varzim em 6 (seis) pontos ganhou 4 (quatro). Nada mau!... Poderiam ter sido 6, como poderiam ter sido Zero!Também não deixa de caber no campo das probabilidades, só que os adeptos estão-se "marimbando" para aquelas leis e para a lógica futeboleira.
É muito mais notada a perda de pontos em casa, quer por parte dos associados, adeptos em geral e pela opinião pública (com espírito crítico ou não).

Mais "sentida" foi esta perda de pontos pelos adeptos do Varzim, por uma razão muito simples: se (eterno SE) a equipa poveira, tem ganho, com mais dois pontos, e beneficiando dos resultados "jeitosos" provenientes de outros "desperdiçadores", atiraria o clube alvi-negro para um lugar, que não sendo do "quadro de honra", ficaria ali a "morder" os calcanhares aos dois primeiros. O que a ter acontecido, seria de facto altamente moralizante para as "tropas" e por contágio para os adeptos, despertando-os para comparecerem em maior número no estádio poveiro, agora que está para ser "crucificado" a bem da gestão económico-financeira do vida do Varzim. Dizem...

Os aveirenses, também históricos do futebol português, como é sabido de muita gente, estão a passar igualmente por profundas dificuldades financeiras, acumulando dívidas sobre dívidas (segundo relata a opinião pública), constando-se mesmo estar em vias de "fechar as portas", com os credores a perderem a paciência, entre os quais está o plantel e outros remunerados do clube.
Por estes motivos, havia quem pensasse que com tantas fraquezas psíquicas que tal situação provoca na mente dos atletas, a tarefa para os da casa (em situação parecida) iria estar mais facilitada. Puro engano! Por isso é que o futebol não tem semelhança com nenhuma outra actividade social.

Não adianta chorar em cima do leite derramado. Há que levantar a cabeça e procurar corrigir o que está mal... que já deveria ter sido ontem.
Ala-Arriba Varzim!
(texto de Óscar Gomes)

24 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. Oscar Gomes escreve muito bem e diz que falta corrigir o que está mal.

Eu pergunto: o que è que está mal ?

Sim porque só dizer que está mal, todos sabemos que está, porque se estivesse tudo bem, tinhamos tudo vitórias.

Agora identificar, corrigir e saber se isso resulta, isso é que é o mais dificil.

Ou o senhor acha, que as pessoas que estão à frente do clube, não queriam encontrar a formula mágica para ganhar os jogos todos.

O Sr. esquece-se que há sempre duas equipas, e para haver um vencedor alguem tem que perder, e as outras equipas não andam aqui a fazer fretes a ninguem.

Até já.

Anónimo disse...

"Os aveirenses, também históricos do futebol português, como é sabido de muita gente, estão a passar igualmente por profundas dificuldades financeiras, acumulando dívidas sobre dívidas (segundo relata a opinião pública), constando-se mesmo estar em vias de "fechar as portas", com os credores a perderem a paciência, entre os quais está o plantel e outros remunerados do clube."

QUEM DIRIA, HEIM, SR. ÓSCAR?
E O SENHOR QUE TANTO APREGOA(VA) A FALÊNCIA DO VARZIM E, AFINAL, NÃO ADIVINHOU A DO BEIRA-MAR?
E ESTA, HEIM?
JÁ REPAROU QUE ISTO DE GERIR A BOLA NÃO É O MESMO QUE "BOTAR SENTENÇAS" AO MICRO, NÃO REPAROU?
"BOTAR SENTENÇAS AO MICRO É MAIS FÁCIL".
GERIR É DIFÍCIL AMIGUINHO.
E É DIFÍCIL PARA TODOS, VARZIM, BEIRA-MAR, LEIXÕES, BELENENSES, E. AMADORA, ETC,ETC,ETC...NÃO É O LOPES DE CASTRO QUE É ISTO E AQUILO, É O DINHEIRO QUE NÃO HÁ!
E QUANDO NÃO HÁ DINHEIRO NÃO HÁ VÍCIOS...
É O MESMO QUE QUANDO NÃO HÁ ELECTRICIDADE NÃO HÁ MICRO!

BEIJOS E ABRAÇOS

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 10:35, "identificar, corrigir e saber se isso resulta", como escreveu, não é que seja tão difícil assim. Tanto não é, que todos aqueles aspectos, há muito que estão diagnosticados. Só ainda não deu por ela, quem não quis. Certo?!

Agora, não é ao observador do "fenómeno" (simples adepto) que tem por missão apontar e desencadear as soluções, que ao contrário do que muitos parecem fazer crer, não são mágicas, mas sim sinónimo de competência.
Ora diga lá, sem "grilhões" a toldar-lhe a sinceridade e a honestidade mental.
Os sucessivos treinadores, à razão de um por época, falhando rotundamente e com quem o Varzim gastou “balúrdios”, quem os escolheu, e quem teimou em mantê-los, quando estava à vista de toda a gente que não davam mostras de dar conta do recado?
Quem roeu a corda com Rogério Gonçalves, durante o defeso, quando ele tinha sido incumbido de planear a época que se seguiria?
Quem se lembrou de um Abílio Novais, esperando que ele fosse um "outro" Mourinho emergido do desconhecido? Quem?! Os sócios e /ou os adeptos do Varzim?
Solução? Muito simples. Apostar em capaz, gastando o mesmo, ou até mais desde que bem arriscado, dentro das possibilidades do clube. Quem é bom gestor sabe que conviver com o risco inerente. Tem é que ser bom “jogador”! É melhor do que ter que passar a vida a dizer que “se não fosse o seu bolso de mecenas, o mundo já teria acabado!…
Só mais um pormenor, porque caso contrário o "espaço não chegaria".
A quantidade de barretada, em termos de jogadores que só vieram dar despesa ao clube, principalmente oriundos do Brasil, a troco de publicidade em camisolas, que afinal pouco tempo depois se esboroou, acha que foi por falta de quem soubesse tirar um coelho da cartola? O segundo g. redes é um jovem que veio propositadamente do Brasil, para ser o 2º. G. redes!? Tendo nós (Varzim) um projecto catraia numa escola de formação, guarda-redes tão bons ou melhores!? O mais experiente de todos, é o terceiro e treinador deles (ele incluído)!
Mas é este o profissionalismo de alto rendimento em que o clube está inserido?!
O Varzim merece mais.
Com os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Este blog tem-se pautado pelo bom senso de só admitir comentários que não sejam manifestamente "resíduos" de má educação e reflexo da pobreza de espírito. Para além de outras saramagadas, inócuas para quem está de consciência "limpa".

Só nos consporca quem nós queremos.

Há quem, pelos mais variados motivos, confunda bloggs com WC. Aqui não os deixem entrar, como se faz ainda (felizmente) em alguns lugares públicos.

Anónimo disse...

Podemos invocar agora, à posteriori, a falha dos treinadores que passaram pelo Varzim, mas devo lembrar que Horacio Gonçalves e Diamantino eram treinadores que tinham trabalho feito e também não triunfaram.
Podemos questionar o Abilio, mas o Leiria com o Mourinho e agora a Académica com o Vilas Boas arriscaram e deram-se bem com isso.
Rui Dias era um tecnico Jovem que tinha subido o Moscavide e tinha experiencia em trabalhar com jovens.
O nome que destoa deste lote é sem dúvida o Dinis que não tinha ponta por onse se pegar.

Mas agora pergunto: teria o Varzim dinheiro para ir buscar treinadores melhores que estes ?
Quereriam treinadores melhores treinar o Varzim?

Quanto aos jogadores, até os grandes clubes enfiam barretes, pensam que os jogadores vão se dar bem e depois é uma desilusão, o Porto e o Benfica tem montes de jogadores desses.

Queria dizer também que o Jefersson pelo que vi é um bom Guarda Redes e que só não joga porque o Marafona está a fazer uma grande época e que o Jefersson veio na iventualidade do Marafona ir para o Maritimo, coisa que ainda pode acontecer em Janeiro.

Por ultimo dizer ao anónimo das 20:09 que para ele estar contente concerteza nas conversas que tem com os familiares e amigos eles não podem falar e ter opiniões contrarias ás dele porque senão fica todo chateado.

Eu aprendi a ter a minha opinião mas a respeitar as opiniões contrárias porque só assim é que evoluimos como pessoa, ouvindo todos mesmo que não concordemos.

Até já.

Anónimo disse...

Agora o satanas quer passar por coitadinho
Ja diz o ditado de boas intenções esta o inferno cheio limpem de la quem quase matou o nosso clube e depois faça o vosso juizo .

Anónimo disse...

Podemos invocar tudo e mais alguma coisa.
Mas tudo isso se pode resumir apenas a isto: FALHANÇO destes dirigentes, mais concretamente do Sr. Lopes de Castro, como responsável nº. 1. Também o seria em caso de sucesso!
Tudo o resto, não passam de subtis "embrulhos" de desculpas esfarrapadas.
O Varzim está ser gerido com um modelo de gestão há muito hipotecado. E para não cairmos em hipotecas e penhoras, é melhor ficarmos por aqui.
Ou alguém (sem esperar se existe candidato ou não) capaz (só é necessário que tenha outras ideias e seja entendido em futebol profissional) surge rapidamente para tomar os comandos da nau, ou o naufrágio está à vista.
O resto tem a ver muito com a exigência na hora da das escolhas - a todos os níveis, desde a estrutura do quadro de dirigentes, passando pelo plantel, até ao mais simples dos funcionários. Não se pode ir pelo critério do "remedeia".
O Fernando Santos foi o engº. do penta do FCP e no entanto, porque o seu trabalho não agradou, mesmo assim, foram prescindidos os seu serviços. Quando foi treinar o Benfica, na 2ª. época, bastou-lhe empatar fora na 1ª. jornada para ser dispensado! E outros exemplo de nomes consagrados, que nada têm ver com pessoas que tinham feto umas coisas em Miscavide, etc., etc.
O Inácio e o Bolloni foram campeões pelo Sporting e no entanto, quando as coisas deram para o torto...
Futebol de alto rendimento, ou o é, ou não é!
Lá não deveriam caber clubes que não pagam salários míseros a funcionários de campo! Haja consciência acima das paixões cegas.
Barretes futebolistas não é a mesma coisa que melões, e melões só enfia muitos quem quer.
A questão Varzim é séria demais para que a transformem em simples quimera de famílias ou amigos.

Anónimo disse...

Meus amigos:

O varzim é uma empresa com uma massa salarial que corresponde a uma despesa mensal muito acima da de muitas empresas por este país fora.
Com tal carga mensal, qualquer empresa já tinha fechado há muito tempo!
Tudo isto porque as empresas (para fazer face às suas despesas) têm que produzir!
O Varzim (como a maioria dos clubes nesta divisão e noutras) não produz!
Nem para pagar as despesas (nem pra lá caminha, sequer!) e muito menos ainda para investir!
Imaginem agora uma empresa que nada produz que se veja e ainda por cima com 22 trabalhadores (jogadores) a ganhar, cada um, uma média de 2 mil a 3 mil euros ou até mais (isto porque os jogadores não admitem ganhar menos e os que o admitem (regra geral) são de fraquíssima qualidade ou sem experiência!)
Qualquer empresário se ria (ou chorava).
Portanto, a decisão é fechar, ou ter uma equipa descomprometida admitindo até descer (o que ninguém quer) ou alguém tem de se chegar "à frente".
Adivinhem agora, o que acontece e vigora na maioria dos clubes da "Honra":
quem se chega`"à frente" são geralmente os presidentes e alguns apaniguados.
Chegar á frente quer dizer pagar do seu bolso, avalizar empréstimos, letras, etc.
E porquê que isso acontece?
Porque a maioria se coloca de fora quando os problemas batem á porta.Querem é ver 1,30H de bola e depois vão para casa.
E porquê que alguns presidentes lá continuam então? Porque querem ver se não perdem o seu dinheiro (pura ilusão na maioria dos casos).
Diz o Alexandre que este é um modelo esgotado...pois é..., mas ainda é o que vai safando muitos clubes.
Eu até concordo que é um modelo esgotadíssimo, porque estão a esgotar-se aqueles que, por amor ao clube, estão dispostos a pagar do seu bolso. Cada vez há menos (muito menos).
Veja-se o caso do Beira-Mar: os próprios ex-dirigentes meteram uma acção a penhorar o património do clube!
Mesmo achando que o modelo estáa esgotado, estou curioso para ver qual será o outro modelo.
Será o dos directores remunerados?
No varzim?
Mais gente a ganhar sem produzir?

O próximo presidente se não arranjar DINHEIRO (venha ele donde vier)é bem capaz de desmaiar na 1ª semana...
por isso que o anónimo das 15:39 ainda vai tendo razão.

Anónimo disse...

"Podemos invocar agora, à posteriori, a falha dos treinadores que passaram pelo Varzim, mas devo lembrar que Horacio Gonçalves e Diamantino eram treinadores que tinham trabalho feito e também não triunfaram.
Podemos questionar o Abilio, mas o Leiria com o Mourinho e agora a Académica com o Vilas Boas arriscaram e deram-se bem com isso."

Conheço o treinador do VIANENSE, o Rogério que foi jogador do Belenenses, pode ser que dê num novo Mourinho.

tem calma, PFGRFGR

Anónimo disse...

Sr. Lopes de Castro, informe quanto já recebeu por conta do novo estádio??? da HAGEN

Anónimo disse...

Digam só um pormenor - já não digo obra feita - em que o clube tenha melhorado nestas épocas do sr. Lopes de Castro? Uma só!
Contratar um director-geral a ganhar um balúrdio e por outro lado com funconários que ganham pouco mais que o O. Mínimo a não receberem há sete (7) meses???

Expedientes, "não curam males", apenas adiam!...

Com toda a "admiração" para com os conformados.

Anónimo disse...

"Contratar um director-geral a ganhar um balúrdio"

Sinceramente, já ouvi isto tantas vezes e ainda não sei quem é o raio do director-geral, nem quanto ganha.
Querem esclarecer-me, de uma vez por todas?

Anónimo disse...

Como resposta ao anónimo das 22:20 apenas resta desculpá-lo porque deve estar emigrado e nunca mais cá pôs os pés desde há muitos anos. Admitir que não se gosta de determinada pessoa é uma opinião como outra qualquer, dizer que o clube está na mesma desde há 6 anos é pura burrice. Para si melhorar é ter cadeiras novas?
Ao anónimo das 11:41.. Coloque a sua dúvida ao anónimo que escreveu isso! Mas não fique com muitas esperanças de ser esclarecido porque ele próprio não lhe vai saber responder o que acabou de afirmar.

Anónimo disse...

"funcionários que ganham pouco mais que o O. Mínimo a não receberem há sete (7) meses???"

Mas isto é verdade?
Funcionários com ordenados em atraso há 7 meses?
Quem são esses funcionários?
Quanto ganham?

Não estarão a confundir com a Qimonda?

A MENTIRA e a INTOXICAÇÃO, em detrimento da VERDADE é a única preocupação de muita gentinha que por aí pulula.

Tenham vergonha.

Anónimo disse...

O comentador das 22:20 deve estar emigrado, etc e tal...
Caro amigo autor do excelente comentário das,, o senhor é que já não sabe (ou parece não saber) da vida do Varzim, desde que ele passou das mãos do senhor dos anéis para o senhor Lopes de Castro, um D. Quixote da "mancha" varzinista!
Olhe, leia a Bola de hoje e diga se ficou alegre com o que leu sobre o cumprimento das obrigações que a Direcção assumiu para com os seus profissionais! Leia sem, mas sem “cataratas” da parcialidade.
Ultimatos dos jogadores à Direcção???
Um clube que tinha a fama de pagar a tempo e horas. Pouco é certo, mas “certinho”!
É uma vergonha para o bom nome do histórico Varzim.

Anónimo disse...

..."do excelente comentário das 15:23".

Anónimo disse...

Profissionalizar directores quando o clube é notícia por ter profissionais remunerado mas não pago(!?)?

Ora bolas para a gestão!

Quer dizer: no príncipio era a desculpa (logo à parida) da "herança" da gestão desastrosa do sr. Oliveira. Agora, com a gestão mais espatifada DO QUE NUNCA, prepara-se para bater com a porta!

Uma colecta já para se eregir um monumento aos homens, já!

Anónimo disse...

VIVEMOS O PERIODO MAIS NEGRO DA HISTÓRIA DO NOSSO QUERIDO VARZIM

Nunca alguém foi tão rápido a mergulhar o Varzim no lodo e, tão eficaz, depois, a segurar-lhe a cabeça no fundo, na expectativa de que deixe, enfim, de respirar.

Estou como Guterres, caímos no pântano, empurrados pelo pior presidente de sempre da história do clube.

Não escrevo isto de forma irreflectida ou subjectiva.

Baseio esta opinião de forma objectiva, senão vejamos:

PARTE DESPORTIVA:
-5 anos a caminho de 6, com resultados mediocres e exibições paupérrimas;
-6 treinadores qual deles o pior;
-carradas de jogadores, muitos deles sem qualidade para representar o clube;
-vinda de um jogador (Tássio) a troco de camisolas da UM2, que faliu no 1º ano dos 3 de acordo;
-clube histórico com discurso de miserabilista de manutenção no 2º escalão;

PARTE FINANCEIRA:
-clube descridibilizado junto da sociedade em geral;
-noticia sistemática de salários em atraso;
-alegado cheque sem provisão;
-greve dos jogadores;
-ameaça de rescisão por justa causa;
-venda de património para obter receitas extraordinárias;
-incapacidade de obter receitas para fazer face às despesas correntes;
-clube passou a ser visto como incumpridor e mau pagador;

PARTE DOS ASSOCIADOS:

-cada vez menos gente no estádio;

Pôr a questão da forma que Lopes de Castro colocou na entrevista à Rádio Mar ("NÃO SUBIMOS, MAS TAMBÉM NÃO DESCEMOS"), revela uma total falta de respeito pelo Varzim, pelos seus associados e pelo que representa como baluarte do desporto nacional. Revela igualmente como 5 anos e meio anos de mau futebol podem ferir bem fundo a auto-estima dos adeptos e tolher-lhe a ambição Varzinista.

Quanto a mim, sempre fui crítico do trabalho desenvolvido por esta Direcção, não é de agora. Desde o discurso de calimero inicial à despropositada contratação do Abílio Novais, os erros sucederam-se.
Mas, o maior erro de sócios e adeptos de um clube tem um nome CONFORMISMO.

Não poderemos admitir, que o futuro presidente, nesta Liga secundário, tenha um discurso diferente da SUBIDA DE DIVISÃO.

Aceitamos como inevitável o estado a que chegamos e acreditamos tempo demais que seriam os que aqui nos puseram os que daqui nos iriam tirar.
Olhamos para a equipa principal, (e quem sabe para o nosso clube…) como uma solteirona feia, uma desgraçadinha com que ninguém quer casar. Se nós pensamos assim, e o dizemos aos 4 ventos, o que pensarão os nossos jogadores e os nossos adversários?

Texto de Óscar Miguel

Anónimo disse...

É à custa destes supostos sócios do género "sempre fui crítico do trabalho desenvolvido por esta Direcção, não é de agora" (critico onde ou quando? nas assembleias?) e de discurso ignorante e cego do tipo "tenha um discurso diferente da SUBIDA DE DIVISÃO" que eu acho que o nosso clube não vai sobreviver muito tempo. Metam este gajo a presidente!

Anónimo disse...

Óscar Miguel à presidência, já!

(o que lhe vale é que este senhor é treinador de bancada, ou seja, nunca perderá um jogo na vida.
Queria era vê-lo a treinar...de táctica de sofá e micro está o inferno cheio)

Anónimo disse...

è à custa de supostos beneméritos ou mecenas inventados, que proclamam aos quatro ventos e em bicos de pés que "se não fosse o "voluntarismo" e o atrevessar-se com dinheiro próprio (dos outros), o Varzim já estaria desaparecido.

Não foram os terinadores de bancada que puzeram o Varzim nas ruas da amargura e nas bocas do povo, devido não a feitos desportivos que orgulhem os fundadores e os que se seguiram como sócios, mas sim dirigindo o clube pela rabina da descrença e descrebilidade perante todo o país, e até além fronteiras!

Só se pede uma coisa: Tenham vergonha e a humildade suficiente para reconhecerem que não foram capazes. Pelo menos essa competência, demonstrem-na.

Comentários como os das 1:43 e 13:12, são só para encher chouriços, e boi dormir.

Anónimo disse...

eu proponho bomfim milhazes para a presidencia, acho que metia todos na linha

Anónimo disse...

"É à custa destes supostos sócios do género "sempre fui crítico do trabalho desenvolvido por esta Direcção, não é de agora" (critico onde ou quando? nas assembleias?) e de discurso ignorante e cego do tipo "tenha um discurso diferente da SUBIDA DE DIVISÃO" que eu acho que o nosso clube não vai sobreviver muito tempo. Metam este gajo a presidente!"

è por ignorantes e nabos como este que escreveu este comentário que o Varzim está a acabar. O que o òscar Miguel escreveu é indesmentível e só o desmente o Ministro da Informação iraquiana.

pedro nunes disse...

Se me permitem, chamo a atenção dos comentadores para levarem em atenção que este espaço se destina a proporcionar a todos os que desejem emitir uma opinião sobre a forma como "vê a vida actual do Varzim".
Aqui não se pretende uma Redacção, mas tão só um convívio saudável de "pontos de vista", construtivos, embora de livre espírito crítico.
Só aponta erros ou revela descontentamento quem tem razões para o sentir.

Com certeza que ninguém de bom senso e com o tininho acertado, está à espera que surjam aqui as dicas para uma gestão eficaz. A tal que tem faltado a quem se voluntaroiu para o fazer, em sufrágio estatutário.

Este espaço, não tem a pretensão de "formar" no quer que seja e quem quer que seja.

Saudações Varzinistas.