P E N A F I E L
V A R Z I M
UMA VITÓRIA NA TERRA DAS ALBARDAS, PORQUE NÃO?...
ENTÃO, SERÁ CASO PARA PERGUNTAR: "ONDE ESTAVAS TU NO 25 DE ABRIL?!"
No próximo Domingo, a turma poveira desloca-se ao Estádio 25 de Abril, em Penafiel, onde terá que confrontar-se com uns penafidelenses, que só estão a disputar esta edição da 2ª. Liga, ou Liga de Honra, graças à repescagem, via secretaria ligueira, aproveitando-se, também, dos regulamentos e da "desgraça alheia" (Boavista e Estrela da Amadora). No entanto, o Penafiel (terra do famoso ex-jogador e ex-seleccionador nacional, António Oliveira), já se assumiu, através do seu presidente, como candidato à subida de divisão, porque "a Liga de Honra é um desastre financeiro". Por outro lado, o timoneiro da turma poveira, já exprimiu as ambições da equipa poveira, no que concerne a projectos desportivos: "lutar pela manutenção", a exemplo do que vem sendo apanágio pós 2º. mandato como líder dos alvi-negros: "não subimos... mas também não descemos!" Como dizem na gíria piscatória: "pegande-lhe!"
Ambições à parte (pelos vistos...), Varzim e Penafiel (ambos com bom historial no futebol português, com o Varzim uns furos acima) vão defrontar-se, ocupando à dobragem da 10º. jornada, o 14º. e 15º lugares respectivamente. Os penafidelenses, com os "pés dentro de água", mirando a oportunidade de ultrapassar a formação poveira. Que por "coincidência", entrará para o jogo a pensar no mesmo, só com a diferença de querer distanciar-se na tabela, ainda mais.
O Varzim vencendo o jogo de domingo, será a 2ª. vitória fora de portas, quando se apresta para concluir as 11 primeiras jornadas desta edição da Liga Vitalis.
No que concerne ao Penafiel, dos 5 jogos em casa, perdeu 1, ganhou 2, e empatou 2. Tem melhor registo em casa do que o Varzim.
Qualquer um dos clubes, aproveitou muito pouco em 30 pontos que estiveram em disputa nas 10 últimas jornadas. Convenhamos!..
Por outro lado, a formação poveira, nos 5 jogos fora de casa, venceu um, empatou também um e perdeu 3 jogos.
O Varzim apresentar-se-á no 25 de Abril em Penafiel, quase na máxima força, porque Gonçalo Abreu, não foi convocado devido a lesão, e Nélsinho, por motivos gripais, está em dúvida, muito embora tenha sido convocado.
Gonçalo Abreu começou de forma óptima a época, faceta que durou até à altura em que deixou de predominantemente ser colocado a jogar onde vinha rendendo de forma altamente positiva - médio-ala ofensivo, lado esquerdo. Sendo satisfatória a sua prestação, também, no jogo aéreo.
Com a opção de o fazer recuar para o lado esquerdo da defensiva, em alguns jogos, o conjunto poveiro saiu prejudicado (além do atleta), como aliás se pode constatar pela fichas dos jogos, atentos os resultados verificados.
A equipa do Varzim, pese toda uma parafernália de contrariedades, para lá das 4 linhas, vai dando laivos de qualidade suficiente, para se for ardilosa e eficaz como o foi no Estoril (poderia até ter conseguido mais...) e em Barcelos, poderá muito naturalmente (porque não?!) "arrancar" uma vitória na terra das albardas e do bom cabrito no... "presunto".
E, então será caso para no final perguntar: "onde estavas tu no 25 de Abril?"
(texto de Óscar Gomes)
3 comentários:
ah ganda comentário! Vamos ganhar!
Ó meu, eu também lá estive no 25 de Abril, naquele jogo em que as bolas iam todas para os pinheiros, e quase sempre rematadas pelo mesmo jogador, o Formoso. Que ficou nas bocas do povo, como estando feito com os azuis de Lisboa, e que ficou para sempre atravessado, ficou.
Para mim o melhor jogador de sempre do Penafiel, nem foi o Oliveira, mas sim o Silva Pereira, que nos anos sessenta/70, foi um crake, que só não foi para um grande, por causa da Lei da opção que na altura partiu as pernas a muitos jogadores, nos mais variados clubes.
Se o treinador não se puzer a inventar às substituições. se calhar até ganhamos. Mas tenho muitas dúvidas.
Enviar um comentário