O POVEIRO NOÉ (De joelhos, é o 3º. a contar da esquerda).
EXÍMIO PONTA-DE-LANÇA – CAMPEÃO AO MELHOR NÍVEL NACIONAL.
O MAIS CARÍSMÁTICO GOLEADOR DE TODOS OS TEMPOS AO SERVIÇO DO VARZIM SPORT CLUB!
Hoje trazemos a esta rubrica semanal, um dos goleadores do Varzim que mais emocionou, chorar até de emoção, muito varzinista!…
Noé (não nos demos ao trabalho de saber o seu nome completo, porque os mais novos pouco ou mesmo nada quererão saber de tal, como outros pormenores pessoais, hoje tão em voga em certo jornalismo (?), como por exemplo, a altura, o peso, nº. que calçava, etc., etc. Para os mais velhos, cinquentões ou com mais idade – o nome com três letrinhas apenas - NOÉ - é mais do que suficiente!). Fez parte no final dos anos 50, para ser mais preciso época 1957/1958, do plantel portista, sendo titular com grande regularidade, sagrando-se campeão nacional! Os dragões só voltariam a ser campeões nacionais na era Pinto da Costa- cerca de vinte anos mais tarde ! Porque, em Lisboa outros "galos e não pintos" cantavam mais alto... Aliás, está escrito que, quando a comitiva portista atravessava a Ponte D. Luís em direcção ao Sul (ainda não tinham sido construídas as pontes da Arrábida e do Freixo respectivamente) para ir jogar na capital com um dos chamados grandes (Belenenses incluído!...) já estavam a perder!... O Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa viria a contribuir com a seu "feelig" futeboleiro para alterar aquele "fatal" destino...
O portista, pai do portismo radical, "messias" do pontapé na bola, ainda estava para vir à luz do dia em matéria de futebol… Julgo que já andaria "entretido", pela secção de boxe dos azuis e brancos!
Mas voltando à figura que pretendemos pôr em evidência.
NOÉ, chegou ao Varzim vindo do FCP, com uma auréola de craque já conhecido e reconhecido no panorama futebolístico português. Foi pela mão do meu progenitor (tal como o ex-jogador alvi-negro, já falecido) que fui ver aquele que eu coleccionara, afanosamente - quantos caramelos não fui obrigado a chupar (com agrado, diga-se) à conta de ter que "encher" a caderneta dos cromos do futebol, entre eles o Noé...
Os poveiros, graças pensamos nós, à intermediação de um ilustre dirigente do FCP, nascido na Póvoa, Dr. Américo de Sá, juntamente com o Presidente do Varzim na altura Dr. Guerreiro (salvo erro…), puderam orgulhar-se de ver tão ilustre "filho pródigo voltar à casa paterna" e integrar o plantel varzinista de então!
Agradeçemos, se estamos errados que nos corrijam (e há muita gente na Póvoa que sabe muito mais sobre o clube poveiro de outros tempos!).
O possante ponta- de- lança (na verdadeira acepção da palavra!), fartou-se de marcar golos nas épocas em que o Varzim chegou, pela primeira vez, à Divisão maior do futebol a nível Nacional! Aliás foi o melhor marcador da 2ª. Divisão Nacional. Era conhecido pelo “cabecinha de ouro” (havia outros à época, como por ex. José Águas e mais tarde José Torres, ambos do SLB. No FCP tal apelido seria dado, no decorrer da década de sessenta a Custódio Pinto do FCP). Goleadores como ele, que eu tivesse visto jogar no Varzim, só Nunes Pinto (também já desaparecido do mundo dos vivos) e, épocas mais tarde o “pequeno-grande” jogador Horácio, oriundo da famosa equipa dos apelidados " bebés do Leixões”, comandada pelo "marcante" (que o digam os que foram treinados por ele!...) treinador António Teixeira - mais tarde também técnico (mítico) do Varzim - e, “descobertos” por um dirigente matosinhense (a quem o Leixões e o futebol português muito devem!). ÓSCAR MARQUES,( verdadeira lenda do futebol de formação em Portugal) recrutou para as camadas jovens leixonenses, “rapazes” que viriam a ser grandes craques do futebol português (o já referido Horácio, Cacheira, Chico Faria, Praia, Montoia, Adriano, Esteves, Gentil, Raúl Machado, Jacinto, Rosas, Tibi, Fonseca, Nicolau, Calisto, Fernando, Eliseu e muitos outros!... – a ordem é arbitrária.). Muitos daqueles nomes (de uma assenta quase tantos que davam para um"onze inicial"), viriam a representar o Varzim, trazidos com a ajuda de uma "mãozinha" do técnico António Teixeira, um treinador que bebeu os ensinamentos, enquanto atleta, juntamente com Noé, do talvez "mais duro dos duros" treinadores que alguma vez existiram à face da Terra, assim à semelhança dos célebres homens do "comboio dos duros" conhecido por Yustrick (o pessoal da pesada com certeza que se lembra!).
Noé, seria ainda uma figura de proa como titular do Varzim durante a passagem do clube na sua estreia no principal escalão do futebol português. A edilidade poveira haveria de lhe reservar um lugar como profissional (Fiscal Municipal na Lota do Peixe), depois de uma ainda sua passagem pelo Tirsense.
Justa medida, para com um filho da terra, que depois dos galões conquistados nos azuis e branco da cidade invicta, não sentiu que os “burrinhos” lhe caíssem à água por passar a envergar a camisola de um clube muito mais modesto, o clube da sua terra, o Varzim Sport Club, colectividade ao serviço da qual, pensamos, terá sentido (e dado a sentir) umas das maiores alegrias da sua vida ao ajudá-lo, com a sua qualidade de executante, a subir ao estrelato do futebol nacional!
Onde quer que esteja a sua alma, de certeza absoluta, que em matéria de profissional (daquelas épocas…) de futebol, estará “descansando” em Paz pelo dever escrupulosamente cumprido. O Varzim (que orgulha os varzinistas) foi construído com a participação de poveiros daquela estirpe (apesar das contraprestações pecuniárias que muito justamente lhe foram pagas!).
Porque não serem colocadas em destaque fotos de ex-atletas de ímpar representatividade como este Noé, por exemplo, na Loja do Varzim que está situada numa das muitas existentes junto ao Mercado Municipal - (SENHORES DIRIGENTES, POR FAVOR , LEMBREM-SE QUE À NOITE TAMBÉM POR LÁ PASSA GENTE… ARRENJEM UMA LÂMPADA, nem que seja daquelas compradas nos chineses... QUE ILUMINE MÍNIMAMENTE AQUELA MONTRA!...). A ideia de quem (penso que do funcionário que está à frente da loja, também ele em tempos atleta das camadas jovens do Varzim) já lá colocou algumas fotografias, é de aplaudir, excelente mesmo! Só que há nomes que foram inigualáveis "marcos" como séniores do clube e que não estão “lá” em DESTAQUE. Verdadeiros ÍCONES do clube poveiro!
Será também uma forma de levar as pessoas a entrarem na loja e não só olhando para a montra...
Tal como é necessária manter viva a memória de um povo, é imperioso dar a conhecer, (sem serem precisos grandes "esforços") aos mais novos, o passado do clube, porque ainda há muita gente fã do Varzim e que ainda não tem possibilidades de ter acesso ao conhecimento do passado do clube através de outros meios… Nós, dentro na nossa humilde condição (“ Tribuna Varzinista”), teremos todo o gosto em colaborar fazendo "desfilar" por aqui mais personagens, ex-atletas ou ainda no activo, bem como quem não se tendo notabilizado como atleta do Varzim, tenha prestado relevantes serviços em defesa do emblema alvi-negro, engrandecendo o clube que todos os varzinistas “amam”!
Ala-Arriba!
13 comentários:
Ele e outros que tanto contribuiram para colocar o Varzim entre os clubes que já foi dos mais cobiçados (numa era em que não era qualquer incompetente que "punha os pés nos plantéis poveiro, assim como tamém não era qualquer malabarista que o dirigia!
Por culpa de erros de alguns dedicados incompetentes é que o Varzim já não arrasta adeptos como o fazia, quer em dia de treinos quer em dia de jogos em casa e fora dela. Nem uma sede social um clube a caminho do centenário, tem!
Até quando este "penar"?! Até quando?
Não se esqueçam do Zé Maria (Zé da Música) um autêntio Leão Marinho.
Ordenados em atraso.
João Gobern, Jornalista comentador da RTPN programa Zona Mista, 21/03/09. Fifia da Semana, citando Lopes de Castro. " ninguém faltou aos treinos. Porque nesse dia só havia banhos e massagens.
o Lopes de castro é mesmo mentiroso. Foi dizer isso à RTPN, na radio onda viva disse que tinha acertado com os jogadores um prazo para pagamento e depois enviou um director dizer que não havia dinheiro. O Alexandre deu a cara pelo grupo e disse que voltaram a faltar à palavra. Será que vamos ter estádio daqui a dois anos ou vai tudo por água abaixo? Depois precisamos de muitos Noés para construir tudo.
A menssagem acima referida foi removida por conter conteúdo ofensivo à dignidade de pessoas.
Mesmo em democracia, há limites.
os sócios do varzim têm que acordar! já aqui foi escrito mais do que uma vez e de certezam é murmurado às carrdas pela cidade fora. já não chega, só com uma pesratização ao milímetro em todos os cantos onde estejam oa ninhadas de ratos ou de ulguns cágados que fingem ao passar...
Um murro... de indignação em cima da mesa é urgente! Estes já mostraram do que são capazes. Demitam-se pela vergonha por que andam a fazer passar o clube e por tabela os seus adeptos! De certeza absoluta que o Varzim não merrerá... A continuar assim, também não, mas falta saber a onde irá "caír"...
nunca escrevi neste foruam do pessoal da radio onda viva mas tá muito bom, dao excelentes ideias apresentam soluções e ve-se que é frequentado por gente de bem que ama o varzim, quando estao bem dispostos.
fiquem bem.
ass: alexandre és o orgulho da patrao lagoa
Conheço minimamente as pessoas que são membros deste blogue e ao contrário do que pretende insinuar o "comentador" anterior, que como eu, tem todo o direito de aqui escrever, é gente de bem e que há mais de trinta anos tem as quotas em dia e que nunca consporcaram o nome do Varzim atirando-o para o banco dos réus dos tribunais... como alguns hipócritas que vão dando "umas de lábia barateira", mas que são apanhados mais depressa do que se apanha um côxo. Eles sabem do que é (e de quem)que eu estou a falar!
Há que dar tempo ao tempo e deixar assentar a "poeira" que vai sendo cada vez menos!
Ena pá!Gente de bem! "Dão excelentes ideias e apresentam soluções"! "Metem o Varzim em tribunal"!(?)
Alexandre "és o orgulho da patrão lagoa"!
Um conhecido relator (que por sinal já morreu - paz à sua alma), exclamaria no seu misto de português de Portugal e português do Brasil "mas quê qué é isso, ó meu!? Tira-méssa porrrcaria daí, monhé dum catano".
Agora a sério.
Eu acho que quem se prontificou, ganhando com toda a legitimidade as eleições para o efeito de dirigir os destinos do clube, dando muitas ideias e se comprometeu a pô-las em prática, está actualmente (sem acôrdo)- atualmente (com acordo) em portugues do Brasil, Angola, Moçambique, Cabo-verde, Timor Llorosai, etc...) na liderança do clube, infelizmente, a liderar péssimamente!É a eles que se devem pedir explicações, com verdade e não à Lucílio Baptista e quejando...
uuhhhijhhuhhhhh lopes de castro tem de ir embora, vamos meter o joao sousa tavares na direcan
o OUTRO TAMBÉM ANDOU ANOS E ANOS A DIZER QUE SEM ELE OS PORTUGUESES IAM SER COMIDOS EM SANDES PELOS COMUNISTAS, ATÉ QUE UM DIA CAÍU DA CADEIRA... OS COMUNAS APARECERAM EM MAIOR NÚMERO E AO QUE REZA A HISTÓRIA, NENHUM PORTUGUÊS FOI COMIDO COMO NAS VEZES DE UM QUALQUER BOCADO DE CHOURIÇO, NEM PORTUGAL DESAPARECEU DO MAPA!
É QUE HÁ 4 OU 5 ANOS QUE TÊM ANDADO PARA AÍ, UNS QUANTOS LOPENHOS A PROPALAR AOS QUATRO VENTOS QUE SEM O INFIDEL CASTRO, O VARZIM JÁ TINHA "MORRIDO"!
MAIS VALE OUVIR O CERBAN DE ÁGUIA NA BOCA A QUERER NEGAR O "ROUBO" DE CATEDRAL... O FUTEBOL PORTUGUÊS (O VARZIM TAMBÉM OI VÍTIMA VÁRIAS VEZES) ESTÁ CHEIO DE DIRIGENTES INCOMPETENTES QUE SÓ PARA TEREM PROTAGONISMO SOCIAL, NÃO SE IMPORTAM DE ENTERRAR, SE JA O QUE E QUEM FOR...
O amigo queescreveu às 3:17 é notívago do computador como eu. É melhor do que andar para na roubalheira.
Quando ele se refere a dirigentes, não foi muito claro, porque dirigentes há muitos... Com certeza que se estava a referir não aos dirigentes de clubes mas também aos da arbitragem e da justiça desportiva. Acho eu... E concordo com ele, não 100% mas 1000%!
Abreu
Enviar um comentário