sexta-feira, 27 de março de 2009

EMOÇÕES VARZINISTAS




O JANTAR DO 93º. ANIVERSÁRIO DO VSC (VARZIM SPORT CLUB)!


JANTARAM QUASE DUAS CENTENAS À CONTA DO "VÉLHINHO"...

FESTEJAR ANTES... DÁ AZAR (DIZEM)! MAS FESTEJAR UM ANIVERSÁRIO, QUATRO MESES APÓS O DIA EM QUE SE DEVIA COMEMORAR!... E SE TIVESSE ACABADO O MUNDO (SÓ PARA ALGUNS...)?!

Não foi só agora que o autor destas "linhas" deu por ela!... Claro que não, e claro (passe a redundância) que nem toda a gente anda com tanto "sono" assim!
Também fui protagonista como receptor da distinção que a Direcção de então me concedeu pela minha fidelização de 25 anos, facto que nunca me fez sentir "mais varzinista" do que qualquer outro adepto, embora orgulhoso de tal atribuição...
Foi no ano em que o euro entrou em vigor no nosso País. É só fazer as contas e de sócio já lá vão... Portanto, não é só de agora esta minha estranheza pelo facto do "Jantar de Aniversário" do clube se realizar tão à "posteriori". É óbvio que ninguém estará a espera que o dia 25 de Dezembro seja o eleito ou por alguém sugerido...
Por que não realizá-lo num dos três dias seguintes, numa Quadra tão propícia para a confraternização e apaziguamento de algum resquício de "momentos passados", menos felizes, tão do agrado de quem tem jeito para fingir! Das palmadinhas nas costas, do blá, blá, blá, impulsionado por um copo a mais, etc., etc. e tal!

Não me pus em bicos de pés por ter recebido, no mesmo local, o Diploma e a Medalha de Prata, das mãos do Dr. João Mariz, na altura Vice-presidente do VSC, mas senti na minha consciência ter atingido uma "meta" o que é sempre marcante na vida de uma pessoa.

Vinte e cinco anos na vida de cada indivíduo, se pensarmos bem e olharmos para trás... não é nada, nesta "nossa passagem" pela Terra!

Foi um momento intensamente vivido (interiormente), com uma grande emoção de varzinismo e de varzinista! O meu número de sócio está na casa dos "oitocentistas"! A banda das Doce, cantavam a certa altura do tema "Conquistador", que já tinham ido a muitos países, e tal e tal ... Pois eu já vi o Varzim jogar muitas milhares de horas. De Norte a Sul, de Este a Oeste. Muitas que me deixaram feliz, outras nem por isso, e outras que me deixaram bastante triste!...

A imagem (não impingida) que eu tenho do "meu grande" clube - da minha terra de nascimento e não por adopção, tão em voga nos tempos actuais - é a que está guardada na minha memória e não a que alguns pelos mais variados meios "pintam", conforme o momento e a conveniência...

São sempre grandes momentos de emoção, para os autênticos VARZINISTAS, aqueles que não estão de passagem por meros motivos profissionais ou, por terem assumido compromissos de dirigir o clube, sufragados ou não!...

Não se "misturem as coisas". José Mourinho afirmou um dia, sem pápas na língua, embora demonstrando excessiva sobranceria, para quem o quis ouvir:- "sinto que Portugal, já é pequeno demais para o meu estatuto de treinador"!
Julgo que estarei em consonância com muita gente se disser que, neste momento está muita gente ao serviço do Varzim e a servir-se dele, e que é pequena demais para o estar a fazer...
Ao que me contaram, o número de participantes no jantar, foi maior do que os sócios que muitas vezes se deslocam ao Estádio do Varzim e... e muitíssimos mais do que acompanham, nos últimos tempos, o Varzim em jogos fora!
Ao menos, que a proveta idade do clube, faça com que rapidamente, aconteça um "RENDER" (MUDANÇA) DO HOMEM DO LEME, PORQUE OS ROMBOS JÁ SÃO MAIS QUE MUITOS (ATÉ COM CHEQUES CARECAS DESCUIDADAMENTE ENTREGUES A CREDORES E TUDO!...) E A NAU ESTÁ PRESTES A ENCALHAR NOS ROCHEDOS DA "INSOLVÊNCIA TÉCNICA E PRÁTICA" !...
ASSOBIAR PARA O LADO, NÃO É SOLUÇÃO, ANTES PELO CONTRÁRIO, É ATIRAR O CLUBE PARA A PRATELEIRA ONDE JAZEM "OS CAMPOMAIORENSES, SALGUEIROS, BOAVISTAS (?), ETC., ETC."

Ala-Arriba Varzim!

4 comentários:

Anónimo disse...

PORQUE NÃO SE PERFILAM NOMES QUE ESTÃO NO CONSELHO GERAL? A ASSEMBLEIA GERAL DEFENDE QUE INTERESSES E QUE INTERRESSADOS?
AO MENOS UMA PALAVRA, AGUARDA-SE!

Anónimo disse...

O último post foi publicado às 19:33 de ontem e até ao momento - com este - são apenas dois os comentérios... É o reflexo do desinteresse provocado provocado pela desmotivação face à sensação de "desenganados" que os adeptos do Varzim sentem actualmente. O Luis Oliveira que até à família atribuiu o banalizaso "~Lobo do Mar", fartou-se de escaqueirar o clube e o actual "líder"(?), cada vez o vai enterrado mais, a coberto de falsas promessas que pouco a pouco vão deixando a nú as mentiras...
Os amigos verdadeiros são aqueles que nos dizem as verdades que nos fazem doer...
De hipócratas está o mundo cheio.
As soluções são apresentadas por quem de direito e em momento próprio - quem se candidata, quem ganha eleições e nas Assembleias Gerais. Só alguém que não esteja no seu juízo é que estará à espera que por aqui "apareça" alguém a resolver alguma coisa ou a apontar soluções!..
Se tal fosse normal, então eu vou mandar para um qualquer jornal ideias para o Paulo Portas pôr em prática... quando for primeiro-ministro (das feiras)!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ena pá já chega, são sempre os mesmos caramba! Ó pá, escrevam sobre o Rocha Peixoto... Está-se a comemorar o centenário do ilustre homem que deu nome a uma das nossas Escolas Secundárias e que fica na periferia de Bairiz (!?). Há muito conterrâneo que de certo ficou surpreendido...
Deixem o sr. Lopes de Castro, o dr. Reina, e todos os outros, doutores ou não, em paz...
Apresentem mas é o "papel" para pagar os salários aos jogadores (que agora até andam entretidos a "entreter" crianças, jovens e menos jovens, pá). O dentinho só merece aplausos! Qual mentiroso qual quê pá! Mas o que é que vocês querem, pá? Os sócios não aumentaram (de peso)? O Novo Estádio não está na… fotografia, pá? Não acham que foi um negócio das Arábias? Também não sejam desmancha-prazeres assim!
O Varzim não “está no bom caminho”? Não estão a procurar “fazer dele maior do que aquilo já era” (no dizer do Edward Stevens)? Ainda vão ter saudades dele…