O Varzim em casa recebe uma Oliveirense com a corda na garganta, desportiva e financeiramente "falando". É um dos clubes a quem, alguns devem a permanência nos cargos que profissionalmente ocupam (em determinados clubes), nesta Liga da "vitalidade" (só se for gastronómica...), para alguns "senhores" que por via dela se vão pavoneando pelo país fora... Repito, alguns...
Oliveira de Azeméis, terra de gente hospitaleira, que trata com urbanidade quem com ela contacta, de resto como a "imagem" que os habitantes da nossa terra sempre tiveram e têm - em geral. Só que em termos de competição desportiva, nomeadamente no futebol de rendimento, tal desiderato, nos tempos que correm, não serve de guarda-chuva (ainda sem acordo ortográfico…) a nenhum clube de futebol. Não sei se nas outras modalidades servirá…
O Varzim nas 19 jornadas disputadas, tem uma “angariação de créditos” (está na moda…) muito superior ao seu adversário de amanhã. Vejamos: 7 vitórias e 4 empates, contra 3 vitórias e 6 empates da Oliveirense. Os poveiros têm 20 golos marcados/21 sofridos, contra 14 marcados e 24 sofridos dos oliveirenses. O Varzim em 54 pontos possíveis, até agora, conseguiu 25 - não chegou a 50%! Sintomático! Em termos estatísticos e comparativos, só o comandante Stª. Clara e o Feirense igualam o Varzim. Sintomático! O Varzim tem-se enterrado em” terreno alheio”. Porque é que não pensam em disputar o campeonato a uma só mão e a eliminar, em vez da liga do “vinho verde”…
“Porreiro, pá”! Exclamariam alguns…
Bom - como diria “o sr. professor” - , é preciso não esquecer que em matéria de não conseguir ganhar fora, não é só a Oliveirense que fica a chorar.. Para muita pena “nossa”!
Com certeza que não passa pela cabeça de nenhum poveiro, varzinista em especial, que o Varzim não sairá vencedor do confronto e assim recupere pelo menos a oitava posição, que aliás perdeu na pretérita jornada!
Para finalizar, algumas palavras sobre a nomeação da equipa de arbitragem.
Bom, o Sr. Paulo Costa e seus acólitos, já têm semeado, também eles, um pouco da categoria arbitral que toda a gente tem constatado (pelo menos quem segue estas coisas da bola…). Ficamos à espera que todos “eles” estejam nos seus melhores dias.
Ala-Arriba, Varzim!