- SÉRIE B
15ª. JORNADA
VARZIM - 1
G D JOANE - 1
CONSEGUIR MELHOR É DIFÍCIL QUANDO A BOA PRODUÇÃO SÓ DURA METADE DO TEMPO DE JOGO...
O Varzim em 3 jogos consecutivos perdeu 8 pontos. Bem que, nos mesmo jogos, poderia ter, pelo menos, conquistado 6 pontos, o que lhe poderia dar a liderança isoladíssimo!
Mas vamos aos factos.
Na tarde de hoje, a turma poveira, até esteve a perder, tendo sofrido um golo contra a corrente do jogo a 10 minutos do intervalo, numa desconcentração defensiva ao não ajudarem o g. redes Vila Cova que por duas vezes desviou a bola para a sua frente (contra o que é indicado) e, também, fruto de um grande aglomerado de atletas no interior da pequena área poveira.
A turma poveira reagiu bem ao toque. Subiu as linhas, não se "desligou" e foi à procura do golo do empate, vindo a consegui-lo passados 5 minutos através de Nani, após boa jogada individual de Rui Figueiredo servindo Nani para um espaço vazio a uns bons 20 metros da baliza do Joane, com aquele a rematar certeiro para o fundo da baliza de Marafona (muito boa exibição deste vilacondense que começou no Macedo de Cavaleiros em 2001(?!).
Na 2ª. parte, quando se esperava que a boa prestação com que a equipa poveira tinha acabado a primeira parte tivesse continuidade na etapa complementar, sucedeu o inverso.
O Joane "agarrou-se com unhas e dentes" ao empate, passou a jogar ainda mais na espera e a apostar no contra ataque, dispondo de 3 bons elementos para o fazer (Ailton - Sócrates - Pratick). O treinador do Joane, Pedro Hipólito, mais uma vez (já o fizera em Joane), mostrou ser um "bom leitor" do que se estava a passar em campo, manietou Gilberto e Amilton (entrara para o lugar de Rui Figueiredo) foi bloqueado por Eliseu (lateral que desce bem e defende bem também). Ou seja, saiu o melhor distribuidor de jogo que o Varzim tinha em campo, para dar lugar ao extremo Amilton. Entretanto Nani, muito confuso de ideias no momento de "dar a bola" e lento na execução e na sua movimentação para se desmarcar e assim criar linhas de passe "de e para" os colegas, continuava em campo... Resultado, o futebol do Varzim passou a ser feito aos repelões, pouco cerebral e sem ter quem, depois de recuperar a bola, a fizesse chegar nas melhores condições aos destinatários. Com a entrada de Tó Barbosa (TARDIA), e sempre que a bola lhe era endossada, as missões ofensivas pelo corredor direito melhoraram, mas... tarde demais.
Tanela e Vítor Hugo, no segundo tempo, raramente conseguiram ter o discernimento para se entenderem... muito menos com bolas "metidas" à queima e quase sempre com passes mais ao alcance do adversário...
E assim, mais uma vez, o Varzim voltou a esvaziar as suas ideias de jogo patenteadas na primeira parte, esvaziando-se pouco a pouco sem conseguir responder com a qualidade de jogo necessária para ultrapassar um bem escalonado Joane que, tal como já mostrara em sua casa, é uma das melhores estruturadas e orientadas equipas desta série, mas, apesar dos melhores atributos, o Varzim tinha "obrigação" de os conseguir desfeitear pelo excelente grupo de atletas que o Varzim possui, só que, nem sempre, com a melhor orientação de quem de direito, mais a condizer com o bom nível que ele possue...
Enfim!... Só nos resta aguardar pacientemente pelo próximo jogo. Melhores dias virão!
Nota final:
- Vasco é um miúdo made in Varzim, com grande margem de progressão à sua frente, mas, pese todo o seu empenho nos jogos que já realizou no lugar do lesionado Telmo, não está no seu lugar e, para além disso, o veterano jogador estava perfeitamente enquadrado nos processos de jogo da equipa poveira. Mas, diga-se em abono da verdade, não foi por este motivo que o Varzim não ganhou pontos em Guimarães e, hoje, despediçou 2 pontos! Não se veja no atrás escrito qualquer intenção depreciativa. Aliás, Vasco é um utílíssimo jogador do plantel do Varzim... mas na posição em que se formou.
- O desatino (disciplina táctica), que nas "segundas-partes" (incompreensívelmente...), cedo começa a apoderar-se do conjunto alvi-negro, é, no mínimo, estranho!... Mesmo quando em superioridade numérica, como no caso de hoje em que ficou com mais dois elementos em campo na 2ª. parte!...
- Vila Cova que esteve na baliza poveira no lugar do habitual e campeão Miguel, aparte duas intervenções consecutivas em que sacudiu a bola para a sua frente... esteve em bom plano nas poucas vezes em que foi chamado a intervir.
ALA-ARRIBA VARZIM!!!