domingo, 3 de novembro de 2013

VARZIM VENCE COM GRANDE BRAVURA EM RIBEIRÃO!

CAMPEONATO NACIONAL DE SENIORES - SÉRIE B  
8ª. JORNADA

RIBEIRÃO - 1


VARZIM    - 2

NAU POVEIRA PASSA TORMENTA MAS CHEGA A PORTO SEGURO AOS 93´! E LÁ VIERAM OS PRIMEIROS 3 PONTOS FORA E ASSUNÇÃO DE LIDERANÇA!

Jornada em cheio para as cores varzinistas. E quando o empate já parecia ser bom para as cores alvi-negras, (com menos um jogador desde o minuto 63´)...


Jogo disputado de forma intensa do princípio até ao último instante (com 8 minutos de compensação!!?). Uma luta de titãs, com sinal mais para os da casa a que os poveiros souberam ripostar com classe e muita determinação. Uma vitória do colectivo (de TODOS os 14 intervenientes, mais restante grupo de trabalho)! Injusto seria distinguir alguém em especial. Nem mesmo José Augusto que, neste jogo (saíu da casca), e quando a equipa precisou da sua orientação assertiva, ei-la que chegou na "hora H" (finalmente!!!), já que a água começava a rondar a borda da lancha poveira e muito de perto... A entrada de (cartada ?!)Gilberto foi decisiva (coincidencia ou não, já que o futebol tem muito de aleatório...) e, baralhou as contas ao treinador do Ribeirão que ia esfregando as mãos de satisfação ao ver que a sua estratégia estava a surtir efeito, com o cumulativo de ver o Varzim em maiores dificuldades desde que ficara tão cedo (63´) com menos um (central Agostinho)!...

 Esta equipa do Ribeirão mostrou porque é uma das mais caras (senão a mais cara) de nacional de seniores e a que talvez mais se assumiu para subir. Com um cerebral Nelsinho, uma defesa de grande couraça, a que se pode juntar Mendes e o perigoso Igor, bem servido por André Cunha (ex-Gil-Vicente).

Aos 2 minutos já o Ribeirão estava na frente do marcador com um oportuno golo de Igor. Volvido um minuto, O Varzim empatava por Amilton (um diabo à solta para os ribeirenses!). O jogo prometia!...

Mas o intervalo chegaria, com aquela igualdade no marcador, após muitas vicissitudes de permeio, com o Ribeirão tendo mais posse de bola e, também uma ligeira vantagem em número de oportunidades de golo. Mas teve-as bem claras, valendo em algumas situações a categoria de Miguel e, noutras, a má pontaria dos atiradores do Ribeirão. Apesar de tudo, o empate era prémio justo para os dois conjuntos.

No segundo tempo, os da casa entraram (novamente) a todo o gás, valendo a bravura, categoria e serenidade de jogadores experientes como são Tiago Lopes, Gaspar (em alto nível!!), Agostinho e Telmo. À frente um jovem mas de uma eficácia tremenda - PEDRO SÁ!!
De realçar também o trabalho de sapador feito por Mário Cunha que, foi o jogador do Varzim que mais "chateou" o maestro Nelsinho!... Foi um autêntico super-Mário!

Fora das quatro linhas, o coração palpitava cada vez mais, assim como eram cada vez mais os espectadores que entravam para o campo do Passal, mais parecendo, a páginas tantas, que nasciam do chão e se apinhavam atrás da baliza de Miguel!!?

Ora bem! Depois de tamanha bravura dos resistentes alvi-negros e, de tamanho forcing (já em desespero de causa) do Ribeirão, eis que é chegado o minuto 93´(fatídico), quando o Varzim estava numa insistência de ataque com Gilberto a "escaqueirar" a paciencia à cortina defensiva dos da casa, a meter uma bola em Vitor Hugo, e quando este tantava pôr a bola a jeito, a sofrer o estorvo de um adversário em plena grande área, a caír e, o senhor do apito de nome LEONARDO MARQUES a assinalar a marca de grande penalidade - para gaúdio dos varzinistas (jogadores e dos seus adeptos presentes em reduzido número, mas ruidosos), mas, para grande desespero (atletas e dos muitos adeptos ao redor do campo) dos ribeirenses!! Óbvio!

O capitão Tiago Lopes assumiu o ónus da responsabilidade (à capitão). Ajeitou a braçadeira, tomou balanço com toda a calma (aparentamente), correu para a bola e, atirou para o lado contrário à trajectória do g. redes do Ribeirão.
Estava sentenciado o resultado! O Varzim soube aguentar a tormenta, soube esperar (com a estrelinha da sorte a dar uma ajuda) e... assim levar os primeiros 3 pontos (conseguidos fora de casa) para a Póvoa e a liderança conquistada. Tudo isto na mesma jornada!!! É obra! Há jornadas assim!...

Marcadores: Igor 2´; Amilton 3´; Tiago Lopes 93 g. p.

Nota final: De realçar a coragem do árbitro Leonardo Marques de Aveiro ao assinalar a marca da g. penalidade contra a equipa da casa (incontestável), a coroar uma excelente exibição do trio.

Por último. No bar do Ribeirão uma grande foto na parede do ex-internacional português André (um dos melhores atletas portugueses de sempre ao serviço do Varzim e do FCP, mas que, antes, teve que fazer o seu tirocínio no Ribeirão então nos distritais).

Agora venha o próximo, mas atenção: chegar lá cima custa, mas não é o mais difícil...

ALA-ARRIBA VARZIM
Óscar Gomes

9 comentários:

Anónimo disse...

Excelente vitória do Varzim ("A" e "B"), isto não pode ser só críticas e desta vez tivemos a estrelinha da sorte que nos tinha faltado nos jogos fora. Zé Augusto, desta vez, leu minimamente bem o jogo, apesar de ainda haver tanto para melhorar.
Vitória do sacrifício, da garra e da alma varzinista. Quanto a este ribeirão parece aquele chaves quando fomos campeões, só nomes, altos ordenados, no fundo um saco de gatos onde não se consegue formar uma equipa.
Agora é recuperar os jogadores estas duas semanas e preparar muito bem o jogo com o tirsense. Não pode haver medos e muito menos regressar ao futebol apresentado contra a oliveirense.

Anónimo disse...

Não se diga que o Ribeirão é treta e ordenados altos para pagar a gatos que não saem do fundo do saco! Ei, isso, tam bém já não é verdade. O Varzim só venceu porque, soube aguentar a barra, ter a sorte do azar dos outros e, caros, um árbitro marcar um penalty nos descontos, contra os assanhados da casa... Não foi ter sorte, foi ter Deus do lado do Varzim!!! Sejamos sinceros! Alguém, verdadeiro, estava a pensar naquela altura, com menos um e os de Ribeirão que nem loucos, puxando pelos crakes, era de bom senso ir atrás da vitória??! Quem??!! MENTIRA! O penalty foi claro. Agora, o Leonardo, pela coragem e pela porrada que deve ter levado a caminho das cabines, merecia uma estátua no gabinete do Vitor Pereira.

Uma alegria enorme...

PENA QUE SABENDO-SE DA ALTERAÇÃO DO DIA DA IDA AO CEMITÉRIO, não tivesse quem de direito, antecipado todos os jogoa para sábado...
A cabeça não dá para tudo, né?...

Anónimo disse...

Bem hoje decidi vir aqui porque acho que este é dos poucos sítios que sentia que eram independentes apesar de nas ultimas semanas não o ter sido. Bem acompanho o Varzim desde pequeno, há mais de 40 anos e vinha a assistir a uma campanha feia contra algumas pessoas. Bem os Varzinistas devem andar esquecidos ou vai ser preciso lembrar-lhes que o clube está num fosso financeiro que não fosse este presidente que nem conheço, mas lhe tiro o chapéu em conseguir ter mais de uma dezena de equipas a competir e a dignificar uma camisola e uma cidade....respeitem as pessoas e por aquilo que sei e por aquilo que foi apresentado na Assembleia somos dos piores orçamentos desta divisão.... Não brinquem com coisas sérias e respeitem quem trabalha...Andam a semanas a atacar um treinador que na minha opinião tem feito um trabalho simplesmente notável...vejamos porque....está em primeiro lugar....é a melhor defesa do campeonato, ainda não perdeu um único jogo em casa para o campeonato, sofreu apenas um golo em casa para o campeonato...Houve jogos menos conseguidos...sim, mas temos k ter noção das limitações da nossa equipa e ver que as outras equipas também são muito competitivas. Ainda a semana passada vim ao estádio e vi pessoas a protestar contra o treinador e os jogadores porque a Oliveirense era uma equipa fraca.pois foi a equipa que venceu o Felgueiras. O joane também não valia nada, pois mas ganhou ao Famalicão e a única vez que perdeu pontos em casa foi com o Varzim.... Bem e mais uma serie de coisas que teria que falar porque gosto de justiça e não de injustiça...Alguem conhecia o Pedro Sá...ate me disseram que ia ser dispensado, mas quem apostou nele, José Augusto. O Mário Cunha estava acabado para o Futebol, quem apostou nele José Augusto. O Vinícius, nem nos juniores jogava, nos seniores 3 jogos com 18 anos, quem apostou nele, José Augusto... Estou no estadio e falam do Rui Figueiredo... com mais nenhum treinador jogou, quem apostou nele José Augusto...Telmo, com o Mister Otávio era para ser dispensado, com o José Augusto joga.Eu diria mais porque sou imparcial e quero que o clube do meu coração vença. Amilton que veio do Distrital e ninguém o queria, quem apostou nele JOSE AUGUSTO. E mais alguns casos que teria de falar...Ele claro que já errou e ate pode ter custado um ou outro ponto, mas apoiem a equipa o treinador e a direção estão a fazer um grande trabalho. É a primeira vez na história recente do clube que existe um orçamento realista e tudo tem corrido normalmente. Ou tenhamos que ver o orçamento de quando fomos Campeões e no final pagamos por isso
Bem força Varzim...Eu acredito que será possível subir de divisão.
Cumprimentos
Marco Soares

ARMANDO 1969 disse...

MARCO SOARES, DIGA-NOS O SEU NÚMERO DE SÓCIO,
De forma concreta aponte onde, quando e como, este blog, nas últimas semanas não se mostrou independente E EM RELAÇÃO A QUÊ E/OU A QUEM?!?

Este meio de comunicação, só NÃO PUBLICA o que extravassa o bom senso.

Os autores deste blog,(e muitos outros varzinistas de nascença, com a agravante de terem no sangue o mar salgado da nossa Póvoa) pelos anos de varzinismo que já têm, não recebem lições de varzinismo de ninguém! Cumprem com as suas obrigações estatutárias, e com outras, como a difundir pelo mundo fora as actividades desportivas, nas mais variadas modalidades, coisa que não os espenta, porque, de já há muito, que este clube tem um prestígio conquistado ao longo de anos e que quer recuperar o mal que lhe andaram a fazer certos aventureiros inconscientes...

Ainda há muita gente que não sabe distinguir opinião, do dizer mal por taradice!

Quando às apostas de Pedro Sá, Mário Cunha, Vinicius, Telmo, Tiago Lopes, Miguel, Vasco, etc,, desculpe mas elas não são do actual mister. Este limita-se a aproveitar a "papa" que lhe servem....

OS SÓCIOS, EM RELAÇÃO A 2 JOSOS QUE FIZERAM, UM EM fAMALICÃO E OUTRO vIZELA, ENTREGARAM O oURO AO bANDIDO, PORQUE SE AMEDRONTAR COMO O vARZIM FOSSE UM PUNHADO DE PIXOTES APANHADOS À BAIRA MAR À ALTUMA DA HORA!!!

QUER QUEIRAMOS QUER NÃO SE QUEIRA, O VARZIM É O GRANDE CLUBE DESTE CNS!!

Anónimo disse...

Porque sei que este blogue é independente, dei-me ao trabalho de escrever duas linhas. Sou de Ribeirão e confesso que a Póvoa é a minha praia desde há 30 anos. E já os meus avós o faziam.

Agora falando do jogo. Eu estive lá e só um mentiroso pode vir dizer que o Varzim foi quem mais procurou o golo e que mais vezes esteve à beira de marcar! Só por má fé e doentio clubismo! E depois, digam-me quantas equipas têm a sorte de jogando em casa, sendo candidato, estando já nos descontos, têm a sorte de ver o árbitro assinalar um penalty contra si (de difícil perceção para os árbitros!)! Quantas e em que jogos??!
Quanto à competencia de Zé Augusto, ele não precisa de escudeiros, porque ela está à vista. Mas que houve jogos em que ele não esteve bem... é só puxar a o filme atrás! Obrigado blogue pela oportunidade.

Anónimo disse...

O clube está num fosso financeiro e a culpa é de quem vinha atrás e coisas do género, oh amigos, essa já cheira mal!...

Pergunta-se: a questão do acordo com as finanças e a seg. social, já foi conseguido? Já não era tempo?!

Quanto à equipa, só precisa de continuar como em Ribeirão que foi, quanto a mim, o grande teste até agora. De resto, desde que seja para bem do clube, a gente com certeza que agradece.

Anónimo disse...

Grande questão, o PER já foi assinado? Não! Porquê? Informem os sócios.
Se este ano, pela primeira vez, o Varzim tem um orçamento dentro das suas possibilidades porquê que se organiza concertos para angariar dinheiro? Eu sei que, em tempos de crise, tudo o que vier é lucro, mas mesmo assim...as famílias estão sobrecarregadas com contas...Não é por nada, mas há qualquer coisa a cheirar mal.

PS- Bem haja a quem pegou no clube depois do coveiro e companhia quase o terem enterrado de vez.

Tribuna Varzinista disse...

Há um comentário escrito às 22:18 de hoje que nos escusamos de publicar, para já, e o colocamos no estado de "pendente", com acusações gravíssimas a uma pessoa da anterior direção. Como a pessoa em causa (e todas as outras, até que apuremos motivos para pensar de outra forma), enquanto tal, nos merece o maior respeito e, quem o escreveu, não se identifica, antes se refugia atrás da cortina da encorajadora figura do "anónimo" - se quiser poderá identicar-se perante os administradores deste blog, de forma sigilosa -, JAMAIS nos situaremos ao nível dos que pensam que, por este meio ser um mero blog, aqui tudo será permitido!... Puro engano! NUNCA O FAREMOS, SEJA QUEM FOR O AUTOR ANÓNIMO E, SEJA QUEM FOR O VISADO.

Ricardo Perez Junior disse...

ricardo perez jr... disse...
BUENO .les digo que vine para varzim en 1983 el d.t. era torres del benfica y jo era el jugador que soy hoy ainda con 53 años ... lamentavel fue lidio marques ese bosta venir con merda de gema por eso tive que vir para peniche ...el que no sea mentiroso já q homem no consegue ser nem será faz mais parte das besta negras ... por mi e por torres eu teria brillado e u clube teria sido otra coisa ... saudades da povoa de varzim comprimentos aos sosios e abrazo aos amigos ... RICARDO PEREZ JR .

DE ESTUDIANTES DE LA PLATA
mais siempre goste de trabalhar estive catorce años en argentina con mi padre perez conosco los argentinos como la palma de mis manos , más fiz question sempre de ficar en portugal para mostrar que lidio marques estava enganado e está , más mis esforços us pague caros : mi padre vendeu uma casa na argentina e eu estou por agora en peniche desejoso de sair de esta terra me entreno quase todos us dias ... stou bem u meu dia ainda há de chegar espero que sea para mi e para muita gente ligada ao futebol (FUTBOL) ok abrazo
13/11/13 20:44