domingo, 6 de novembro de 2011

A 1ª derrota na 8ª jornada



E... a 1ª derrota aconteceu em Ponte de Lima, frente a um Limianos aguerrido e muito trabalhador.

O onze inicial surpreendeu pela ausência do lateral esquerdo Telmo devido a lesão. Recuou no terreno para essa posição o "nosso menino" mais recente Rui Coentrão.

Na 1ª parte, o Limianos optou por uma estratégia de maior contenção.
Linhas baixas em processo defensivo, recuo dos avançados para o seu meio-campo esperando pela subida da equipa poveira, tendo na entrada do seu meio-campo defensivo a sua zona pressionante.

Foi um Varzim com uma grande % de posse de bola...mas na zona defensiva, entre os centrais e médios defensivos.

Quando a equipa conseguia meter a bola entre linhas, entre os médios e defesas do Limianos, o Varzim conseguia criar situações de golo.

Jaime Poulson foi o melhor nesse domínio. Movimentou-se muito e bem.

Nestes 1ºs 45 minutos, o Varzim teve 3 situações de golo flagrantes por Jaime Poulson (2) e Duarte (1). O Limianos apenas por uma vez criou verdadeiramente perigo para a baliza à guarda de Miguel.

Para o 2º tempo, esperava-se e desejava-se que o Varzim continuasse na senda da superioridade da etapa inicial.

Puro engano!!!

A equipa da terra do queijo limiano, deu a cambalhota ao jogo.
Nos 1ºs 7 minutos de jogo conseguiu 5 cantos. Num deles fez golo... e que golo!

Cruzamento largo e Tanela a ter tempo para preparar o remate, para pensar na forma de festejar e a rematar de forma imparavel para o fundo da baliza do Miguel.

Estavam decorridos 52 minutos de jogo. Havia tempo para inverter o rumo dos acontecimentos.
No entanto, o Limianos continuou a pressionar e o Varzim sem capacidade para reagir a todo aquele turbilhão de jogo dos homens de Ponte de Lima.

O marcador do golo, Tanela, voltou a rematar para enorme defesa do excelente Miguel que com uma sapatada atirou a bola para barra da baliza.

O poveiro Miguel voltou a brilhar ao evitar o 2º golo a remate de Diego.

O técnico Dito tentou mexer com o jogo, inverter o rumo dos acontecimentos, introduzindo alterações na equipa.

Saíram Tiago Lopes e Duarte e entraram Rui Figueiredo e Pedro Henrique.
Estas alterações não trouxeram aquilo que Dito pensou implementar na equipa, antes pelo contrário.
Com a saída de Tiago Lopes, o Ibraima passou para o lado direito da defesa.
Perdeu o meio-campo a dinâmica de Ibraima.
Nelsinho por sua vez, recuou no terreno para junto de André.
O Nelsinho não sabe jogar mal, mas jogando tão recuado, o último passe é mais difícil acontecer.
A bola mal chegou ao ponta de lança Pedro Henrique e Rui Figueiredo nem se deu por ele.

Resumindo e concluindo, uma 2ª parte toda da equipa de Ponte de Lima.

Como se ousa dizer, "um jogo com duas partes distintas", 1ª do Varzim e 2ª do Limianos.

Palavra para os muitos adeptos varzinistas presentes no campo do Cruzeiro, continuem a apoiar esta equipa, ela tem muita qualidade e é a mesma que venceu 5 jogos consecutivos.

Força Varzim!!!

12 comentários:

Anónimo disse...

segunda parte fraca demais. Limianos fez o jogo da época. Mais "limianos" esperam este Varzim.

Anónimo disse...

Percebe-se perfeitamente o que se passou em Limianos, lendo o post ao jogo.
Eu fui dos que não estive lá, porque estou desempregado e já perdi direito a subsídios de apoio da seg. social. Por isso, quando leio alguns comentários escritos por gente que se julga mais varzinista, só porque tem dinheiro para vinhos de marca Varzim, ao preço do ouro. Ou quando acham que o varzinismo se mede por ser mais novo ou mais velho. Ou,por ser mais ou menos exibicionista na forma de manifestar o apoio...

Só digo uma coisa: este mundo está cada vez mais chalado.

Anónimo disse...

É quem mais brinca aos idiotas.

sócio de prata disse...

Quanto a mim que apenas sou um mero assistente aos jogos, e pelo que ouvi e li, dá-me a sensação que o Varzim na segunda parte não foi capaz de se aproveitar do "entusiasmo" dos queijeiros. Em termos ofensivos, neste jogo, faltou-lhe "durar" os 94 minutos. Isto sou eu a pensar... como continuo a pensar que o Varzim é o grade favorito à vitória final.

Deixemo-nos de tinhosices e continuemos a apoiar o grupo de trabalho. Eles merecem.

Anónimo disse...

Não há jogos iguais, mas a crença deve ser sempre igual, diante de todos os imprevistos...

O Limianos, ganhou porque estee uns furos acima do Varzim, em termos de eficiência e eficácia.

Há jogos menos conseguidos, quer individualmente, quer colectivamente (equipa técnica incluída). Que a lição seja aprendida rápidamente... O "calvário" ainda agora começou! Só os ignorantes nestes campeonatos (só viam futebol profissional...)estariam a pensar doutro modo, né?!

Para se ser bom varzinista, não tem necessáriamente que ser MENTIROSO!...

Anónimo disse...

Há para muita gente que se julga "o maior varzinista", que normalmente são aqueles que apoiaram quem levou o Varzim para a penuria desportiva e financeira.

Essa gente pode gostar muito do Varzim (não sou como eles que ponho em causa o varzinismo dos outros) mas gosta mais do JMLC.

Tenho dito.

Quanto ao jogo, estive em Ponte Lima e vi um Varzim com espaço na 1ª parte e na 2ª parte inexistente.

O avnçado do Limianos que marcou o golo e que atirou a bola à barra, é melhor que os nossos.

Temos de continuar a apoiar a equipa, temos bons jogadores e um bom treinador.
Temos de ser mais activos e meter o pé como os outros equipas. Porque somos melhores que eles tecnicamente.

Anónimo disse...

O avançado que marcou o golo chama-se Tanela e é um típico ponta-de-lança. Julguei que Dito já poderia contar, a tempo inteiro, com o recentemente contratado Pedro Henrique que tinha dado a entender na Oliveirense ter pinta de ponta de lança.

Ao contrário de outros pensadores, acho que o Varzim deu 45 minutos de vantagem à mediana equipa do Limianos. Quando quis, já era tarde...

Isto sou eu a pensar...

Rapazola

Anónimo disse...

Senhores desta tribuna, tenho um desabafo para fazer.

Se publicarem, muito bem, caso contrário... não será por isso que deixarei de ser quem sou.

Então, aqui vai.

Acho que o sr. Dito é um treinador que ainda não sabe distinguir o jogador que, por inerência da profissão não faz mais do que o seu dever, do outro, que além de jogador profissional , conjuga com aquele dever, o de defender a camisola do clube do coração (neste caso o Varzim). O sentimento, quando a tem vestida e a defende… É DIFERENTE!

Por exemplo, em Famalicão, num jogo que se apresentava TREMENDAMENTE difícil (o relvado era relvado, mas a chuva e o vento, foram inclementes, segundo o que ouvi na onda viva, porque não tenho dinheiro para o que nos dias de hoje é um luxo… o de ir fora ver o meu Varzim...), "naquela diferença", esteve muitíssimo do êxito obtido! Miguel, Tiago Lopes, André, Rui Coentrão e Nelson Agra, foram exemplo de tal. Sem menosprezo para os outros…

Em Limianos, pelo que ouvi (obrigado Onda Viva), com a saída de Tiago Lopes e o "encostar de Ibraima a "falso lateral direito" (pretendia-se...), o Varzim, perdeu uma pedra fundamental no miolo do meio-campo, onde funciona como vértice superior, e de nada valeram as entradas de Rui André e Pedro Henrique, porque simplesmente não punham a bola na zona de acção deles... Assim de que vale, até, 10 pontas de lança??!

Fora isto, Dito é, para já, o homem certo no lugar certo.

TREINADOR GATÃO NEGRO

Anónimo disse...

Primeiro:
Não deveria ser possível jogar-se numa gamela daquelas (deve ter uns 95 x 58) e com um terreno sintéctico que para quem não tem ideia mais parecia uma pista de gelo (sem gelo), tal era a dificuldade em correr e acelerar jogo ou manter o equilíbrio. Sem esquecer as bolas perdidas na lateral por a largura do terreno ser bem menor. É certo que é para os dois lados, mas prejudica sempre a equipa que constroi jogo, além que o Limianos está para lá de habituado àquelas condições.
Segundo:
Não vejo ninguém aqui falar que o Litos defendeu mais que a sua conta - para mim pela sua eficácia na 1ª parte, foi o melhor em jogo.
Depois, eu estava lá e vi com os meus olhos, que se o Varzim queria ganhar o jogo na 2ªa parte teria de fazer recuar um dos 2 avançados no sentido de povoar melhor o meio campo. Não foi porque perdemos que digo isso.
Terceiro:
Perdemos, mas os jogadores lutaram muito, e não foi por falta de vontade - acreditem. Correu tudo bem ao Lmianos e nda saiu bem ao Varzim. Esta equipa na Póvoa tem de ser goleada - pelo amor de Deus! (para se lembrarem de nós e do goso que nos deram)

Força Varzim, Força rapaziada, Força Dito, nós acreditamos e estamos convosco!

TRIBUNA VARZINISTA disse...

Sem dúvida, caro comentador das 13:57. A sua apreciação é objectiva e não adulterada por cegueira clubista. Claro que merecerá conclusões diferentes, conforme os olhos que a lerem. Mas, não andará longe do consenso. Eu tb. estive lá. Por isso...
Quanto à exibição de Litos e ao seu amor pelo Varzim, a admiração para com ele, só para quem não o conhecia. O que é natural… Há 15 anos, ele era o titular da subida! Só para que conste.
Frente a frente estiveram, talvez, os dois melhores g. redes da 2ª. Divisão Nacional. Só…
A mentira é o pior inimigo de que quem quer ser amigo seja de quem for! Mentira??!

Anónimo disse...

O Varzim dessa subida em 95/96, em que Litos, alternava a titularidade (assim é que está correto)com o hoje titular indiscutível da nossa equipa, tinha, além daqueles, outros grandes talentos, como Paulo Piedade, Lito, Miranda e outros craques. Não há comparação possível, por muito respeito que outros plantéis do Varzim nos mereçam.

Maria

Anónimo disse...

"O avnçado do Limianos que marcou o golo e que atirou a bola à barra, é melhor que os nossos."

Este mesmo avançado TANELA:
http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=76934&epoca_id=141

Para mim a par de Litos foram os melhores em campo. TANELA foi opção em cima da mesa Varzinista para esta epoca a par do companheiro de equipa TIAGO SILVA que foi formado em nossa casa. Se TANELA foi opção para o nosso Varzim que venha, porque pelo que vi em Ponte de Lima, o golo que ele marcou demonstra qualidade técnica e muita frieza o que um verdadeiro Ponta necessita, e logo depois disfere aquele remate que todos vimos onde o nosso MIGUEL foi grande, com uma enorme defesa, vão busca-lo já em Dezembro !

VARZIM