domingo, 15 de maio de 2011

ORGULHO!!!

Moreirense 3 Varzim 2




O onze inicial.

Se sabíamos de antemão que, o técnico Eduardo Esteves teria de mexer no lado direito e no centro da defesa, fui surpreendido (penso que fomos todos), com a entrada inicial de Tito Silva e a ausência de Tiago Carneiro do onze.

Com certeza, a intenção de Eduardo Esteves com esta "surpresa", seria dar à equipa, consistência ao meio-campo, posse de bola e ter "pedras" no campo, que lhe permitiam alguma flexibilidade na possibilidade de adaptar a equipa a vários sistemas de jogo.

Não resultou, mas já lá vamos.

O onze após o 1º golo do Moreirense



Após o golo do Bruno Moreira aos 22 minutos, tentou, Eduardo Esteves, mexer com a equipa. Com os mesmos homens em campo, tentou equilibrar numericamente na zona nevrálgica do terreno, mudando do 4X3X3 para o 4X4X2 losango. Dentro do losango, ainda houve umas nuances com permutas entre o Tiago Terroso e Tito Silva.
Mas, nunca resultou...

Em suma, uma primeira parte amorfa, sem a chama habitual, onde as alterações introduzidas não surtiram o efeito desejado. Foram 45 minutos em que, apenas tivemos uma possibilidade de golo. Por sua vez o adversário, marcou duas vezes, ainda por cima, por dois jogadores (Bruno Moreira e Pica) que, foram "despachados" durante esta época a custo zero, para reforçar um adversário directo na luta pela manutenção e que, bem falta nos fazem neste plantel, ainda hoje... 

Inicio da 2ª parte

VARZIM DA 2ª PARTE

No reatamento do jogo, mexeu o técnico Eduardo Esteves. Mexeu e mexeu muito bem!

Reapareceu (ou apareceu, dada a ausência na 1ª parte), com o 4X3X3 com dois médios alas bem abertos. Facto que não ocorreu no 1º período do jogo. Entrou Salvador para o lugar de Tito Silva. O camisola 26, lutou dentro do campo (Tito Silva que me perdoe, mas parece-me um jogador pesado), no entanto, nunca conseguiu impor-se, nem definir os ritmos no meio campo varzinista. Também, deve-se reconhecer, foi vitima da "falta de comparência" do Varzim na 1ª parte do jogo.

Foi uma entrada de leão! Aconteceu (não foi por acaso) aquilo que, qualquer varzinista desejava. Um golo logo a começar a 2ª parte. E que golo. Rafael (cimenta a sua posição de goleador-mor. No seu 1º ano de sénior, é obra...) fez um golo de levantar o estádio! 
Não só levantou o estádio, como levantou a moral da equipa e a dos adeptos.

Foram 15 minutos tremendos! Garra, empenho, alma, qualidade, crença, luta e muito amor à camisola!!!

Fantásticos 15 minutos !!! Como diz um amigo meu, foi o paraíso! Naquele período, os de Moreira de Cónegos tremeram a bom tremer, faltaram apenas o 2º e 3º golos, para se atingir o referido paraíso! E seriam bem merecidos, para tamanha produção de jogo!

Até que se dá expulsão de Campinho. Infelicidade! Quem jogou futebol, sabe que, não deve acontecer...mas acontece. Às vezes "fura" e a bola passa. E quem joga no centro da defesa, normalmente não tem "guarda-costas", como quem joga no ataque ou no meio campo. Foi expulso justamente e ficou o Varzim reduzido a 10.

Varzim após a expulsão de Campinho


Pensou-se o pior. No entanto, esta equipa tem no seu ADN, ALMA E RAÇA. É o ADN que nos caracteriza, é a imagem de marca dos poveiros em geral. 
Eduardo Esteves, viu-se forçado a mexer e foi destemido. O resultado não interessava e forçou no tudo por tudo, colocando o Salvador a fazer todo o corredor direito, jogando com três defesas. 

E, logo a seguir, fez o golo do empate, que já merecia desde o inicio da 2ª parte. Tiago Terroso fez um golo que nos encheu de alegria. Só me lembro de gritar o golo e olhar para a "nossa" bancada e ver a alegria no rosto dos Varzinistas e a forma "louca" como festejavam.

Após este golo, mais que merecido, o jogo entrou numa toada mais morna, com o Varzim a ter interesse em temporizar os ritmos do jogo.
Entende-se essa postura.
Se por um lado, o Varzim estava por cima no jogo, por outro lado, o empate, após ter estado a perder por 2-0 e com menos um jogador, acabava por ser um bom resultado.

Entretanto, surge a 1ª contrariedade. Rafael lesiona-se e Eduardo é forçado a mexer na equipa. Saiu o melhor marcador da equipa e entrou para o seu lugar o lateral Caetano.
Com esta alteração subiu no terreno o Salvador para fazer companhia ao Gonçalo Graça na frente de ataque. Os dois avançados que de forma estratégica, jogavam bem abertos na frente de ataque, impedindo a subida dos laterais do Moreirense. 

Até que aos 75 minutos, numa jogada de ataque rápido do Moreirense, Renato Santos apareceu isolado pelo lado direito, com tempo e espaço, para entregar de bandeja a Antchouet que apenas teve de empurrar para o fundo da baliza.

Apesar do duro revés, a equipa do Varzim voltou a demonstrar ao que ia, "antes quebrar que torcer".

Eduardo Esteves voltou a mexer bem. Tirou o cansado Nelson Agra  e fez entrar o avançado Rui André.
Para além disso, fez subir no terreno o lateral Caetano.
O recém entrado Rui André, esteve em evidencia e por duas vezes, esteve quase na iminência de ser feliz.
Uma bola na barra e outra com Tigrão a fazer mancha e a negar-lhe  o golo.

Resumindo para concluir:

  • Eduardo Esteves não foi feliz na escolha do onze inicial;
  • Uma primeira parte em que a equipa teve "falta de comparência";
  • Eduardo Esteves esteve muito bem no banco. As alterações tácticas e de jogadores no decorrer do jogo, especialmente na 2ª parte, foram a roçar a perfeição.
  • Fantástica a reacção da equipa no segundo tempo;
  • A entrada de Salvador, voltou a mexer com a equipa;
  • Dá que pensar, a boa presença de Pica e de Bruno Moreira no Moreirense, jogadores foram "oferecidos" e que bem falta nos fazem no plantel. Por falar nisso, que é feito do Forbes? 

ORGULHO!!!

Sinto orgulho, por ser de um clube que tem capacidade para "arrastar" atrás de si (na luta pela manutenção, o que torna ainda mais significativo),  uma verdadeira multidão!

Honra seja feita, a este grupo de trabalho, que com a sua ALMA E RAÇA dentro de campo, soube puxar os adeptos para o seu lado.

Louvar aqueles que, têm sabido promover este apoio à equipa, blog lobosdomar, BAN, Ultras-Varzim e adeptos anónimos. A colocação à disposição dos adeptos, de autocarros por parte da Câmara e Sr. Antunes da Casa do Papel. 

Os jogadores tem sido abnegados, de um empenho tremendo. Merecem o nosso apoio, aconteça o que acontecer, eles dão tudo dentro do campo pela nossa camisola.

A equipa técnica tem carregado um enorme "fardo". Numa situação normal, deveriam apenas ter de se preocupar com o treino técnico e táctico.
No entanto, algumas vezes só (com Alfredo Costa), são os únicos a dar a cara, defendendo o clube contra terceiros. Dão a cara perante os jogadores que não recebem o seu vencimento.


Onde outros, com responsabilidades acrescidas não aparecem.
Mas, sobre isso e como sou responsável e não "pirómano" (como alguém que promove conferências de imprensa um dia antes do importantíssimo  jogo com o Sp. da Covilhã, para colocar gasolina na fogueira numa hora em que deveria apelar à união) deixarei a resposta (que já está escrita) a esse senhor, para quando estiver definida (a manutenção, assim espero) do nosso Varzim.


Os adeptos, a equipa técnica e os jogadores, são sem sombra de dúvidas, neste momento, o nosso ÚNICO MOTIVO DE ORGULHO!!!

Acredito que vamos garantir a manutenção. Se vencermos o Belenenses (pessoal, toca a mobilizar, vamos encher o estádio), o Covilhã perde na Trofa e voltamos a depender de nós.
Nesse caso, um empate na Oliveirense basta.

No entanto, vamos pensar jogo a jogo. E, o próximo é muito importante.



Nesta altura, a palavra certa para o grupo de trabalho é SUPERAÇÃO...de todos frente ao belenenses!

Eu acredito!!!  

   
Óscar Miguel      

16 comentários:

Anónimo disse...

Antes não marcavamos, esta época até fazemos golos, mas a certa altura a confiança para continuar a marcar esgota-se na defesa e num guarda redes terrívelmente inseguro. Falta...guito.
Foi triste resistir a + de 30º para ver uma equipa que só joga depois de ser beliscada. Aquela 1ª parte foi demasiado apática para ser verdade.
Um jogador de futebol tem de se capacitar que deve entregar-se do 1º ao último minuto, sob pena de se arrepender de não o ter feito em tempo útil, quando ainda estava 0-0. Pensem nisso.

Anónimo disse...

O varzim pode descer ou pode manter se mas fica sempre um amargo de boca sabendo que se tivessemos tres jogadores diferentes um guarda redes talvez paiva um bom central no banco talvez jorge humberto e um medio pedro moita talvez conseguissemos outros objectivos ... Digo isto porque sinceramente nunca vi o varzim a ser dominado por uma equipa e este ano vi a exepção do jogo nos açores todos os jogos da equipa ... A maior parte das vezes perdemos os jogos por culpa propria o que aconteceu nestes dois ultimos jogos , cartões vermelhos e erros infantis tanto nervossismo junto pode nos custar caro .

EU ACREDITO

Anónimo disse...

Sem duvida! O melhor que temos são os jogadores e os adeptos. Ainda ontem se viu o quão incompetente é o Lopes de Castro.

O Pica é grande central. A época passada foi titular indiscutivel. Agora brilha no Moreirense.

O Bruno Moreira foi sempre dos que mais facturou no Varzim. É um bom avançado.

Foram embora de forma gratuita para o Moreirense.

O Lopes de Castro não gosta, mas eu tb digo, foi mais um negócio ruinoso.

E não me venham com a treta que eram jogadores caros. se não tem dinheiro para pagar vencimentos destes, vão ao inter...freguesias. lá são de borla ou a troco de sandes e uma survia.

Anónimo disse...

A ideia do Tito Silva no meio de inicio, não lembra o diabo. Não trouxe nada de bom ao grupo. Na segunda parte sim, fomos uma equipa fantástica.
O Campinho teve um erro inacreditável na expulsao. E o Telmo no 3º golo aonde estava.

São erros que se pagam caro.

Esta equipa merece a manutenção. Sem receber e sempre a combater.

Concordo, eles são o nosso orgulho!

Anónimo disse...

Nelson Agra a lateral direito demonstrou falta de ritmo e de experiência. Foi muitas vezes ultrapassado na 1ª parte e teve o apoio do Gonçalo Graça que é o mais disciplinado ala a ajudar o lateral.

O Caetano, apesar da falta de ritmo, podia com a sua experiência, defender-se melhor e ter maior capacidade defensiva.

O Tiago Terroso não pode sair do lugar 10. Na 1ª parte andou perdido a jogar a extremo.

O Hugo Costa podia ter jogado a central. Joga na selecção.

O Eduardo cometeu alguns erros mas rectificou bem.

Concordo quando diz que o Eduardo é muitas vezes o rosto de um clube que está à deriva.

Somos nós a organizar o apoio. devia ser o clube, mas não fazem nada por isso.

O clube vive à custa dos jogadores, dos adeptos e dos treinadores. resume-se a isto o Varzim.

Anónimo disse...

Mas alguém tem dúvidas do que é que levou aquela multidão de varzinistas (aqueles, sim!!! são os verddeiros varzinistas)??? Foram os/as castranetes?!! Ainda há quem duvide? E ainda há quem tenha dito que os "de fora apoiam mais"!...

tenham vergonha e apoiem mais as clakes!

Anónimo disse...

O que mobilizou e vai continuar a mobilizar até ao fim, é o orgulho de ser varzinista de todos os que teimam em demonstrar o seu apoio ao plantel, porque sabem que eles, mesmo estando a lutar pela manutenção e em lugar perigoso. e mesmo feridos no seu orgulho, como nunca, vão ter que levar com aquela gente que não desanima nunca!!!
Força plantel poveiro!

Anónimo disse...

quem diz que o bruno moreira é um dos que mais factura no varzim só pode ser parvo.... ou cego!!!

Quem me dera que ele marcasse no varzim o golo que fez em moreira... mas não marcava.!

Anónimo disse...

Ó Zé Ninguém das 07:22, lava bem os olhos ou faz de conta que dromes. Aprendeste a ler? A onde? Debaixo do coreto da P. Almada com o manco?
Lê e pensa no que escreves. O B. Moreira quantas épocas esteve no Varzim? Uma??? Sabes quem é o Varzim por acaso? Esse fardo de freteiro f***-**

Anónimo disse...

B. Moreira... Pica... Dois golos contra o ex-clube porque não lhe deram o devido valor... Ainda dizem que foi para poupar... Para quê? Para estarmos com a água choca pela boca!...

Quem com ferros mata...

Não é senhor Lopes???

Anónimo disse...

Temos que respeitar a opinião dos outros. Certíssimo! Mas já não é de bom tom termos que ser cegos à força... por certos cágados que disfarçam ao passar. Então o bruno Moreira não foi só o melhor marcador do Varzim a época passada? Ele não ajudou o Varzim a safar-se. Ele, mais um Marafona em grande, e outros, não ajudaram e de que maneira o clube que nem sempre lhes paga(va) a tempo e horas???

O Rafael também marcou um grande golo e a titularidade está muito bem entregue. Agora també, é preciso ver que um campeonato é longo e há muitos imponderáveis. Além de que um banco forte também é preciso. Ou já não é assim?... Há quem teime em querer ser pulga do bicho...
Ide dar banho ao cão do batista!

Anónimo disse...

Quem quer o Bruno Moreira e o Pica no Varzim é só para meter nojo. Mais vale estarem calados. Tiveram a oportunidade deles. Cá não faziam nada de jeito e o resto é conversa. Marcaram golos pelo Moreirense, e depois? Isso interessa alguma coisa ao Varzim? Só faz falta quem cá está...

Anónimo disse...

Época 2007/2008
Melhor marcador: Roberto 7 golos
Bruno Moreira: 2º melhor marcador - 4 golos


Época 2008/2009
Melhor marcador: Nuno Gomes - 7 golos
Bruno Moreira: 4º melhor marcador - 4 golos

Época 2009/2010
Melhor marcador: Bruno Moreira - 6 golos

Época 2010/2011
1 golo em 314 minutos no Varzim
No moreirense:
2º melhor marcador 3 golos em 700 minutos


Estes dados são para o "parvo...ou cego" das 07:22

Uma mentirinha ainda vai que ñ vai, agora mentir com todos os dentes?

Anónimo disse...

Não sou o comentador das 7:22 mas concordo com ele... E nao percebo se mostraram esses valores para o contrariar ou para lhe dar ainda mais razão...15 golos nas quase 4 temporadas pelo Varzim? Acho que vou virar jogador da bola, sou capaz de conseguir uma média parecida mesmo nunca tendo jogado profissionalmente... Se acham que esse valor é bom no Varzim é porque têm o clube em muito baixa consideração!

Anónimo disse...

Entao o varzim esta na linha de agua porque deixamos o Bruno Moreira ir embora ? O miudo o rafael numa época quase que o iguala em numero de golos ... Pelo pouco que entendo de futebol acho o Bruno Moreira um bom avançado mas para jogar com outro ao lado dele nao é nenhum fora de serie mas faz falta mas tambem para o que ele ganhava e produzia nao se aceita , quanto ao Pica nao gosto dele como jogador mas entre ele e o Sr Campinho nao ha nada a dizer .


FORÇA VARZIM

Anónimo disse...

Concordo com os ultimos comentadores,

para quê o Bruno Moreira se temos o Forbes?