Janela aberta a todos os que queiram refletir e opinar de forma construtiva e independente sobre o dia-a-dia do mais emblemático clube desportivo da cidade poveira - VARZIM SPORT CLUB.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
O Pior dos Pesadelos...
É com a alma em chamas que...(o quê que eu hei-de dizer?) escrevo estas linhas.
Estou de rastos!
Não tenho muitas palavras para dizer neste momento.
Isto, por norma acontece-me aquando dos velórios.
Por outro lado, é com uma enorme raiva interior, que pergunto:
Porquê a ti Varzim? Porque te fizeram tão mal?
Tu não mereces que te façam mal!!!
Tens uma história rica! Uma história no futebol nacional!
Deste alegrias ímpares, a muitas famílias! Foste muitas vezes, O motivo de orgulho! Para alguns, o único motivo de orgulho na sua vida!
Quantos e quantos jovens, vestiram essa camisola e desse modo, evitaram desvios comportamentais na sociedade. Até aí tens um papel muito importante na nossa sociedade. Tu não merecias, Varzim!
Fizeram-te mal, Varzim! Tu não mereces!
Vi no campo, "filhos do Varzim", em lágrimas! Pedro Santos, Salvador, Gonçalo Graça, Tito, Tiago Lopes e Neto. Ao central que fez a despedida, deixo apenas uma mensagem, que sejas feliz para onde fores, tu mereces. Apenas deixo um repto, termina a carreira no nosso Varzim.
Nunca vou esquecer, quando te abordei em pleno relvado (rectângulo de jogo completamente vazio), onde tu "passeavas" a tua tristeza, o teu olhar. Um olhar vazio, com emoções que teimaram em ficar mudas, em virtude do sofrimento, próprio de quem ama o clube, o nosso Varzim.
A forma como defenderam o Varzim, nunca esquecerei!
Quem também ficará na minha memória, são os adeptos do Varzim!
IMPRESSIONANTE, ARREPIANTE!
São os melhores adeptos do mundo.
Numa tarja colocada no estádio vocês diziam tudo:
O VARZIM SOMOS NÓS!
É óbvio que, quando dizem que a culpa é de todos, é meio caminho andado para tudo ficar na mesma. E isso, não podemos permitir.
O que têm feito ao Varzim nos últimos anos, dificilmente, uma empresa de demolição faria pior.
Temos de ser mais exigentes! Chega de mediocridade!
domingo, 29 de maio de 2011
DA ILUSÃO À CONFIRMAÇÃO DOS PIORES PRESSENTIMENTOS!....
COVILHÃ - O
VARZIM - 1
GRUPO DE TRABALHO DO VARZIM CUMPRIU... MAS NÃO CHEGOU!
sábado, 28 de maio de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Cenários possíveis...em que acredito!!!
VARZIM GARANTE A MANUTENÇÃO:
- Se vencer e o Covilhã empatar;
- Se vencer e o Covilhã perder;
- Se empatar e o Covilhã perder.
Em condições normais, a vitória do Aves no jogo de Domingo, é um resultado, diria eu, lógico.
Nós vamos estar atentos ao que se vai passar no estádio municipal da Covilhã!
sábado, 21 de maio de 2011
Tristeza e desilusão profundas... HAJA CORAÇÃO!!!
Enquanto houver pelo menos força de vontade, então, é esgotá-la até ao último momento. Mesmo sabendo que as hipóteses são escassas, mas, são sempre hipóteses.
O pior inimigo de quem está prestes a afogar-se se ainda tem algumas chances para se salvar, é parar de respirar!... Ora bem, as "coisas" ficaram muito mais complicadas, senão mesmo complicadíssimas, mas há que jogar todas as cartas, pois se a opção for a de atirar a toalha para o chão antes da contagem chegar a "10", é virar a cara à luta!
Não é apanágio dos que têm brio, dignidade profissional e temperamento inquebrantável, como todos os componentes do plantel do Varzim têm demonstrando ao longo da época, prestes a terminar.
Nós temos acompanhado, jogo a jogo, o desempenho de todos os chamados à luta, além de muito do seu trabalho de casa. Só temos uma palavra, mesmo que voltemos a cair a pique: OBRIGADO pelas alegrias! Solidariedade para com o vosso esforço, mesmo que não venha a chegar para cumprir os vossos/nossos objectivos!...
Têm motivos para ir a Oliveira de Azeméis, de cabeça bem levantada e a pensar que, se nestas coisas existem culpados, vocês podem estar à vontade porque os muitos varzinistas que vos seguiram, em casa ou fora, se de boa-fé estiverem, não sentirão coragem para vos apontar o dedo!
A 2ª. parte do jogo contra o Belenenses foi a pior em toda a época! Repito: de toda toda a época!
A abrupta saída de André Carvalho, naquele momento (Belenenses estava em crescendo no jogo), e a falta de um ponta-de-lança de raíz (e rotinado), mais uma estranha "disposição" e desconcentração excessiva na linha à frente de Ricardo Neves, aliado a um ritmo diabólico dos azuis, justificam a derrota. Mas atenção, as outras linhas também não estão isentas de mácula...Não vale a pena inventar desculpas! Ganhou o melhor plantel em quase todos os capítulos. Não podemos pedir milagres ao técnico poveiro!... Ponto final.
Cépticos, mas, com pensamento positivo, há que continuar a pegar o touro pelos cornos... Não há impossíveis! O treinador do Aves, o também matosinhense Vítor Oliveira (que tem familiares poveiros, embora de grau afastado) pode ser que empurre os seus pupilos para uma surpresa na Covilhã!... Temos é que fazer "a nossa" parte. O resto nunca se sabe...
VAMOS À VITÓRIA, VARZIM!!!
Não há volta a dar. Vocês, merecem a manutenção! Nós, merecemos a manutenção!
Por tudo aquilo a que têm sido sujeitos a passar ao longo desta época.
Uma vitória frente ao Belenenses, é um passo decisivo para a tão almejada manutenção. Não adianta branquear a actual situação. Esta é a realidade! É um jogo, absolutamente decisivo.
A história do Varzim é rica!
É fértil em feitos!
Vários jogadores e treinadores, ficaram na memória daqueles que gostam do Varzim.
Subidas de divisão, jogadores fantásticos, treinadores admirados a nível nacional, campanhas futebolisticas na 1ª divisão que espantaram o país e equipas memoráveis.
Com certeza, vocês vão ficar na história do Varzim!
São Homens que nos orgulham!
Todos vamos sabendo aquilo que têm passado ao serviço do clube. Apesar disso, são Homens que, contra todas as adversidades, lutam desalmadamente por uma causa!
Lutam, pelo nosso Varzim!
Vamos à vitória!
quarta-feira, 18 de maio de 2011
FORÇA CAMPEÃO
Sempre com grande atitude |
Agraciado como Atleta do Ano no jantar do 94º aniversário do Varzim |
Força Telmo!
Sentidos pêsames!
Tive o prazer de conversar, sobre futebol e não só, com este enorme profissional, acima de tudo, grande Homem!
Nunca esquecerei as suas palavras, proferidas de forma emocionada, após a garantia da manutenção na época passada. Demonstrando um enorme amor ao nosso Varzim.
Com certeza, gostarias de estar cá, para sábado, ajudar os teus companheiros perante a equipa de Belém.
No entanto, há mais vida para além do futebol.
Ao grupo de trabalho:
os motivos para vencer o Belenenses são mais que muitos. Dedicar a vitória ao Telmo, é mais um. E, um daqueles bem fortes.
Numa situação com grande intensidade emocional como esta, não é fácil arranjar palavras para escrever.
Força Telmo, grande campeão!
terça-feira, 17 de maio de 2011
UM DOS NOSSOS MOTIVOS DE ORGULHO!!!
Antes do inicio do jogo, a pergunta mais frequente na cabine da imprensa, era:
"como é possível, tanta gente a apoiar um clube que luta pela manutenção?"
Pois é meus senhores, é possível porque este, não é um clube qualquer!!!
É um clube único! É um clube com história! É um clube com mística! Com alma e raça!
É o VARZIM SPORT CLUB
domingo, 15 de maio de 2011
ORGULHO!!!
O onze inicial.
Se sabíamos de antemão que, o técnico Eduardo Esteves teria de mexer no lado direito e no centro da defesa, fui surpreendido (penso que fomos todos), com a entrada inicial de Tito Silva e a ausência de Tiago Carneiro do onze.
Com certeza, a intenção de Eduardo Esteves com esta "surpresa", seria dar à equipa, consistência ao meio-campo, posse de bola e ter "pedras" no campo, que lhe permitiam alguma flexibilidade na possibilidade de adaptar a equipa a vários sistemas de jogo.
Não resultou, mas já lá vamos.
O onze após o 1º golo do Moreirense
Após o golo do Bruno Moreira aos 22 minutos, tentou, Eduardo Esteves, mexer com a equipa. Com os mesmos homens em campo, tentou equilibrar numericamente na zona nevrálgica do terreno, mudando do 4X3X3 para o 4X4X2 losango. Dentro do losango, ainda houve umas nuances com permutas entre o Tiago Terroso e Tito Silva.
Mas, nunca resultou...
Em suma, uma primeira parte amorfa, sem a chama habitual, onde as alterações introduzidas não surtiram o efeito desejado. Foram 45 minutos em que, apenas tivemos uma possibilidade de golo. Por sua vez o adversário, marcou duas vezes, ainda por cima, por dois jogadores (Bruno Moreira e Pica) que, foram "despachados" durante esta época a custo zero, para reforçar um adversário directo na luta pela manutenção e que, bem falta nos fazem neste plantel, ainda hoje...
Inicio da 2ª parte
VARZIM DA 2ª PARTE |
No reatamento do jogo, mexeu o técnico Eduardo Esteves. Mexeu e mexeu muito bem!
Reapareceu (ou apareceu, dada a ausência na 1ª parte), com o 4X3X3 com dois médios alas bem abertos. Facto que não ocorreu no 1º período do jogo. Entrou Salvador para o lugar de Tito Silva. O camisola 26, lutou dentro do campo (Tito Silva que me perdoe, mas parece-me um jogador pesado), no entanto, nunca conseguiu impor-se, nem definir os ritmos no meio campo varzinista. Também, deve-se reconhecer, foi vitima da "falta de comparência" do Varzim na 1ª parte do jogo.
Foi uma entrada de leão! Aconteceu (não foi por acaso) aquilo que, qualquer varzinista desejava. Um golo logo a começar a 2ª parte. E que golo. Rafael (cimenta a sua posição de goleador-mor. No seu 1º ano de sénior, é obra...) fez um golo de levantar o estádio!
Não só levantou o estádio, como levantou a moral da equipa e a dos adeptos.
Foram 15 minutos tremendos! Garra, empenho, alma, qualidade, crença, luta e muito amor à camisola!!!
Fantásticos 15 minutos !!! Como diz um amigo meu, foi o paraíso! Naquele período, os de Moreira de Cónegos tremeram a bom tremer, faltaram apenas o 2º e 3º golos, para se atingir o referido paraíso! E seriam bem merecidos, para tamanha produção de jogo!
Até que se dá expulsão de Campinho. Infelicidade! Quem jogou futebol, sabe que, não deve acontecer...mas acontece. Às vezes "fura" e a bola passa. E quem joga no centro da defesa, normalmente não tem "guarda-costas", como quem joga no ataque ou no meio campo. Foi expulso justamente e ficou o Varzim reduzido a 10.
Varzim após a expulsão de Campinho
Pensou-se o pior. No entanto, esta equipa tem no seu ADN, ALMA E RAÇA. É o ADN que nos caracteriza, é a imagem de marca dos poveiros em geral.
Eduardo Esteves, viu-se forçado a mexer e foi destemido. O resultado não interessava e forçou no tudo por tudo, colocando o Salvador a fazer todo o corredor direito, jogando com três defesas.
E, logo a seguir, fez o golo do empate, que já merecia desde o inicio da 2ª parte. Tiago Terroso fez um golo que nos encheu de alegria. Só me lembro de gritar o golo e olhar para a "nossa" bancada e ver a alegria no rosto dos Varzinistas e a forma "louca" como festejavam.
Após este golo, mais que merecido, o jogo entrou numa toada mais morna, com o Varzim a ter interesse em temporizar os ritmos do jogo.
Entende-se essa postura.
Se por um lado, o Varzim estava por cima no jogo, por outro lado, o empate, após ter estado a perder por 2-0 e com menos um jogador, acabava por ser um bom resultado.
Entretanto, surge a 1ª contrariedade. Rafael lesiona-se e Eduardo é forçado a mexer na equipa. Saiu o melhor marcador da equipa e entrou para o seu lugar o lateral Caetano.
Com esta alteração subiu no terreno o Salvador para fazer companhia ao Gonçalo Graça na frente de ataque. Os dois avançados que de forma estratégica, jogavam bem abertos na frente de ataque, impedindo a subida dos laterais do Moreirense.
Até que aos 75 minutos, numa jogada de ataque rápido do Moreirense, Renato Santos apareceu isolado pelo lado direito, com tempo e espaço, para entregar de bandeja a Antchouet que apenas teve de empurrar para o fundo da baliza.
Apesar do duro revés, a equipa do Varzim voltou a demonstrar ao que ia, "antes quebrar que torcer".
Eduardo Esteves voltou a mexer bem. Tirou o cansado Nelson Agra e fez entrar o avançado Rui André.
Para além disso, fez subir no terreno o lateral Caetano.
O recém entrado Rui André, esteve em evidencia e por duas vezes, esteve quase na iminência de ser feliz.
Uma bola na barra e outra com Tigrão a fazer mancha e a negar-lhe o golo.
Resumindo para concluir:
- Eduardo Esteves não foi feliz na escolha do onze inicial;
- Uma primeira parte em que a equipa teve "falta de comparência";
- Eduardo Esteves esteve muito bem no banco. As alterações tácticas e de jogadores no decorrer do jogo, especialmente na 2ª parte, foram a roçar a perfeição.
- Fantástica a reacção da equipa no segundo tempo;
- A entrada de Salvador, voltou a mexer com a equipa;
- Dá que pensar, a boa presença de Pica e de Bruno Moreira no Moreirense, jogadores foram "oferecidos" e que bem falta nos fazem no plantel. Por falar nisso, que é feito do Forbes?
ORGULHO!!!
Sinto orgulho, por ser de um clube que tem capacidade para "arrastar" atrás de si (na luta pela manutenção, o que torna ainda mais significativo), uma verdadeira multidão!
Honra seja feita, a este grupo de trabalho, que com a sua ALMA E RAÇA dentro de campo, soube puxar os adeptos para o seu lado.
Louvar aqueles que, têm sabido promover este apoio à equipa, blog lobosdomar, BAN, Ultras-Varzim e adeptos anónimos. A colocação à disposição dos adeptos, de autocarros por parte da Câmara e Sr. Antunes da Casa do Papel.
Os jogadores tem sido abnegados, de um empenho tremendo. Merecem o nosso apoio, aconteça o que acontecer, eles dão tudo dentro do campo pela nossa camisola.
A equipa técnica tem carregado um enorme "fardo". Numa situação normal, deveriam apenas ter de se preocupar com o treino técnico e táctico.
No entanto, algumas vezes só (com Alfredo Costa), são os únicos a dar a cara, defendendo o clube contra terceiros. Dão a cara perante os jogadores que não recebem o seu vencimento.
Onde outros, com responsabilidades acrescidas não aparecem.
Mas, sobre isso e como sou responsável e não "pirómano" (como alguém que promove conferências de imprensa um dia antes do importantíssimo jogo com o Sp. da Covilhã, para colocar gasolina na fogueira numa hora em que deveria apelar à união) deixarei a resposta (que já está escrita) a esse senhor, para quando estiver definida (a manutenção, assim espero) do nosso Varzim.
Os adeptos, a equipa técnica e os jogadores, são sem sombra de dúvidas, neste momento, o nosso ÚNICO MOTIVO DE ORGULHO!!!
Acredito que vamos garantir a manutenção. Se vencermos o Belenenses (pessoal, toca a mobilizar, vamos encher o estádio), o Covilhã perde na Trofa e voltamos a depender de nós.
Nesse caso, um empate na Oliveirense basta.
No entanto, vamos pensar jogo a jogo. E, o próximo é muito importante.
Nesta altura, a palavra certa para o grupo de trabalho é SUPERAÇÃO...de todos frente ao belenenses!
Eu acredito!!!
Óscar Miguel
VARZIM EM TERRENO ALTAMENTE MINADO...
28ª. JORNADA
MOREIRENSE
VARZIM
Mais uma "cartada" decisiva vai jogar o Varzim hoje em Moreira de Cónegos, diante de um Moreirense que , ganhando, pode dormir descansado a duas jornada do fim da "epopeia" Orangina.
Por outro lado, os cónegos sabem que pela frente vão ter uma das melhores equipas desta liga (é verdade!...), estando a lutar desenfreadamente para se manter na Honra (e com honra). Sabem que "este" Varzim, fez a vida cara, fora de casa, a clubes que "pintaram" desde o início da época a sua condição de candidatos (não vale a pena voltar a referi-los...). "este" Varzim que, tem sido um torpedeiro quando menos se esperava, mas, infelizmente, também um mãos largas quando menos era conveniente. Aliás, uma tónica que tem sido imagem de marca desta Orangina estreante, ou seja, as equipas perdendo muitos pontos, num ora sobes tu, ora subo eu na classificação... Daí, a sensacional competitividade existente. Muito superior à da 1ª. Liga!
O Varzim não vai poder contar com o central e habitual capitão Pedro Santos, nem com Tiago Lopes. Fora este contratempo, os escalados por Eduardo Esteves, são os melhores que no momento tem à sua disposição (são sempre os melhores...).
O guardião Ricardo está a fazer uma época muito certinha. A qualidade da defensiva, ao longo do campeonato, não tem sido fácil batê-la (salvo meia dúzia de excepções, uma das quais na passada jornada - g. redes incluído).
Tito está num pico de forma, nesta altura, óptimo.Terroso está num momento de bom "carrilamento" de jogo para municiar A linha mais adiantada da "armada varzinista".
Tiago Carneiro ou Salvador ou Gonçalo Graça, eis a grande dor de cabeça para o técnico Eduardo Esteves, na hora de optar!
Eduardo Esteves que, diga-se, tem sido ágil na correcção dos seus erros próprios, principalmente na utilização dos planos tácticos traçados como "princípios" tácticos/estratégicos, os conhecidos "planos A e B". Acabou por mudar para o "B" e, deu frutos... muito embora aquém, com certeza do mais desejado. Óbvio. Contudo, conhecemos e constatamos o grande empenho posto na preparação dos jogos, só que, milagres...
Pressentimos que a grande quantidade de adeptos (450/500), vai ver repetida a emoção que é ver o clube, fora de portas, sair triunfante.
Nós acreditamos! Força jogadores convocados e restantes elementos! Apoio não vos vai faltar.
ALA-ARRIBA VARZIM!
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Delito de opinião
Nesse documento, apelavam a que, o órgão de comunicação social referido, tomasse medidas quanto à minha pessoa.
Vá-se lá saber, o que queriam dizer com, "tomar medidas...".
Renascimento do "Lápis Azul" obscurantista??! Dificuldade em interpretar textos??!
Referiam para tanto, aquilo que escrevi neste post :http://tribunavarzinista.blogspot.com/2011/04/negocio-ruinoso.html .
Posteriormente, vim a saber que, afinal, o Sr. Lopes de Castro, já se tinha referido a este blog, ao artigo de opinião e à minha pessoa, na conferência de imprensa, convocada e realizada no dia 30 de Abril de 2011.
Parte dessa conferência de imprensa, partilho-a convosco.
Parece que, no entender do Sr. Lopes de Castro, cometi um delito... de opinião.
Brevemente, assumirei neste espaço, o meu direito de resposta.
Óscar Miguel
domingo, 8 de maio de 2011
IMAGENS PRÉ-JOGO
Vamos continuar a apoiar os nossos bravos jogadores e equipa técnica... eles merecem!!!
sábado, 7 de maio de 2011
VITÓRIA COM MUITOS "GALOS" A BANHOS NA PÓVOA...
27ª. JORNADA
VARZIM - 1
GIL VICENTE - 3
Num jogo de expectativas ao rubro, com uma moldura humana composta por adeptos de ambos os clubes, num colorido há muito em desuso nos nossos campos de futebol, com estatísticas online pouco fiáveis, com muita apetência pelo critério da aparência, o espectáculo em campo foi perene de emoção, mas algo falho em qualidade de execução.
Houve de tudo um pouco. Desde oportunidades de golo repartidas, momentos infelizes (no 1º. e 3º. golo do Gil), a critérios disciplinares duvidosos. A expulsão do capitão (43´) do Varzim pareceu-nos certa mas, há um lance de carga sobre Gonçalo Graça com motivo para penalty e que passou em claro. Aliás, João Ferreira não conseguiu disfarçar a sua relutância em amarelar os gilistas em situações em que não cumpriu as leis de jogo no capítulo disciplinar, quando nada o impedia de ter visto a forma como foram cometidas as irregularidades... a não ser a sua consciência.
Varzim e Gil Vicente chegaram ao intervalo com um nulo que traduzia o desenvolvido sobre o relvado (já com o Varzim reduzido a 10).
A segunda parte foi uma repetição do que foi visto nos primeiros 45´(com excepção da desproporção numérica nos jogadores em confronto).
Logo aos 4 minutos, o Gil Vicente foi presenteado com o primeiro golo num lance que só acontece a quem anda lá dentro. Ricardo (último interveniente no lance) vê a bola bater-lhe caprichosamente nos calcanhares e rumar para o fundo da baliza depois de Campinho se ter feito para interceptar o esférico vindo do lado esquerdo da sua defensiva. Houve aqui, talvez, falha de comunicação...
Os pupilos de Eduardo Esteves não esmoreceram perante a adversidade (menos um jogador e a perder), mas aos 60´ Richard aproveita a brecha na defensiva poveira e bate pela segunda vez o desamparado Ricardo.
A missão dos alvi-negros ficava assim cada vez mais negra.
Só que ao contrário do que alguns adeptos do Gil Vicente poderiam já estar a pensar, o conjunto varzinista encheu-se ainda de mais brio, não baixou os braços e, num rasgo de grande versatilidade do conjunto poveiro, com finalização do oportuníssimo Rafael, o Varzim reduz para 1-2 a 8 minutos dos 90.
Este facto veio trazer ao espírito dos muitos adeptos do Varzim um renascer de boas perspectivas. O jogo estava relançado. Após uma contra-reacção do Gil Vicente, fazendo pressão bem alta, o Varzim fazendo das tripas coração, rapidamente manietaram os galos e chegaram mesmo a fazer estremecer a equipa comandada por Paulo Alves. A sensação de que a lucidez dos jogadores do Gil estava a desvanecer-se, ia crescendo a olhos vistos. Só que... numa bola perdida junto à bandeirola de canto no terreno do adversário, explorando uma incrível desatenção sobre os adversários que mais possibilidades tinham de criar perigo (Hugo Vieira e José Luís), fazendo lembrar o ditado popular de que é preciso ter um olho no burro e outro no cigano, a equipa poveira sofre um contra repentino, e em 3 toques faz o "mortal" 3º. golo que gelou os alvi-negros e fez exultar de alegria os romeiros da cidade das Festas das Cruzes. Faltavam 5 minutos para o final de uma partida carregadinha de emoção até bem perto do finalzinho.
Os jogadores, vencedores e vencidos, saíram do campo com razões para o fazerem de cabeça bem levantada. Uns mais satisfeitos do que outros, como é óbvio... Ficou-nos a sensação que o empate com golos seria o resultado mais justo. Mas nos futebol não cabe o que é justo ou injusto. Os resultados, nem que sejam "inventados" é que contam para a classificação. De justos...
Na próxima jornada a equipa poveira desloca-se a Moreira de Cónegos, onde o Varzim jogará mais uma cartada difícil, contra um adversário directo na luta pela manutenção. A formação poveira já mostrou que, fora de casa até se tem mostrada mais perigosa do que em casa. Há que aguardar com serenidade e confiantes no valor que já mostraram possuir.
As derrotas não se vendem, nem as vitórias se compram... Por isso, a continuar a equipa poveira com esta moral e, com tão grande qualidade e arreganho, dão boas perspectivas aos seus indefectíveis adeptos para as finais que se seguem!
Lembrem-se que os homens do mar, é nos momentos mais adversos que mais se agigantam e se distinguem dos restantes!...
Ala-Arriba Varzim!
sexta-feira, 6 de maio de 2011
NA PÓVOA DO MAR JOGO DE ALTO RISCO!!!
VARZIM / GIL VICENTE
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Emoções varzinistas...
"O VARZIM É NOSSO..."
Só não se emocionou, quem não tem coração...
Brigata alvi-negra, ultras varzim e todos os restantes varzinistas presentes, deram um enorme "empurrão" à nossa equipa, fundamental para a vitória final.
Aliás, foi o que me disse o Gonçalo Graça no final do jogo (aos microfones da onda viva), que os jogadores à chegada ao balneário, comentaram entre si, sobre aquela recepção, "JÁ ESTAMOS A GANHAR 1-0".
Sei, que o blog lobos do mar, estão a organizar a marcha pelo VARZIM, para às 15:30 (hora prevista da chegada do autocarro do Varzim), estar na recepção da equipa no estádio.
Fantástica ideia!
Sugiro ainda que, de forma respeitosa, esperem pela equipa adversária, vamos provocar no adversário, aquilo a que Valdano (adaptado por este ao futebol, pois, a frase original pertence a Gabriel García Márquez) chamou de "medo cénico": a perturbação psicológica, que se apodera de uma equipa, quando vê uma multidão a gritar contra ela.
Vamos mostrar-lhes, logo à chegada, aquilo que vão poder contar durante o jogo!
Eles falam em "invasão à Póvoa"...
Mas, e se nós enchermos o nosso estádio de Varzinistas, aonde cabem os Barcelenses?
Sei que há "facilidades" para os sócios e adeptos do Varzim, com preços bastante acessíveis. Sei que foi concedido, acesso livre para estudantes.
Não chega!!!
Porque não, "obrigar" os nossos atletas da formação a assistirem ao jogo? Com acesso ao estádio mostrando o cartão de atleta.
Sr. Antunes!
Falei consigo no domingo, no final do jogo, e vi nos seus olhos uma alegria imensa com aquela grande vitória! Sei, como e quanto tem apoiado o clube!
No entanto, será pedir demais, se comprasse bilhetes (ajudando o clube com receita), para oferecer aos varzinistas e ajudar a encher o estádio com apoiantes do nosso clube?
Por último, um apelo aos Varzinistas que vão estar presentes no estádio:
todos desejamos que as coisas corram bem desde o inicio. No entanto, no futebol existem imponderáveis. O futebol é fértil em surpresas.
Se houver qualquer percalço durante o jogo, e o resultado estiver adverso, não podemos baixar os braços, nem entrar em nervosismos exacerbados na bancada.
Acreditem nesta equipa até ao final. Ela já demonstrou várias vezes, que "morrerá em campo" por aquela camisola. Até ao último apito contem com os nossos rapazes!
Vamos tornar o nosso estádio num "inferno" para o adversário.
Aliás, o fiscal-de-linha que se vai posicionar junto à brigata tem de sentir o já referido "medo cénico", como sentia qualquer árbitro há uns anos no nosso estádio.
terça-feira, 3 de maio de 2011
FOI BONITA A FESTA, PÁ!
Nada está ganho! Esta vitória de nada vale se não for dada sequência nos próximos jogos, a começar já pelo de sábado.
Mas que foi bonita a festa, foi!
segunda-feira, 2 de maio de 2011
VARZIM ARRANCA 3 PRECIOSOS PONTOS NA SERRA DA ESTRELA
COVILHÃ - 1
V A R Z I M - 2
MISSÃO CUMPRIDA EM PLENO!...
Tarde de Sol radiante, por cima de uma Serra da Estrela majestosa na sua verdejante paisagem inclinada.
Frente-a-frente, duas equipas lutando pela sobrevivência na Liga Orangina. Os visitados apenas um ponto acima do seu opositor, o Varzim, penúltimo da classificação.
A contrastar com o verde montanhoso, o colorido de um campo cheio de adeptos! Os apoiantes da equipa poveira, que se deslocaram de casa para mais de 300 Kms. em direcção à Beira Interior, eram mais de 500, que faziam ouvir os seus gritos de incentivo, ainda fora do estádio, numa recepção ao autocarro do Varzim digna das melhores que fazem aos campeões! Empolgante mesmo, deixando os cerca de dois mil adeptos do Covilhã de boca aberta!...
Uma primeira parte que foi de prender toda a atenção à muita gente presente, com os lances junto às balizas a serem repartidos.
Um conjunto do Varzim a comportar-se ao melhor nível neste campeonato, como por exemplo o fez em Barcelos, Matosinhos, Belenenses, Aves, Trofense, etc.
Quem esperava por um conjunto de rapazes nervosos e deprimidos... viu-os na equipa contrária!...
A segunda parte, foi a confirmação do bom desempenho, apenas com uma dúzia de minutos em que o Covilhã, já a perder por dois zero, se atirou com tudo para cima do Varzim, como era de esperar. Note-se que a equipa da Serra já há quatro jornadas que não perdia...
O primeiro golo foi do Varzim e, foi uma delícia para a vista e para o coração! Tiago Terroso o artista, com o seu pé esquerdo a "escrever" e a mandar a bola beijar o véu da noiva, com toda a "delicadeza" do mundo! A Serra da Estrela curvou-se!...
O 2º. golo, foi uma demonstração do trabalho colectivo que é preparado a fazer mais do que correr à volta do campo para passar tempo... Triangulação mortal na periferia da área, com o russo Gonçalo Graça a aparecer de forma letal a mandar, com um toque subtil, o guardião da casa apanhar... ar!
A três minutos do fim, o "número de circo" do palhaço Cosmezito... Assinala uma grande penalidade que, nem o mais fanático covilhanense VIU!!!
Com a tangente no resultado, foi impróprio para doentes do coração, com toda a multidão presente a roer as unhas e o tempo, para uns uns a escapar-se debaixo dos pés e, para outros, um nunca mais passar!!! Até que chegou o apito final e, foi um espectáculo só visto, com os jogadores do Varzim a correrem para junto da vedação, saudando e agradecendo o apoio aos fervorosos varzinistas presentes. como já há muito não se via!... Ainda agora, por se devem ouvir, na Serra, os ecos da vibração alvi-negra!!!
Agora, concentração máxima para o senhor que se segue e que se chama Gil-Vicente que é um dos candidatos à subida. E os galos costumam ser de muita luta, quer lá, como cá! Vai ser uma cruz...
Ala-Arriba Varzim!
Óscar Gomes
Um mar de alegria, mas...
Emocionante, a forma como as gentes varzinistas receberam o autocarro na entrada deste, para o estádio.
Impressionante, a moldura varzinista nas bancadas, a 300 km da nossa Póvoa!
Revelador do espírito do grupo, a forma como os suplentes correram para junto do onze inicial antes do apito inicial, para todos, darem o grito de guerra.
Grande personalidade, a forma como o Varzim entrou no jogo e mandou no mesmo, durante grande parte do jogo.
Golos fantásticos! O primeiro numa bomba de Tiago Terroso. Bonito, bonito, bonito...
O 2º numa boa jogada colectiva. Daquelas que qualquer treinador sente satisfação. Onde se vê o fruto do trabalho semanal. Subida do lateral, cruzmento, uma primeira simulação e no 2º poste aparece o Gonçalo Graça a finalizar.
Mesmo quando uma terceira equipa, tentou interferir no resultado, a equipa poveira soube sofrer, soube "morrer em campo" por aquela camisola que todos adoramos.
No final, festa merecida.
Nada está nada garantido, mas com esta ALMA, ninguém nos vai impedir de atingir o objectivo.
ALA, ALA-ARRIBA VARZIM!!!