MARÉ NEGRA NO MAR DA PÓVOA
19ª. jornada - liga orangina
VARZIM - ZERO
FREAMUNDE - DOIS
CULPADO À SOLTA PROCURA-SE
Depois de 11 jogos sem perder (8 empates e 3 vitórias vitórias), o clube poveiro, está agora a passar por uma série negativa de 8 jornadas sem ganhar e, pior ainda, com 2 derrotas em casa, concedidas de forma... imatura. Foram seis pontos perdidos nos últimos 2 jogos em casa, de derrubar o mais forte dos moralizados mortais!... Depois do "colapso diante de um modestíssimo Fátima", esta escorregadela na caca de um capão que nem precisou de ser dos de dia de festa!...
Não nos iremos alongar na crónica do jogo, pois ela já foi dada a conhecer ao "milímetro"...
Move-nos mais o espírito de ponderação sobre as causas que poderão estar por trás deste enfezar actual do clube. Até porque em relação aos resultados alcançados, já nada os vai alterar (melhores ou piores).
Em nossa modesta opinião, livre e de razão por cima da emoção, estas caminhadas desmotivadoras a que os adeptos do clube vêm assistido nestas últimas 8 épocas, com especial enfoque no campeonato da Liga de Honra, não apanhou os mais atentos desprevenidos.
Há que em primeiro lugar, separar as águas: de um lado a fragilidade financeira herdada de Direcções anteriores. Mesmo daquelas gestões que estiveram no seu melhor, como por exemplo a legada por Lídio Marques.
Do outro, a apreciação do comportamento desportivo do clube.
Depois há também que ser capaz de entender o seguinte: o futebol é um espectáculo público, com adeptos que, de forma muito específica, vibram com as vitórias sobre os antagonistas (o espírito guerreiro ancestral do ser humano...), mas que, se enchem de ira quando os "seus" se deixam vencer! Não aceitam desculpas... nem mesmo quando o adversário ganha "limpinho"!... É o comportamento "sui géneris" da selva futeboleira que época atrás época se vem adulterando, transformando aquele era um dos espectáculos para a família, em circos de gladiadores!... Vale tudo para atingir os fins (o que se passou com o calendário de jogos para a Taça de Portugal e Orangina, com jogos encavalitados, e, mais aquelas cenas arbitrais no Restelo... foi demais no tal "vale tudo"!...)! Demais para tanto silêncio dos máximos responsáveis. Da Liga e, do clube poveiro!
Apenas o desamparado técnico varzinista teve coragem para abrir o livro e ler o prefácio e, descarregar a indignação por tamanho gozo com o trabalho do grupo poveiro!... Medo em melindrar o dr. Fernando Gomes, apoiado numa cena "grotesca", como afirmou o grotesco presidente do Nacional?!?!
A defesa dos interesses do Varzim Sport Clube merece a sobreposição às mais fiéis amizades...
Nestas alturas há quem procure, no meio da confusão do desânimo, dar pontapés nos "adversários de consciência e de competências" e, juntarem-se aos acusadores irados, com o maior ar angelical deste mundo!
O mal provocador destas campanhas sobressaltadas do Varzim dos últimos anos, está à vista de todos! Não é preciso ir à China...
Mas centrando-nos só nesta época, nunca é demais louvar o desempenho possível, desenvolvido pelo grupo de trabalho. Vamos ser lúcidos e racionais!...
Quem pensou na constituição do plantel para esta época (seja quem for, o responsável nº.1 nunca será o técnico principal...), deslumbrou-se com a explosão de tanta matéria-prima oriunda da formação varzinista, mas esqueceu-se que, numa liga tão competitiva como a (agora) Orangina, a imaturidade excessiva, pode ser fatal... Pode ser...
Depois, como se já não bastasse, numa altura em que os clubes procuraram reforçar os seus quadros (mercado de Inverno), os responsáveis do Varzim, para espanto dos adeptos (a quem compete apenas ser espectador do espectáculo futebol), não conseguiram aguentar no plantel dois excelentes jogadores (que pontualmente não estavam a ser titulares), Pica e Bruno Moreira (o melhor marcador da época passada), não tendo sido colmatadas as suas saídas!...
Atendendo a tudo o que atrás ficou escrito, pensamos que "sacudir", agora, a equipa técnica, cruxificando-a, numa arrepiante imitação casuística e banal, é a pior das soluções. Por mais arrepiante que possa parecer esta opinião!!! Mas, também vale o que vale... mas é a nossa.
Assistimos a TODOS OS JOGOS "deste" Varzim, e por isso, sabemos do que falamos. O Varzim, com uma tão grande série de "manguitos" a muitos pretendentes às vitórias, nesta Orangina, chegou a preocupar outros de igualha superior, igual ou menor. Começaram a ver no clube poveiro, um obstáculo intransponível! Os resultados de Matosinhos, Arouca e a goleada ao Covilhã, naquela altura, levou grandes cabeças do futebol a pensar noutras formas de "derreter" a nau alvi-negra! Claro, que há muitas culpas próprias também!... Mas se vamos à procura de culpados... o dedo acusador ficará apontado para todos os lados!.... Dirigentes, plantel, sócios ou tão só adeptos, forças vivas da terra (autoridades locais, líderes do comércio local, Conselhos disto e daquilo, etc., etc.), ninguém ficará imune!
Se um clube precisa do apoio dos seus adeptos, É NESTAS ALTURAS! Também é necessário quando as "coisas" estão em alta, mas, nestas, é fundamental!
Ainda não é altura para ser atirada a tolha ao chão. Dois jogos seguidos sem perder e, aí estará novamente o Varzim na luta acesa para a manutenção! Por isso, e porque de tótós não precisa o clube,
VAMOS APOIAR COM O GRITO DE VARZIM! VARZIM! VARZIM!