Janela aberta a todos os que queiram refletir e opinar de forma construtiva e independente sobre o dia-a-dia do mais emblemático clube desportivo da cidade poveira - VARZIM SPORT CLUB.
domingo, 30 de janeiro de 2011
O VARZIM AO FIM DA 1ª. VOLTA EM POUCAS LINHAS
sábado, 22 de janeiro de 2011
BALDE DE ÁGUA FRIA, AO CAIR DO PANO...
VARZIM 1 OLIVEIRENSE 1
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
INÉRCIA QUE DÓI!...
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
FRETES...
"AZUIS ESTIVERAM A PERDER 0-2 E ARRASARAM NA ÚLTIMA MEIA HORA"
"Exibição de luxo permite reviravolta"
"..., um lance infeliz de Tito (mão na bola) levou o árbitro (após indicação do assistente) a marcar penálti,..."
Isto vem na analise ao jogo de Belém, pela correspondente deste jornal diário, Carla Pereira.
Fretes e mais fretes.
Lá como cá, não faltam freteiros, sempre prontos a bajular o poder.
Sempre mais preocupados com a seu posionamento junto do poder e dos seus "amigos", do que em escrever verdades.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
BELENENSES 4 VARZIM 2
sábado, 15 de janeiro de 2011
MISSÃO: VAMOS A BELÉM FAZER HISTÓRIA...
14ª. JORNADA
O Varzim, para o campeonato, nunca logrou vencer o Belenenses no seu terreno.
Apenas obteve um único triunfo, em jogo a contar para a Taça de Portugal, na época 2002/2003.
Pelo que, rapazes, é mais um estímulo para vencerem e fazerem história!!!!
Com certeza, com o "onze inicial" de volta e, mais importante ainda, com o "triângulo" do meio-campo com o vêrtice invertido (Tito mais atrás e à sua frente Tiago Terroso e André Carvalho), temos tudo para cometer uma "heresia" em casa do clube da cruz de cristo.
Na baliza, Ricardo estará de regresso, mas não foi por aqui que o jogo da Taça correu mal. Apesar da derrota, Avelino correspondeu e de que maneira.
Com o regresso de Neto ao centro da defesa, Campinho volta para o lado direito. Caetano, cumpriu, no entanto, um dos factores que esteve na base desta série de jogos sem perder, esteve na colocação de Campinho a lateral direito, dando equilibrio à equipa a jogar em 4.3.3.
Hugo Costa, que descansou na quarta-feira, volta ao lado esquerdo. Formado nas camadas jovens do clube, substituiu com grande mérito o experiente brasileiro Telmo.
Na frente, vamos ter um tridente de ataque renovado em comparação ao último onze. Nas alas, Gonçalo Graça e Tiago Carneiro, no centro, o goleador-mor Rafael.
Rapaziada, vamos pôr em campo, a ALMA E RAÇA, que vos tem caracterizado. É meio caminho andado, para a tão almejada, histórica VITÓRIA.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
REFLEXÃO
GESTÃO, FOI PRECISA, MAS... DEU EM INDIGESTÃO!
E DEPOIS?! É FUTEBOL, QUE DIACHO!...
MERELINENSE DE TAÇA VOLTA A "FICAR ATRAVESSADO" NA GARGANTA DOS ALVI-NEGROS!
O jogo da "desdita" para o Varzim, que sonhava, já, com a recepção ao Vitória de Guimarães, caso ultrapassasse os amadoríssimos merelinenses, haveria de ser o de ontem... atirando por terra, principalmente, uma receita que bem precisa era e, continua a ser!...
A necessidade premente de gerir o esforço dos atletas que têm sido sujeitos a fazer jogos (calendarizados à última da hora pela FPF, por motivos a que o Varzim é alheio, redundando num desgaste extra nos atletas jogadores do Varzim, principalmente naqueles que têm vindo ser o "esqueleto", e por isso mais utilizados, obrigando os responsáveis técnicos a recorrer à alteração na estrutura fundamental da equipa (Domingo/Quarta-feira /Domingo).
Ou seja os senhores federativos foram demasiados lentos a resolver o diferendo entre o Gondomar e o Cova da Piedade e, as consequências para o plantel poveiro foram as previsíveis... De estranhar o silêncio de quem de direito sobre o assunto, fazendo eco da "injustiça" feita ao Varzim, para fazer justiça a terceiros desavindos.
Como dizia o palhaço Estraga-Tudo, "quem vier atraz que feche a porta"!...
Poderá argumentar-se que os profissionais estavam do lado do Varzim... E é correcto! Mas tal não significa que a maior frescura em termos da dicotomia física/mental obrigatoriamente teria que estar no plantel poveiro!? Como é sabido e, sem querer "inventar" desculpas, a pressão corrosão, e os jogadores da turma varzinista têm sido sujeitos a ela e em doses elevadas... e o plantel não estava (nem está nenhum da Orangina) preparado para esta intensidade. Daí que, dizer-se de ânimo leve, "eles não fazem mais nada na vida", é pensar de forma aligeirada sobre o assunto.
Outra questão.
O técnico Eduardo Esteves arquitectou um onze inicial, saído da tal necessidade de fazer uma boa "gestão do plantel", que logo à primeira vista (quando se soube quem ia começar o jogo), deixou a pairar no ar algum cepticismo, principalmente à inclusão de Tito Silva em detrimento do, por exemplo, "folgado" Ruben Saldanha. Pensamos também que, André Carvalho deveria ter começado o jogo, bem como o "cerebral" Tiago Terroso. Quanto mais não fosse, perspectivando alcançar um resultado favorável ao intervalo que depois, sim, permitisse fazer descansar os que o técnico muito bem entendesse.
Claro que isto, é fácil, à posterior... Mas as análises, sejam de que natureza forem, só no fim dos exames! Correcto?!
E depois, é Taça...
Se mesmo com o "pesadão" Tito Silva e a sonolência de Bruno e dos Tiagos (Carneiro e Lopes), o Varzim tivesse ganho, nem que fosse com um golo metido com a bica do auxiliar do árbitro... a esta hora estaríamos todos a dizer:
- "Porreiro pá!!! Chiça, estava a ver que não íamos lá!!!"
É Taça... Há que levantar a cabeça!
O Varzim deixou pelo caminho duas equipas do mesmo escalão que os de Merelim (zonas diferentes), como foi o caso do Gondomar e do Ribeirão, em que foram jogos disputados a alto nível (pese o falso amadorismo de alguns...) e, tinha que ser novamente os merelinenses a deitarem borda fora, da Taça de Portugal (pela segunda vez), um Varzim que, se:
- tem podido apresentar a começar o jogo o lote dos últimos titulares (ou feito mais cedo as correcções com substituições que se impunham), aproveitado as boas oportunidades que teve para marcar e não desse baldas... talvez... talvez... o resultado tivesse sido outro!
Para finalizar este capítulo (TAÇA), temos que referir que os guarda-redes, de uma e de outra equipa, estiveram a um elevado nível! Avelino está num pico de forma espectacular, apesar de não ser o titular na Orangina, onde Ricardo Neves está também em bom momento!...
O guarda-redes do Merelinense, Talaia, se actuar com regularidade com o nível como o fez ontem contra o Varzim, desconfiamos que esteja muito mais tempo em Merelim!... Na segunda parte, pouco instantes do Merelinense marcar o segundo golo, efectuou uma defesa a um remate de Tito, em que a bola ia entrar no ângulo superior direito, soberba!!!
Quanto ao árbitro desta partida nocturna, Marco Ferreira, titubeou... mas não caiu.
O número de adeptos do Merelinense, à volta de centena e meia (o que é de admirar para um clube da sua dimensão!), foram vibrantes na forma como apoiaram durante todo o jogo a sua equipa, sem recorrer à incorrecção! Parabéns!
Relativamente aos adeptos do varzim, também de registar o elevado número, a rondar os 500 adeptos! Aos poucos eles vão voltando e fazem sentir a sua presença, cumprindo afinal, um dever. Parabéns também para o seu fair-play!" Óh gente da minha (nossa) terra!...
Fazendo já uma mini-projecção para o Restelo.
O jovem técnico do Varzim vai ter que "limpar" os efeitos (coisa que já deve ter começado a fazer) que possam influir na qualidade dos bravos da turma poveira que, no próximo Domingo vão subir ao relvado do velhinho Restelo para defrontarem os "pastéis" que o precisa de comer, mas atenção, às calorias!...
O Belenenses, se ganhar, fica com os mesmos pontos que a turma varzinista, dando um saltinho na tabela para ficar acima da "linha da morte".
O que está para trás, para trás ficou, quer de bom ou de mau... Agora, de volta à Orangina, rapaziada, voltem ao que de bom que vinham fazendo! Isso não se desaprende tão depressa!!!
Força! POR MORRER UMA ANDORINHA...
Ala-Arriba Varzim!
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
FUNDAMENTAL: PASSAR A ELIMINATÓRIA - IMPORTANTE: GERIR PLANTEL
domingo, 9 de janeiro de 2011
VARZIM 1 MOREIRENSE 1
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Olha quem ele é...
FOI OFERECIDO!!!
Sim, "nadamos" em dinheiro, podemos esbanjar com fartura...
"Era para regressar ao alentejo", dizia a voz do dono...
Domingo, pode estrear-se na Póvoa, um homem que sempre que foi chamado a jogar, esteve em muito bom nível.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
E venha o próximo... o Merelinense
v a r z i m - 4
ribeirão - 3
Muitas palavras para quê?!
O Varzim, apesar de não ter feito uma exibição parecida com as as mais recentes, foi contudo superior aos famalicenses e, jogou o suficiente para não se deixar surpreender por um adversário, que embora de divisão inferior, possui uma apreciável capacidade de jogo. Aliás, não foi por acaso que eliminou o Belenenses... de meio copo!...
Um jogo com fartura de golos e alternância constante no marcador, com os poveiro sempre por cima...
Foi preciso o prolongamento, onde a equipa mais aproveitadora, ganhou e por isso passou à eliminatória seguinte, onde vai ter pela frente o Merelinense... de má memória, como sentirão os que mais de perto têm seguido a carreira do clube poveiro. É que nem todos começaram a conhecer a vida do Varzim a partir da mesma altura!...
Muito boa prestação do Ribeirão que, se jogar assim no seu campeonato, será um caso bicudo para os adversários!
Ao intervalo 2-1. Golos de Rafa 3´; Ricardo Martins 16´(Ribeirão); Tiago Terroso 19´.
No final dos 90´+ comp., o resultado era de 2-2 com golo de Júlio Alves 88´(Ribeirão);
No prolongamento, Salvador aos 2´ colocou em vantagem o Varzim; Feliz volta a empatar aos 5´ e, finalmente Rui André a 2 minutos do fim fixa o resultado final em 4-3.
Arbitragem sem "nódoas" anormais...
Nódoas sim, no comportamento incorrecto de Júlio Alves após marcar o golo, dirigindo-ao banco poveiro em termos de exuberância agressiva o que motivou a sua expulsão. Nessa altura registava-se o empate a 2-2.
Também pela parte do Varzim, Neto que vinha sendo uma peça pendular no eixo defensivo, terá dito qualquer coisa menos agradável ao auxiliar de Diogo Santos e, este prontamente "deu" vermelho directo ao jovem poveiro.
Como diria o popular diácono: "não havia necessidade disso!"
Nota final: desolador o número de expectadores para quem conhece a História do clube em termos de assistências: - hora mal escolhida, tempo adverso e sócios do Varzim a pagarem o mesmo que os sócios do clube de fora!...
Pelo menos a hora, não poderia ter sido para as 19:45 h.?
Força Varzim! Há que estar preparado (e bem!...) para o jogo do próximo Domingo contra o complicativo Moreirense.
Ala-Arriba Varzim!