segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

TER O CAPÃO NAS MÃOS E DEIXÁ-LO FUGIR!...

20ª. JORNADA - LIGA VITALIS



V A R Z I M - 2





F R E A M U N D E - 2





O Varzim teve o capão nas mãos... para dar um pulo bem interessante na tabela classificativa, mas numa situação que não pode ser treinada durante a semana, os alvi-negros viram o azar roubar-lhes 2 pontos. Para sermos mais clássicos, diremos: "imponderáveis em que o futebol é fértil". Tenho dito.

Se bem aproveitada, na primeira parte do jogo, os pupilos de Eduardo Esteves, tiveram um comportamento ofensivo a toda a extensão do campo, aproveitando as "auto-estradas" que eram criadas nas costas do adversário, pecando pela falta de eficácia, o Varzim bem que poderia ter ido para o intervalo, com um resultado que o pusesse a coberto de qualquer azar, mesmo por um pé traiçoeiro, inoportuno e a aparecer no local errado, à hora errada!
E, mais uma vez a velha raposa do Regadas, fanfarrão em desuso, valeu-se de uma dádiva caída lá do alto, quando ninguém, mentalmente honesto, esperava, e em Freamunde já muitos lhe punham as orelhas a arder!...
Também é dos books que, perder a bola em contra-pé, pode abrir as portas para o golo... que o diga Bock, que ainda vai sendo super, apesar dos "trintas e tais".

A descida de qualidade na marcação, durante alguns nacos da segunda parte, com o meio-campo alvi-negro a não "fechar" convenientemente quando perdia a bola, trouxe alguma intranquilidade à equipa poveira, que mais se foi acentuando com o resultado num teimoso e tangêncial 2-1. O golo salvador dos freamundense, se calhar, até teve alguma coisa a ver, provocando alguma falta de discernimento, naqueles centímetros de campo, ou se quisermos naquele "campinho".
Ninguém ficou mais fulo do que os directamente envolvidos. Dois jovens promissores do Varzim, Marafona e Campinho. O guarda-redes teve um gesto técnico, ao projectar a bola para a relva, para a deixar ressaltar novamente para as suas mãos. Vê-se "n" vezes, em jogos de futebol. Aquele pé, naquele instante, é que foi bem intencionado, mas... inoportuno. Acontece aos melhores. Os goleadores, grandes craques, de baliza aberta, quantas vezes "aliviam" as bolas?!

O Varzim, nota-se que, embora ainda com lacunas, que já deveriam estar colmatadas (a perda de bola nas transições...), tem vindo a dar sinais de melhoras, que bem que poderiam já terem começado mais cedo. No entanto, atendendo a muitos outros pormenores do foro interno, há que dar a devida margem, a quem a merece. Pode ser que nos Açores, o galo (e não o capão), contemple o Varzim.

Os de Sta. Clara, psicologicamente, por via das suas aspirações de subida, face aos últimos resultados, estarão mais "apertados" dos que os do Varzim, e, quem sabe se tal não vai jogar a favor do visitante?! Quem sabe?...

Força Varzim!


19 comentários:

Anónimo disse...

Dei-me ao trabalho de ler alguns comentários inseridos noutros blogues, bem como noutros órgãos de comunicação escrita. Mas, quero frisar, que ao contrário do que um nosso camarada fez, ao vir para este blog, no post sobre o Paulo Piedade, todo irritado por ter sido escrito que o “pescador” do ex-médio do Varzim, tinha sido Lídio Marques,dando-se ao trabalhão de, muito a custo,de esclarecer a opinião pública que, quem tinha ido afinal buscar o Paulo Piedade ao Oliveira do Hospital, tinha sido o ex-presidente Dr .João Fernando (pessoa que me habituri a admirar, pelo seu varzinismo), eu, cidadão normal deste país democrático, poveiro e varzinista de longa data, com quotas em dia, que, vou tentando perceber alguma coisa “disto”, venho sem tremuras e com a maior das calmas nórdicas, dar a minha opinião, querendo contribuir para a “desconfusão”, creio que inadvertida, do que sempre foi considerado ao longo dos tempos, um “frango” dado por um g. redes, e, uma defesa do guardião poveiro ”a dois tempos”, com um colega mesmo em cima dele, a meter o pé onde não devia, embora o tenha feito para ajudar… Claro que, se o Marafona tivesse agarrado a bola logo à primeira, talvez… Se não o fez, acho que não foi por ser masoquista, é claro.
Como diria o outro: “se a minha avó fosse viva...”
Então, que dizer de quem escreveu, num espaço de escrita cibernauta, em que tudo o que diz respeito a futebol é tratado "preto no branco", considerando que "Marafona deu um frango, com a ajuda de um companheiro..."?!
Vê-se mesmo que não pode ser de quem veja futebol há "algum tempo", tenha pouco conhecimento "do meio", para já não dizer, que nunca deu um pontapé na bola, sem ser a brincar, depois da catequese!
O que o Marafona fez, não é o mais recomendável!Assim como, o Campinho não deveria meter o pé ali, naquele momento... Cada um na sua tarefa, e com calma, não é verdade? Só que, amiguinhos, falar e escrever, à toa e sem lucidez, de cú sentado ou levantado, é fácil!
O gesto que o Marafona fez de não agarrar a bola à primeira, quando ele a deixa cair na vertical, estava perfeitamente ao seu alcance para a agarrar. Ou não?! Não culpemos, naquele caso, ninguém! Campinho, quis ajudar, só que não o fez no melhor momento! Acontece aos mais experientes! Se não é aquele "pé maroto", a seguir ao jogo, eles seriam considerados os melhores do mundo!
Camaradas da bola, nada de stresses paranóicos! Marafona já tem salvado o Varzim, por várias vezes do clube, em casa e fora dela, de cair nos lugares da descida, e além disso, não é de bom tom sacrificar dois jovens como são Marafona e Campinho.

Varzinista

Anónimo disse...

O Manel do júri dos ídolos, diria: Oh meu, desculpa lá, ó´h marafado, mas assim não te queria nem para guardar a minha senhora.

bacoradas do Manel dos ìdolos. Só podia!

Não foi frango, foi piru!

Anónimo disse...

No tempo em que eu jogava a bola, esta chamava-se bola de capão...

Pedro disse...

não querendo meter lenha para a fogueira, acho que o Marafona é é um bom GR, mas não é um super GR.
o erro dele foi não ter socado a bola, mas isso acontece a todos.
O que gostaria de expor é que, dos jogos que tenho visto, esta época cerca de 12, considero que o Marafona nunca foi dado a ter muito trabalho. Acho que o problema do Varzim nunca foi a defesa, quer na versão antiga (Pedro Santos, Pica, Tiago e Telmo e Caetano e Tiago (quando o Telmo esteve lesionado)) quer na dos ultimos jogos, o que evitou muito trabalho ao Marafona.
A única diferença é que anteriormente os avançados não marcavam.
Acho que a equipa tem qualidade e vai acabar por fazer um campeonato tranquilo.

Anónimo disse...

Estou quase a 1OO% de acordo com o comentário das 18:20. E digo quase, porque, acho que o Marafona, nos quse 12 jogos que também vi e, outros que "ouvi vendo" relatos, o Marafona é só, na minha humilde maneira de ver, o melhor g. redes da sua geração! Mais, é melhor que o Rui Patrício. Vão por mim! É certo que a qualidade dos defesas (e dos médios defensivos, porque não) está muto relacionado com as boas prestaçõs dos guarda-redes e, vice-versa.
Não teve muito que fazer, mas não é preciso ter muito trabalho, para se ver se um guardião tem pinta ou ñão de g. redes! O treinador do Varzim, tem na família quem sabe da poda (internacional Lúcio).

Pedro disse...

Esperemos que de facto tenha futuro.
Será bom para ele e para o Varzim.

Anónimo disse...

Chamar áquilo frango, é como chamar Metro a um táxi! Deu para entender? Mas são respeitáveis opiniões do forno interno de cada um.

óscar gomes disse...

A verdade é uma e, temo-la ressalvado neste espaço virtual da comunicação: o dr. Lopes de Castro, no que toca a dotar os plantéis para as épocas, tem sido nas escolhas dos treinadores. Pode-se considerar que a aposta em Rogério Gonçalves, ainda é de se desculpar, atendendo ao passado do técnico no Varzim. Agora, em todas as outras deu um "tralho" de todo o tamanho. Com a agravante de ter cometido o erro crasso de roer a corda com o Rogério Gonçalves, quando tudo indicava que ele ia continuar o trabalho da época anterior!

De todas as escolhas, a aposta num técnico de recurso, Eduardo Esteves, está revelar-se que, embora arriscada devido à inexperiência do professor como técnico principal, e ainda por cima numa gestão cheia de percalços, a atingirem os jogadores nos salários, a mais acertada de todas. Com tendência a melhorar! Os acidentes de percurso, devem-se também a incidentes! Uns calados. Outros, nem por isso!...
A ligação do bom trabalho que é feito até aos que têm a missão de fazer a ligação com os especialistas na busca o golo, é que está a levar tempo a entrar numa onda de regularidade. Caso contrário... a história seria contada de outra maneira!

Anónimo disse...

òh Óscar...está visto que você não sabe a verdadeira história do Rogério Gonçalves com Lopes de Castro...admita que ficou por fora deste caso que já tem alguns anos. O seu amigo da rádio é que gostava de saber mas esse se quiser saber a verdade primeira terá que pagar...o que para ele será dificil porque é um autentico cigano. Portanto isso jamais irá acontecer. Óh Óscar ...poupe-nos a todos os varzinistas e não traga para cá histórias do tipo Casa Pia porque já não há pachorra..olhe sabe que mais ... contribua para a Madeira ... quem por lá andou durante anos e agora olha para aquilo sente muito embora nada lhe pertença.Digam o que disserem...o povo do meu tio Alberto é uma grande povo e no Varzim temos um caso...chama-se Gonçalo Abreu...o resto que o sr. disse foi giiiiizzzzz como dizia o outro

Anónimo disse...

O Rogério é que é bom?

Pergunta aos presidentes do Braga da Naval e da Académica, clubes onde ele passou recentemente e só fez asneiras sendo mandado embora sem brilho nenhum.

Esse é que é um grande treinador?

Ele quer mas é encostar-se nalgum lado porque ninguém lhe pega.

Ide enganar a cêga.

Lobos do Mar disse...

RUI BARROS: um "europeu" na Póvoa

Veja mais em:
www.adeptosdovarzim.blogspot.com

E faça o seu comentário


Saudações Varzinistas

Anónimo disse...

Mais uma vez parece que a Câmara roeu a corda e já não vai haver pagamentos.

O Macedo é tão Varzinista que está mais uma vez a sufocar o clube.

Já veio nos jornais que o Varzim não cumpriu outra vez com o pagamento e chegou-me ao ouvido que o Macedo mais uma vez fez das suas.

Abri os olhos porque tenho a impressão que o clube vai mesmo fechar portas e um dos coveiros é o Sr. Presidente da Câmara que é um grande Varzinista.

Anónimo disse...

O Rogas é como o Carlos Brito só dá no Rio Ave. O Brito também teve no Boavista. O Rogério chegou ao Braga porquê? Pk é fraco, não?

Anónimo disse...

5 meses sem receber!

Lopes de Castro é o maior, viva o André Rodrigues!

Anónimo disse...

Enquanto discutem em situações banais ninguém se lembra de nos unirmos e fazer alguma coisa pelo nosso VARZIM,é que caso se tenham esquecido o pagamento dos vencimentoa aos atletas e não só vão-se acumulando,a dívida é cada vez maior,o que quer dizer que o VARZIM está prestes a fechar as suas portas .á jogadores a passar dificuldades e só o sentido do dever os tem feito ir em frente,mas fartos de mentiras de certeza que vão estoirar e dizer basta.

Anónimo disse...

"Marafona não é um super f. redes"...

Para já, não existem super-homens! O dos EUA é da ficção (invenção dos homens da BD). Se o poveiro fosse, acha que ele ainda estava a aturar o Sr. que não lhe paga atempadamente os salários?...

Não ficcione! Nem o Lobo Freitas Tinto!

Anónimo disse...

O Lopes de Castro, vai pagar com o dinheiro da câmara, meio salário de Novembro. Viva o Lopes de Castro, o sousa da malguinha, o andré rodrigues, o Pfgr, o atrasado mental da informação e outros tapetes.

Anónimo disse...

A Câmara Municipal de Barcelos vai atribuir uma verba de 225 mil euros ao Gil Vicente. Os gilistas recebem este subsídio por parte da autarquia que funciona como apoio ao clube liderado por António Fiúza (na foto) para que este possa desenvolver a sua actividade em prol da comunidade de Barcelos.

Parece a nossa Câmara.

Porquê que umas podem e as outras estão sempre a complicar.

E diz ele que ninguém é mais Varzinista que ele.

Anónimo disse...

Só quem não conhece o passado de varzinista do Dr. Macedo Vieira, é que pode colocar dúvidas ao seu varzinismo. Ou 8 ou 80! Cegos de stressante inveja?! Obrigado, mas desses, o Varzim não precisa... são mais que as mães!
Mas concordo, que ele também, não é mais varzinista... que toda a gente.