VARZIM - 76-77
Em pé, da esq. - Cacheira, Albino, Eliseu, Tibi, Leopoldo(cap.) e Marques;
Em baixo: Festas, Jarbas, Marco Aurélio, João e Júlio.
DEZEMBRO - NATAL - "BACALHAU"- LEOPOLDO, GRANDE CAPITÃO
Neste périplo, a que alguns, apressadamente, já apelidaram de manifestação de saudosismo - confundindo com nostalgia, ou não sabendo bem o significado das palavras que escreve -, trazemos hoje a esta rubrica, a figura de um ex-atleta exemplar do Varzim, chegando a desempenhar, com galhardia, o cargo de capitão durante algumas épocas, como é o caso de Leopoldo, que ficou conhecido pelos poveiros-varzinistas, carinhosamente, por "Bacalhau".
De estatura media, Leopoldo, lateral esquerdo, veio parar ao Varzim, pela mão do então técnico do Varzim, António Teixeira, oriundo do FC Porto, depois de lá ter feito um percurso com sucesso.
No Varzim, fez parte dos melhores plantéis que o clube já teve.
Era um atleta de grande "fibra", técnicamente refinado, e indivíduo de grande carácter, granjeando muita empatia com os sócios e adeptos em geral.
Após longa carreira, Leopoldo, que havia fixado residência na cidade da Póvoa de Varzim, desde que fechara contrato com o clube alvi-negro, como atleta, dedicou-se ao treino das camadas jovens do FC Porto, onde foi campeão nacional na categoria de Iniciados, na década de 80.
Leopoldo, o "Bacalhau", é um dos muitos atletas que sempre souberam respeitar e dignificar o emblema poveiro, muito embora nem toda a gente que tem passado pelo clube tenha sido grata para com ele.
Apesar de todos aqueles atributos, é algo surpreendente, como ao longo dos últimos anos, muitos dos que têm passado pelo Varzim, como dirigente, não tenham aproveitado as suas competências, principalmente a nível de formação de atletas.
Porque será?...
Neste tempo de Natal, para alguns, mais de festas ao bacalhau, e de "hipócrita solidariedade" para com a pobreza (toda a gente se lembra deles, mas...), aqui fica a nossa singela homenagem a um homem que, sempre soube honrar os seus compromissos para com o Varzim, no tempo em que os dirigentes deste, faziam o mesmo para com os seus profissionais.
Ala-Arriba Varzim!
5 comentários:
Até dá gosto relembrar jogadores daquela craveira.
Aquela equipa, hoje, bem poderia bater-se de igual para igual com qualquer dos grandes ou dos que pensam que são grandes.
Hoje em dia, da maneira como andam a pôr o nome do Varzim, não havia dentinho para contratar aqueles craques.
Numa fase tão conturbada da vida do nosso clube, faz bem ao ego recordar estes tempos, pensando que no futuro, não pode haver dirigentes da estirpe do Lopes de Castro e um capitão analfabeto mentalmente como o Pedro Santos.
Quem olha para uma equipa como a que está neste post. e tendo-a visto jogar, é levado a pensar: "...vale a pena, continuar a ter orgulho em ser varzinista"!!
Leopoldo...grande jogador..
Telvez se tenha esquecido de mencionar que ele voltou mais tarde precisamente para as camadas jovens.. treinou o juniores no distrital e infelizmente nesse ano apesar de ter uma bela equipa não consiguiu subir ao nacional. Mas isso nao tira nada ao valor deste Homem.
Gostaria também de ver outros da sua geração mais próximos do clube.. O problema é que o Varzim esquece-se deles e eles pagam com a mesma moeda..
Noutro blogue alguém escreveu:
"(...) fianalmente temos a solução. Vai ser anunciada dia 17 de Dezembro a LISTA. Alex, Presidente ( remunerado), Carlos Oliveira, Vice Presidente, Nuno Ribeiro, Vice para a area financeira (remunerado), Miguel Sousa Neves, Presidente Assembleia Geral, Neca Milhazes, Presidente Conselho Fiscal.
A questão salarial do Alexandre ficou resolvida ewntre as partes. Vai ganhar 6000 euros mês. Penso que está encontrada uma solução boa,(...)"
Com tantas dificuldades financeiras vão pagar 6000€ mensais ao futuro presidente? Um ordenado mensal mais de acordo com a situação do seu clube do coração não estaria melhor?!!! Para um clube que anda a "bolachas"!!!
Enviar um comentário