sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O PRÓXIMO JOGO

LIGA VITALIS - (6ª.) SEXTA JORNADA




V A R Z I M






STª. C L A R A


JOGO QUENTE EM PERSPECTIVA


UMA VITÓRIA SERIA CATALISADORA... QUEM SABE.


Para esta jornada o sorteio ditou que a recepção do Varzim ao Sta. Clara.
Frente a frente, vão estar dois clubes com um historial no futebol português, já longo (o Varzim é mais velho poucos anos), mas com um CV (curriculum de vida) futebolístico bem diferentes. O clube poveiro, tal como o clube açoriano, já ganharam a prova, mas se se consultar o ranking nacional, o Varzim está muitos "furos" acima. Contudo nos anos mais recentes, é o Sta. Clara, (para desgosto da grande maioria (absoluta) dos varzinistas) o clube mais perto esteve de conseguir subir ao escalão mais importante do futebol português, muito embora há duas épocas estivesse estado à beira da despromoção.
Não é preciso ir mais longe, basta recordarmos a época passada. Enquanto que para uma minoria de varzinistas, alguns com grandes responsabilidades no clube, fizeram eco de que alcançar o 4º. lugar - repetimos, 4º: LUGAR - seria a concretização de um sonho, não foram claros em dar a perceber se com pesadelo ou sem ele... (leia-se o orgão oficial do clube no seu último número) no início do campeonato ou só para o final, o Clube Desportivo Sta. Clara da Ilha de S. Miguel, Açores (do magnífico leite, queijo e do bom ananás, além do ex- craque da bola, o internacional Pauleta, que por sinal nunca jogou no "Santa" a nível de séniores, mas sim no vizinho Operário), esteve várias jornadas, nas duas voltas do campeonato, nos lugares de acesso, liderando mesmo a classificação, para arrear nas últimas 5 (cinco) jornadas, a favor do Olhanense e do fantástico U. Leiria do Manuel Fernandes, técnico e lenda goleadora do Sporting, que "pegou" nos leirienses no início da 2ª. volta, ocupando as últimas cinco posições. É evidente que pelo meio do aspecto meramente competitivo, há o não menos importante, aspecto de capacidades financeiras. O Santa Clara tem um Governo Regional (e não uma Câmara Municipal) com um apoio financeiro "à grande". Contudo, tal, não iliba os dirigentes do Varzim dos anos mais recentes de culpas no cartório de alguns insucessos desportivos.


O Varzim nas cinco jornadas já disputadas, somou cinco (5) pontos dos quinze (15) possíveis, estando na 13ª. posição com os mesmos pontos do Fátima, Penafiel e Carregado (!?), enquanto que os açorianos somam mais três pontos, ocupando na tabela a 7ª. posição, com os mesmos pontos, mas atrás do Freamunde e Oliveirense (!?).


Em termos de comportamento global dos dois conjuntos, resta acrescentar que o Varzim no que toca a golos marcados e sofridos, está também com "marcas" mais baixas que o adversário do próximo domingo. O Sta. Clara tem mais 4 (quatro) golos marcados e apenas menos 1 (um) sofrido. Numa óptica "contabilística" poder-se-ia dizer que naquele aspecto o Varzim regista um "déficit", ou um saldo negativo.


Em perspectiva está um jogo que se advinha interessante de seguir, por dois motivos principais: o Santa Clara vem fazendo uma "entrada" na linha (boa) da época passada (não a qualificamos de excelente, porque não conseguiu subir) e, um Varzim, que não se apresentou, pela boca dos seus responsáveis, como candidato (muito o seja, mesmo que não queira...), fez uma excelente primeira parte no Estoril, em que pecou por ter durado pouco tempo a sua postura "serpentiana" na busca do contra-ataque - postura que apreciamos -, não esteve mal em Freamunde, antes pelo contrário, faltando-lhe talvez alguma matreirice e também um pouco de mais coragem do apitador. Mas temos que ser sinceros, em casa o Varzim vem progredindo num volume de qualidade, inferior ao desejado, sentimento que não será só nosso.

Quem sabe, se diante de um adversário, que se espera mais atrevido, querendo justificar a sua candidatura, os jogadores do Varzim encontrem motivação para um desempenho que a todos, espectadores e adeptos em geral, surpreenda pela positiva, com uma vitória que seria a cereja em cima do bolo. Quem sabe se não servirá como catalisadora, para quem de direito, se deixar de falsas humildades? Contudo, a resposta não tem, de modo nenhum, que ser dada neste jogo, frise-se.


Força Varzim!

Texto de Óscar Gomes

3 comentários:

Anónimo disse...

O Santa Clara está agora a acertar agulhas, depois de um começo intermitente a qualidade está a vir ao de cima.
Mas o Varzim está também a cimentar as suas virtudes tecnicas ou tacticas.

Para amanhã:

Marafona
Caetano; Pedro Santos; Neto; Tiago Lopes,
Tito
Nelsinho; André
Gonçalo Abreu; Bruno Moreira; Vitor Junior.

pedro nunes disse...

Tiago na esquerda a jogar m casa, julgo que vai mais uma bazuca no pé do técnico. Ele não tem rotina do lugar se é que o Varzim queira uma ala esquerad que incomode os queijeiros.
Então o Mendes, já não tem valor para estar no onze iicial?
Lembrem-se que vão ter pela frente talvez a melhor equipa deste campeonato que sabe ir para o contra-ataque. O tri do meio campo terá que fazer horas extras, porque se por ali começa a partir, o Bruno Moreira não cheira a borracha.
Curioso que pela frente vão estar dois aprendizes de treinador ao nível desta divisão... vamos á levar qual o mais ladino e quele que menos terá que andar à procura do discurso formatado para as conferências de imprensa. As tais que a alguns deveria ser proibido aproximarem-se deles, como Regadas e outros trampolineiros.

Anónimo disse...

Sem rodeios, sem paninhos quentes e, sobretudo, sem memórias de lesmas, temos, nós que apenas pretendemos ver um Varzim ressurgir das trevas para onde o atiraram há uma porrada de tempo,esta direcção, bem espremidinha, o sumo não dá para lavar a cara de alguns "gosmas" que lá vão de cara alegre de sorrisos plastificados, distriuindo piadolas e canetas para quem já não lhes liga nenhuma, a não ser os compadres contemplados tachistas.´
COM A PRESENÇA DO dR. VIEIRA, QUE CONSIDERA QUE O PÓ LIBERTADo POR ALGUMAS FOLHAS DE ÁRVORES QUE ENTRAM QUASE PELAS JANELAS ADENTRO DAS HABITAÇÕES,(COMO ACONTECE NA RUA DA MARIADEIRA, JUNTO AOS MÓVEIS ANDRADE) PROVOCANDO ALERGIAS DO TIPO MAIS CRÍTICAS,CONSDERANDO-AS QUESTÕES ACESSÓRIAS!!! NEM POR SER MÉDICO!... A RESPOSTA QUE O sR. dEU A UMA MUNÍCIPE, PARA ESPANTO DOS PRESENTES, É DE UMA ABERRAÇÃO E DE SE ESTAR A MARIMBAR PARA O PROBLEMAS DOS MUNICIPES, DE BRADAR AOS CÉUS. ALERGIAS PROVOCADAS PELAS POEIRAS LIBERTADAS POR FOLHAS DE ÁRVORS QUE QUASE ENTRAM PELAS JANELAS ADENTRO É DE BRADAR AOS cÉUS !!! pOR ISTO SE VE O DIVORCIO ENTRE O AUTARCA E A CIDADE DE QUE ELE PARECE JÁ ESTAR CHEIO.
dR.. MACEDO VIEIRA, O vARZIM É UMA DAS COISAS PRIORITÁRIAS,DA DO PROGRESSO DA TERRA. O CLUBE É UM BALUARTES, DA EXPANSÃO NO PAÍS E NO MUNDO. o CLUBE NÃO DEVE PADECER COM BIRRINHAS DE "LANA CAPRINA", ENTRE "PRESIDENTES", EIVADOS DE CIUMEIRAS POLÍTICAS.
cOMO PRESIDENTE DA NOSSA AUTARQUIA, AJUDE O SEU HOMÓLOGO O MAIS QUE PUDER, E OBRIGUE-O A PRESTAR COM TODA A LAREZA, CNTAS DE COMO CONSEGUE GASTAR TANTO COM TÃO POUCO... CASO CONTRÁRIO ANDAREMOS SEMPRE A ENGANR-NOS UNS AOS OUTROS!