quinta-feira, 29 de outubro de 2009

EMOÇÕES VARZINISTAS




JOSÉ MARIA PEDROTO NUMA ENCHENTE DO ESTÁDIO POVEIRO



UM DOS MÍTICOS TREINADORES QUE FICARAM NA MEMÓRIA COLECTIVA POVEIRA



Temos aqui recordado e relevado nomes de gente que estiveram ao serviço Varzim, quer como seus dirigentes, treinadores principais ou atletas.
Desta vez, vamos centrar as nossas atenções, naquele que por consenso dos editores deste blogue, foi escolhido para ser relembrado.
Trata-se do melhor treinador português de sempre. Nem Mourinho o supera, por mais títulos que ganhe até ao final da sua carreira, ou outro que ainda esteja para nascer.

JOSÉ MARIA PEDROTO, "O MESTRE"!

Tive a felicidade de o ouvir pessoalmente, ouvir através dos meios de comunicação e de o ver em acção ao vivo (como dizem os nossos irmãos brasileiros).
Estávamos na segunda época do Varzim na 1ª. Divisão Nacional (64/65). O Varzim tinha subido pela primeira vez ao escalão maior, na época anterior.
O clube poveiro alcançaria a 7ª. posição no final do campeonato.

O técnico rumaria para o Boavista de Valentim Loureiro na época seguinte, relançando o clube do Bessa para as luzes da ribalta.

Toda a gente que lidou, pelos mais diversos motivos, com o portuense e carismático "Zé do Boné", tem as melhores referências sobre ele.
José Pedroto, foi considerado pelos especialistas, como sendo um técnico "avançado no tempo".

Como atleta do FCP, internacional de mérito, até final da década de 50, havia já impressionado o país amante do futebol, não só pelas suas capacidades de exímio executante (rezam as crónicas), como também pela sua forte personalidade de líder.

Pessoa de resposta rápida e assertiva, argumentação fluente e de uma lucidez de raciocínio , por vezes carregado de ironia, que lhe eram peculiares.

Pedroto, já treinador ganhador no FCP, quando o abordaram para a feitura da sua biografia, a páginas tantas da sua vida de desportista, particularmente como treinador, ao relembrar a sua passagem pelo Varzim, afirmou "que o Varzim estava no bom caminho como clube profissional de futebol. Que as sementes estavam lançadas para que o clube pudesse a vir a ganhar raízes no melhor futebol português.
"Falta-lhe construir um Lar do Jogador para a sua formação e melhorar as suas infraestruturas para a equipa principal. Se assim o fizer o Varzim poderá ir longe".
Estávamos em 1980.

O Varzim teria épocas em que aquele "prognóstico" de José Maria Pedroto, não andou longe de acertar. O Varzim viria fazer excelentes épocas, causando admiração em todo o país, nomeadamente sob o comando do "mago" Joaquim Meirim que lhe sucederia pouco tempo de depois.
Mas, "Zé do Boné" assim... não surgirá outro tão cedo.
ONDE QUER QUE ESTEJA, NÃO SE DEVE SENTIR MUITO FELIZ COM O "SEU" VARZIM DOS ÚLTIMOS TEMPOS.
Texto de Óscar Gomes
Ala Arriba Varzim!

8 comentários:

Anónimo disse...

O Mourinho se tivesse "aparecido" como técnico no tempo do Pedroto, penso que o melhor lugar que talvez conseguisse, fosse o de treinador adjunto de treinadores como Jimmy Hagen, Mortimore,Juca, Erikson, Artur Jorge e outros. E neste grupo há pessoas que não beneficiaram de um certo apito.

José Pedroto está para o Varzim assim como Erikson está para o Benfica.

Já não pedia um Varzim "àquela maneira". Mas tão só um cheirinho!

O mesmo se poderia dizer em relação ao Cristiano Reinaldo, quanto ao ser nestes tempos considerado o melhor do mundo. Então neste capítulo, teriamos pano para mangas!

Anónimo disse...

Cristiano REInaldo? Vocês percebem de football?
MM

Anónimo disse...

Anónimo das 15:36, você não sabe o que diz.

Você é um saudosista que tem a opiniâo que no seu tempo é que era bom e que vocês a que faziam e os de agora são uns nabos.

Eu, pelo contrário, afirmo, que se os treinadores e jogadores desse tempo, jogassem e treinassem agora, ia ser muito dificil para eles, principalmente para os treinadores, visto que os métodos e a maneira de treinar é complatamente diferente.

Anónimo disse...

Agora percebo que há comentários neste blog que devem ter picos. Para alguns claro! E com todo a respeitabilidade, que nos possa merecer.

Também estou de acordo. Se a minha avó fosse viva, ainda hoje comia nabos crus, à molhada!
Quando alguém faz afirmações na 1ª. pessoa, tipo “eu afirmo…”:
- Das duas uma, ou é narcisista (não tem nada a ver com o Narciso calceteiro), ou então é só tensão ou stress …
É só esperar que falem (ou escrevam) mais um bocadinho, sobre o quer que seja.
Agora pergunto eu, se me permite.
Saudosista do que é bom, já é alguma anormalidade?
E se os craques de futebol (treinadores e/ou jogadores), tivessem que treinar e jogar nas condições (engloba todas) em que jogava nas décadas anteriores antes de o profissionalismo ser levado a sério pela maioria dos clubes portugueses?
O caro amigo pode perceber mais do que o maior mestre em futebol, só que não está a enxergar uma sua particularidade pelo que escreveu: é muita

Anónimo disse...

O comentário anterior, das 20:35 está incompleto, o que faço agora.

"... não está a enxergar uma sua particularidade pelo que escreveu: é muita estreita a sua visão sobre a história do futebol português. Desculpe lá!"

Anónimo disse...

o PROFESSOR PARDAL ANDA POR AÍ A CATAR ERROS DE ORTOGRAFIA. G´ANDA BICO, PROF.

Só um zarolha.

Anónimo disse...

O anónimo MM - duas vezes medíocre - percebe disto (futebol) que o Saramago de Literatura ou piolho de cabeças.

Autêntico nobel da pichotice barata.

Anónimo disse...

Desculpem, mas este blogue só tem interesse para os que querem um Varzim melhor do aquele que o Sr. Lopes de Castro e seu cartel nos tem andado a impingir estes anos todos.

E ainda por cima, não se lêem palavars começadas por PPP, CCC, FFF.

Só a "seitinha" é que vai encolhendo os ombros, porque mais vale fama assim, do que nenhuma! E porque "quem cala, consente"...

Tenham um pingo de vergonha e VARZINISMO!