domingo, 17 de maio de 2009

EM CIMA DA HORA - O NOSSO COMENTÁRIO






S C COVILHÃ - 1





VARZIM - 1
UM RESULTADO QUE ESPELHA A VERDADE DESPORTIVA EM TERMOS DA VALIA DEMONSTRADA PELOS DOIS CONJUNTOS!...
BASTA OLHAR PARA A CLASSIFICAÇÃO...
Em ambiente de passeio a comitiva do Varzim e de alguns dos seus adeptos mais resistentes à aragem fria da serra e à desmobilização, o Varzim partilhou equitativamente os pontos com o seu adversário. "Galhardetes" à parte, o Varzim entrou forte no jogo, mostrando a sua vontade a "céu aberto", que durou enquanto o Covilhã demorou a acordar, quem sabe se de um pequeno- almoço bem regado e de uma "cesta" arejada pelos ares da majestosa Serra da Estrela (hoje, sem o seu invejável manto branco...).
O Varzim na 1ª. meia hora de jogo poderia ter dado no adversário a estocada fatal, quando já em vantagem por 1-0, golo da autoria de Bruno Moreira, viu o mesmo atacante, passados 8 minutos, falhar uma grande penalidade... E depois fica no ar a questão: demérito do executante da g. p. ou mérito do guardião?! Facilmente se é induzido a discutir o "sexo dos anjos"... Ou a entrar na discussão de quem nasceu primeiro: se o galo ou a galinha!...
O intervalo chegou com o Varzim em vantagem no marcador pela margem mínima.
Na 2ª. parte, em termos de trabalho produzido pelas equipas, inverteram-se as coisas. O Covilhã acordou e atirou-se sobre o opositor, como "gato a bofe". O colectivo varzinista optou por uma atitude mais passiva, ou de se pôr em guarda (à boa maneira do boxe), arriscando-se às consequências, ou seja, ver os serranos caírem nas proximidades da sua baliza com mais frequência, vendo o golo covilhanense perto de acontecer... E foi o que excatamente veio a acontecer a meio do 2º. tempo, através de uma bola bombeada para o bico da pequena área, entre o lateral direito e os centrais, onde o atacante do Covilhã, Pimenta, atleta de pequena estatura, aproveita uma deficiente marcação e atira à vontade para o golo, para desespero de Matos e Cª.!
Até ao final, aqui e ali os alvi-negros lá tentavam o contra-ataque de uma forma tímida, a preocupar pouco os comandos de Hélio (campeão de Riade) e a "mexer" com os poveiros que aproveitaram para de uma cajadada matar dois coelhos: passeio e também dar de beber à dor (há muito tempo que persiste...) pelo seu poveirismo e varzinismo.
Matos, que hoje substituiu Marafona, "opção" forçada do técnico em funções, viu a sua baliza estar muito perto de ser violada por mais que uma vez quando o jogo ia caminhando para o fim, o que a acontecer, tal poderia custar uma derrota! É bom recordar QUE, UMA COISA É SOFRER UM GOLO NOS PRIMEIROS MINUTOS DE JOGO... ATÉ MAIS DO QUE UM! OUTRA BEM DIFERENTE, É TER OS 3 PONTOS NA MÃO, OU ATÉ APENAS UM E, FICAR EM DESVANTAGEM QUANDO O TEMPO QUE RESTA JÁ POUCO MAIS DARÁ DO QUE PARA RESPIRAR!... Poderia vir a ser letal! No futebol não há lugar para o "justo ou injusto", boia de salvação a que muitos recorrem no final das partidas para justificar o "injustificável"! É quase sempre a porta da "fuga para a frente"... O pior é quando não há "chão" (os glutões nem sempre o deixam para os incompetentes...) para se ficar de pé!
Assim, as duas equipas receberam a "herança", que acabou por ser distribuída com toda a justiça (teimosa utopia do futebol) ,e quando assim é, há que aceitar, sorrir e, como dizem os brasileiros, "parabénizárrr todo o mundo".
Emanuel, Nuno Gomes e André-André (juntamente com Marafona, neles assentaram as "traves-mestras" da manutenção, e da fuga ao afogamento...), estiveram "acima da média" em termos de trabalho desenvolvido em campo.
O grande "capitão" Alexandre, esse continua "ausente, desaparecido e refém"... das opções, vá lá saber-se de quem (está na cara, ?!... Futebol, gratidão, justiça e outros atributos saudáveis, só em teoria! São como o azeite e o vinagre... ou a valorização apressada e (des)humanizada do que já não presta e do que já prestou!... Estas verdades a serem todas "enfiadas", não haverá carapuças que cheguem!...
Mas porque o Varzim perdurará através dos tempos, contra ventos e marés, nós continuaremos a apregoar,
Ala-Arriba Varzim!

12 comentários:

Anónimo disse...

O resultado não foi bom nem mau... Até poderia ser pior, se um avançado do Covilhã aproveitasse, quase a terminar o jogo, quando só tinha o g. redes na frente! Também o resultado já não queria "dizer pescoço" antes da partida começar, a não ser por uma questão de brio! O 4ª. lugar, é agora o objectivo?! Só por bincadeirinha! Haja vergonha ao menos! Já alguém, não condicionado por qualquer motivo, escreveu aqui e noutros meios não afectos a pessoas,mais do que uma vez, que o Varzim não é própriamente o Pedras Rubras... Chega do Varzim ser tratado, por alguns, como se fosse um "pobre coitadinho" que não tem onde cair morto! Isso, são alguns dos que neste momento o dirigem (péssimamente)!.. O Varzim lá porque está rodeado de entidades ou pessoas que não "são de Bem", o clube não deve ser gerido de maneira a ser empurrado para o lote dos que são apontados a dedo e fazem parte de listas de caloteiros, como entidade incumpridora dos compromissos assumidos, seja para com quem for, muito menos para com os seus profissionais!Não chega argumentar que ao Varzim não lhe pagaram também... Ouvindo um tal senhor gestor(mesmo que seja carola ou seja pago com dinheiro do bolso dos dirigentes(!?), que praticamente nenhum sócio do Varzim conhece, nem um pouquinho do seu passado ligado ao futebol,em qualquer função, dizer:- "é bom, o que desportivamente foi conseguido nas últimas 8 jornadas com o trabalho do professor Eduardo Esteves à frente, que herdou uma situação difícil, com salários em atraso, e por isso a sua continuidade"... - 8jogos, 4 vit. e 4 derrotas! O senhor gestor tem que preparar melhor o trabalho de casa quando falar para a comunicação!... Para um clube como o Varzim isto é BOM??? Andam a brincar com o clube e a sua massa associativa!

Anónimo disse...

Neste ano gordo de eleições para tudo e mais alguma coisa, porque não constituir um movimento de sócios do varzim e propôr ao Dr. Macedo Vieira para agora se virar para a liderança do Varzim, entidade para quem muito diz. É preciso tirar o Varzim deste marasmo. Quando as eleições estatutárias chegarem, a próxima época já pode estar hipotecada!

Anónimo disse...

o eduardo esteves é até hoje a melhor escolha do dr. lopes de castro, o dentinho. Pena qe não o tivesse feito á mais tempo em vez de andar a tentar acertar com treinadores que mais foram burlões do que treinadores, casos do abilio, diniz, diamantino e o último que foi embora o rui Dias e dias a f... a vida do Varzim. mas tamém quem tomar conta como treinador principal que não venha com a cantiga que os resultados não o afligem ou que não depende deles! se assim pensar, pode ter a certeza que a cova já começa a ser cavada pelo próprio. Avante varzim

Anónimo disse...

Agora estou a percerber... Não anda aqui dedo do oliveira, do bonfim, milhazes, marizes,leales, alfredos, e etcts.? o homem dos aneis veio para um jornal da póvoa perguntar "onde pára o dinheiro?". Eia pá, até o titulo dum filme!
Uns são acusados de enterrar o varzim! Estes querem dizer habilidosamente que esta direcção se abotou com 90.000 euros! Onde pára a verdade?

Anónimo disse...

Este treinador de agora, disse que sempre disse que estava disponivel para o Varzim! Pudera! Vão perguntar aos que estão no desemprego e com nome feito! Assim quem é que não estava? è melhor do que andar a cheirar lixo...

Anónimo disse...

O varzim tem um gestor?!!! Daqueles mesmo à séria? E ele disse que que o que andam a fazer com o eduardo é bom?! Coitado. Gafes qualquer um as dá! O Guterres com pib, o Busch com as invasões do Iraque que lhe mereceram uma sapatada afegã,o Socrates com o estar a fazer tudo para piorar (melhorar) as condições dos portugueses, o jorge Jesus com as questões do forno (foro) interno, etc., e por aí fora! O tal de Miguel Ribeiro, figura mistério deste presidente, deu a sua! Ao menos que aprenda com ela.

Anónimo disse...

ouvi dizer que o director desportivo, Miguel Ribeiro, ganha 3000.00/mês, a ser verdade é mais uma do mentiroso a enterrar o varzim

Anónimo disse...

Agora aparecem muitos a fingirem que nunca estiveram a apoiar quem tão mal tem dirigido o Varzim! Agora percebe-se cada vez mais onde estão os "grilos"! Cantam mas não encantam!

Anónimo disse...

Há que apostar forte no rapaz do Eduardo mas, dar-lhe um prazo limitado no tempo, porque o Varzim não pode mais andar tantoa a ver navios! Senão vão buscar o Manuel Fernandes. O dinheiro mais forte que se tenha que gastar agora com ele, vai-se buscá-lo mais tarde com o Varzimna 1ª Liga que é a que dá dinheiro, porra! É preciso um chamar o Delailama?

Anónimo disse...

Delai Lama? Mais ainda?! Já chegou o Diamantino que agora é moço de recados no SLB...

Anónimo disse...

O dinheiro mais mal gasto é nos barretes que até agora serviram o varzim como tecnicos. Por muito pouco que ganhem é sempre dinheiro colocado fora.

O Manuel Fernandes ou outro do seu nivel, é sempre um investimento com rentabilidade garantida.

Anónimo disse...

http://ultrascovilha.blogspot.com/

que golaço do bruno! pena foi a tosquice do penaltty! vejam

zeqinha