sábado, 16 de maio de 2009

EMOÇÕES VARZINISTAS





NELSON - UM AFRICANO, EX-VARZIM, QUE SE DEIXOU ENAMORAR PELA PÓVOA!...
UM CRAQUE DA BOLA A QUEM A FAMA NÃO SUBIU À CABEÇA.
Chegou à então vila da Póvoa de Varzim, oriundo dos juniores do Benfica, estávamos no final dos anos sessenta. Consigo "viajaram" da Luz com destino ao Varzim mais dois ex-companheiros no Benfica, Diamantino e Camolas, os quais formariam um famoso tridente no ataque dos alvi-negros - Nelson/Camolas/Diamantino! Os três de estatura média, sendo Nelson o mais franzino, mas valente, um brigão da área, mas com elegância! Um jogador "levesinho", como agora está na moda dizer-se, movimentado-se como um 2º. ponta de lance, cabeceador letal, de finta fácil, aproveitador de todas as nesgas de terreno! Depois de excelentes exibições no Varzim (dos bons tempos...), suscitou o interesse dos dirigentes do Sporting que não titubearam na tomada de decisão para o contratar. Nos leões atingiu o auge da sua carreira, ao lado de nomes como Carvalho, Victor Damas, Pedro Gomes, José Carlos, Hilário,Yázalde e outros nomes sonantes do futebol leonino à época! Chegou a internacional, numa Selecção onde era dificílimo "entrar", para jogar na posição em que Nelson jogava (aliás fosse qual fosse a posição em que se jogasse...). Os seleccionadores da altura eram exigentes até mais não e a "fruta africana", era um regalo para os que faziam a "colheita"!...
Seguiram-se outros clubes de menor nomeada, ainda na 1ª. Divisão, como Marítimo e Portimonense, onde julgo, acabou a carreira, a nível do melhor escalão do futebol luso.
Nelson, casou com uma cidadã poveira (irmã do famoso Lima Pereira ex. FCP), aqui se radicou, exercendo actividade pós futebol, ao serviço da Santa Casa da Misericórdia, como motorista.
Pessoa de bom trato, de educação acima da média, respeitado e ainda admirado por muito varzinista e poveiros em geral, que se recordam do seu passado enquanto atleta, muito especialmente, pelo Varzim!
Esta é a nossa forma de, a uns relembrar e a outros contar, nacos da vida de pessoas, enquanto ex-futebolistas do clube alvi-negro, que marcaram os adeptos do Varzim, para sempre e... pela positiva! Ao mesmo tempo é também reviver um passado não tão distante assim!
O nosso bem-haja a NELSON! Como diz o poeta: " já não há..."
Ala-Arriba Varzim!

1 comentário:

Anónimo disse...

A minha vida profissional só agora me permitiu ver o que ia por este blogue. E, fico varado ao ver que eu sou o primeiro a escrever alguma coisa sobre o tema do post sobre Nelson! Hoje em dia as pessoas têm muita trêta e pouca memória! Deve ser falta de limpeza e desfragmentação do espaço em "disco"! Eu não sou poveiro, mas trabalho há muitos anos na Póvoa e ela é a minha segunda terra, e lembro-me bem do jogador que é lembrado neste post. Deliciei-me e muito orgulho me dava perante os outros quando ouvia elogios sobre aquela equipa do Varzim que enchia o campo de gente, que vibrava com os lances e que intimidava os jogadores adversários, com o ruído e os gritode VARZIM;VARZIM;VARZIMMMMMMMMMM!
Ao Nelson, que por sinal, o vi e cumprimentei aqui há dias no Pingo Doce da Póvoa, os meus votos de continuação de boa saúde. Gente como, que foi vedeta dos poveiros, e com tanta simplicidade... está em vias de extinção, infelizmente, para a sociedade em geral. Tudo o resto é para consumo imediato, tipo, mastiga e deita fora...